Alien: Earth – conheça os detalhes da primeira série de TV baseada da franquia espacial

A franquia Alien, começou em 1979, com o já clássico filme de space-opera e terror, Alien – O Oitavo Passageiro, dirigido por Ridley Scott, que não apenas inaugurou um novo gênero dentro da ficção-científica, como iniciou uma sequência de filmes com altos e baixos ao longo dos anos. Por volta de março de 2019, o roteirista Noah Hawley, criador das séries de TV Fargo e Legião, esteve envolvido em um projeto de minissérie de TV para o canal FX, na qual tentaria focar no drama humano em uma série com alienígenas assassinos conhecidos como Xenomorfos, segundo ele. Mas o próprio Hawley, se mostrou cético de que isto aconteceria, devido a compra da Fox pela Disney.
Em 2021, já com o antigo estúdio pertencente a Disney, agora rebatizado de Twenty Century Studios, o projeto retornou a ordem do dia e foi autorizado uma primeira temporada, com a possibilidade de novas serem lançadas, a medida que a audiência comprasse a ideia. O projeto Hawley de enfrentou a epidemia global de Covid-19 que fez com que os trabalhos de inicio de filmagem fossem adiadas e posteriormente outros reveses como a greve dos roteirista e atores de Hollywood.
Em novembro de 2023, o elenco foi anunciado, Timothy Olyphant (Justfield) Sydney Chandler (Pistols), Babou Ceesay (Mutilados), Jonathan Ajayi (Mulher-Maravilha 1984), Erana James (The Wilds: Vidas Selvagens), Lily Newmark (Sex Education), Diêm Camille (Washington Black), Adrian Edmondson (Guerra e Paz), David Rysdahl (Nove Dias), Essie Davis (Os Mistérios de Miss Fisher), Alex Lawther (O Jogo da Imitação), Samuel Blenkin (The Sandman) e Adarsh Gourav (O Tigre Branco).
Após vários adiamentos devido a pandemia, a produção da série começou em 19 de julho de 2023, na Tailândia. No final de agosto daquele ano, a produção foi interrompida devido à greve com a maior parte do primeiro episódio concluída. As filmagens foram retomadas em abril de 2024 e encerradas em meados de julho de 2024.
A agora batizada de Alien: Earth, conta também com a produção executiva do próprio Ridley Scott através de sua produtora Scott Free.
A sinopse divulgada foi : Em Alien: Earth, uma misteriosa nave espacial cai na Terra, dando início a uma descoberta fatídica que colocará um grupo de soldados táticos e a jovem Wendy (Sydney Chandler) frente a frente com uma ameaça alienígena devastadora. Enquanto buscam por sobreviventes entre os destroços, a equipe encontra formas de vida predatórias e assustadoras, mais perigosas do que poderiam imaginar. A ameaça crescente exige que o grupo lute para sobreviver e decida como lidar com essa descoberta, que pode mudar o destino do planeta. Situada três anos antes dos eventos do primeiro filme da franquia Alien (1979), a série, criada por Noah Hawley, traz uma nova perspectiva do universo ficcional, combinando terror e ficção científica em uma trama que promete redefinir os limites da sobrevivência humana diante de uma ameaça extraterrestre. Com elementos de suspense e ação, Alien: Earth coloca os personagens em um jogo de vida ou morte, onde a única certeza é a iminente chegada de algo muito mais perigoso do que qualquer um poderia prever.
Em janeiro de 2025, o primeiro teaser foi liberado
Mas o que realmente veremos nesta série ? Ambientada em 2120, dois anos antes dos eventos do filme original Alien – O Oitavo Passeiro (1979), a trama mostra o acidente com a nave USCSS Maginot, que carregava diversas formas de vida alienígena, incluindo o icônico monstro da franquia. Trazer o Xenomorfo para um ambiente aberto altera totalmente o jogo. Agora, a caça não se limita a corredores escuros de naves ou laboratórios — as ruas da Terra viram terreno de confronto entre criaturas e humanos. Esse é o primeiro contato real do alienígena com a vida cotidiana, criando um novo tipo de ameaça.
Nesta época, a Terra é governada por cinco corporações: Prodigy, Weyland-Yutani, Lynch, Dynamic e Threshold. Nesta Era Corporativa, ciborgues (humanos com partes biológicas e artificiais) e sintéticos (robôs humanoides com inteligência artificial) coexistem com os humanos. Mas o jogo muda quando o prodígio Fundador e CEO da Prodigy Corporation desbloqueia um novo avanço tecnológico: os híbridos (robôs humanoides imbuídos de consciência humana). O primeiro protótipo híbrido, chamado “Wendy”, marca um novo começo na corrida pela imortalidade. Após a nave espacial da Weyland-Yutani colidir com a Cidade Prodigy, “Wendy” e os outros híbridos encontram formas de vida misteriosas, mais aterrorizantes do que qualquer um poderia imaginar”.
A série vai misturar elementos clássicos de terror e suspense com questões morais e corporativas. Em um mundo controlado por grandes empresas, tecnologias híbridas e vida sintética, a Terra passa a lidar com criaturas que desafiam nossa noção de humanidade. Esse encontro entre humanos, híbridos e monstros promete revelar não apenas a capacidade de sobrevivência, mas também questionar se merecemos estar aqui.
Quem irá ser o principal personagem da sérei ? Como toda franquia Alien, o novo seriado também terá uma mulher como principal personagem. Temos Wendy (Sydney Chandler), uma híbrida humano-sintética que irá liderar um grupo atrás de respostas sobre um acidente que traz criaturas ao nosso planeta.
Em julho de 2025, um trailer com muita ação foi liberado
Segundo o diretor Dana Gonzales, falando ao site Collider , o xenomorfo aparecerá mais do que nos filmes: “Veremos o Xenomorfo mais do que em qualquer filme. Em todos os filmes, se você realmente os analisar, têm, tipo, 20 quadros, dois segundos, mostrando o Xenomorfo. Temos sequências enormes em que tudo o que você vê é o Xenomorfo. Ele está comandando muitas coisas. Temos um ator incrível fazendo isso e uma ótima equipe de dublês. Estamos pedindo que eles façam muita coisa. Novamente, é preciso encontrar o equilíbrio de como isso funciona, porque, falando sério, [nada] na franquia mostrou tanto quanto nós.”
Dana Gonzale também falou sobre os Facehuggers, que irão aparecer na série: “Os Facehuggers que temos são todos reais. Não sei quantos temos, mas temos muitos Facehuggers que fazem coisas diferentes. Então, a maioria são criaturas reais. Acho que é o fato de a Wētā ter criado esses personagens incríveis, que fazem várias coisas muito bem, que nos permite vê-los por mais tempo. Até os ovos são bem sofisticados, e podemos mostrá-los. Acho que esse será o ponto forte da série, principalmente por ter oito horas de duração, em comparação com um filme de uma hora e meia e, como você disse, quatro minutos. Não sei quanto tempo duram as criaturas, mas vai ser bastante”.
Uma série deste nível conseguiria atingir 5 temporadas na qual Noah Hawley estaria planejando ?
Em recente entrevista para a revista norte-americana Empire, o produtor garantiu que já sabe como o show será finalizado, embora não tenha certeza sobre múltiplas temporadas: “Não, tenho tudo mapeado de forma linear, mas tenho um arco maior em mente. Se você não sabe como sua produção deve terminar, como pode saber o que ela significa?”
Alien: Earth está programado para estrear no FX e FX no Hulu (EUA) e no Disney+/Star+ (Brasil e América Latina) em 12 de agosto de 2025. A primeira temporada foi confirmada com 8 episódios.
[RM – Twenty Century Studios/Disney+ – Collider – Hollywood Repórter – Variety – Empire]

Ricardo Melo

Latest posts by Ricardo Melo (see all)
- Alien: Earth – conheça os detalhes da primeira série de TV baseada da franquia espacial - 27/07/2025
- Tubarão – 50 anos do primeiro blockbuster do cinema - 01/07/2025
- Atualizações do Mundo Geek – Junho 2025 - 22/06/2025
- Predador retorna com novos projetos em 2025! - 12/05/2025
- Atualizações do Mundo Geek – Abril 2025 - 23/04/2025
entao na serie o alien vem pra Terra e no filme eles tao passando perto do planeta com alien e vao ate la por alguma maquinacao da empresa weyland? pq no filme da a entender que é por acaso que o sinal alcanca eles
É estranho, mas cinema irá adotar uma linha e a TV uma linha alternativa…eles chamam isto de retcon.
to bem no hype dessa serie
como encaixar a serie numa franquia cujos humanos so tiveram contato com o xenomorfo do filme original no espaço e por acaso?
Prometheus e Alien: Covenat se tornou “inútil” para série de Noah Hawley no universo de Alien, afirma criador.
Noah Hawley explicou por que não está usando a história de fundo fornecida em Prometheus para sua série no universo de Alien, dizendo que gosta do “retrofuturismo” dos filmes originais.
O showrunner de Fargo disse ao podcast The Business da KCRW, de acordo com o The Hollywood Reporter, que conversou com Scott sobre “muitos, muitos elementos” da série Alien, incluindo seus laços com as prequels, mas finalmente decidiu se libertar e se afastar da história de arma biológica apresentada em Prometheus porque ele preferia a tradição dos filmes originais.
“Para mim, e para muitas pessoas, esta ‘forma de vida perfeita’ – como foi descrita no primeiro filme – é o produto de milhões de anos de evolução que criou esta criatura que pode ter existido há um milhão de anos lá fora no espaço”, explicou Hawley. “A ideia de que, em algum nível, era uma arma biológica em pouco tempo, é meio que inútil para mim”.
Então Alien: Earth usará outra abordagem do que foi definido nos prequels…fazendo a série de TV, uma cronologia diferente da tomada pelos filmes de cinema, já que o último filme, Alien: Romulus, aproveita o lance da arma biológica…