Maxiverso

Stranger Things terá universo expandido em livros, HQs, jogos…

O seriado exclusivo do Netflix, Stranger Things, que se tornou uma febre mundial desde seu lançamento em 2016, em breve irá estrear sua terceira temporada. Mas enquanto o cultuado seriado não vem, o famoso canal americano começa a faturar em cima de vários produtos, tentando expandir ao máximo seu “tesouro” junto ao público cativo, criando histórias que incorporam o chamado “universo” da série de TV. Fato alias, que é bastante comum em ícones culturais famosos do cinema e TV, como os filmes de super-heróis em quadrinhos como a Marvel e DC ou os filmes da Saga Star Wars, ou o universo quase infinito de Star Trek e até o universo literário e cinematográfico do famoso bruxinho Harry Potter, para dizer os mais famosos.

Os criadores da série, os irmãos Duffer, chegaram a falar antes da estréia da segunda temporada em 2017 que não queriam trabalhar em expandir o universo na ocasião:

“Não é Star Wars. Não estamos criando um universo gigante. Neste momento é muito específico sobre esta cidade de Hawkins e essas crianças. O título [da série] significa que pode transitar para outras histórias de estilo sobrenatural que não estão especificamente relacionadas a esses eventos, mas é difícil de saber. Passamos talvez 10 minutos falando sobre isso. Existe muito disso em Hollywood. É perigoso porque todos estão tentando criar esses universos que abrangem vários filmes, mas nem criaram as bases. Star Wars [para fazer isso com sucesso] teve que ser construído. Estamos olhando para esses erros. Vamos fazer uma boa série. Então, se conseguirmos não arruinar isso, podemos conversar além disso. Nós não temos o gene de J. J. Abrams – para o bem ou para o mal.”

Agora que a série parece ter realmente caído no gosto popular, eles parecem mudar de ideia.

Os Livros

strangerbooks Stranger Things terá universo expandido em livros, HQs, jogos...

Em Junho de 2018, a Netflix anunciou uma parceria com a Random House para publicar no mínimo três livros até 2019 quando a terceira temporada do famoso seriado será lançada. Serão guias de referências para os fãs.

Em  20 de abril de 2017 ocorreu o lançamento nos Estados Unidos de Notes from the Upside Down, mas era um guia não autorizado sobre Stranger Things, escrito por Guy Adams e lançado pela editora Simon e Schuster. Trás coisa muito interessantes para os fãs da série, como descobrir quais as origens do programa, incluindo a teoria misteriosa do Projeto Montauk; uma playlist super útil dos anos 80 (claro), as influências dos irmãos Duffer em filmes de Steven Spielberg e livros de Stephen King.

Em 30 de outubro de 2018 foi lançados Stranger Things: World Turned Upside Down – The Official Behind-The-Scenes Companion, um livro sobre os bastidores do seriado, rascunhos de roteiro, entrevistas com membros do elenco e até uma prévia do que deve acontecer na terceira temporada da série, marcada para meados de 2019.

Em 13 de novembro de 2018 foi laçando também nos EUA, How to Survive in a Stranger Things World, que é um “guia de sobrevivência” para os fãs sobre o mundo fictício criado no seriado, incluindo o chamado “mundo invertido”. O livro em capa dura irá ajudar a guiá-lo através da escola, amizades e segredos mais escuros da cidade de Hawking. Entre os conteúdos do livro, estão partes como uma descrição de Dustin (Gaten Matarazzo), uma explicação sobre a evolução e origem dos Demagorgons, e até um decodificador de código morse utilizado por Eleven (Millie Bobby Brown) na série. Com imagens coloridas da série e citações de Dustin, Steve, Eleven e os outros, é certo que irá emocionar fãs de todas as idades.

Em setembro de 2018, a Netflix, anunciou parceria com a Editora DelRey Books para lançar romances baseados na série.

Suspicious Minds, escrita por Gwenda Bond, será o primeiro romance oficial da série, a ser publicado oficialmente em fevereiro de 2019. O história do romance será centrada na personagem secundária, Teresa “Terry” Ives, a mãe biológica da jovem Jane (Eleven). A trama, que se passa antes dos eventos de Stranger Things, começará com o tempo em que a mãe de Eleven passou no experimento da MK Ultra.

A boa notícia é que a Editora brasileira Intrínseca confirmou durante a CCXP 2018, irá lançar o livro no Brasil durante o primeiro semestre de 2019.

Quadrinhos:

Produzido por Jody Houser, Stefano Martino and Keith Champagne, a editora americana Dark Horse, conhecia nos anos 90 por várias adaptações de filmes de cinema, está lançando uma minissérie em 4 edições de Stranger Things, que teve o seu primeiro volume lançado digitalmente e fisicamente no dia 26 de setembro de 2018.

De acordo com a autora Jody Houser (que já trabalhou nos quadrinhos de Orphan Black, da IDW), “a história é basicamente a perspectiva de Will sobre os eventos da primeira temporada, então estamos vendo como ele sobreviveu no Mundo Invertido“. Ela cita como exemplo dessa outra perspectiva os momentos quando a mãe de Will ouvia sua voz, mostrando, nos quadrinhos, onde ele realmente estava e o que ele fazia naqueles momentos. “Eu queria que a HQ fosse percebida como um possível artefato dos anos 1980, da mesma forma que a série.”

“Tínhamos uma lista de possíveis histórias da Netflix e ver o lado de Will dos eventos da primeira temporada foi o conceito que mais chamou minha atenção. Explorar tanto o Mundo Invertido quanto o personagem que não vimos tanto naquela temporada parecia uma ótima ideia, e algo que sei que eu gostaria de ler como fã.”

“Acho que vamos aprender que talvez Will seja muito mais forte do que as pessoas lhe deram crédito; ele se foi por um longo tempo, e ainda assim ele é o único que sai vivo no final”, completa Houser, que consultou os irmãos Duffer (criadores de Stranger Things) para que sua história se encaixasse na estrutura que eles estão construindo para a série e sua próxima temporada, que será lançado em Julho de 2019 no Netflix.

Trailer:

Não sabemos se alguma editora nacional tem algum interesse em lançar este material no Brasil.

Stranger Things 3: The Game

Em dezembro de 2018, durante o Game Awards, os irmãos Duffer, criadores da série, anunciaram Stranger Things 3: The Game, um jogo retrô com gráfico 16 bits.

Este jogo será lançado em 2019 para Xbox One, PlayStation 4, Nintendo Switch e PC, posteriormente. O jogo é desenvolvido pelo estúdio BonusXP e vai acompanhar os eventos da futura terceira temporada do seriado, cuja estreia está marcada para o segundo semestre de 2019.

O trailer pode ser visto abaixo:

Novidades sobre a terceira temporada serão anunciadas em breve !!!


[RM-RS – DEADLINE –  HOLLYWOOD REPORTER]


 

Avaliação
The following two tabs change content below.
AvatarRicardo-150x150 Stranger Things terá universo expandido em livros, HQs, jogos...

Ricardo Melo

Profissional de TI com mais de 10 anos de vivência em informática. Tem como hobby assistir seriados de TV, ir ao cinema e namorar!!! Fã de rock'n'roll, música eletrônica setentista, ficção-científica e estudos relacionados a astronáutica. Quis ser astronauta, mas moro no Brasil... Os anos 80 foram meu playground!

leave a reply

Contate-nos

Contate-nos por email ou nos procure nas redes sociais

soleblog.brasil@gmail.com

  • Top 7 personagens icônicos de séries
  • Top 7 Filmes diferentes do convencional
  • Top 7 Maiores Compositores de Trilhas Sonoras do Cinema
  • Top 7 robôs mais importantes da ficção II
Back to Top