- 0
Uma onda de postagens corintianas invadiu as redes sociais na semana em que o alvinegro foi eliminado no Campeonato Paulista para o Palmeiras e perdeu a invencibilidade no ano para o São Paulo, na Taça Libertadores da América, sendo posteriormente eliminado de forma vexatória para o Guaraní do Paraguai nas Oitavas-de-Final da competição sul-americana, tendo então encerrado suas participações nos torneios do primeiro semestre de 2015.
O time do Parque São Jorge havia começado a temporada jogando muito bem e convencendo tanto a mídia quanto a torcida. Porém, nas últimas seis partidas, a queda de rendimento é impressionante, já que o Corinthians conseguiu apenas uma vitória (contestadíssima, conta a Ponte Preta), quatro empates (sendo um deles o que resultou na eliminação no Paulistão) e agora essa derrota (jogando mal e de forma apática).
Como sua torcida reagiu a essa má fase? Inundou as redes sociais com mensagens do tipo “Somos bi-mundiais”; “Aqui não tem choro”; “Crise? Faz quantos anos que seu time não é campeão?” e outras nessa linha.
Até aí, normal, afinal, todas as torcidas costumam lembrar de suas glórias nos momentos de contestação, pois assim conseguem impor respeito e mostrar que a fase pode ser ruim, mas seu time já mostrou do que é capaz.
A ironia da história é vermos isso sendo feito pelos torcedores que, até 2012, gabavam-se de não ligar para títulos, além de criticar ferrenhamente quem invocava conquistas e glórias passadas, alegando que quem vive de passado é museu.
A impressão que temos é a de que até 2012 os próprios torcedores não viam no Corinthians muitos motivos pra se orgulhar de sua história e suas conquistas, principalmente perante os maiores rivais, de modo que desdenhavam a importância dos títulos. Claro. Como naquele ano, no entanto, finalmente venceram a sonhada Libertadores e também o Mundial, então puderam entrar nessa onda de, a cada derrota, fazer referência ao seu passado, que agora consideram glorioso, e à galeria de títulos conquistados, que agora lhes dá mais orgulho.
Ah, e quanto ao “Aqui não tem choro”, alguém precisa avisar Gil e Elias dessa nova frase de efeito, pois eles costumam chorar bastante nas eliminações, conforme pudemos ver.
Update (13/08/15):
O Corinthians alcançou a liderança do Brasileirão após se beneficiar com 3 pontos em duas partidas seguidas, quando a) o árbitro não marcou um pênalti a favor do São Paulo no Morumbi em partida que terminou empatada (1×1) e na qual Tite e a Comissão de Arbitragem confirmaram o erro a favor do Corinthians, e na rodada seguinte b) o árbitro deu um pênalti em jogada idêntica, no Itaquerão, desta vez a favor do alvinegro, que assim venceu o jogo (4×3).
Por ocasião da liderança alcançada graças às benesses da arbitragem, nova onda de postagens nas redes sociais. Nessa ocasião, vimos o famoso #OChoroÉLivre, dito pelos corintianos aos torcedores rivais. Alguns, além disso, provocam, riem e dizem que #RoubadoÉMaisGostoso. Estranhamente, semanas antes, estavam indignados com as divulgações de escutas sobre a arbitragem da partida Corinthians 1×1 Boca Juniors na Libertadores de 2013, quando há indícios de que a escalação do árbitro objetivava favorecimento aos argentinos.
Porque se julgaram tão prejudicados em um caso, pedindo indenização, moralização e o escambáu, mas quando o erro é costumeiramente a favor, portam-se de forma tão receptiva às vantagens obtidas com as falhas dos árbitros?
Interessante esse comportamento. Interessante como as verdades mudam conforme as necessidades.
Publicado originalmente na edição de 25/26 de abril de 2015 do Jornal A Cidade

Ralph Luiz Solera

Latest posts by Ralph Luiz Solera (see all)
- Série: The Boys (Amazon) - 30/07/2019
- Top7 séries antológicas de ficção científica (e terror) - 17/03/2019
- Séries: Black Mirror – 4ª Temporada - 30/12/2017
- Análise: Entendendo Os Últimos Jedi e o “novo Star Wars” - 15/12/2017
- Análise: a quase obra-prima Assassinato por Morte (Murder by Death) - 24/10/2017