Anime: High Score Girl

1

Procurando o que assistir durante a temporada passada, topei com um anime que pareceu interessante pela sinopse. Resolvi conferir e não me arrependi. Trata-se de High Score Girl, adaptação do mangá de mesmo nome, do artista Rensuke Oshikiri, serializado de 2010 até setembro de 2018. A versão anime, que faz amplo uso de CGI, conta com 12 episódios e foi ao ar nessa última temporada do verão japonês.

high_score_girl1 Anime: High Score GirlA história se passa no começo dos anos 90, no Japão. Haruo Yaguchi é um estudante viciado em arcades, que se acha muito bom, até topar com uma garota que o derrota no Street Fighter. Surpreendentemente, trata-se de sua colega de classe, Akira Oono, uma menina silenciosa (praticamente muda!) criada em berço de ouro, mas que também tem o mesmo vício por video games e por esse motivo é uma frequentadora de arcades, algo que ninguém poderia imaginar. Não fosse pelo hobby que compartilham, a aproximação dos dois seria bem improvável, mas ali surge uma inusitada amizade, e quem sabe mais do que isso…  Além de Oono, outra garota entra em cena, Koharu Hidaka, que também se torna amiga do protagonista Yaguchi, mas a interação dos dois é bem diferente: Koharu é mais comunicativa e só começa a se interessar por jogos após conhecê-lo, e pode-se dizer que seu interesse vai um pouco além dos jogos.

Anúncios

Este lançamento da última temporada poderia ser mais uma simples comédia romântica se não fosse pelo amor transbordante pelos arcades e video games, retratando uma época em que estavam em alta no Japão. Ainda hoje, os arcades não morreram por lá. Apesar de seu número ter reduzido significativamente nas últimas décadas, é possível topar com locais e máquinas do tipo em certos lugares. Certamente ainda são mais populares lá do que aqui no Brasil. De acordo com uma matéria do site Kotaku, estima-se que cerca de 4.800 arcades ainda estejam ativos por lá. Uma vantagem é que muitas das produtoras de jogos são japonesas e ainda produzem versões para as máquinas. No entanto, o sucesso dos consoles acabou levando esse tipo de entretenimento cada vez mais para dentro da casa das pessoas, mudando hábitos e tendências.

O anime se passa justamente nessa época, nesse momento de transição, com alguns nomes de peso no mundo dos consoles, adquiridos pelos próprios personagens, como Sega Saturn, GameBoy, PlayStation… É justamente esse contexto que torna o anime tão cativante. A nostalgia é garantida para quem viveu essa época, mesmo no Brasil. Quem não se lembra do primeiro console, da infância despreocupada com longas tardes em frente à televisão e o controle de video game na mão? Não apenas os consoles são destaque nesse anime, mas também os próprios jogos! Street Fighter, Mortal Kombat, King of Fighters, Darkstalkers, Virtual Fighter, Tekken, são apenas os mais famosos mencionados. Há vários outros, alguns desconhecidos por aqui.

high_score_girl2 Anime: High Score Girl

Os jogos se tornam o principal elo que une os personagens dessa história. São um dos elementos mais interessantes do anime, que mostra cenas reais desses jogos, menciona certas maneiras de jogar (quem nunca se irritou com pessoas que ficam sempre nos mesmos golpes?), mostra a expectativa a cada lançamento anunciado, as filas dos arcades após esses lançamentos, dentre outros momentos interessantes para os gamers. O anime foi concluído em setembro, terminando num cliffhanger, mas felizmente terá continuação em fevereiro de 2019. Também está previsto para sair na Netflix agora em dezembro, e com certeza conquistará mais pessoas.

Nota: 6/10

printfriendly-pdf-email-button-notext Anime: High Score Girl
The following two tabs change content below.
AvatarKarina-1-150x150 Anime: High Score Girl

Karina Moreira

Formada em História, é membro do Grupo de Estudos de Histórias em Quadrinhos de Franca (GEHQ). Há anos não consegue viver sem sua dose diária de animes e mangás, o que aumentou seu interesse pela cultura japonesa, e espera conseguir dominar o complexo idioma dos kanji um dia... De vez em quando, gosta de desenhar e passar a madrugada rindo de vídeos de pegadinhas.
AvatarKarina-1-150x150 Anime: High Score Girl

Latest posts by Karina Moreira (see all)

1 thought on “Anime: High Score Girl

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *