Impressões – Continuações da Temporada de Animes OUT/2016

0

Passemos aos comentários dos animes da temporada passada que ainda não acabaram. Todos eles serão finalizados com a atual temporada de inverno de 2017. Os comentários a seguir contêm SPOILERS (especialmente os dois primeiros). Leiam as primeiras impressões caso queiram evitá-los. Para os animes da temporada anterior que já foram finalizados, confiram o post das impressões finais.

img1_trickster Impressões - Continuações da Temporada de Animes OUT/20161. Trickster: Edogawa Ranpo “Shounen Tanteidan”

Anúncios

Episódios: 24 | Estúdio: TMS Entertainment, Shin-Ei Animation | Gênero: mistério | Diretor: Masahiro Mukai | Origem: mangá

Trickster foi esclarecendo cada vez mais do que se trata a história, revelando alguns mistérios no decorrer dela, como a relação entre Akechi Kogoro e o misterioso Homem de 20 Faces (Kaijin 20 Mensou). Sua identidade foi uma surpresa pra muitas pessoas, inclusive para mim. Gackt tem feito um ótimo trabalho como seiyuu do antagonista do anime, com uma voz andrógina e com um quê especial. Para quem não sabe, Gackt Camui é um cantor japonês bastante conhecido, até fora do Japão.

Tivemos outra surpresa com a mudança do personagem Hanasaki, inicialmente otimista e cheio de energia. Pudemos saber um pouco melhor sobre a sua família e sobre os problemas com relação ao seu pai e irmão. Muitos devem ter pensado que ele talvez fosse o personagem com menor probabilidade de se virar contra o Clube dos Detetives, mas desde o início, já imaginava que haveria algo por trás de todo aquele otimismo. Quem assistiu Occultic;Nine e leu minhas impressões finais se lembrará da personagem Ryo-tas, sempre alegre e despreocupada. Como eu disse, esses personagens, muitas vezes, têm ou terão um papel importante na história, que mostrará um lado oculto a princípio.

Com a fraqueza do personagem exposta, foi o momento perfeito para uma interferência do maior antagonista do anime. 20 Faces não tardou em aproveitar-se da situação, tudo para atingir Akechi, aquele por quem é obcecado (talvez até demais, como vimos nos últimos episódios). Enquanto isso, Kobayashi continua com a ideia fixa de se matar, ou ser morto por alguém, sem sucesso ainda. Interessante também foi ver como ele reage a determinadas situações, ficando indiferente quando uma pessoa normalmente ficaria irritada ou triste. Quem pensou que ele se apegaria facilmente aos demais personagens se enganou. Ele tem cooperado com o Clube de Detetives, mas mesmo 12 episódios depois, não vemos muito sinal de apego e seu maior desejo continua sendo o mesmo de antes.

Por fim, Trickster me lembrou o desenho de Scooby-Doo na resolução dos mistérios (apesar de não ser um anime episódico como o desenho era), tendo alguns casos misteriosos relativamente previsíveis, e outros nem tanto. Além disso, tivemos nessa primeira metade o elemento “good guy turns evil”, apesar de que é bem provável que, depois dos últimos acontecimentos, Hanasaki passe a refletir e se arrependa das próprias ações. Agora nos resta saber como ele irá se reintegrar ao grupo de detetives, e como utilizará as lições que tirou disso.

trickster Impressões - Continuações da Temporada de Animes OUT/2016


img9_all_out Impressões - Continuações da Temporada de Animes OUT/20162. All Out!!

Episódios: 25 | Estúdio: Madhouse | Gênero: escolar, seinen, esporte | Diretor: Kenichi Shimizu | Origem: mangá

All Out!! vem empolgando os que têm acompanhado o anime, até mesmo os fãs de rugby, que poderiam ser os mais críticos em relação ao que é mostrado. Os leitores do mangá também parecem estar bastante felizes com a adaptação. Parece que o estúdio Madhouse vem fazendo mais um bom trabalho. Mais uma prova disso foi a ansiedade da galera pelo episódio 13 (o primeiro da temporada de inverno 2017).

ya-ha Impressões - Continuações da Temporada de Animes OUT/2016
Ebumi e o “ya-ha!”, uma referência clara ao Hiruma, de Eyeshield 21.

Realmente, a história tem caminhado num ritmo muito bom, com um desenvolvimento de personagens interessante. Vimos que apesar de Gion ser o protagonista, o anime vem dando cada vez mais destaque para os outros personagens, e em certos episódios o próprio Gion quase não aparece. O anime não foca apenas no desenvolvimento de um personagem, mas do time de forma geral, o qual, como vimos, tem seus pontos fortes, mas também suas fraquezas, e é justamente o processo de melhora do time que é mostrado. Uma figura crucial para explorar o potencial dos rapazes do time de rugby da escola Jinko é Komori Shingo, um senhor de poucas palavras que aparece repentinamente e depois acaba se tornando um personagem muito importante e, na minha opinião, um dos mais carismáticos.

Como novo coach dos rapazes (e um dos momentos mais legais foi vê-lo conversar com o responsável anterior pelo time), seu jeito sério e treinamento rigoroso refletem a sua experiência no esporte, e mesmo que isso possa não fazer dele um dos personagens mais amigáveis, fica claro que ele se importa com o time mais do que imaginamos a princípio. É como um pai severo, e os jogadores não tardaram em aceitá-lo, especialmente Sekizan, que nutre pelo coach um enorme respeito. Gostei de ver como o anime tem lidado com a relação entre liderança e humildade.

Agora veremos como Gion se sairá na posição de flanker nos próximos jogos. Ele ainda tem muito o que melhorar, mas muitos estão apostando no talento do garoto. Fiquem com a imagem abaixo do personagem Miyuki, que jogou incrivelmente bem com Iwashimizu nos últimos episódios.

all_out Impressões - Continuações da Temporada de Animes OUT/2016


img15_sengokuchojyugiga Impressões - Continuações da Temporada de Animes OUT/20163. SENGOKUCHOJYUGIGA

Episódios: 26 | Estúdio: ILCA | Gênero: demônios, histórico, sobrenatural | Diretor: Sumida Takashi | Origem: original

O anime segue até o fim da primeira temporada o formato episódico, no já mencionado estilo dos antigos pergaminhos japoneses, os chōjū-giga dos séculos XII e XIII. Cada episódio com situações fazendo referências a figuras históricas famosas e acontecimentos (reais ou não) do período Sengoku. A não ser que o espectador seja familiarizado com o tema, será difícil entender as referências e piadas, por isso, não recomendo a todos, pois a graça do anime é justamente conseguir entendê-las.

A própria escolha dos animais ao representar as figuras históricas, como já mencionei nas primeiras impressões, não é feita por acaso. Primeiramente, a presença de animais com comportamento humano é uma das principais características dos pergaminhos. Em segundo lugar, há um motivo por trás de cada animal escolhido. Por exemplo, ao escolherem um cuco para o daimyou Oda Nobunaga, o autor está provavelmente fazendo uma referência à frase que Nobunaga teria dito a Toyotomi Hideyoshi e Tokugawa Ieyasu: “se o cuco não cantar, mate-o”. Diz-se que os outros dois propuseram diferentes medidas que tomariam em relação ao cuco que não canta, mas o escolhido para ser o cuco no anime foi Nobunaga, talvez porque Hideyoshi já tinha o apelido de “pequeno macaco“, daí ter sido representado pelo animal. Quem assistiu Sengoku Basara também verá a semelhança no character design do personagem. Tokugawa, por sua vez, é representado por um guaxinim, sendo este um apelido do daimyou, lembrando que guaxinins, para os japoneses, simbolizam astúcia.

O anime explora fatos conhecidos ou rumores envolvendo seus personagens. Temos, por exemplo, a menção das “taças” de Nobunaga para tomar sake, feitas com os crânios dos líderes dos clãs Azai e Asakura, e a icônica associação do daimyo ao uso de rifles portugueses, chamados tanegashima, também conhecidos como matchlocks (vemos isso também em outros animes, como Drifters); o famoso bule de chá de Masunaga Hisahide, conhecido como Hiragumo pelo design de aranha (daí o fato de Hisahide ser representado por uma no anime); e várias outras coisas curiosas são mencionadas no decorrer dos episódios. É bem provável que a continuação siga o mesmo estilo até agora.

sengokuchojyugiga-1 Impressões - Continuações da Temporada de Animes OUT/2016

printfriendly-pdf-email-button-notext Impressões - Continuações da Temporada de Animes OUT/2016
The following two tabs change content below.
AvatarKarina-1-150x150 Impressões - Continuações da Temporada de Animes OUT/2016

Karina Moreira

Formada em História, é membro do Grupo de Estudos de Histórias em Quadrinhos de Franca (GEHQ). Há anos não consegue viver sem sua dose diária de animes e mangás, o que aumentou seu interesse pela cultura japonesa, e espera conseguir dominar o complexo idioma dos kanji um dia... De vez em quando, gosta de desenhar e passar a madrugada rindo de vídeos de pegadinhas.
AvatarKarina-1-150x150 Impressões - Continuações da Temporada de Animes OUT/2016

Latest posts by Karina Moreira (see all)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *