Messi comprova: comparar Maradona a Pelé sempre foi um absurdo

0

Lionel Messi conquistou no dia 11 desse mês sua quinta Bola de Ouro (Ballon D’Or), o prêmio máximo do futebol mundial, oferecido pela revista France Football desde os anos 50 (e, à partir de 2010, também da FIFA).

A conquista deixa o argentino em segundo no ranking da honraria, considerando-se a revisão feita pela France Football, que dá a Pelé a liderança da listagem, com sete Bolas de Ouro (clique aqui e saiba mais sobre isso).

Anúncios

Ao receber o prêmio pela quinta vez (o que deixa o argentino como maior ganhador do Ballon D’Or, desconsiderando-se a revisão da France Football), um jornal inglês bradou: Messi é o maior da História, acima do Rei e de seu desafeto, Maradona, causando repercussão mundial e, claro, gerando grande discórdia por parte da comunidade ‘boleira’ de todo o planeta.

Opiniões sobre “quem foi o maior” à parte (até porque Messi ainda não encerrou a carreira e, portanto, não sabemos tudo o que ele terá feito como jogador), a aclamação de “La Pulga” e seus feitos comprovam que a comparação de Pelé com Maradona sempre foi totalmente descabida.

Messi precisou de cinco Bolas de Ouro, três Champions Leagues, três Mundiais de Clubes e sete títulos espanhóis (como titular e protagonista), para que – de forma séria e não apenas como falácia de torcedor ou por clubismo – considerassem que ele pode ter sido maior que Pelé.

Ora, além de ter muito mais conquistas individuais que Maradona (que só leva vantagem nas Copas do Mundo, pelo título de 1986), Messi é tecnicamente muito melhor que “Dom Diego” jamais foi. Além disso tudo, Messi vive um apogeu técnico muito mais produtivo: enquanto Maradona teve sua fase de gênio coroada com apenas quatro títulos e três artilharias, Messi segue enfileirando conquistas e recordes de gols, já tendo sido coroado com sete artilharias e 29 títulos.

A diferença básica entre ambos pode ser resumida assim: Maradona fez uma Copa do Mundo genial em 1986, com lances incríveis e um gol antológico, que fizeram sua imagem ser maior do que sua realidade técnica. Apesar de uma carreira recheada de momentos excepcionais, Maradona nunca teve sua alegada genialidade exibida de forma constante, como Messi faz, ano após ano.

Outro ponto importante: Messi conseguiu números de gols e assistências impressionantes nas temporadas 2012, 2013 e 2015. E porque foram tão impressionantes? Pelo fato de terem sido “anos de Pelé“! Sim, nesses anos, Messi conseguiu médias de Pelé em termos de gols (batendo inclusive os recordes do próprio Pelé e também de Gerd Müller de gols em uma temporada). Messi mostrou que é possível chegar nas marcas de Pelé… e mostrou como é necessário uma excelência técnica e uma regularidade de performances de gênio para isso. Coisa que Maradona jamais chegou perto.

Agora vemos porque Pelé é o “Rei do Futebol”: só ele conseguiu tantos “anos de Pelé” (quinze!). Messi conseguiu três… Gerd Müller conseguiu um… e Garrincha, Cruijff, Di Stéfano, Beckembauer, Zico, Platini, Zidane, Ronaldo, Romário e Maradona? Nunca conseguiram.

Portanto, vemos como Messi já é muito melhor do que Maradona em seu auge, e – mesmo assim – vemos como ainda é controverso afirmar que ele é melhor do que Pelé. Mas pelo menos no caso de La Pulga, há coerência na comparação: ele tem números de Pelé (ao menos em alguns anos). Maradona nunca teve.

printfriendly-pdf-email-button-notext Messi comprova: comparar Maradona a Pelé sempre foi um absurdo
The following two tabs change content below.
AvatarRalph-150x150 Messi comprova: comparar Maradona a Pelé sempre foi um absurdo

Ralph Luiz Solera

Escritor e quadrinhista, pai de uma linda padawan, aprecia tanto Marvel quanto DC, tanto Star Wars quanto Star Trek, tanto o Coyote quanto o Papaléguas. Tem fé na escrita, pois a considera a maior invenção do Homem... depois do hot roll e do Van Halen, claro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *