Primeiras Impressões: Temporada de Animes JAN/2017

2

Já entramos numa nova temporada de animes — o começo do ano dá início ao inverno japonês — e temos alguns títulos que já começaram com muita empolgação por parte dos espectadores, como a continuação de KonoSuba, um novo anime de Ao no Exorcist, a versão TV de Little Witch Academia e a nova temporada de Gintama, por exemplo. Além desses, outros que têm se destacado são a nova temporada de Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu e a terceira de Yowamushi Pedal, todas liderando em termos de pontuação no MyAnimeList.

Estamos com muitas adaptações nessa temporada, e os originais que o pessoal mais tem acompanhado são, além do já mencionado Little Witch Academia: Seiren, Hand Shakers, One Room e Idol Jihen. No momento, as adaptações de mangá mais acompanhadas estão sendo, além de Ao no Exorcist: Masamune-kun no Revenge, Kuzu no Honkai e Fuuka. De light novels temos KonoSuba e Youjo Senki como as mais assistidas.

Anúncios

Sousei no Onmyouji continuará nessa temporada de inverno, assim como Sangatsu no Lion, Trickster, All Out!!, a segunda temporada de Mobile Suit Gundam: Iron-Blooded Orphans e vários outros. Quanto aos filmes que serão lançados, os de Sword Art Online e Kuroshitsuji são os mais esperados, e Kizumonogatari III, que muitos provavelmente estavam no aguardo, foi lançado dia 6 desse mês.

Passemos, então, às primeiras impressões de 7 animes dessa temporada de inverno que peguei para assistir:

1 Primeiras Impressões: Temporada de Animes JAN/20171. Gabriel DropOut

Episódios: 12 | Estúdio: Doga Kobo | Gênero: comédia, sobrenatural, escolar, shounen | Diretor: Oota Masahiko | Origem: mangá

A adaptação de Gabriel DropOut é dirigida pelo mesmo diretor de Love Lab, Kotoura-san, Minami-ke, Sabagebu e Yuru Yuri, ou seja, alguém experiente quando se trata de animes moe. A história começa nos mostrando a “anjinha” Gabriel, que se graduou numa espécie de escola celeste com ótimo desempenho, e que depois é enviada à Terra para aprender mais sobre os seres humanos. No início, Gabriel fica ansiosa para aprender mais sobre as pessoas para poder ajudá-las, mas logo depois do seu primeiro dia de aula numa escola, depois de fazer as lições de casa, ela ela acaba entrando num jogo de RPG online e decide criar um char para poder ajudar os outros jogadores como healer. Quem imaginaria que a comportada e altruísta Gabriel se tornaria uma “anjinha” viciada em jogos online a ponto de se tornar preguiçosa, irresponsável e desmotivada até para frequentar a escola.

Temos, então, uma “anja” que se corrompe logo no seu primeiro dia aqui na Terra. Além dela, temos a diabinha Vignette, sua colega de classe e amiga mais próxima, que tenta convencer Gabriel a abandonar os maus hábitos e ser mais exemplar; a outra diabinha, Satania, que tenta fazer jus à sua natureza maléfica (sempre falhando miseravelmente); e também uma anjinha aparentemente doce e simpática, Raphiel, que, apesar da aura gentil, esconde uma personalidade sádica.

São quatro personagens que acabam não sendo exatamente aquilo que deveriam ser, e aí é que está a graça do anime. Prepare-se para muita comédia e moe.

gabriel_dropout Primeiras Impressões: Temporada de Animes JAN/2017 c_7 Primeiras Impressões: Temporada de Animes JAN/2017

• • •

little_witch Primeiras Impressões: Temporada de Animes JAN/20172. Little Witch Academia (TV)

Episódios: 25 | Estúdio: Trigger | Gênero: aventura, comédia, magia, fantasia, escolar | Diretor: Yoshinari You | Origem: original

O anime é mais um lançamento do Trigger, o mesmo estúdio de Kill la Kill, Kiznaiver e Uchuu Patrol Luluco. Gosto bastante de como o estúdio vem trabalhando com sua animação, sempre com dinamismo, qualidade e character designs bonitos. Little Witch Academia já começa exibindo a ótima animação do estúdio, como esperado, e no primeiro episódio já temos um pouco de ação enquanto são apresentadas as três personagens principais do anime.

Num mundo onde existe magia, Atsuko Kagari é uma menina comum que, desde que viu o espetáculo de magia da sua bruxa favorita, sonha em estudar numa escola para bruxas. O anime começa com a sua ida para a cerimônia de início escolar, e a viagem até a academia é cheia de obstáculos no meio do caminho, começando pelo fato de ela não ter uma vassoura para poder se locomover nos túneis próprios para isso. Durante a sua ida, ela acaba conhecendo duas bruxas que também vão estudar na mesma escola que ela, Sucy e Lotte, e esses encontros possibilitam que, mesmo depois de passar por situações perigosas, as três consigam chegar ao seu destino.

little_witch_academia_tv Primeiras Impressões: Temporada de Animes JAN/2017

Em relação aos filmes lançados alguns anos atrás, as personagens são as mesmas, o character design e o estilo de animação também, mudando o conteúdo, além do fato de os filmes terem um andamento mais rápido por precisarem encaixar uma história fechada num curto período de tempo. Como a versão TV terá 25 episódios, o andamento provavelmente será mais lento que nas outras animações, mas não menos envolvente. Nos dois primeiros episódios, tivemos cenas de ação bem empolgantes, e algumas personagens importantes já foram apresentadas.

É impossível não se lembrar de Harry Potter, então acho que os fãs da temática de escola de magia irão gostar bastante do anime.

c_2 Primeiras Impressões: Temporada de Animes JAN/2017

• • •

4 Primeiras Impressões: Temporada de Animes JAN/20173. Minami Kamakura Koukou Joshi Jitensha-bu

Episódios: 12 | Estúdio: J.C.Staff, A.C.G.T. | Gênero: esportes, escolar, shounen | Diretor: Kudou Susumu | Origem: mangá

Esse parece ser o momento para animes sobre ciclismo. Além da terceira temporada de Yowamushi Pedal e a continuação de Long Riders, temos nessa temporada mais uma opção para aqueles que gostam do esporte. MinaKama (para abreviar) começa com uma aluna de ensino médio que acaba de se mudar para Kamakura e decide começar a ir de bicicleta para a nova escola. Porém, ela se dá conta de que não sabe andar de bicicleta. No caminho para a escola, depois de tentar dominar sua bike, ela conhece uma futura colega de classe, Tomoe, que resolve ajudá-la e as duas ficam amigas antes mesmo de começarem as aulas. Com o tempo, ela passa a conhecer outras garotas e até uma professora, todas com algo em comum: o interesse por bicicletas.

O anime dá um bom destaque para os tipos de bicicletas, suas partes principais, seu propósito, etc. No final dos episódios, há um pequeno live-action com as seiyuu (voice actresses) das duas principais personagens ensinando aos espectadores algumas coisas sobre bicicletas, como a escolha do material do quadro, a finalidade, o tamanho ideal da bicicleta, entre outras dicas úteis. Como alguém que já andou muito de bicicleta há alguns anos, esse anime até me deixou com saudade.

Outro ponto interessante é o destaque que deram à cidade de Kamakura. Talvez alguns já saibam, mas Kamakura já foi uma das capitais do Japão e dela veio o nome de um dos períodos históricos do país. A cidade tem templos, estátuas e outros locais importantes e, como mostra o anime, é cheia de ladeiras, tem uma bela vista para o mar e astutos milhafres (uma ave de rapina) que não hesitam em roubar comida dos turistas desavisados. Essas informações sobre a cidade durante os episódios, juntamente com os belos cenários, fazem o anime parecer uma viagem turística, e até me pergunto se não foi em partes financiado pela própria prefeitura da cidade.

mina_kama Primeiras Impressões: Temporada de Animes JAN/2017

O enredo de MinaKama pode não ter nada de muito impressionante, ficando dentro dos chichês até agora e tendo irritado alguns espectadores com o jeito burrinho da personagem principal, mas é agradável com sua atmosfera tranquila e amigável, uma animação bonita e bem feita, e as informações sobre bicicletas e o próprio local onde se passa a história. Recomendo pra quem quer assistir algo relaxante.

c_1 Primeiras Impressões: Temporada de Animes JAN/2017

• • •

7 Primeiras Impressões: Temporada de Animes JAN/20174. Nyanko Days

Episódios: ? | Estúdio: EMT² | Gênero: comédia, slice of life | Diretor: Hiraike Yoshimasa | Origem: mangá 4-koma

Amantes de felinos e animes moe, Nyanko Days é para vocês. Trata-se de um anime sobre gatos, mas não pense que são gatos comuns: na verdade, os gatos são garotinhas nekomimi (com orelhas e outros atributos felinos) em miniatura, que agem como se fossem gatos de verdade, apesar de falarem normalmente. A protagonista, uma aluna que acaba de começar o ensino médio, não fez amigos na escola e suas gatinhas são sua única companhia. Até o momento, o anime mostrou um pouco da convivência delas e da personalidade das gatinhas, chamadas Maa, Rou e Shii. Ao que parece, nos próximos episódios veremos a amizade da protagonista com uma colega sua que também gosta de gatos.

Os episódios do anime têm apenas 2 minutos, para a infelicidade dos que adoraram o que viram até agora. A título de curiosidade, Nyanko Days é dirigido pelo mesmo diretor de Working!!, Kaleido Star e Amagami SS.

nyanko_days Primeiras Impressões: Temporada de Animes JAN/2017

c_5 Primeiras Impressões: Temporada de Animes JAN/2017

• • •

6 Primeiras Impressões: Temporada de Animes JAN/20175. One Room

Episódios: 12 | Estúdio: TYPHOON GRAPHICS | Gênero: slice of life| Diretor: ? | Origem: original

One Room é, em partes, um anime em primeira pessoa, o POV comumente usado em visual novels, embora alguns planos estejam na perspectiva de terceira pessoa. O protagonista (a julgar pelas pistas, um rapaz) foi feito para ser o próprio espectador, que acaba de conhecer uma garota do ensino médio que mora no mesmo complexo de apartamentos que ele. Já na primeira “conversa” entre os dois — um monólogo, na verdade, já que o protagonista não diz nada, ficando a cargo do espectador imaginar sua parte no diálogo — notamos o olhar do rapaz que se dirige a certas partes do corpo da garota, como seios e coxas. Ou seja, One Room passa uma impressão creepy, que eu não esperava por terem categorizado o anime apenas como slice of life.

Muitos imaginaram que alguma cena de fanservice ocorreria a partir do segundo episódio, mas não houve nada de muito apelativo, a não ser a mostra de partes não-íntimas do corpo da garota durante o banho. Pelo que vimos até agora, muitos estão imaginando que o anime tomará um rumo ecchi, e que talvez será como o relativamente polêmico Getsuyoubi no Tawawa, da temporada passada. Veremos onde One Room irá nos levar. O anime tem cerca de 4 minutos por episódio.

one_room Primeiras Impressões: Temporada de Animes JAN/2017

c_6 Primeiras Impressões: Temporada de Animes JAN/2017

• • •

5 Primeiras Impressões: Temporada de Animes JAN/20176. Onihei

Episódios: 13 | Estúdio: M2 | Gênero: histórico, seinen | Diretor: Miya Shigeyuki | Origem: novel

Para aqueles que gostam de animes históricos com mais realismo, Onihei pode ser uma boa pedida. Tem uma atmosfera parecida com a do anime Shigurui, um dos meus favoritos, por se passar no mesmo período histórico e focar na classe dos samurais. Por ter como produtor o veterano Maruyama Masao, o mesmo dos estúdios Madhouse e MAPPA, algumas pessoas devem estar esperando que ele faça um bom trabalho. Onihei é o primeiro anime do seu novo estúdio, o M2.

O primeiro episódio já deu indícios de que o anime não poupará cenas de violência e mortes. O período histórico que aborda é o do xogunato Tokugawa, época em que a capital era Edo (atual Tóquio). Apesar de ser visto como um momento relativamente tranquilo entre os violentos períodos anteriores e a restauração Meiji no final do século XIX, o período Edo não foi isento de sangue, especialmente para aqueles que se opunham aos ditames do bakufu (xogunato). As penas eram muito severas, incluindo mutilações, torturas para extração de confissões, decapitações e vários outros tipos de punições.

onihei Primeiras Impressões: Temporada de Animes JAN/2017

Neste contexto, o protagonista do anime é um dos responsáveis por punir os criminosos e, sendo assim, podemos esperar muito sangue nesse anime, que é baseado num livro de 1967, de Shoutarou Ikenami, adaptado para séries de TV, filmes e peças teatrais. O nome Onihei se refere ao personagem principal, Hasegawa Heizou (daí as várias piadas com o desempregado MADAO, de Gintama), que trabalha para a polícia composta por samurais. Apesar de implacável, Onihei parece seguir a conduta considerada honrada entre os samurais do período, e também vemos em algumas de suas ações o lado gentil do guerreiro.

c_4 Primeiras Impressões: Temporada de Animes JAN/2017

• • •

2 Primeiras Impressões: Temporada de Animes JAN/20177. Youjo Senki

Episódios: ? | Estúdio: NUT | Gênero: militar, magia | Diretor: Uemura Yutaka | Origem: light novel

O anime começa com ação logo de cara, nos mostrando uma ambientação que lembra a da Primeira Guerra Mundial, mas não se enganem, não se trata de um anime histórico, pois a presença de magos e tecnologia avançada são alguns dos componentes desse anime de fantasia militar. Além disso, temos uma protagonista inusitada, a Tenente Tanya Degurechaff: à primeira vista uma garotinha (nem um pouco meiga) de nove anos de idade ocupando um alto cargo e ordenando seus subordinados (todos mais velhos e nem todos satisfeitos em obedecer à garota). Mas o que é mais inusitado ainda é o fato de que ela é um salaryman (funcionário japonês de empresa)?!

