Alien: Serie de TV é confirmada pela Disney e showrunner comenta

12

A franquia Alien talvez seja a terceira space opera mais famosa do mundo da ficção-científica, atrás apenas das franquias Star Wars e Star Trek (ainda que muitos fãs mais ardorosos considerem Star Trek um hard sci-fi e não um space opera).

O primeiro filme, Alien – O Oitavo Passageiro (1979) dirigido por Ridley Scott, “apresentou” a ficção científica somada ao terror, e levou o sci-fi a um nível jamais visto, marcando época e ganhando status de cult ao longo dos anos.

Anúncios

Tanto sucesso resultou no inevitável, e Alien gerou continuações como o aclamado Aliens – O Resgate (1986) de James Cameron, o controverso Alien 3 (1993) de David Fincher e o questionado Alien: Ressurreição (1997) de Jean-Pierre Jeunet, ou seja, gerou continuações que variavam entre boas e regulares.

Posteriormente, vimos o xenomorfo ainda protagonizar dois crossovers desprezíveis com a franquia Predador, nos fraquíssimos Alien vs Predador (2004) e Aliens vs Predador – Requiem (2007), ambas consideradas grandes bombas, verdadeiras bagaceiras.

Posteriormente, o diretor original Ridley Scott tentou resgatar a franquia novamente, fazendo uma nova série cinematográfica prequel, com o mediano Prometheus (2012) e sua fraca continuação Alien: Covenant (2017), que de tão fraca acabou deixando a franquia na geladeira, e desde então o próprio Scott vem tentando convencer a Twenty Century Fox a fazer mais filmes para dar continuidade à sua história que ainda está aberta, mas a Fox parece que não quer mais se envolver novamente, devido a baixa bilheteria do último filme…

Eis então que em 2017 a Disney comprou a Fox (rebatizando o estúdio de apenas Twenty Century) e todo seu acervo de personagens, deixando as dúvidas para um novo filme de Alien ainda mais distantes da realidade. Haviam vários projetos que estavam sendo desenvolvidos para dar continuidade à franquia, incluindo a já comentada continuação de Alien: Covenant, que se chamaria Alien: Awakening, desenvolvido por Ridley Scott. Ou outro projeto de filme que os produtores originais da franquia Walter Hill e David Giler(1943-2020) tentaram montar junto com a atriz Sigourney Weaver (que interpretou a Ten. Helen Ripley nos primeiros filmes) e ainda um suposto filme reticon que o diretor Neill Blomkamp (Distrito 9) tentou desenvolver ignorando os eventos posteriores a Aliens – O Resgate, e trazendo Sigourney Weaver e Michael Biehn de volta a ação. Tudo isto foi ignorado pela Disney. Mas, também havia um projeto de trazer a franquia para a TV

Por volta de março de 2019, o roteirista Noah Hawley, criador das séries Fargo e Legião, esteve envolvido em um projeto de minissérie de TV para o canal FX, na qual tentaria focar no drama humano em uma série com alienígenas assassinos, segundo ele. Mas o próprio Hawley, se mostrou cético de que isto aconteceria, devido a compra da Fox pela Disney, que não parecia mais interessada… Ele também estava envolvido em um novo filme de Star Trek para o cinema, mas seu projeto também foi cancelado, pelo estúdio Paramount.

alien2 Alien: Serie de TV é confirmada pela Disney e showrunner comenta
John Landgraf anunciando a série Alien no Dia dos Investidores da Disney.

Eis então que no dia 10 de dezembro de 2020, durante o evento “Dia dos Investidores da Disney 2020”, onde foram anunciados os futuros projetos oficiais do estúdio Disney, a tão esperada série da franquia Alien foi anunciada pelo Executivo John Landgraf. Foi confirmado o envolvimento e desenvolvimento de Noah Hawley para o canal FX, e que a produção iria se basear nos filmes originais de Ridley Scott, onde seria a primeira história ambientada na Terra! Não foram revelados maiores detalhes sobre a produção, mas Scott poderia participar como produtor executivo, e estavam ainda em negociações com ele.

O anúncio foi seguido por quase 6 meses de total silêncio sobre a produção, e foi quando começaram a aparecer fake news de que a série seria sobre a jovem Ripley antes dos eventos de Alien – O Oitavo Passageiro.

Depois, em uma entrevista da revista Vanity Fair em Julho, falaram de uma possível previsão de lançamento por volta de 2022:

O que vem a seguir para mim, ao que parece, é [uma] série Alien para FX, assumindo essa franquia e aqueles filmes incríveis de Ridley Scott e James Cameron e David Fincher. Esses são ótimos filmes de monstros, mas não são apenas filmes de monstros. Eles são sobre a humanidade presa entre nosso passado primordial parasita e nosso futuro de inteligência artificial – e ambos estão tentando nos matar. Aqui você tem seres humanos e eles não podem ir para frente e eles não podem voltar. Então eu acho isso muito interessante.

“Eu escrevi alguns scripts, os dois primeiros scripts, e estamos procurando fazê-los no próximo outono. Quando você chega a algo com esse nível de efeitos visuais, é necessário preparar muito para isso. O que tem sido realmente esclarecedor é ver que toda a indústria cinematográfica teve que tirar um ano de folga e agora eles estão tentando juntar dois anos de produção em um ano. Portanto, é muito difícil olhar para o planeta Terra e ver onde você pode fazer algo nos próximos seis meses. Todo mundo está correndo para recuperar o tempo perdido. Então, acho que deixaremos essa bolha estourar um pouco e faremos direito.

[A série] não será uma história sobre a Ripley. Ela é um dos maiores personagens de todos os tempos, e acredito que sua história já foi contada perfeitamente. Não quero mexer com isso. Além disso, a trama será ambientada no planeta Terra. Os aliens estão sempre presos; presos em uma prisão, presos em uma nave. Pensei que seria interessante explorar o contrário para que os riscos de ‘o que acontece se não os contermos?’ fossem mais imediatos.”

Em algum nível, também é uma história sobre desigualdade. Você sabe, uma das coisas que adoro no primeiro filme é como ele é um filme dos anos 70, e como é realmente um mundo de caminhoneiros espaciais de colarinho azul em que Yaphet Kotto e Harry Dean Stanton estão basicamente Esperando Godot. Eles são como os personagens de Samuel Beckett, ordenados a ir a um lugar por uma corporação sem rosto e sem nome. O segundo filme é um filme dos anos 80, mas ainda é sobre grunhidos. Paul Reiser é, na melhor das hipóteses, um administrador intermediário. Então, é a história das pessoas que você manda para fazer o trabalho sujo. Então, vocês verão o que acontece quando a desigualdade contra a qual lutamos atualmente não for resolvida. Se nós, como sociedade, não conseguirmos descobrir como apoiar uns aos outros e distribuir a riqueza, então o que vai acontecer conosco? Você pode esperar por uma aventura assustadora e cheia de suspense, que se passará em um futuro não muito distante aqui na Terra.

No dia 06 de Agosto, durante a reunião da Television Critics Association, o CEO do canal FX falou sobre a série baseada em Alien de Noah Hawley, para o Deadline. Segundo ele, a série será “muito fundamentada“. “Vai parecer uma parte do universo cinematográfico que você conhece em termos de Alien“, comentando ainda que “Noah está muito consciente do fato de que há um universo cinematográfico [a ser respeitado]“, mas com “alguma inventividade e originalidade que é exclusivamente Noah. ”

Mais tarde, durante o painel executivo, Landgraf falou sobre como a série é “uma besta … um grande exercício de construção de mundos“, e ele ainda confirmou que a produtora Scott Free de Ridley Scott, está envolvida na produção da série, falando ainda sobre a provável data de lançamento da nova série: “Tenho otimismo de que esse programa pode muito bem ser lançado em 2023”, disse ele. “Provavelmente será lançado em 2023, mas queremos acertar.


[RM-RS – AVP Galaxy / Vanity Fair / Deadline]

printfriendly-pdf-email-button-notext Alien: Serie de TV é confirmada pela Disney e showrunner comenta
The following two tabs change content below.
AvatarBlogger-150x150 Alien: Serie de TV é confirmada pela Disney e showrunner comenta

Maxiverso

A equipe do Maxiverso é composta de redatores e escritores especialistas em diversas áreas, de modo que as notícias postadas serão sempre redigidas e revisadas pelos membros mais qualificados de nosso time.

12 thoughts on “Alien: Serie de TV é confirmada pela Disney e showrunner comenta

  1. nao curti… nada muito animador, e a serie nao tera os elementos canonicos… vai ser um Prometheus em seriado

    1. Não dá pra saber ao certo se terá elementos canônicos…chuto que será entre Aliens – O resgate e Alien 3. Pra saber, temos que esperar a estreia em 2023.

    1. Vamos ter que esperar um ano…:(, mas que venha coisa bem feita.

    1. Não irão desistir fácil destes monstros….a propriedade intelectual (IP) de Alien ainda é muito alta em quadrinhos e games, um dos motivos para Disney não desistir, já que trabalha em diferentes mídias.

  2. Alien é bom sempre… mesmo os filmes novos que nao sao muito bons eu curti assistir… quero mais sim e quero a serie!

  3. nao sei se fico ansiosa, pois adoro Alien, ou temerosa, de sair uma coisa nadaver e maluca que vai destruir o que ainda resta da mitologia do xenomorfo, ja que boa parte dela ja foi destruida pelos filmes Prometheus e Covenant

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *