Oscar 2019: Previsões e Críticas

19

Voltamos com nosso exercício anual de previsões sobre a premiação do Oscar 2019.

Este ano em prol de uma maior audiência (leia-se atender todos os números musicais e diminuir o tempo de cerimônia), a academia quase deu um tiro no pé ao anunciar que não transmitiria as premiações de melhor edição e fotografia. Sinceramente é algo no mínimo irresponsável de quem deveria conhecer sobre Cinema, mas depois da reclamação de inúmeros diretores de peso como Scorsese, Alfonso Curarón e Iñárritu, os realizadores voltaram atrás; assim como a ideia de criar o prêmio de filme mais popular (leia-se marretar um espaço para os filmes baseados em quadrinhos).

Anúncios

Enfim, espero que gostem de nossa pequena análise e palpites para a cerimônia (os asteriscos indicam as apostas de vencedores e se estiver em negrito, temos crítica no site):

Melhor filme

Roma ganhou os principais prêmios antes do Oscar. O único “risco” seria a academia, no último segundo, implicar com o filme de Cuarón por ser de língua estrangeira. Neste caso, abriria a porta para Vice e até mesmo Green Book, que não obteve tanto espaço na corrida, mas agrada em cheio a academia por não correr muitos riscos. Mas não acredito em uma reviravolta “cinematográfica”, então é Roma na cabeça. E como prêmio de consolação, vale lembrar a indicação de um filme baseado em quadrinhos para a categoria com Pantera Negra, algo que já deveria ter acontecido com O Cavaleiro das Trevas, dez anos atrás.

Pantera Negra
Green Book – O Guia
A Favorita
Roma *
Vice
Nasce uma Estrela
Infiltrado na Klan
Bohemian Rhapsody

Direção:

Dificilmente o prêmio sairá das mãos de Alfonso Cuarón, mesmo que Roma não leve como melhor filme. E, particularmente falando, caso haja alguma surpresa, não ficaria decepcionado!

Pawel Pawlikowski (Guerra Fria)
Spike Lee (Infiltrado na Klan)
Alfonso Cuarón (Roma) *
Yorgos Lanthimos (A Favorita)
Adam McKay (Vice)

Ator:

Bem… admito certa implicância com Bohemian Rhapsody, mas Rami Malek interpretando um astro da música até hoje idolatrado conta muito; fora claro que sua interpretação é elogiável. Christian Bale corre por fora fazendo sombra, mas pesa o fato de interpretar uma figura polêmica dentro de um cenário polarizado como da política americana – e ainda vivo.

Bradley Cooper (Nasce uma Estrela)
Willem Dafoe (No Portal da Eternidade)
Viggo Mortensen (Green Book)
Rami Malek (Bohemian Rhapsody) *
Christian Bale (Vice)

Atriz:

Assim como no ano passado este ano também é barbada: Glenn Close! Não que não haja outras candidatas ao prêmio (Olivia Colman, por exemplo, está fantástica), mas seria desperdiçar a chance de premiar finalmente uma da mais respeitadas atrizes de Hollywood e que já bateu na trave várias vezes.

Melissa McCarthy (Poderia Me Perdoar? )
Yalitza Aparicio (Roma)
Olivia Colman (A Favorita)
Lady Gaga (Nasce uma Estrela)
Glenn Close (A Esposa) *

Ator Coadjuvante:

Outra barbada da noite: Mahershala Ali. Ao se candidatar como coadjuvante e não principal, as chances de perder são pequenas. O ator esta muito bem como pianista em Green Book.

Sam Elliott (Nasce uma Estrela)
Sam Rockwell (Vice)
Richard E. Grant (Poderia Me Perdoar?)
Mahershala Ali (Green Book – O Guia) *
Adam Driver (Infiltrado na Klan)

Atriz Coadjuvante:

Umas das categorias mais disputadas da noite. Emmy Adams a qualquer momento vai ganhar seu Oscar, portanto seria questão de deixar para um papel principal e não como coadjuvante. Assim, Emma Stone e Rachel Weisz dividem os votos pelo mesmo filme, fazendo com que Regina King lidere a categoria e tenha grandes chances de vencer.

Amy Adams (Vice)
Emma Stone (A Favorita)
Rachel Weisz (A Favorita)
Regina King (Se a Rua Beale Falasse) *
Marina de Tavira (Roma)

Roteiro Original:

O roteiro de A Favorita é redondo e conta com um humor típico dos filmes de Yorgos Lanthimos e é o grande favorito (desculpe o trocadilh). Green Book corre por fora, mas venceu poucos prêmios na temporada, mas não seria uma surpresa. Vice tem poucas chances de repetir o feito de A Grande Aposta em 2016 (também escrito pelo diretor Adam Mckay).

Green Book – O Guia
Roma
Vice
No Coração das Trevas
A Favorita *

Roteiro Adaptado:

Spike Lee tem a grande chance de ganhar o Oscar com o excelente Infiltrado na Klan. O único risco para Lee seria o pouco comentado Se a Rua Beale Falasse, do diretor do grande vencedor de 2017, Moonlight.

Se a Rua Beale Falasse
Nasce uma Estrela
Poderia Me Perdoar?
Infiltrado na Klan *
A Balada de Buster Scruggs

Animação:

Categoria bem disputada. Até o ano passado qualquer disputa em que a Pixar estivesse envolvida seria barbada (principalmente sendo um longa de Brad Bird), mas jamais podemos subestimar o poder da Marvel e do Homem Aranha, ainda mais depois da excelente repercussão de Aranhaverso. Portanto, acredito que este ano mesmo com Ilhas dos Cachorros de Wes Anderson e seu maravilhoso stop motion e o belo Mirai (como a “desvantagem” de ser estrangeiro), Homem Aranha: no Aranhaverso vence.

WiFi Ralph
Ilha de Cachorros
Homem-Aranha : no Aranhaverso *
Os Incríveis 2
Mirai

Melhor filme estrangeiro:

Uma categoria que deveria ser mais valorizada no Oscar, mas como estamos falando de uma premiação do cinema americano fica difícil. Todos os filmes são excelentes (todos podem facilmente ser incluídos como melhores do ano). Mas se houver uma justiça (algo as vezes pouco atrelado ao Oscar), o diretor Pawel Pawlikowski de Guerra Fria ganharia o prêmio. Seria a única chance de premiar o filme, até porque com Roma disputando as principais categorias, não teria porque ganhar nesta categoria. E é aí que fica a dúvida : Roma ganhando podermos ter uma surpresa no melhor filme.

Cafarnaum (Líbano)
Nunca Deixe de Lembrar (Alemanha)
Roma (México)
Guerra Fria (Polônia) *
Assunto de Família (Japão)

Documentário:

Categoria complicada, pois nem todos estão disponíveis, então fica difícil ter um parâmetro. Mas seguindo a lógica, Free Solo e RBG disputam o prêmio.

Of Fathers and Sons
Free Solo *
RBG
Minding the Gap
Hale County this Morning, the Evening

Direção de Arte:

Filmes de época sempre são favoritos, e não seria diferente com A Favorita. E não é para menos devido ao seu visual arrebatador!

Roma
Pantera Negra
O Retorno de Mary Poppins
A Favorita *
O Primeiro Homem 

Fotografia:

Comentei que a fotografia de Roma tinha uma textura preta e branca como raramente vi. E por isso é favorito. Menção honrosa para Guerra Fria cujo trabalho, também em preto e branco, é tão belo quanto!

Guerra Fria
Nunca Deixe de Lembrar
Roma *
Nasce uma Estrela
A Favorita

Figurino:

Seguindo a lógica da direção de artes, figurino é um dos grandes destaques de A Favorita. Sem surpresas.

O Retorno de Mary Poppins
Pantera Negra
A Favorita *
A Balada de Buster Scruggs
Duas Rainhas

Maquiagem:

Outra categoria que não devemos ter surpresa. O trabalho em Vice é excelente, tanto Christian Bale quanto Sam Rockwell estão perfeitamente caracterizados de Dick Cheney e George Bush.

Vice*
Border
Duas Rainhas

Edição:

Contando décadas de fatos da história em poucos tempo, era primordial que edição fosse fundamental para dar liga aos fatos. Portanto, Vice é o grande favorito!

Bohemian Rhapsody
Green Book – O Guia
Vice *
A Favorita
Infiltrado na Klan

Trilha Sonora:

Categoria equilibrada, e Se a Rua Beale Falasse tem os mesmo profissionais de Moonlight e Mary Poppins tem chances pela aura que carrega do imaginário cinematográfico. Fora estes dois, seria uma surpresa.

Pantera Negra
O Retorno de Mary Poppins
Infiltrado na Klan
Se a Rua Beale Falasse *
Ilha de Cachorros

Canção Original:

Shallow ganhou vários prêmios e conta com um diferencial na audiência: Lady Gaga! Decisão técnica, política ou populista? Você decide.

“I’ll Fight” (RBG)
“The Place Where Los Things Go” (O Retorno de Mary Poppins)
“When a Cowboy Trades His Spurs for Wings” (A Balada de Buster Scruggs)
“Shallow” (Nasce uma Estrela) *
“All the Stars” (Pantera Negra)

Efeitos visuais:

Os Vingadores já tinham sido indicado anteriormente. Este ano, com a campanha pesada do estúdio para premiar finalmente o gênero, as chances diminuem para os outros candidatos. Minha preferência seria para O Jogador Nº 1, mas qualquer um que ganhar não será injusto.

O Primeiro Homem
Han Solo: Uma História Star Wars
Vingadores: Guerra Infinita
Christopher Robin – Um Reencontro Inesquecível
Jogador nº 1 *

Edição de Som:

Categoria que costuma premiar em conjunto com mixagem, portanto, O Primeiro Homem é o grande favorito.

Um Lugar Silencioso
Bohemian Rhapsody
O Primeiro Homem *
Pantera Negra
Roma

Mixagem de som:

Assim com edição de Som, O Primeiro Homem deverá vencer. Não teria sentido premiar Bohemian Rhapsody, pois sendo assim (por esse “critério”), que o prêmio fosse para Nasce uma Estrela.

Bohemian Rhapsody
Pantera Negra
O Primeiro Homem*
Roma
Nasce uma Estrela

Curta-Metragem: 

Como não assistimos todos, ficaremos devendo. De qualquer maneira apostamos em Fauve devido à sua caminhada pelos festivais.

Marguerite
Skin
Detainment
Mother
Fauve *

Curta-Metragem de Animação:

Opa, um deles é da Pixar, então… Mas se a academia quiser mesmo mostrar que esta mudando, Animal Behaviour deveria ganhar.

Weekends
One Small Step
Bao *
Animal Behavior
Late Afternoon

Curta-Metragem de Documentário:

Period end of Sentence é forte é contemporâneo e seu concorrente direto (A Night at the Garden), sobre uma convenção nazista em pleno Madison Square Garden , apesar de chocar, peca pela estrutura.

Period end of Sentence *
Black Sheep
End Game
Lifeboat
A Night at the Garden

E você, acha que o resultado será diferente dos que apostamos aqui?

printfriendly-pdf-email-button-notext Oscar 2019: Previsões e Críticas
The following two tabs change content below.
FB_IMG_1634308426192-120x120 Oscar 2019: Previsões e Críticas

Rodrigo Rodrigues

Eu gosto de Cinema e todas suas vertentes! Mas não aceito que tentem rescrever a historia ou acharem que cinema começou nos anos 2000. De resto ainda tentando descobrir o que estou fazendo aqui!

19 thoughts on “Oscar 2019: Previsões e Críticas

  1. no fim a cerimonia foi meio que decepcionante, muitos premios nao é que vc discorda é que vc ve que o premio nao foi pro melhor foi pro que ia dar mais repercussao de raça, cor, genero, minoria, etc…

    1. Ioio
      Bem vindo,
      Entendo sua opinião , mas cuidado com este discurso. O Cinema premiou durante décadas filme com heróis brancos, héteros e americanos. E no momento que parte que nunca se viu representada tem finalmente a oportunidade de mostrar seu ponto de vista, não podemos dizer que foi feito por “cota” ou algo assim. O Cinema é uma maquina de empatia e precismos conhecer outras maneira de ver. Podemos discutir vários pontos que você ache que um filme assim não merecia, aí é outra estória, mas somente para dar repercussão por ser de minorias, não.
      Abraço

    2. mas Rodrigo vc nao acha que só venceu por isso? alguem em sã consciência acha que esse era o melhor filme na disputa, ou o segundo melhor? o próprio Spike Li ficou revoltado com a escolha e ele tinha todos os motivos do mundo pra aplaudir, mesmo ele nao vencendo

    3. IoIô
      Antes de mais nada, bem vindo novamente e obrigado por fomentar a discussão sobre o texto. Essa é a intenção!

      Vamos lá :
      No caso de Green Book realmente ele não ‘merecia’ mesmo sendo um bom filme. Mas devemos lembrar que merecimento nem sempre anda junto como o Oscar e sim como se vendeu. Se dentro deste pacote o merecimento vir junto, ótimo! o que não é o caso.

      Green Book nem de longe era o melhor, concordo com você, mas a academia ainda não permite premiar algo mais audacioso e direto como ‘Infiltrado na Kan’, infelizmente. Green Book era aquele filme que ao premiar a academia estaria dizendo algo : estou premiando um filme que fala sobre racismo. Mas Green Book (que é um bom filme) e inofensivo e nem de longe expõe as feridas como o filme de Spike lee; repetindo exatamente algo que aconteceu 30 anos atras quando ‘Conduzindo Miss Dayse’ venceu ‘Faça a coisa certa’.

      Se houvesse um vencedor justo na premiação, realmente poderia ser o filem do Spike lee ou Roma (mas a briga com a netflix nao permitiu).

      Abraço

  2. Pra mim o filme do Queen foi maravilhoso, eu adorei, nao vejo nenhum defeito nele, nao sei pq vcs sao contra o filme so pq é sobre uma banda de rock?

    1. Milton
      Bem vindo
      Da minha parte o fato de ser de banda de Rock não influencia, até porque também gosto muito da banda!
      O filme apresenta problemas na estrutura, não traz nada de novo e foi feito apenas para justificar o uso das músicas mais famosas. Soa maniqueísta e falho. Não é um filme ruim, mas não ganhar tantos prêmios é uma distância enorme
      Como cinema isso é muito pouco!
      Abraço

  3. foram no politicamente correto, o Conduzindo Miss Daisy do novo seculo… Roma é tecnicamente infinitamente melhor – e o premio de melhor diretor do Cuaron prova isso – e até a Favorita ainda podia ganhar de forma justificada, mas Green Book? cumprimento de agenda política – justa, diga-se, mas nao no aspecto tecnico uma pena

    1. em tudo! Lay Gaga duplamente premiada (nao creio que merecia nenhum dos dois premios) Boemian Rapisody faturando premios so pq galera se emociona vendo o filme (alias premiar esse filme por aquela edicao tosca chega a ser absurdo) fora outros premios controversos, ou seja, cerimonia desse ano so pra cumprir agenda de engajamento

    2. Boemiam é um excelente filme qual problemas vc viu nwle?

  4. José Mesquita de Rondonopolis que fiquei abestado com algumas premiacoes Green Book ser melhor filme melhor que Romma e Favorita nunca nem aqui nem na chia como vc explica essa Maxiverso?

  5. Vc argumentou bem sobre quem deveria vencer… mas os resultados divergiram muito. Estou ansiosa pra ver os comentários pós premiação.

    1. Marcela
      Bem vinda
      Vou escrever os comentários pos premiação
      abraço

  6. Dificil entender o resultado… ou a Academia quis mostrar que ela nao tem que seguir a opiniao publica sobre os favoritos, só pra mostrar que é assim e pronto, ou entao a gente deixou de entender os criterios da Academia pra premiar…

    1. Abud

      Bem vindo
      No caso de melhor filme, era fato que , ao premiar Roma como melhor filme estrangeiro, ele não ganharia como melhor filme para não favorecer tanto a netflix.
      No caso no premio da melhor atriz, ali sim, houve o inexplicável pois Glenn Close ganhou todos os prêmios anteriores.
      Contudo, nada justifica dar o premio de melhor edição para o “Filme do Queen”, este além de inexplicável é ofensivo!
      Abraço

    1. Mesquita
      Bem vindo
      Vamos contar? Não foi bem assim. Algumas surpresas como o fato de Glenn Close não ter ganho surpreendeu todos.
      Alguns foram riscos calculados como figurino e direção de artes. E até mesmo o fato de Roma ter ganho em filme estrangeiro, pois apontei que caso ganhasse, ele corria o risco de não levar como melhor filme
      Acertamos menos que ano passado , isso é fato. Mas errar tudo não foi bem assim!
      Abraço e obrigado pelo comentário

    1. Afepespi
      Bem vindo
      Acho que não foi bem assim..rs
      Abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *