Jurassic World: Recomeço – Novo filme promete novo reinício da franquia jurássica

O filme Jurassic Park – Parque dos Dinossauros (Jurassic Park) lançado nos cinemas em 1993, dirigido e produzido pelo cineasta Steven Spielberg, revolucionou a forma de fazer efeitos especiais, misturando efeitos práticos com CGI, levando ao grande público uma saga baseada em um livro homônimo escrito por Michael Crichton (1942 – 2008). Tendo conquistado na época uma das maiores bilheterias da história do cinema, abriu caminho para uma duradoura e lucrativa franquia comandada pela Universal Studios e pela produtora de Spielberg, Amblin Entertainment.
Nos anos seguintes, vieram Jurassic Park – Mundo Pedido (Jurassic Park – Lost World) dirigido novamente por Spielberg, em 1997, e Jurassic Park III, lançado em 2001 e dirigido por Joe Johnston. A trilogia se tornou bastante popular ao longo dos anos devido ao home vídeo, reprises na TV e ao streaming.
Muitos anos depois, a produtora de Spielberg convidou o diretor Colin Trevorrow para dar continuidade à franquia, com um “reinício”, passado anos depois – no mesmo universo, nascendo assim Jurassic World em 2025 e suas duas sequências Jurassic World – O Reino Ameaçado (Jurassic World: Fallen Kingdom) em 2018, dirigido por J. A. Bayona e Jurassic World – Domínio (Jurassic World: Dominion), em 2022, novamente dirigido por Trevorrow, elevando novamente a franquia e gerando novos fãs.
Posteriormente, através de um acordo entre a Universal/Amblin e o canal Netflix, duas séries animadas também foram criadas: Jurassic World – Acampamento Jurássico (Jurassic World: Camp Cretaceous) com 5 temporadas entre 2020 a 2022 e Jurassic World : Teoria do Caos (Jurassic World: Chaos Theory), com 3 temporadas entre 2024 a 2025.
E se todos pensavam que finalmente a franquia iria dar uma descansada nos cinemas, após o Jurassic World: Dominion, que teve críticas não muito boas apesar do sucesso de bilheterias (Total – US$ 1.001,8 bilhão), estavam enganados… Para surpresa geral do público, em janeiro de 2024, o Hollywood Reporter informou que um novo filme da franquia estava a caminho… e mais: o roteirista original dos primeiros filmes, David Koepp, estava desenvolvendo o projeto com Frank Marshall – voltando como produtor, enquanto Steven Spielberg estava retornando como produtor executivo.
A ideia era tentar lançar o filme em 2025. No final do mesmo mês, através de um post no X (antigo Twiter), Dr. Steve Brusatte, famoso paleontólogo, confirmou a participação na produção como consultor, igual ocorria nas produções anteriores: “Está acontecendo. Os relatos são verdadeiros. Um novo filme [de Jurassic World] está em andamento! E voltarei como consultor, ajudando os cineastas a entender o que realmente sabemos sobre os dinossauros. É uma honra novamente seguir os passos de [Jack Horner]. Fiquem ligados…”
Começou então uma corrida para escolha de um novo diretor, que pudesse fazer o filme em tempo hábil, já que a pré-produção estava bastante adiantada. Segundo o Deadline em um artigo publicado em fevereiro de 2024, o primeiro nome negociado foi de David Leitch, diretor de John Wick: De Volta ao Jogo, Deadpool 2 e Trem-Bala. Também foi informado que ninguém dos filmes anteriores iria retornar, com David Koepp escrevendo uma história totalmente nova.
Infelizmente, as negociações com David Leitch, fracassaram, segundo relatório do Deadline alguns dias depois, pois ele desistiu da produção. O diretor e o estúdio tinham ideias muito diferentes sobre o projeto. O estúdio correu novamente para encontrar um novo diretor rapidamente, já que a data de lançamento foi marcada para 2 de julho de 2025! Posteriormente em maio de 2024, falando ao Happy Sad Confused, Leitch explicou sua desistência: “Temos o privilégio de escolha e isso é assustador. É verdade, e nós meio que conquistamos isso, em termos dos filmes que fizemos e do sucesso que tiveram, e espero que do sucesso contínuo, mas para ser convidado para esses mundos, você quer levar essas conversas a sério, e somos criativos para encontrar nossos caminhos para muitas coisas. Então, foi uma ótima conversa para se ter, para conversar com Steven (Spielberg) e Frank (Marshall), sobre aquela franquia que é tão querida para nós, foi um momento muito bonito. Em última análise, você tem que fazer o que é melhor para o filme em questão, e fazer o que é melhor para você como artista. Eles precisavam de uma resposta rápida, porque vão fazê-lo rapidamente, todos estão animados para ver e acho que encontraram, obviamente, um diretor brilhante, que amamos e respeitamos e… vai ser incrível.”
Com a desistência de David Leitch, o estúdio correu atrás de outro nome, e não demorou muito em 20 de fevereiro de 2024, o Deadline anunciou que a Universal havia batido o martelo para a escolha de Gareth Edwards. O diretor é conhecido por ter ajudado a iniciar o Monsterverse em 2014, além de ter dirigido Rogue One: Uma História Star Wars. Mesmo dizendo a alguns meses que queria focar apenas em projetos próprios, Edwards, aceitou o convite chegando a comentar em entrevista ao site Collider: “Eu estava prestes a fazer uma pausa [na carreira] e comecei a escrever minha próxima ideia para um filme, [no entanto, Jurassic World] é o único filme que me faria largar tudo. Eu amo Jurassic Park. Acho que o primeiro filme é uma obra-prima cinematográfica… Então, essa oportunidade é como um sonho para mim.”
Poderia o vindouro filme gerar uma nova trilogia como as produções anteriores ? Gareth Edwards deu esta resposta em uma entrevista em dezembro de 2024 ao Entertainment Weekly: “Não posso falar em nome da Universal, mas me pareceu o início de uma nova trilogia”, revelou o cineasta. “Não tenho certeza dos planos deles, mas a impressão que tive é que este é o começo de um capítulo completamente novo para a franquia. Para mim, é uma grande homenagem a Steven Spielberg e seus filmes anteriores. Há momentos neste filme que me lembram muito Tubarão (Jaws). São como pequenas pérolas que remetem a todos aqueles aspectos de seus filmes que eu amava quando criança. É basicamente uma jornada de aventura por esta ilha, uma história de sobrevivência, na verdade.”
Em outra entrevista para a revista britânico Empire, em novembro de 2024, o diretor falou sobre seu amor com a franquia e o resgate das emoções do primeiro filme: “Isso volta ao que eu amava no original”, disse o diretor. “Há um embaraço de riquezas de diferentes cenários feitos com efeitos práticos e momentos de ação tensos e divertidos. Houve muitas oportunidades como cineasta de me divertir muito e tentar brincar com o público. Ainda é a mesma premissa, mas abre um capítulo totalmente novo nessa linha do tempo.”
Começou então uma busca para os novos atores protagonistas. A ideia era ter uma mulher como protagonista principal. Em 13 de março de 2024, o jornalista Jeff Sneider disse que a atriz norte-americana Scarlett Johansson (a Viuva Negra da Marvel) havia entrado em negociações com o estúdio. A atriz havia recebido uma proposta oficial para trabalhar no longa e deveria tomar uma decisão nos próximos dias. Em 25 de março, o site Hollywood Reporter havia confirmado a atriz como protagonista. Segundo boatos no período, a primeira atriz abordada teria sido Jennifer Lawrence (a Mística do Universo X-Men), mas ela teria recusado.
Alias, outro nome grande da nova geração que recusou um papel no filme foi o ator Glen Powell (Top Gun: Maverik e Twisters). Em entrevista ao THR, ele agradeceu o convite e falou do motivo da recusa: “Jurassic Park é um dos meus filmes favoritos. É uma das coisas que quis fazer durante toda a minha vida. Não estou no novo longa porque ao ler o roteiro, pensei imediatamente: ‘Minha presença nessa trama não ajuda’. E o roteiro é ótimo. Vai ser incrível. Mas não é apenas sobre isso. É uma questão de escolher onde você vai deixar o público feliz e onde você vai se encontrar feliz [enquanto artista].”
