elfen_lied0a Anime: Elfen Lied Uma combinação incomum de moe e gore fazem deste anime um ícone da demografia seinen. Foi lançado em 2004, como adaptação do mangá de mesmo nome, e conta com apenas 13 episódios. Nesta história, além dos humanos, existe uma evolução da nossa espécie, chamada diclonius, de aparência humana, mas com dois pequenos “chifres”, além de habilidades de psicocinese por meio de vetores invisíveis. A protagonista Lucy é uma diclonius que consegue escapar da instituição de pesquisa e experimentos onde era mantida, mas é baleada durante sua fuga. Após cair no mar, é encontrada por Kouta e Yuka, porém, sofrendo de amnésia e com comportamento infantil. Sem nome, identificação, memórias ou sequer a capacidade de se comunicar efetivamente, Lucy passa a ser chamada de Nyuu e a viver com Kouta e sua prima.

Seria o recomeço perfeito não fosse a urgência dos pesquisadores em capturá-la, contratando até mesmo um grupo especial de soldados para realizarem o feito. Um desses soldados, Bandou, é um homem implacável e disposto a levar sua missão às últimas consequências. Essas tentativas de captura da diclonius fugitiva conferem uma dose de ação ao anime, que além de conter cenas de tiroteios com soldados, mostra empolgantes lutas envolvendo essa espécie mutante e o uso de seus vetores. Com o passar dos episódios, passamos a saber mais sobre o passado de Nyuu/Lucy, o que são os diclonii e no que consistem os experimentos da misteriosa instituição por trás da busca da protagonista.

Anúncios

Como muitos sabem pela reputação do anime, ele é realmente explícito nas cenas sangrentas, e mesmo considerado ecchi, não é tão apelativo a ponto de afetar o clima brutal dessa adaptação, embora cenas de fanservice aqui e ali confiram alívio cômico em alguns momentos. Além disso, Elfen Lied tem mais elementos de fantasia científica do que de ficção científica em relação aos diclonii. Com suas habilidades de grande potencial destrutivo, é compreensível, porém questionável, o tratamento que lhes é conferido, já que poderiam se tornar facilmente uma ameaça à nossa espécie. Sendo assim, a forma como cientistas lidam com aqueles que sofreram a mutação pode suscitar questões sobre ética, além de induzir os leitores à empatia. Por falar nisso, o anime tem várias cenas que podem impressionar, e não falo apenas pelo gore e cenas de crueldade, mas também pelos momentos que envolvem auto-sacrifício ou apresentam uma faceta inesperada de algum personagem. Dito isso, o que se questiona por vezes é a necessidade de um conteúdo tão violento, se este teria apenas o efeito de chocar ou se seria realmente necessário à história. Pessoalmente, em vários momentos chega a ser realmente apelativo, porém, o fato de o anime ser permeado por um drama lhe confere mais equilíbrio e relevância apesar dessa banalização da violência. Quanto à sua conclusão, esta pode ser considerada satisfatória pelo toque misterioso dado ao final.

elfen_lied1 Anime: Elfen Lied

Elfen Lied possui uma animação decente para a época em que foi lançado e uma trilha sonora sóbria, que combina com o gênero do anime, com destaque para a melodia da abertura, que ecoa por alguns episódios seja em forma de canto, seja com violinos. Em tempo, a opening desse anime merece uma observação à parte. Mesmo antes de assistir Elfen Lied, já tinha conhecimento de sua abertura por ser lembrada como uma das melhores entre os que conhecem o anime. A opinião geral se confirma, é realmente uma bela opening, estética e musicalmente, já que evoca as pinturas de Gustav Klimt como, por exemplo, O Beijo, O Cumprimento e o Retrato de Adele Bloch-Bauer I. Além do belo visual, a música Lilium, de Griffin, a complementa bem, e é no mínimo curioso topar com músicas em latim eclesiástico numa abertura de anime. Segundo o MyAnimeList, a letra tem trechos da Bíblia, do hino renascentista Ave mundi spes Maria, e também do Theatrum Chemicum, compêndio de escritos de alquimia do século XVII. Como já dito, é curiosa a composição da opening, e as razões por trás dessas escolhas são pouco claras, porém, uma coisa é certa: a tranquilidade transmitida é contrastante com o conteúdo violento da história.

Nota: 6,5/10

printfriendly-pdf-email-button-notext Anime: Elfen Lied
The following two tabs change content below.
AvatarKarina-1-150x150 Anime: Elfen Lied

Karina Moreira

Formada em História, é membro do Grupo de Estudos de Histórias em Quadrinhos de Franca (GEHQ). Há anos não consegue viver sem sua dose diária de animes e mangás, o que aumentou seu interesse pela cultura japonesa, e espera conseguir dominar o complexo idioma dos kanji um dia... De vez em quando, gosta de desenhar e passar a madrugada rindo de vídeos de pegadinhas.
AvatarKarina-1-150x150 Anime: Elfen Lied

Latest posts by Karina Moreira (see all)

4 thoughts on “Anime: Elfen Lied

  1. O mangá é muito bom. A história se fecha de maneira emocionante e é lindo… Sobre o gore discordo que seja excessivo, e creio que se encaixou bem no tipo de clima que o autor quis passar.

  2. Muito bom, a abertura desse anime é maravilhosamente linda, e o terror psicológico que ele transmite, é emocionante, a tragédia envolvendo o cachorro da Lucy me marcou muito!

    1. É um anime que me deixou ansiosa pelos próximos episódios. Concordo, a cena do cachorro é marcante mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *