TRON: ARES – Detalhes sobre o novo filme, novo poster e novo trailer e indicação

A franquia Tron, ganhará seu terceiro filme este ano. Tron: Ares, tem a direção de Joachim Rønning (Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar). Novidades estão chegando a todo momento nestes meses que antecipam seu lançamento. Em abril deste ano, o primeiro poster-teaser e primeiro trailer-teaser, foi revelado ao público.
Agora, um novo trailer oficial e novo poster foi disponibilizado para os fãs no dia 17 de Julho, contendo muita ação e agora com total destaque ao personagem de Jared Leto.
O diretor Joachim Rønning em entrevista para a edição de Junho/25 da Empire Magazine, revelou detalhes das filmagens na qual utilizará técnicas de filmagem inovadoras para aprofundar a imersão na realidade virtual de A Grade, com a Industrial Light & Magic (ILM) tratando o projeto como o “Santo Graal dos gráficos de computador”. A promessa é de uma experiência visual sem precedentes, elevando o icônico mundo digital a um novo patamar.
Rønning explicou que Tron: Ares empregará movimentos de câmera controlados por movimento dentro de A Grade, simulando que um programa está filmando outro programa. Ele detalhou: “O conceito era que um programa está filmando um programa. Então é filmado por um robô.” Essa abordagem visa criar uma sensação de automação e precisão, diferenciando-se das filmagens convencionais. A trama de Tron: Ares também promete uma reviravolta na fórmula dos filmes anteriores, com um personagem de inteligência artificial vindo para o mundo real, em vez de um humano sendo puxado para o virtual.
O projeto da Disney ganhou um painel na San Diego Comic Con 2025, no dia 25/07, com um show de luzes vermelhas impressionantes, uma escolha estética que casa com os visuais de Tron: Ares. O evento teve início com a presença do elenco capitaneado por Jared Leto com Gillian Anderson, Jodie Turner-Smith, Cameron Monaghan, Evan Peters, Hasan Minhaj e Jeff Bridges, veterano da saga que já chegou à mesa brincando que, diante do avanço das IAs, “a rede permanece” e o filme reflete o mundo em que vivemos hoje. Também presente, o criador da franquia Steven Lisberger comentou sobre o primeiro longa da saga, de 1982. “Não é que Tron [Uma Odisseia Eletrônica] estivesse à frente de seu tempo. É que todos os outros estavam atrasados”, comentou em referência a outros filmes de ficção científica da época.
A grande estrela do projeto, Jared Leto, disse que é um “super fã” da franquia e chegou a ter dificuldades para gravar algumas cenas, pois não conseguia parar de sorrir ao contracenar com Jeff. “Este filme simplesmente me cativou. Me levou a um lugar onde eu nunca tinha estado antes e mexeu com minha imaginação”, disse ele. “Nós trabalhamos nesse filme por dez anos”, acrescentou o ator antes de revelar que o filme conta com um clássico “Akira slide” com seu personagem.
Jeff Bridges contou como foi dividir o set com Jared Leto. O ator comentou que Leto manteve seu estilo conhecido de atuação mais imersiva, mas que o clima foi bom: “Ele é um daqueles caras. Cada um tem seu jeito e seu processo, cara”. O veterano seguiu ao lembrar de uma conversa com Leto no set: “Eu não queria ofender o cara como ator, mas falei: ‘Quero ter uma certa intimidade com você. Sei que seu nome é Ares. Posso te chamar de Ar?’ Ele respondeu: ‘Claro, cara! Me chama do que quiser!’ A gente se divertiu bastante”, disse Bridges, arrancando risadas da plateia.
Outra atriz, Greta Lee celebrou a sua participação no projeto e contou como conseguiu o papel. “Eu só queria andar de moto. Pedi aos meus agentes que encontrassem algo em que eu andasse de moto”, brincou ela. “Estou tão animada… é tão especial, é uma honra ter este filme para os superfãs e os fãs mais dedicados, mas acho que temos a oportunidade de trazer novos públicos para Tron. Acho que vamos conectar muitas pessoas com isso.”
O painel foi encerrado com a apresentação das primeiras cenas deste filme que chega aos cinemas em poucos meses, além da divulgação da música “As Alive As You Need Me To Be”, do Nine Inch Nails. Na franquia, a trilha sonora sempre foi um aspecto tão importante quanto a narrativa. Em 19/09, a Disney liberou o vídeo clip oficial da música do NIN:
No mês de agosto, o filme foi envolvido em uma polêmica. Segundo um artigo do The Wall Street Journal, originalmente, a Disney Co. pretendia explorar um personagem elaborado totalmente em A.I.(Inteligência Artificial), ao invés de contratar um talento para desempenhar o tal papel. Visando uma publicidade negativa para a sequência, no entanto, o estúdio desistiu.
Mas afinal quanto tempo se passou cronologicamente do último filme Tron: Legacy lançado em 2010, para Tron: Ares ? Em 14/09, falando a revista SFX, o produtor Justin Springer confirmou que o enredo de Tron: Ares se passa 14 anos depois dos eventos de Tron: O Legado, o segundo filme da franquia. Basicamente, o mesmo tempo que se passou na vida real: “Nós estamos contando uma história que se passa 14 anos depois, e era importante que ela funcionasse por conta própria. Nós não vamos apenas jogar participações especiais para o público. Esse é um tipo de fan service que não serve à narrativa. Mas estamos realmente determinados a surpreender o público”, disse o produtor.
E sobre a questão dos protagonistas do filme anterior, o diretor do filme Joachim Rønning confirmou ao Collider que tentou trazer dois atores : Garrett Hedlund como Sam Flynn e Cillian Murphy (sim, ele mesmo) como Dillinger Jr, mas ambos infelizmente recusaram a oferta: “Essas coisas não são apenas escolhas criativas. Às vezes, os atores simplesmente não querem mais participar. Existem diferentes formas de encarar isso, mas acredito que a história chegou a um ponto em que sentimos que não precisávamos dos personagens antigos no centro das atenções. Queríamos levar isso para uma nova direção e, ao mesmo tempo, honrar o universo em que estamos,”
Mas claro, o ator principal e força motriz de toda franquia, Jeff Bridges, está retornando como Kevin Flynn, fazendo a ligação entre as gerações. Em 11/09, a Disney revelou um vídeo destacando o retorno de Bridges, que protagonizou o filme original da franquia, de 1982.
No mesmo mês, faltando apenas dois meses para o lançamento, ao que tudo indica, o filme ganhou seu corte final, devido a MPA ter classificado o filme como PG-13 (não recomendado para menores de 13 anos), listando que há cenas sensíveis de ação e violência.
Além de Jared Leto, Evan Peters e Jeff Bridges, o elenco do novo filme conta com Gillian Anderson (Arquivo X), Jodie Turner-Smith (Queen & Slim), Greta Lee (Vidas Passadas) e Cameron Monaghan (Gotham).
O primeiro filme da franquia, Tron: Uma Odisseia Eletrônica foi lançado em 1982. Apesar de não ter sido um campeão de bilheterias, praticamente flopando, o filme se tornou cult ao longo do anos, fazendo com que a Disney lançasse uma continuação tardia, Tron: Legacy (2010) que teve um sucesso moderado, com orçamento de US$ 170 milhões e arrecadação de apenas US$ 400 milhões em todo o mundo.
Tron: Ares, será lançado nos cinemas em 9 de outubro.
[RM – Walt Disney Co – SDCC-25 – Empire Magazine – The Wall Street Journa l- SFX Magazine – Collider]

Ricardo Melo

Latest posts by Ricardo Melo (see all)
- TRON: ARES – Detalhes sobre o novo filme, novo poster e novo trailer e indicação - 21/09/2025
- Stranger Things chega em sua 5º e última temporada e prepara spin off… - 07/09/2025
- De Volta para o Futuro – 40 anos de um clássico de aventura temporal - 24/08/2025
- Atualizações do Mundo Geek – Agosto 2025 - 17/08/2025
- Alien: Earth – conheça os detalhes da primeira série de TV baseada da franquia espacial - 27/07/2025