Obras de Arthur C. Clarke e Isaac Asimov são alvo de novas produções

0
clarkeasimov

Dois dos maiores gênios da ficção-científica literária, Sir Arthur C. Clarke e Isaac Asimov, terão suas obras adaptadas para TV e cinema em breve. Suas obras são difundidas no mundo inteiro e são vencedoras de vários prêmios Hugo Awards, Nebula (os principais do gênero), dentre outros.

Sir Arthur C. Clarke (1917 – 2008) foi escritor de dezenas de livros de cunho científico e de ficção-cientifica por décadas. Entre suas obras mais famosas encontram se a série Odisseia No Espaço (2001, 2010, 2061 e 3000), além da série Rama (Enigma de Rama, Rama 2, O Jardim de Rama e Rama Revelada), Fim da Infância e outros. O escritor chegou a prever satélites em uma orbita geoestacionária, que hoje chama Cinturão de Clarke em sua homenagem. Na maioria dos seus livros, fala da evolução do homem além das estrelas e suas conquistas e sociedades utópicas futuristas.

Anúncios

Em Julho de 2024, o famoso ator e diretor de Star Trek Jonathan Frakes irá produzir e dirigir todos os seis episódios da nova série de ficção científica: Arthur C. Clarke’s Venus Prime. O novo programa é baseado na série de romances escrita por Paul Preuss, um colaborador de Clarke, que se inspira em personagens e lugares das histórias curtas de Clarke. Preuss também estará envolvido como consultor do programa. David Cormican e Dwayne Hill estão definidos para produzir executivamente e serão os showrunners da série. A produção do programa foi programada pra começar no final de 2024.

Falando ao site CBR, Frakes falou sobre o projeto: “Quando os materiais de Venus Prime de Arthur C. Clarke foram apresentados para mim, eu não pude deixar de devorá-los,” disse Frakes. “Quando me perguntaram se eu queria dirigir o que li – minha resposta foi um sonoro e imediato ‘Claro que sim!’. Trabalhar em uma peça tão incrível da propriedade intelectual da mente de outra lenda da ficção científica (que também é contemporânea do verdadeiro número 1, Gene Roddenberry), será tanto uma honra quanto um sonho para mim.” Além das séries de TV: Star Trek – The Next Generation, Star Trek – Discovery, Star Trek:, Strange New Worlds e Star Trek: Picard, Frakes também dirigiu dois longa metragens para o cinema: Star Trek – First Contact e Star Trek – Insurrection.

O produtor executivo de Arthur C. Clarke’s Venus Prime, Lucas Vivo Garcia Lagos, expressou sua empolgação por trazer Frakes para dirigir ao lado de outros colaboradores notáveis. “Esses livros, juntamente com os incríveis personagens e enredos, estão comigo desde a minha adolescência; sempre acreditei que essa propriedade intelectual tem todos os elementos necessários para se tornar um grande sucesso. Ao unir os talentos coletivos de Preuss, Cormican e Hill com Jonathan Frakes no comando, estamos confiantes de que montamos a equipe perfeita para realizar a visão cinematográfica que todos compartilhamos para esta propriedade icônica.”

Lembrando que é de Arthur C. Clarke o livro 2001 – Uma Odisseia no Espaço (1968) transformado em uma obra-prima cinematográfica  do cineasta Stanley Kubrick, e sua continuação 2010 – O Ano que Faremos Contato, dirigido por Peter Hyams. O seu livro O Fim da Infância, também virou uma série de TV pelo canal SyFy em 2015. Atualmente o diretor Denis Villeneuve tenta adaptar outro livro famoso, Encontro com Rama (RendezVous With Rama), projeto antigo a mais de duas décadas em pré-produção.

Ainda não há data de lançamento oficial para Arthur C. Clarke’s Venus Prime.

Issac Asimov (1920 – 1992), foi outro escritor de ficção-científica conhecido por sua saga de space opera, Fundação, e dezenas de livros sobre robótica e Inteligência Artificial futurista. É dele as “3 leis da robótica”, conceito que ele criou em 1942: Um robô não pode ferir um ser humano ou permitir que ele sofra algum mal, Um robô deve obedecer às ordens dos humanos, exceto quando elas conflitam com a primeira lei e Um robô deve proteger a sua própria existência, desde que não entre em conflito com as leis anteriores. Seu livro mais famoso nesta área é Eu, Robô, um marco sci-fi.

Um dos projetos que está sendo adaptads para o cinema a muito tempo é o livro Caça aos Robôs, ou Cavernas de Aço (The Caves os Steel), publicado originalmente em 1953. O projeto para um filme teve vários anos de desdobramentos, mas nunca conseguiu ver a luz do dia. Em Setembro de 2011, o Deadline informou que A 20th Century Fox havia destacado Simon Kinberg para produzir, John Scott III para escrever e Henry Hobson para dirigir o filme. Scott III e Hobson estavam trabalhando naquele momento na pré-produção do interessante filme de zumbis Maggie. Ambos eram novatos no cinema. Scott III ficou mais conhecido por seus trabalhos com a NASA – criando códigos para o satélite de raio-x da agência – e Hobson, graduado em design gráfico em Londres, criou os créditos de abertura de filmes como Sherlock Holmes.

O projeto de Kinberg não teve mais atualizações após o anúncio… então 5 anos depois, em Julho de 2016, a Variety informou que Akiva Goldsman (Uma Mente Brilhante) foi contratado pela Fox para ser roteirista de uma nova adaptação de Caça aos Robôs, trabalhando junto com o produtor Kinberg, que autorizou a vinda de Goldsman (ambos haviam trabalhado na produção de cinema Senhor e Senhora Smith). Não havia mais informações sobre cronograma de produção, como data de filmagem ou lançamento. Mesmo porque, a Disney adquiriu a Twenty Century Fox e colocou em banho maria todos os projetos então em andamento naquele estúdio.

E assim tudo ficou sem atualizações novas até agora.

Mas em Janeiro de 2025, 8 anos depois da última atualização, parece que finalmente a Disney deu sinal verde para o projeto. Segundo o site Deadline, o cineasta John Ridley, vencedor do Oscar por 12 Anos de Escravidão, está trabalhando em um novo projeto para a 20th Century Studios. Ridley, que também assina o roteiro ao lado de Cheo Hodari Coker (Luke Cage), planeja dirigir o filme.

Lançado há mais de 60 anos, The Caves os Steel continua sendo uma das obras mais populares de Asimov e um dos pilares da ficção científica moderna. O livro foi indicado ao Prêmio Hugo de Melhor Romance e, no Brasil, a Saga dos Robôs, publicada pela Editora Aleph, já vendeu mais de 30 mil exemplares.

The Caves os Steel, romance de 1954, se ambienta mil anos no futuro, quando a superpopulação da Terra forçou a criação das tais cavernas de aço para se abrigar. Nesse contexto, robôs são usados para trabalhos braçais pelos mais ricos, que moram no espaço, mas são clandestinos na Terra – onde um embaixador briga para que sejam aceitos. Quando o embaixador aparece morto, um homem se alia a um robô humanoide para investigar o caso.

Vamos ver se finalmente agora este projeto não fica apenas na escrita e sai finalmente do papel, depois de quase 15 anos de espera…

No caso de Asimov, uma adaptação do seu livro Eu, Robô (I, Robot), foi lançada pelo diretor Alex Proyas em 2004, com o ator Will Smith e atualmente a Apple TV+ está produzindo a série Fundação, baseada na série de livros homônima, atualmente na produção de sua terceira temporada.

[ RM-RS : Variety / CBR / Deadline / Disney + ]

The following two tabs change content below.
AvatarRicardo-150x150 Obras de Arthur C. Clarke e Isaac Asimov são alvo de novas produções

Ricardo Melo

Profissional de TI com mais de 10 anos de vivência em informática. Tem como hobby assistir seriados de TV, ir ao cinema e namorar!!! Fã de rock'n'roll, música eletrônica setentista, ficção-científica e estudos relacionados a astronáutica. Quis ser astronauta, mas moro no Brasil... Os anos 80 foram meu playground!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *