Maxiverso
CINEMAPiores Filmes do MundoPiores filmes do mundo: “Franquia” Kickboxer
splashKickboxer

Piores filmes do mundo: “Franquia” Kickboxer

splashKickboxerCena1-300x300 Piores filmes do mundo: "Franquia" KickboxerKickboxer – O Desafio do Dragão e continuações

Nome original: Kickboxer
Direção: Mark DiSalle
Roteiro: Glenn Bruce
Atores principais: Jean-Claude Van Damme e Michel Qissi
Produção: EUA – 1989
Duração: 105 minutos
Gênero: Ação

Kings Road Entertainment

Cotação – Piores Filmes do Mundo:
PFM-4Flop Piores filmes do mundo: "Franquia" Kickboxer

> Crítica (com spoilers):

Todo mundo tem um “passado negro” em que não só assistiu como gostou e se divertiu com algum filme que, depois, percebeu que era muito muito “tosco”. Às vezes, mesmo nos dando conta de que o filme é uma tosqueira, seguimos gostando dele.

Isso ocorreu conosco aqui dos PFM em relação ao filme Kickboxer, famoso nos anos 90, estrelado por Jean-Claude Van Damme. Quem não se lembra da “famosa” luta de Van Damme contra o temível Tong Po, o “careca de trança”?!

DVDKickboxer1-300x300 Piores filmes do mundo: "Franquia" KickboxerKickboxer (1989)

Até que o primeiro filme não é tão ruim. Ou é, mas se comparado aos outros da “franquia”, nem parece. Nesse filme, Van Damme faz o papel de Kurt Sloane, um lutador que ajuda seu irmão mais velho – e campeão mundial de kickboxing – a treinar.

Quando o irmão vai à Tailândia defender o título, é vencido por Tong Po e como consequência da violenta luta, fica paralítico. Assim, nosso jovem e altivo Van Damme resolve que quer se vingar de Po (uau, que história original!). No momento mais marcante do filme, Sloane enfrenta Po em uma luta em que ambos usam uma “luva” com cacos de vidro na mão. Inesquecível.

Pena que revendo o filme, além do argumento mais do que raso, o roteiro e as atuações mostram-se ridículas.

Por exemplo, mesmo sendo campeão do mundo, o irmão de Van Damme não possui um treinador, uma equipe, uma pessoa sequer para auxiliá-lo que não seja o próprio irmão. O comportamento dos personagens, lutadores, “autoridades” do certame, não são condizentes com a realidade.

Depois de ter a notícia de que o irmão ficou paralítico, o filme simplesmente pára e rola uma espécie de videoclip, com Van Damme andando pelas ruas de Bangkok… são mostradas as paisagens, com uma musica dramática no fundo, Van Damme brincando com as crianças. Parece um vídeo institucional para mostrar a cidade ao mundo e agradecer pelo hospitalidade. Bizarro.

Outra cena quase “amadora” ocorre depois do videoclip, quando Sloane decide que quer se vingar de Tong Po e vai a uma academia que tem uma foto do próprio na parede. Fitando a foto, ele fala “Quero aprender a lutar para lutar contra ele!” (apontando para a foto). Todos na academia riem, e como a maioria dos figurantes e extras são alunos de verdade, muitos olham para a câmera, o que deixa a cena ainda mais artificial.

Por fim, vale citar que nos créditos do filme, Tong Po (que no filme é mostrado como alguém que quebra pilastras com um chute) é interpretado por Tong Po!!! Sim, o crédito do ator que interpretou o personagem foi esse, mas na verdade o nome do ator é Michel Qissi.

DVDKickboxer2-300x300 Piores filmes do mundo: "Franquia" KickboxerKickboxer 2 (1991)

O filme teve uma continuação, Kickboxer 2 – A vingança do Dragão, onde descobrimos que Van Damme e seu irmão paralítico têm um outro irmão mais novo, chamado David.

Este irmão mais novo quer vingar a morte de seus irmãos mais velhos, que acontecem no início do filme. E adivinha quem os matou? Sim, Tong Po, o cara que destrói colunas com chutes e que se sentiu humilhado por perder para Van Damme no primeiro filme.

Ou seja, depois de vencer a luta no primeiro longa, Van Damme e seu irmão paralítico são assassinados numa emboscada. Como obviamente Van Damme não participa do segundo filme, colocaram um dublê escondido nas sombras levando tiros pelo vilão, assim que eles saem do ginásio.

O filme é, inteiro, tão ridículo quanto esse início promete, a começar pelo cartaz do longa, que teve a pachorra de estampar o slogan “Melhor que Kickboxer 1” . Ah ! E também com o inacreditável “Contem cenas com Van Damme”. Serio! Acreditem. Isso era um belo chamariz para alugarem o filme no auge tempos das locadoras la pelos anos 90.

DVDKickboxer3-300x300 Piores filmes do mundo: "Franquia" KickboxerKickboxer 3 (1992)

Não satisfeitos com a tosqueira do segundo filme – que deu uma boa destroçada no pouco de boa reputação que o original tinha, fizeram “Kickboxer 3 – A arte da Guerra” e aí a coisa se tornou surreal.

David vem ao Rio de Janeiro para uma luta de exibição e tem sua câmera roubada (mesmo!? imagem clichê do Brasil???) por um menino de rua que depois ele adota como pupilo.

A irmã de Dave é sequestrada por um “Agente de Escravas” que age nas praias cariocas (sério que acham que isso acontece assim?), e ao resgatá-la, ele tem de lutar contra… um kickboxer argentino (não, este filme não tem Tong Po)!!! Ou seja, levaram a rivalidade Brasil x Argentina, do futebol, para o ringue.

Kickboxer 3, assim como o 2, é do tipo que dá vergonha alheia (o tempo de produção entre cada filme já é um termômetro disso). Vemos aqui um filme cheio de clichês mais que absurdos, cenas ridículas e atuações pífias. A única coisa “boa” do filme é a participação de Milton Gonçalves como um delegado burocrata.

DVDKickboxer4-300x300 Piores filmes do mundo: "Franquia" KickboxerKickboxer 4 (1994)

Para sepultar de vez a “franquia”, que então já era assumidamente trash, fizeram “Kickboxer 4 – O agressor”, que começa com David preso (não lembro e obviamente não faço questão de saber porque) e ele tem que libertar sua esposa que virou escrava sexual de… sim, ele, o homem, o mito… Tong Po (que volta à franquia)!

Mas agora Tong Po virou um narcotraficante (!) no México (!!) e David terá que invadir a fortaleza do vilão e libertar sua amada e participar de um torneio com lutadores de vários lugares (!!!). E para completar o cenário, o ator que fez o vilão Tong Po nos filmes anteriores (Michel Qissi) não participa deste filme.

Como assim ele não participa? O que fizeram? Simples, colocaram outro ator (Kamel Krifa) com maquiagem e peruca para se passar por Tong Po – é visível a máscara saltando dos olhos do ator que estava em cena. Hilário, ou, tragicômico, como todo o restante do filme.

DVDKickboxer5-300x300 Piores filmes do mundo: "Franquia" KickboxerKickboxer 5 (1995)

Já num suspiro para tirar dinheiro de quem assistia essa “franquia” (incrível como por pior que um filme seja feito, tem gente que ainda assiste o 3, o 4…), fizeram o quinto filme do Kickboxer.

Como ninguém aqui do PFM sobreviveria a mais uma obra prima dessa série, tudo o que temos a respeito da quinta parte é o que vimos na Internet:

a) Kickboxer 5 – O Desafio Final, é estrelado por Mark Dacascos e aparentemente não tem ligação com os demais filmes (!!!);

Aparentemente, pois segundo fontes é citado que o protagonista dos filmes anteriores, o irmão do Van Damme , foi morto (triste fim para uma família de lutadores, não?) por não aceitar participar do torneio organizado pelo vilão Negaal.

b) Sinopse (bizarra) oficial: A ação do Kickboxe nunca foi tão poderosa quanto neste filme. Matt Reeves (Mark Dacascos) é o ex-campeão de kickboxe que decidiu largar a luta e treinar o amigo Johnny Styles, para ser seu sucessor. Mas Johnny é seduzido pelo ferocidade de Negaal, um homem do submundo que formou sua própria confederação de luta. Johnny se junta a organização e será vítima da violência do grupo. Furioso com a morte do amigo, Matt esquece seus princípios e decide forçar Negaal a se declarar assassino. Ambos se enfrentam num combate explosivo.

c) Não. Não vamos assistir para dizer se é tão ruim quanto os filmes 2, 3 e 4.

Kickboxer – Vengeance (2016)

Kickboxer_6 Piores filmes do mundo: "Franquia" KickboxerSim. Isso mesmo! “Comemorem”! O Dragão voltará 27 anos depois de sua estréia nos cinemas. Agora com um reboot com o próprio Van Damme, que interpretará o papel do mestre que pertenceu ao simpático ator Denis Chan nos três primeiros filmes.

E podem ficar tranquilos que o homem, o mito, estará de volta. Sim, Tong Po, agora será interpretado pelo gigante ator David Batista que fez o personagem Drax em Os Guardiões da Galáxia.

Quem viver, verá!

Obs: Inspirado em um post de Rodrigo Rodrigues no Facebook com co-autoria do mesmo.


> Ficha do filme no IMDb

PFM-Cotacao-300x211 Piores filmes do mundo: "Franquia" Kickboxer

Avaliação
The following two tabs change content below.
AvatarRalph-144x144 Piores filmes do mundo: "Franquia" Kickboxer

Ralph Luiz Solera

Escritor e quadrinhista, pai de uma linda padawan, aprecia tanto Marvel quanto DC, tanto Star Wars quanto Star Trek, tanto o Coyote quanto o Papaléguas. Tem fé na escrita, pois a considera a maior invenção do Homem... depois do hot roll e do Van Halen, claro.

6 comments

  • Irasema Saravia:

    Filmes de lutador nunca saem do estilo. ❤️ Este tema é um clássico do cinema. Recentemente eu li sobre o filme Punhos de Aço e parece muito interessante e divertido. Eu quero vê-la porque tem bons atores. Além disso, a direção é excelente! ¡Você não ficará desapontado!

  • Tati Ventura:

    É tosco no último eu sei. Mas amo mesmo assim rsrsrs

  • Jean Carlos:

    Acabei de rever esse troço e realmente é pra morrer de rir. Fora tudo isso que ja foi descrito aqui, tem o fato de que parece que a facada no cachorro pesou mais na consciência do mestre xiam do que o estupro da sobrinha. Kkkkkk

    • Admin
      Admin:

      obrigado por nos lembrar desse caso do Xiam, Jean… hahaha

  • Totti:

    meu Deus nem me lembrava dessa “franquia” kkkkkkkkkkkkkkkkk nao creio que na minha adolescencia eu assisti essa bagaceira ridicula umas três vezes e ainda adorei!!! kkkkkkkkkkkkkkk que lembrança!

    • Rodrigo Rodrigues
      Rodrigo M Rodrigues:

      Totti.
      Kickboxer realmente é aquele caso de vergonha alheia. Pior, admito que cheguei a alugar e “curtir”estas bagaceiras quando adolescente.
      Mas
      Ainda bem que as coisas mudam​. Rs.
      Abraço

leave a reply

Contate-nos

Contate-nos por email ou nos procure nas redes sociais

soleblog.brasil@gmail.com

  • Top 7 personagens icônicos de séries
  • Top 7 Filmes diferentes do convencional
  • Top 7 Maiores Compositores de Trilhas Sonoras do Cinema
  • Top 7 robôs mais importantes da ficção II
Back to Top