Resenha: Os Pecados dos Pais
Título: The Sins of the Fathers (no Brasil: Os Pecados dos Pais)
Autor: Lawrence Block
Editora: Orion (no Brasil: Companhia das Letras)
Ano: 1976 (no Brasil: 2002)
Páginas: 178
Os Pecados dos Pais é o primeiro livro de um dos detetives mais famosos da literatura – e o mais conhecido de Lawrence Block –, Matthew Scudder. Este era um policial de Nova Iorque até que um dia, ao atirar num bandido, a bala ricocheteia, atingindo uma criança de 5 anos; narrado em primeira pessoa, Matthew Scudders lamenta como este acontecimento poderia apenas ter deixado uma cicatriz feia no rosto do pequeno, mas, pelas infelizes coincidências da vida, acaba o matando.
Este é o background do personagem, mas não o plot do livro.
Quem conhece o Lawrence já está habituado a sua leitura, contudo, para os que não o conhecem, sua escrita é bem envolvente, misteriosa e repleta de elementos da noite nova iorquina, como crimes, prostituição, bebida – muita bebida –, música e nuances de tristeza.
É um dos meus autores favoritos.
Neste livro, o primeiro de seu principal personagem, Matthew Scudders, detetive particular, é contratado por um pai que acabara de perder sua filha. Esta supostamente assassinada pelo suposto cafetão dela. O cara estava na rua com seu pau para fora com o corpo todo coberto de sangue xingando e gritando e a menina fora encontrada morta em seu apartamento, apartamento este que ambos dividiam. E depois se suicidou na cadeia.
Caso encerrado, não é?
É o que a polícia e o pai da menina acreditavam. É o que Matthew Scudder também acreditava. Seu pai apenas contratara Matthew para descobrir mais sobre como sua filha vivia. Ela estava a muito fora de casa, eles não mantinham muito contato… o pai apenas queria saber quem ela era agora que estava morta.
Contudo, entre um café com Bourbon e outro, as coisas vão se divergindo. Matthew, buscando conhece-la, acaba descobrindo alguns fatos sobre o próprio garoto. Perguntas ficam sem respostas. As coisas não batem. O que era para ser apenas um pequeno caso, mas, como todo livro de Lawrence, nada é o que realmente parece.
Personagens surgem. Incertezas surgem. Você só consegue parar de ler na última linha.
Tal como todos trabalhos que li deste cara (que é muito prolífico, diga-se de passagem), este livro é genial!
Vale lembrar que Matthew Scudder foi vivido por Liam Neeson (A Walk Among the Tombstones; no Brasil: Caçada Mortal (2014)) e Jeff Bridges (8 Million Ways to Die; no Brasil: Morrer Mil Vezes (1986)) no cinema.
Matheus Mundim
Latest posts by Matheus Mundim (see all)
- Resenha: O Homem que Caiu na Terra - 07/11/2016
- Billy Bob Volta às telas em nova série da Amazon: Goliath - 25/10/2016
- Resenha: Dias Perfeitos - 15/10/2016
- Discos Memoráveis: Sounds of the Universe - 11/10/2016
- Resenha: A Liga dos Artesãos (Tales Livro 1) - 04/10/2016
cara como nunca ouvi falar desse autor??? rsrs… nem desse personagem???????????????? kkk vou correr atrás dos livros dele ja
Lawrence é sensacional! Você não vai se arrepender. Se ler inglês, me manda um e-mail que te passo um link onde você pode achar eles em ordem! Abs