Logo no primeiro episódio podemos conhecer um pouco melhor a personalidade de Tanya: determinada e muito competente, dedicando-se completamente ao seu trabalho e possuindo uma ponta de maldade. Não à toa, ela é conhecida como o “Demônio de Rhine” pelos inimigos. De cara vemos uma animação com cenários bonitos e notamos a voz curiosa da personagem principal, que pode parecer estranha, mas que de certa forma combina com ela.

youjo_senki Primeiras Impressões: Temporada de Animes JAN/2017

No segundo episódio é que temos o Prólogo. Então, ficamos sabendo como um salaryman se transformou numa garotinha, numa época e num mundo diferente daqueles em que ele vivia, tão diferente que até a magia é existente. Vemos como a mentalidade da vida anterior determinaram a personalidade e a escolha de Tanya em seguir a carreira militar. Por mais diferente que fosse a vida como salaryman antes, agora ele(a) parece ter se encontrado nessa outra vida, seguindo os mesmos princípios de quando pertencia ao mundo corporativo.

c_3 Primeiras Impressões: Temporada de Animes JAN/2017

• • •

Os animes acima organizados a partir dos que mais me agradaram:

  1. Onihei
  2. Minami Kamakura Koukou Joshi Jitensha-bu
  3. Little Witch Academia
  4. Youjo Senki
  5. Gabriel DropOut
  6. Nyanko Days
  7. One Room

O ranking de acordo com a pontuação média (até o momento) dos usuários do MyAnimeList:

  1. Little Witch Academia
  2. Gabriel DropOut
  3. Youjo Senki
  4. Onihei
  5. Nyanko Days
  6. Minami Kamakura Koukou Joshi Jitensha-bu
  7. One Room

Estão acompanhando algum desses animes ou algum que não está listado e que gostariam de recomendar? Fiquem à vontade para comentar e não se esqueçam de que trarei as impressões finais ao término da temporada! Com exceção de Little Witch Academia e Onihei, os animes acima estão disponíveis na Crunchyroll, que além desses, tem muitos outros lançamentos no catálogo.

printfriendly-pdf-email-button-notext Primeiras Impressões: Temporada de Animes JAN/2017
The following two tabs change content below.
AvatarKarina-1-150x150 Primeiras Impressões: Temporada de Animes JAN/2017

Karina Moreira

Formada em História, é membro do Grupo de Estudos de Histórias em Quadrinhos de Franca (GEHQ). Há anos não consegue viver sem sua dose diária de animes e mangás, o que aumentou seu interesse pela cultura japonesa, e espera conseguir dominar o complexo idioma dos kanji um dia... De vez em quando, gosta de desenhar e passar a madrugada rindo de vídeos de pegadinhas.
AvatarKarina-1-150x150 Primeiras Impressões: Temporada de Animes JAN/2017

Latest posts by Karina Moreira (see all)

2 thoughts on “Primeiras Impressões: Temporada de Animes JAN/2017

  1. uHASuHASuaHsa esses prints de coments sempre me matam ‘Mad Moe: Fury Road’ kkkkk
    Pelas descrições dos que ainda não acompanho acredito que vou dar uma conferida em Onihei (difícil acompanhar porque não está na crunchy, mas vou me esforçar)…
    Youjou Senki foi um dos que achei até agora mais promissor, pois não tinha expectativas nele e me surpreendeu bastante.
    Eu ainda citaria ACCA 13-ku Kansatsu-ka, que tem uma trilha muito boa, apesar do ritmo lento, a animação me lembrou um pouco Cowboy Bebop (o personagem principal Jean fuma bastante, talvez por isso), só que em outro contexto, com uma trama política densa…mais ou menos por aí
    xD

    1. Eu também racho de rir com alguns comentários, ahusahs, esse aí foi muito bom mesmo xD
      Pois é, uma pena não ter Onihei na Crunchy. Como é anime histórico, eu logo me interessei, hehe. Eu também estou gostando de Youjou Senki, acho que a partir do segundo episódio foi quando a galera se empolgou mais. E valeu pela recomendação, talvez eu comece a assistir ACCA 13-ku Kansatsu-ka, assim como peguei Sangatsu no Lion por recomendação sua, que aliás, só não apareceu nas minhas reviews ainda porque eu gostei tanto que estou preparando uma review só pra ele quando for finalizado 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *