Resenha: Máscaras – Antes dos Super Heróis, haviam as máscaras!

3

Halloween é tempo de vestir as máscaras e sair às ruas nas brincadeiras nos Estados Unidos. E, aproveitando o momento, por que não falar de uma história em quadrinhos que tem exatamente este título? Máscaras é sobre um grupo de vigilantes noturnos que fazem justiça, deixando bem claro a diferença entre lei e justiça. Palavras estas, que são o centro do enredo de Chris Roberson.

O ano é 1938, Nova Iorque é tomada pelo Partido da Justiça, que usa do poder a ele concedido para oprimir a população e incutir uma lei que não é nada justa. Para trazer de volta a paz para a população, os “mascarados” têm que agir como foras-da-lei. Este grupo é formado por ninguém menos que Sombra, Besouro Verde e seu ajudante Kato e o Aranha; auxiliados por outros vigilantes como o Zorro, Lama Verde, Miss Fury, Terror Negro e Morcego Negro.

Anúncios

A trama é muito bem desenvolvida. Os diálogos, que parecem ter saído de um desenho da Hanna Barbera, são bem interessantes e o caráter investigativo também dá o tom desta aventura. As reviravoltas no roteiro e o final à lá Scooby Doo prendem a atenção do leitor.

Além de uma grande história, a revista conta com a arte de um dos desenhistas mais aclamados dos quadrinhos, Alex Ross, que fez a capa de todas as edições e desenhou o primeiro capítulo.masks-dynamite-1-justice-300x300 Resenha: Máscaras - Antes dos Super Heróis, haviam as máscaras!

O roteiro trabalha muito bem com a vida dupla dos vigilantes e seus compromissos civis, como os tradicionais bailes de gala e eventos sociais típicos da época, e a arte também dá o clima sombrio e noturno.

Uma ótima pedida de leitura para o Halloween.

A história foi publicada recentemente pela Dynamite e distribuída pela Mythos Books em capa dura, com a aventura completa em suas oito edições, e conta com uma extensa galeria bônus, com o roteiro e esboços das páginas, capas e artes feitas por vários artistas diferentes. Uma edição de luxo que vale o investimento. Se você gosta do gênero, lógico.

“O crime é uma erva daninha que se enraíza onde puder. Uma praga debelada em um ponto só a fará brotar em outros. E o mal se aloja no coração dos homens. Quer ele se mascare de “lei”, quer seja sincero em sua vilania, o crime é maligno. Mas é sempre a opção errada. Pois nós estamos aqui para garantir que o crime não compense!” O Sombra.

Feliz Halloween!

printfriendly-pdf-email-button-notext Resenha: Máscaras - Antes dos Super Heróis, haviam as máscaras!
The following two tabs change content below.
AvatarJean-150x150 Resenha: Máscaras - Antes dos Super Heróis, haviam as máscaras!

Jean Bonjorno

Formado em jornalismo, leitor de quadrinhos, costumava escrever alguns poemas quando adolescente. São Paulino, antes de entrar pro mundo dos quadrinhos, colecionava camisas de futebol (hoje não é possível manter as duas coleções =/). Baixista e roqueiro, por que tudo na vida tem que ter uma trilha sonora... e que seja uma boa trilha sonora!

3 thoughts on “Resenha: Máscaras – Antes dos Super Heróis, haviam as máscaras!

  1. que interessante esse lance ai das mascaras, a Dynamite tem um material bem diferenciado vc podia escrever mais sobre as obras deles

  2. Interessante heim legal que vc posta umas coisas aqui que fogem do comum sao boas dicas pra gente que curte e quer material alternativo pra ler vlw mesmo

    1. Obrigado!!! Essa sempre foi minha idéia quando surgiu a oportunidade de contribuir aqui no Maxiverso, não que não vá fazer alguma de um grande clássico da Marvel ou DC, mas eu procuro sempre pegar alguma HQ alternativa. E tem tido um resultado bastante positivo. Obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *