Famoso escritor ficção-científica reivindica recebimento de direitos autorias da Disney

4

O americano Alan Dean Foster é um aclamado e prolífero escritor de ficção-científicas e fantasia. Ele possui uma carreira extensa e rica, além de ter trabalhado com roteiros para cinema e TV. Foster também é conhecido por fazer novelizações de vários filmes para o cinema. E ele possui créditos em filmes de franquias famosas como Star Wars, Star Trek e Alien, entre outros.

A título de exemplo, em 1979 ele foi convidado pela Paramount Pictures para escrever a história do primeiro filme da franquia Star Trek nos cinemas, Jornada nas Estrelas: O Filme. Quanto a novelizações de filmes previamente lançados, talvez uma das suas adaptações mais famosas seja a novelização de Star Wars – Uma Nova Esperança – Episódio IV, que foi lançado nas livrarias 6 meses antes do lançamento do filme nos cinemas, sendo que ele aceitou ser ghostwriter de George Lucas, que aparece creditado no livro. Posteriormente, Foster também escreveu outro romance inédito, Star Wars: Splinter of the Mind’s Eye e recentemente publicou a novelização de Star Wars – Episódio VII – O Despertar da Força. Outro estúdio que contratou Foster para novelizações foi a Twenty Century Fox. Os 3 primeiros filmes da franquia Alien foram novelizados por ele: Alien – O Oitavo Passageiro, Aliens – O Resgate e Alien 3. Recentemente, ele também novelizou o último filme do xenomorfo, Alien – Covenant.

Anúncios

Mudanças corporativas recentes, como a compra da Fox pela Disney, mudaram cenários contratuais em geral quanto a direitos de personagens e filmes. E de autores também.

Por conta disso tudo, também, Foster veio a público informar que após a franquia Star Wars tem sido adquirida pela Disney, ele não recebeu mais nenhum centavo do estúdio. O mesmo vale para os diretos dos livros da franquia Alien. De acordo com Alan Dean Foster, a Disney quer que ele assine um acordo de sigilo antes de prosseguir com as negociações. “Eu assinei muitos NDAs em minha carreira de 50 anos”, escreveu Foster. “Nunca ninguém me pediu para assinar um antes das negociações. Pelo motivo óbvio de que, uma vez que você assine, não poderá mais falar sobre o assunto em questão.” O autor continua: “Cada um de meus representantes neste assunto, com muitas, muitas décadas de experiência em tais negócios, expressa minha perplexidade.” Uma fonte próxima à Disney diz que o NDA é uma prática padrão ao lidar com questões como esta.

alan Famoso escritor ficção-científica reivindica recebimento de direitos autorias da Disney
Alan Dean Foster , escreveu a novelização de Star Wars – O despertar da Força – Episódio VII

Alan Dean Foster continuou dizendo: “Minha esposa tem problemas médicos sérios e em 2016 fui diagnosticado com uma forma avançada de câncer.” Os Escritores de Ficção Científica e Fantasia da América (SFWA) também estão apoiando Foster e suas reivindicações contra a Disney. O autor afirma: “Poderíamos usar o dinheiro. Não caridade: apenas o que mereço. Sempre amei a Disney. Os filmes, os parques, crescendo com o programa de TV da Disneylândia.

Abaixo você pode ler o resto do que Foster tinha a dizer sobre o assunto:

“Caro Mickey,

Temos muito em comum, você e eu. Fazemos aniversário em 18 de novembro. O apelido do meu pai era Mickey. E tem mais.

Quando você comprou a Lucasfilm, você adquiriu os direitos de alguns livros que escrevi. Star Wars, a novelização do primeiro filme. Splinter of the Mind’s Eye, o primeiro romance sequencial. Você me deve royalties sobre esses livros. Você parou de pagá-los.

Quando você comprou a 20th Century Fox, acabou adquirindo os direitos de outros livros que escrevi. As novelizações de Alien, Aliens e Alien 3. Você nunca pagou royalties sobre qualquer um deles, ou mesmo emitiu declarações de royalties para eles.

Todos esses livros ainda são impressos. Eles ainda geram dinheiro. Para você. Quando uma empresa compra outra, ela adquire tanto seus passivos quanto seus ativos. Você certamente está colhendo os benefícios dos ativos. Eu gostaria muito da minha participação minúscula (embora não seja pequena para mim).

Você quer que eu assine um NDA (Acordo de não divulgação) antes mesmo de falarmos. Eu assinei muitos NDAs em minha carreira de 50 anos. Nunca ninguém me pediu para assinar um antes das negociações. Pela razão óbvia de que, depois de assinar, você não pode mais falar sobre o assunto em questão. Cada um dos meus representantes neste assunto, com muitas e muitas décadas de experiência nesse tipo de negócio, expressa minha perplexidade.

Você continua a ignorar solicitações de meus agentes. Você continua a ignorar as consultas da SFWA, Science Fiction and Fantasy Writers of America. Você continua a ignorar meus representantes legais. Eu sei que isso é o que as corporações gigantescas costumam fazer. Ignore solicitações e indagações esperando que o peticionário simplesmente vá embora. Ou possivelmente morra. Mas eu ainda estou aqui e ainda tenho direito ao que você me deve. Inclusive para não ser ignorado, só porque sou apenas um escritor solitário. Quantos outros escritores e artistas por aí você está ignorando?

Minha esposa tem problemas médicos graves e, em 2016, fui diagnosticado com uma forma avançada de câncer. Podemos usar o dinheiro. Não caridade: apenas o que mereço. Eu sempre amei a Disney. Os filmes, os parques, crescendo com o programa de TV da Disneylândia. Não acho que Unca Walt aprovaria a forma como você está me tratando atualmente. Talvez alguém na posição certa não tenha recebido a palavra, embora depois de todos esses meses de solicitações e consultas ignoradas, isso seja difícil de aceitar. Ou como um cara chamado Bob Iger disse…. ‘A maneira como você faz qualquer coisa é a maneira como você faz tudo.’

Eu não estou sentindo isso.

Alan Dean Foster”

A presidente da SFWA, Mary Robinette Kowal, disse: “Se eles estão fazendo isso com Alan Dean Foster, um dos grandes escritores de ficção científica do nosso tempo, então o que eles estão fazendo com os escritores mais jovens que não sabem que um contrato é um contrato? Fontes próximas da Disney dizem que entraram em contato com Foster e o fizeram em março. Eles alegam que ainda estão esperando para ouvir de volta dele. Kowal tinha isso a dizer sobre o assunto: O maior problema tem o potencial para afetar cada escritor. O argumento da Disney é que eles compraram os direitos, mas não as obrigações do contrato. Em outras palavras, eles acreditam que para alterar fundamentalmente a forma como os direitos autorais e os contratos operam nos EUA. Tudo o que um editor teria de fazer para quebrar um contrato seria vendê-lo para a empresa irmã”.


[RM-RS – AVP Galaxy / Alan Dean Foster]

printfriendly-pdf-email-button-notext Famoso escritor ficção-científica reivindica recebimento de direitos autorias da Disney
The following two tabs change content below.
AvatarRicardo-150x150 Famoso escritor ficção-científica reivindica recebimento de direitos autorias da Disney

Ricardo Melo

Profissional de TI com mais de 10 anos de vivência em informática. Tem como hobby assistir seriados de TV, ir ao cinema e namorar!!! Fã de rock'n'roll, música eletrônica setentista, ficção-científica e estudos relacionados a astronáutica. Quis ser astronauta, mas moro no Brasil... Os anos 80 foram meu playground!

4 thoughts on “Famoso escritor ficção-científica reivindica recebimento de direitos autorias da Disney

  1. tenho varios livros dele, mas o FOster nunca foi um grande escritor de fato, ficou famoso pelas obras de SW mesmo

  2. meu Deus! um dos grandes nomes da FC nos ultimos 30 anos, sendo tratado desse jeito!!! as corporações realmente nao estao nem ai pras pessoas…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *