Maxiverso
LIVROS & HQsLivros: ResenhasResenha: Os Pecados dos Pais
maxresdefault-2

Resenha: Os Pecados dos Pais

Título: The Sins of the Fathers (no Brasil: Os Pecados dos Pais)

Autor: Lawrence Block

Editora: Orion (no Brasil: Companhia das Letras)

Ano: 1976 (no Brasil: 2002)

Páginas: 178

11557_g Resenha: Os Pecados dos Pais

Capa de “Os Pecados dos Pais” (Companhia das Letras, 2002).

Os Pecados dos Pais é o primeiro livro de um dos detetives mais famosos da literatura – e o mais conhecido de Lawrence Block –, Matthew Scudder. Este era um policial de Nova Iorque até que um dia, ao atirar num bandido, a bala ricocheteia, atingindo uma criança de 5 anos; narrado em primeira pessoa, Matthew Scudders lamenta como este acontecimento poderia apenas ter deixado uma cicatriz feia no rosto do pequeno, mas, pelas infelizes coincidências da vida, acaba o matando.

Este é o background do personagem, mas não o plot do livro.

Quem conhece o Lawrence já está habituado a sua leitura, contudo, para os que não o conhecem, sua escrita é bem envolvente, misteriosa e repleta de elementos da noite nova iorquina, como crimes, prostituição, bebida – muita bebida –, música e nuances de tristeza.

É um dos meus autores favoritos.

Neste livro, o primeiro de seu principal personagem, Matthew Scudders, detetive particular, é contratado por um pai que acabara de perder sua filha. Esta supostamente assassinada pelo suposto cafetão dela. O cara estava na rua com seu pau para fora com o corpo todo coberto de sangue xingando e gritando e a menina fora encontrada morta em seu apartamento, apartamento este que ambos dividiam. E depois se suicidou na cadeia.

Caso encerrado, não é?

A-WALK-AMONG-THE-TOMBSTON-012 Resenha: Os Pecados dos Pais

Liam Neeson como Matthew Scudder (A Walk Among the Tombstones, 2014).

É o que a polícia e o pai da menina acreditavam. É o que Matthew Scudder também acreditava. Seu pai apenas contratara Matthew para descobrir mais sobre como sua filha vivia. Ela estava a muito fora de casa, eles não mantinham muito contato… o pai apenas queria saber quem ela era agora que estava morta.

Contudo, entre um café com Bourbon e outro, as coisas vão se divergindo. Matthew, buscando conhece-la, acaba descobrindo alguns fatos sobre o próprio garoto. Perguntas ficam sem respostas. As coisas não batem. O que era para ser apenas um pequeno caso, mas, como todo livro de Lawrence, nada é o que realmente parece.

protectedimage Resenha: Os Pecados dos Pais

Jeff Bridges como Matthew Scudder (8 Million Ways to Die, 1986).

Personagens surgem. Incertezas surgem. Você só consegue parar de ler na última linha.

Tal como todos trabalhos que li deste cara (que é muito prolífico, diga-se de passagem), este livro é genial!

Vale lembrar que Matthew Scudder foi vivido por Liam Neeson (A Walk Among the Tombstones; no Brasil: Caçada Mortal (2014)) e Jeff Bridges (8 Million Ways to Die; no Brasil: Morrer Mil Vezes (1986)) no cinema.

No votes yet.
Please wait...
Avaliação
The following two tabs change content below.
AvatarMatheus-150x150 Resenha: Os Pecados dos Pais

Matheus Mundim

Economista por formação e escritor por insistência. Acreditava que devíamos nos envolver com a ficção, pois as verdades da vida nos levariam à loucura. Enlouqueceu acreditando nisso.

2 comments

  • Claudio Sampaio:

    cara como nunca ouvi falar desse autor??? rsrs… nem desse personagem???????????????? kkk vou correr atrás dos livros dele ja

    • Matheus Mundim
      Matheus Mundim:

      Lawrence é sensacional! Você não vai se arrepender. Se ler inglês, me manda um e-mail que te passo um link onde você pode achar eles em ordem! Abs

leave a reply

Contate-nos

Contate-nos por email ou nos procure nas redes sociais

soleblog.brasil@gmail.com

  • Top 7 personagens icônicos de séries
  • Top 7 Filmes diferentes do convencional
  • Top 7 Maiores Compositores de Trilhas Sonoras do Cinema
  • Top 7 robôs mais importantes da ficção II
Back to Top