Posteriormente outros nomes se juntaram ao elenco: Manuel Garcia-Rulfo (Esquadrão 6), Mahershala Ali (Green Book: O Guia), Rupert Friend (Homeland), Jonathan Bailey (Wicked), entre outros.
Em 13 de junho de 2024, a Variety, confirmou que oficialmente as filmagens estavam em andamento, e as locações onde acontecerão as primeiras filmagens, foram reveladas. O set do novo filme estava acontecendo na Tailândia, com as gravações em locações como Bangkok, Trang, Phang Nga, Phuket e Chiang Mai. com a informação foi repassada pelo diretor geral do Departamento de Turismo do país, Jaturon Phakdeewanit, afirmando que a produção acontecerá entre os dias 13 de junho e 16 de julho.
Em entrevista ao Comic Book em 24 de junho, a atriz Scarlett Johansson confirmou seu envolvimento na produção. Quando questionada porque aceitou o papel principal ela foi direta: “Tudo”, dizendo em seguida “Sou uma grande fã de Jurassic Park. É um dos primeiros filmes que me lembro de ter visto no cinema. […] Este novo roteiro está incrível. David Koepp escreveu. Ele voltou depois de 30 anos para escrever esse projeto. Ele é tão apaixonado por esse universo, o que é incrível.”
Em 28 de agosto de 2024, entrevistada para o The Tonight Show, a atriz revelou que esteve tentando entrar para a franquia dos dinossauros por 15 anos até finalmente negociar um papel no novo projeto: “Eu estive tentando entrar na franquia por 15 anos, tipo, queria fazer realmente qualquer coisa. Quero dizer, eu morreria de felicidade imediatamente [se conseguisse]”, disse Johansson.
Outro ator que falou sobre a produção, Jonathan Bailey, foi entrevistado para a revista VMAN: “Posso dizer que foi escrito por David Koepp, que escreveu o original. Parece que está em mãos perfeitas para trazê-lo de volta ao que o original alcançou”, afirmou o ator. “(Jurassic Park) foi o primeiro filme que fui ver com toda a família, e eu era muito novo, fiquei apavorado.” Em entrevista a Variety em 12 de novembro, o ator comentou que recebeu apoio de Jeff Goldblum, astro dos filmes originais, além de contar uma memória envolvendo o longa de 1993: “[Conversamos pela primeira vez sobre isso a caminho da CinemaCon]. O filme original foi um momento cinematográfico mágico, puramente por causa de Jeff, mas também, lembro de ir com minha família, e a experiência multissensorial de ir ver um filme como esse foi perfeitamente realizada. Há tantas coisas das quais tenho muito orgulho de participar. Mas, obviamente, assim como Wicked, há um senso de responsabilidade. E se eu puder me igualar a metade do que Jeff, Sam Neill e Laura Dern alcançaram, terei muita sorte.”
Em 29 de agosto de 2024, o X (antigo Twitter) oficial de Jurassic World mantido pela Universal Studios, confirmou o logo e o nome oficial do filme: Jurassic World – Rebirth. No Brasil o título foi nomeado: Jurassic World: Recomeço. Sendo que duas imagens oficiais foram divulgadas. O nome da personagem principal de Scarllet Johansson foi revelado, Zora Bennett. Jonathan Bailey (Bridgerton), que interpretará o paleontólogo e co-protagonista Dr. Henry Loomis.
Em entrevista ao Entertainment Weekly em dezembro de 2024, o diretor Gareth Edwards falou sobre o papel de Johansson como a agente Zora Bennett: “Ela está procurando um significado para sua vida depois de deixar o exército. E essa oportunidade aparece onde [depois disso] basicamente ela nunca mais teria que trabalhar. Mas, por meio dessa jornada, ela começa a questionar os direitos e erros éticos do que eles estão fazendo.”
A Universal Pictures prometeu que não demoraria e, de fato, não demorou! As filmagens do vindouro Jurassic World: Rebirth (2025) foram concluídas. A confirmação foi feita pelo produtor Frank Marshall em 28 de setembro de 2024, que compartilhou a imagem de um chapéu no X/Twitter, dizendo na legenda: “fim das filmagens”. Começava então o processo de pós-produção.
Em 12 de dezembro, falando para o The Discourse Podcast, o roteirista David Koepp revelou que desde o início do desenvolvimento consentiu com Spielberg que o novo longa deveria voltar às origens. Por isso, a história se baseia em uma ciência mais realista e tem o humor como oxigênio: “Espero que as pessoas gostem do filme, porque a franquia mudou após Jurassic Park III (2001), e parecia que estava na hora de mudar o tom. Steven [Spielberg] e eu estávamos interessados em um tom mais próximo do primeiro filme,” disse Koepp. “Eu vi isso desde o início como um filme de missão. Eu gosto de coisas impulsionadas por frascos e contenção. Seguimos alguns mandamentos, uma lista de coisas que tínhamos que cumprir, uma era que os eventos dos seis filmes anteriores não poderiam ser contraditos ou negados, porque eu não gosto de retcons. Dois, humor é oxigênio. A ciência deve ser real. Eu simplesmente me diverti muito fazendo isso com Steven e depois com [o diretor] Gareth [Edwards].”

Em 20 de dezembro de 2024, falando ao Entertainment Weekly, o diretor Gareth Edwards, relembrou uma experiência particularmente perigosa, em bastidores da produção. Edwards revelou que parte das gravações aconteceram na Tailândia, descrevendo a variedade geográfica do lugar como “muito primitiva”: “Agora que estamos neste ponto da produção, posso dizer isso, mas filmamos em rios e nesses manguezais [no Sudeste Asiático]. Enquanto observávamos o lugar, nos deparamos com enormes cobras d’água venenosas, que tivemos que capturar. Mantivemos isso em segredo dos atores, porque eles passariam o dia inteiro naquela área. E havia aranhas gigantes que eram venenosas e outras coisas em árvores. Você simplesmente não poderia apontar cada uma dessas ameaças, e apenas continuamos! É provavelmente o último filme que filmei no oceano, porque foi muito difícil. Estou feliz que conseguimos, mas acho que toda nossa equipe, incluindo os atores, passaram por uma jornada tão insana quanto seus personagens. Foram experiências fisicamente muito exigentes.”
Em 25 de janeiro de 2025, o roteirista David Koepp, em entrevista Variety, revelou que conseguiu aproveitar ideias que tiveram que ser descartadas dos filmes originais: “Eu reli os dois livros originais para entrar no clima novamente, mas nós pegamos algumas coisas deles. Há uma sequência do primeiro livro que eu sempre quis fazer no filme original, mas não havia espaço. Nós pensamos: ‘Ei, nós podemos fazer isso agora’.”
Em 04 de fevereiro de 2025, o diretor Gareth Edwards, em entrevista a VanityFair, revelou que teremos novidades sobre os dinossauros, apresentando uma nova espécie mortal. Ele revelou que a nova espécie será um tipo de mistura entre um Tiranossauro Rex, um Rancor de Star Wars, e um Xenomorfo de Alien.
No mesmo dia, a atriz Scarlett Johansson em entrevista a VanityFair, revelou seu desejo antigo de participar da franquia a ponto de ficar desesperada pelo papel: “Eu era realmente louca pelo filme original, e dormi em uma barraca de Jurassic Park no meu quarto, que dividia com minha irmã, por um ano inteiro. Sempre que os jornais especializados noticiavam um novo filme da franquia, eu encaminhava para meus agentes tipo, ‘Ei, estou disponível’.”
Johansson, eventualmente, acabou conseguindo uma reunião com Steven Spielberg para discutir possíveis projetos futuros, mas a atriz manteve seu foco nos dinossauros: “Nós passamos horas apenas colocando o papo em dia e conversando, e então, em algum momento, muitas horas depois, ele disse, ‘Espera, nós deveríamos estar falando sobre Jurassic. Ouvi dizer que você é uma grande fã?’ E respondi, ‘É verdade. Estou confirmando. Eu sou uma grande fã’.”
Na ocasião Johansson evitou detalhes para não parecer uma “stalker estranha”, mas agora se arrepende disso: “Obviamente, com todas as coisas dos Vingadores, você conhece tantos fãs que são profundamente tocados pelos personagens e pelo mundo do qual faz parte. Eu entendo. É sempre maravilhoso conhecer pessoas assim. Eu provavelmente deveria ter apenas contado a ele. Mas, fiquei tipo, ‘Seja profissional. Não pareça desesperada. Não mencione a barraca’.”
Em 04 de abril durante a CinemaCon 2025, a atriz fez novas revelações sobre o seu encontro com Steven Spielberg, produtor da cinessérie: “Dessa vez, eu mesma fui diretamente até Spielberg e disse a ele que interpretaria qualquer papel, mesmo que eu fosse devorada por um dinossauro nos primeiros cinco minutos. Então é uma honra incrível fazer parte deste mundo.” E no mesmo painel da Universal Pictures na CinemaCon, a atriz não poupou elogios aos trabalhos feitos durante as filmagens do longa-metragem, dizendo: “A grande maioria dos maiores sucessos de bilheteria são filmados em tela verde dentro do estúdio, mas Gareth Edwards [diretor] se certificou de fazer com que nosso filme parecesse o mais realista possível, nos levando para o outro lado do mundo [para as gravações em ambientes reais].”
Ao participar do painel da Universal Pictures na CinemaCon, a atriz não poupou elogios aos trabalhos feitos durante as filmagens do longa-metragem, dizendo: “A grande maioria dos maiores sucessos de bilheteria são filmados em tela verde dentro do estúdio, mas Gareth Edwards [diretor] se certificou de fazer com que nosso filme parecesse o mais realista possível, nos levando para o outro lado do mundo [para as gravações em ambientes reais].”
Em 24 de fevereiro de 2025, entrevistada para o site Collider, Luna Blaise não mediu elogios ao falar sobre o cineasta, revelando que o diretor chegou até mesmo a arriscar conduzir um barco durante as filmagens: “Ele é o número um, é inacreditável. E você consegue ver isso em seu trabalho. Tudo o que posso dizer é que ele pegou um navio que é realmente difícil de conduzir, e ele o fez perfeitamente. Ele é incrivelmente inteligente, e você sabe, ele carrega um peso enorme, são pessoas gritando e berrando o tempo inteiro no set. E, meu Deus, ele fez um trabalho incrível.”
Finalmente após muita espera em 05 de fevereiro foi revelado o primeiro teaser do filme:
Pela sinopse divulgada pelo estúdio: “Ambientado cinco anos depois dos eventos de Domínio (2022), o novo filme segue Zora Bennett (Scarlett Johansson), uma especialista que lidera uma missão ultrassecreta para garantir o material genético de três dos maiores dinossauros do mundo.”
Agora só nos restam esperar pela estreia do filme em 2 de julho de 2025 nos cinemas do mundo inteiro…
[RM-Rs – The Hollywood Repórter (THR) / Deadline / Happy Sad Confused / Collider / Entertainment Weekly / Empire / Variety / Comic Book / The Tonight Show / VMAN / Universal Studios / Frank Marshall / The Discourse Podcast / VanityFair / CinemaCon]

Ricardo Melo

Latest posts by Ricardo Melo (see all)
- Jurassic World: Recomeço – Novo filme promete novo reinício da franquia jurássica - 09/04/2025
- Atualizações do Mundo Geek – Março 2025 - 08/03/2025
- Obras de Arthur C. Clarke e Isaac Asimov são alvo de novas produções - 11/02/2025
- Atualizações do Mundo Geek – Janeiro 2025 - 28/01/2025
- Perfil: Stanley Kubrick (1928-1999) – O Gênio da Sétima Arte! - 06/01/2025
digitando com os pés pq com as maos to aplaudindo essa materia completissima, amo essa franquia
Agradecemos o apoio e suporte Abner…aqui todo mundo é fã da Scarlet…quer dizer, da Saga Jurássica…