Maxiverso
HQs: AnálisesHQs: Curiosidades2º Encontro do Lady’s Comics: A Primeira Viagem
ladys-comics

2º Encontro do Lady’s Comics: A Primeira Viagem

No fim de semana passado, nós do Maxiverso trouxemos para vocês, através de nossa página no Facebook, o que rolou no 2º Encontro do Lady’s Comics. O evento que teve sua primeira edição no dia 25 de outubro de 2014, este ano o evento aconteceu entre os dias 29 e 31 de julho, no Centro de Referência da Juventude, na cidade de Belo Horizonte.

logo2_site1-300x300 2º Encontro do Lady's Comics: A Primeira Viagem

Logo do site feito por Lu Cafaggi

O Lady’s Comics, é um coletivo feminino de BH que busca trazer visibilidade às mulheres nos quadrinhos divulgando o trabalho de quadrinistas brasileiras e latino-americanas através de seu site e de eventos como o encontro onde, não só podemos ter contato com os quadrinhos que estão sendo produzidos por diversas artistas e coletivos, sejam independentes ou com selos de editoras, mas também proporciona uma troca de experiências entre artistas iniciantes, veteranas, anônimas ou conhecidas.

As Ladies surgiram pela iniciativa das jornalistas Mariamma Fonseca e Samara Horta, e da designer gráfico Samanta Coan, e hoje as Ladies contam com um grande (que bom!) grupo de colaboradoras, como Carol Christo, editora-assistente da Nemo; a ilustradora e cartunista argentina Clara Lagos; a ilustradora, pesquisadora e viajante, Gabriela Peres; a quadrinista Katsumi Gushiken; Natalia Freitas, especialista em animação e correspondente dos EUA; Paula Rodrigues, escritora e correspondente da Espanha; Thais dos Anjos, designer e ilustradora também na terra do tio Sam; Aline Lemos, quadrinista, historiadora e pesquisadora mineira de “Belrizonti”; Amanda Alboino, curadora do [Des]Enquadradas e correspondente de Fortaleza; Cátia Ana, webquadrinista de Goiânia; a desenhista e roteirista Germana Viana, nascida em Recife, mas correspondente de São Paulo; Natânia Nogueira, pesquisadora e membro da Associação dos Pesquisadores em Arte Sequencial, sediada em Leopoldina/MG; Thais Gualberto, Coordenadora de Quadrinhos na Fundação Espaço Cultural da Paraíba; a quadrinista Giovana Medeiros, de Criciúma/SC; a tatuadora e ilustradora Day Lima, também de BH, e a ilustradora Irene de Freitas, que cresceu em Manaus, mas corresponde dos EUA.

850xN-300x300 2º Encontro do Lady's Comics: A Primeira Viagem

Revista Risca #1

Pelo tamanho do parágrafo anterior podemos ver que as Ladies não estão sozinhas, inclusive além das colaboradoras citadas, existem colaboradoras que já contribuíram e ou colaboram esporadicamente. Através de parcerias com diversas artistas, pesquisadoras e coletivos femininos, o Lady’s Comics se espalhou pelo Brasil e pelo mundo sendo hoje uma das principais referências na cena das mulheres nas HQs.

Em novembro de 2015, o coletivo lançou a primeira edição de sua revista, Risca! #1 Memória e Política das Mulheres nos Quadrinhos. O site que surgiu “do incomodo, da curiosidade e da reflexão” se veicula agora em mais uma mídia. A primeira edição traz um retrospecto da tragetoria do site até a revista, matéria sobre as precursoras dos quadrinhos no Brasil, entrevista com Trina Robbins, além de falar sobre identidade de gênero, aborto e quadrinhos e entrevistas com autoras negras do Brasil.

O primeiro encontro em 2014, aconteceu graças a um financiamento coletivo que uniu mais de 300 artistas e apoiadores do evento que promoveu debates, oficinas, feira, entre outras atividades ao longo de um dia de evento.  Este ano, o FIQ: 2º Encontro do Lady’s Comics contou com três dias de programação com oficinas, exposições, feira e mesas temáticas. A exposição permanente apresentava o coletivo Chick’s on Comics, que surgiu em 2008 com a proposta de discutir a presença das mulheres nos quadrinhos através de experimentações e conversas em quadrinhos, que na exposição, apresentavam o trabalho das artistas do coletivo que se organiza em diversos países.

IMG_0477-300x300 2º Encontro do Lady's Comics: A Primeira Viagem

Mapa dos coletivos femininos no Brasil

Em outro painel, um mapa do Brasil foi disposto para que quem passasse pelo encontro marcasse ali um coletivo feminino que conhecesse ou participasse. O resultado final foi gratificante, pois pudemos observar que em quase todas as regiões do nosso Brasilzão é possível encontrar mulheres produzindo quadrinhos e se organizando coletivamente nos circuitos culturais de suas cidades, incentivando cada vez a iniciativa de artistas se lançarem na produção de HQs gerando o crescimento desses núcleos por todo o país.

IMG_0486-150x150 2º Encontro do Lady's Comics: A Primeira Viagem

Legenda do mapa dos coletivos no Brasil

O primeiro dia do evento começou com as oficinas: Roteiro, com Ana Recalde; Editoração, com Aline Cruz; Educação e HQ, com Natânia Nogueira e Valéria Fernandes; e criação de personagens, com Rebeca Prado, autora de Navio Dragão e Baleia, além de mesas que abordaram os quadrinhos na educação e publicações em revistas.

Durante o segundo dia, as atividades focaram as quadrinistas iniciantes. Muitas artistas relataram ter se inspirado a divulgar seus trabalhos e se tornarem quadrinistas devido o primeiro encontro, em 2014, então com o intuito de continuar gerando este incentivo, as mesas abordaram todas as camadas da produção de uma HQ. Destaco a mesa “como entrar no mercado de quadrinhos”, onde Cris Peter, Cris Eiko e Carol Christo falaram dos pormenores das publicações independentes e também do mercado editorial, apontando as dificuldades da inserção das mulheres num ramo historicamente dominado por homens, e a crescente demanda de quadrinhos pensados por mulheres e para mulheres que tem gerado um mercado com grande potencial criativo, revelando mais artistas a cada dia. Outro destaque seria a mesa “feiras e vendas”, em que Tais Koshino (feira Dente), Helen Murta (Faísca) e Aninha Costa (Gibiteria) discutiram a distribuição e circulação das HQs, ressaltando a importância de críticos e colunistas de quadrinhos na divulgação dos trabalhos dxs artistas. Então refaço aqui o convite que fiz durante o evento: enviem seus trabalhos para o Maxiverso! 😉

IMG_0466-300x300 2º Encontro do Lady's Comics: A Primeira Viagem

Mesa: Meu primeiro negócio: sobre vendas e feiras, com Helen Murta, Aninha Costa e Tais Koshino.

No último dia, dentre a variada e igualmente interessante programação, chamo a atenção para a mesa “Além do Brasil”, em que Sole Otero, Marcela Acevedo e Clara Lagos representaram a Argentina, e Supnem nos apresentou o contexto chileno das mulheres nos quadrinhos. Uma enriquecedora troca de experiências entre culturas distintas mesmo que próximas. Por fim, no encerramento do evento, onde foram feitas as considerações finais e sugestões, uma questão se evidenciou gerando mais reflexões para levarmos para nossas casas após o evento, durante as mesas, muitas artistas agiram com extrema modéstia incorrendo em se desculpar ou buscar justificativa para ser convidada a palestrar, como se julgassem não serem boas o bastante ou coisa do tipo. Mesmo conquistando cada vez mais espaço, as quadrinistas ainda “pedem licença” para ocupar o lugar que elas mesmas conquistaram através de muitos anos de luta. Iniciativas como este evento são importante para revitalizar essa luta e reforçar a confiança das quadrinistas na importância e qualidade de seus trabalhos.

13887020_1328337303860214_3326266146244096365_n-300x300 2º Encontro do Lady's Comics: A Primeira Viagem

Exposição Chicks on Comics
Crédito: Glenio Campregher

Diário de Bordo de Um Navegante de Primeira Viagem

Fui para Belo Horizonte sem conhecer ninguém e sinto que voltei com a bagagem cheia de amigxs.

Gostaria de agradecer a todas as artistas que foram extremamente atenciosas e pacientes comigo durante minha improvisada transmissão do evento rs.. A disposição de vocês em divulgar seus trabalhos é mais importante do que muitas podem imaginar. Infelizmente, mesmo com as vantagens da internet, muita gente desconhece esses trabalhos, e a chance de divulgar estes movimentos das mulheres nos quadrinhos, possibilita que futurxs pesquisadorxs e quadrinistas se espelhem e inspirem a espalhar a cultura das HQs por todos os lados.

Todas as artistas que consegui conversar se prontificaram em colaborar com a intenção do Grupo de Estudos de Histórias em Quadrinhos de Franca, o GEHQ, de divulgar os estudos sobre a produção das mulheres nas HQs e quem sabe até incentivar que artistas locais comecem a se organizar e produzir quadrinhos que expressem suas realidades.

Agradeço Dani Marino, Jessica Daminelli, Beatriz Demboski Búrigo, Edna Lopes, Rebeca Prado, Carolina Rossetti, Bianca Pinheiro, Tais Koshino, Carolina Ito, Fabiana Signorini, Kátia Schittine, Anna Lima, Val Armanelli, Ellie Irineu, Lila Cruz, Alessandra Lacerda, Alice Lice, o pessoal da HQueijo Comics, galera da Piqui, Quadrada, e especialmente ao Lady’s Comics e ao Festival Internacional dos Quadrinhos. Todxs vocês me proporcionaram um fim de semana de muito aprendizado!

Quero me desculpar também com quem não consegui conversar.. Felizmente e infelizmente eram muitas convidadas, sem contar colunistas e pesquisadorxs que estavam no evento, e muitas atividades acontecendo, não consegui acompanhar tudo e falar com todas as pessoas, então reforço mais uma vez o convite: quem se interessar em divulgar seu trabalho, entre em contato com a gente. Gostaríamos de divulgar seus trabalhos através de entrevistas e resenhas.

Fiquem atentxs que nos próximos dias traremos mais informações sobre as artistas que estiveram no 2º Encontro do Lady’s Comics e gravaram um recado para os leitores do Maxiverso! E em breve resenharemos os quadrinhos que trouxemos do encontro. Não percam!

[Atualização]

Links da nossa página no Facebook:

Coletivos femininos no Brasil:

https://www.facebook.com/maxiverso/posts/506584479535033

Mesa “Terror – o primeiro roteiro” com Ana Recalde, Camila Torrano e Bianca Pinheiro:

https://www.facebook.com/maxiverso/videos/506624159531065/

Mesa “Além do Brasil”, com Sole Otero, Mariela Acevedo, Clara Lagos, da Argentina, e Supnem, do Chile:

https://www.facebook.com/maxiverso/videos/506647079528773/

Depoimentos e sugestões no encerramento do evento:

https://www.facebook.com/maxiverso/videos/506675539525927/

revolucion 2º Encontro do Lady's Comics: A Primeira Viagem

No votes yet.
Please wait...
Avaliação
The following two tabs change content below.
RaulCassoni-150x150 2º Encontro do Lady's Comics: A Primeira Viagem

Raul Cassoni

Professor, historiador e músico. Um hibrido de boêmio com nerd, caso a vida fosse um enorme RPG. Discípulo de Mestre Splinter, Mestre Kame, Senhor Miyagi, Tio Ben, Prof. Xavier, entre outros que me guiaram em meu juramento de pesquisar a Nona Arte "nos dias mais claros e nas noites mais escuras", sempre usando meus "grandes poderes", e conhecimento, com "grande responsabilidade".

6 comments

  • Samanta Coan:

    Hey Raul, sou uma das organizadoras do Encontro Lady’s Comics. Só uma correção: o primeiro encontro foi sem parceria do FIQ. O que tivemos de apoio, em 2014, foi por meio de financiamento coletivo que mais de 300 pessoas e artistas ajudaram no projeto. Acho bacana sinalizar isso, pois sem ajuda dessa gente toda não ocorreria. <3
    Aqui o link do Catarse feito: catarse.me/pt/ladyscomics

    Obrigada! \o/ <3

    • Raul Cassoni
      Raul Cassoni:

      Tem toda razão, Samanta. Foi confusão minha, achei que no primeiro encontro tbm havia rolado a parceria com o FIQ, e certamente é importante mostrar que a iniciativa desse evento aconteceu pela força das parcerias entre artistas, coletivos e todos os que apoiaram o projeto! Vou corrigir e acrescentar isso no texto.
      Obrigado por observar e desculpe a confusão! ^^’

  • Lucila:

    Vcs podiam fazer um guia de eventos anuais desse tipo, ia ser unico, acho que nenhum site tem

    • Raul Cassoni
      Raul Cassoni:

      Boa ideia, Lucila. Tentaremos sempre manter nossos leitores atualizados dos eventos que ocorrerão e faremos o possível para estar presentes em todos trazendo informações pra quem não pôde participar. Acompanhe nossa página no Facebook para estar sempre por dentro dos eventos que estão rolando e indicações de artistas e quadrinhos. Um abraço!

  • Ciço:

    uau nunca nem ouvi falar disso ai parabens por terem descoberto essa joia vou procurar saber mais a respeito

    • Raul Cassoni
      Raul Cassoni:

      Obrigado, Ciço. Seu comentário é muito gratificante por sabermos que todo esforço foi válido. Continue acompanhando nossas postagens no site e na página do Facebook para estar sempre atualizado sobre os eventos e artistas da cena nacional

leave a reply

Contate-nos

Contate-nos por email ou nos procure nas redes sociais

soleblog.brasil@gmail.com

  • Top 7 personagens icônicos de séries
  • Top 7 Filmes diferentes do convencional
  • Top 7 Maiores Compositores de Trilhas Sonoras do Cinema
  • Top 7 robôs mais importantes da ficção II
Back to Top