Resenha: Drácula de Bram Stoker – A obra completa

5

Quem nunca sonhou com vampiros, assistiu a filmes, até mesmo jogou RPG baseado nessas criaturas da noite? Quem nunca quis encontrar o temido Conde Drácula em suas aventuras? Vampiros permeiam nosso imaginário desde sempre. Muito disso é graças ao escritor irlandês Abraham “Bram” Stoker, autor do romance gótico Drácula, obra na qual a história em quadrinhos aqui resenhada é baseada.

A obra original, publicada em 1897, é contada através de cartas trocadas entre os personagens, além de registros em diários. O principal personagem, Jonathan Harker, é um jovem que viaja até a Transilvânia para prestar serviços a um Conde local. Enquanto está hospedado, vê muitas coisas estranhas no castelo do tal Conde, e lá se aventura tentando escapar, quando a situação fica “insustentável”. Mina Murray, noiva de Jonathan, além de conversar com o noivo, também troca cartas com Lucy, sua melhor amiga, onde conversam sobre vários assuntos diversos.

Anúncios

Até que a coisa começa a ficar séria, onde é necessária a intervenção do Dr. Abraham Van Helsing por sua especialidade em doenças “obscuras”. A partir daí tudo fica ainda mais interessante, pois surgem os primeiros vestígios dos vampiros, e Drácula se mostra mais próximo do que imaginam.

Os capítulos finais são voltados às estratégias do que é preciso fazer para deter o morto-vivo. E sobre a precisão que necessitam para que o plano seja bem sucedido. Tudo ainda contado por meio de cartas, telegramas e diários.

A história em quadrinhosDrácula-Completo-300x300 Resenha: Drácula de Bram Stoker - A obra completa

A adaptação publicada pela Mythos conta exatamente essa história, com a troca de cartas e telegramas, além de incorporar alguns elementos do célebre filme do Drácula, onde Jonathan Harker, interpretado por Keanu Reeves vai ficando com o cabelo grisalho no decorrer da trama. A adaptação foi feita por Leah Moore e John Reppion, já a arte de Colton Worley é o ponto forte e o diferencial da história. A ilustração combina muito com o ar soturno da história contada… é um casamento perfeito. As capas são feitas pelo já renomado John Cassaday, confirmado na CCXP deste ano, na qual haverá uma boa oportunidade de conseguir um autógrafo do capista.

A revisão é o ponto negativo, por possuir vários erros, principalmente de digitação e, por isso se repetir várias vezes, atrapalha um pouco a leitura. Mas nada que tire o brilho da obra. E para quem é fã do Drácula, já leu o livro e já viu o filme, essa HQ é essencial.

printfriendly-pdf-email-button-notext Resenha: Drácula de Bram Stoker - A obra completa
The following two tabs change content below.
AvatarJean-150x150 Resenha: Drácula de Bram Stoker - A obra completa

Jean Bonjorno

Formado em jornalismo, leitor de quadrinhos, costumava escrever alguns poemas quando adolescente. São Paulino, antes de entrar pro mundo dos quadrinhos, colecionava camisas de futebol (hoje não é possível manter as duas coleções =/). Baixista e roqueiro, por que tudo na vida tem que ter uma trilha sonora... e que seja uma boa trilha sonora!

5 thoughts on “Resenha: Drácula de Bram Stoker – A obra completa

  1. cara eu so queria dizer que comprei isso ai pra ler depois de ver esse seu post e so quero agradecer pq adorei achei muito bom mesmo vlw a dica

    1. É o livro todo… Do início ao fim… Tem casos de adaptações que dividem o livro em mais de um encadernado… Esse no caso é o livro todo em um só.

  2. amo o Cassaday… conheci na fase dele do Capiao America, cujas capas viraram posteres e ate foram reproduzidas no filme do Sentinela da Liberdade…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *