James Bond: Amazon compra franquia e anuncia novo filme com diretor e roteirista

1
jameslogo

O agente secreto da ficção mais conhecido do mundo, James Bond, que atende pelo código de agente 007 (os dois primeiros zeros indicam a permissão pra matar), agora pertence a um grupo norte-americano depois de anos de controle de uma mesma família. Quando formos agora assistir a qualquer filme da série 007, e aos próximos filmes, eles estarão agora sob a propriedade da subsidiária cinematográfica da Amazon, a Prime Video.

Ao longo de décadas desde o primeiro filme, os direitos autorais dos livros escritos pelo britânico, Ian Flemming (1908-1964), que criou o popular agente secreto 007 em uma série de livros lançados entre os anos 50 e 60 do século passado, vem passando por processos de controle criativo entre diferentes estúdios de cinema desde que os direitos cinematográficos foram adquiridos pela dupla de produtores Harry Saltzman (1915-1994) e Albert Broccoli(1909-1996), donos da produtora EON (Everything or Nothing). Em 1975, Saltzman abandonou a franquia. Desde 1995, os filmes são produzidos pela filha de Albert, Barbara Broccoli, e seu meio-irmão, Michael G. Wilson. A dupla de irmãos, foram bastante controladores com a produção de todos os filmes interferindo nos estúdios, diretores e atores. Praticamente foram eles que escolhem quem irá atuar e quem irá dirigir.

Anúncios

Quando os filmes começaram a serem produzidos, com o primeiro 007 – Contra o Satánico Dr. No, o estúdio United Artist foi o escolhido pela EON para produzir seus filmes do agente secreto. No final dos anos 70, a Unided Artist sofreu um processo de falência e o estúdio Metro-Goldwyn-Mayer (MGM), absorveu o estúdio se tornando a MGM/UA Entertainment Co em 1981, passando a produzir os filmes até 2002. Quando a Sony comprou a MGM, seu ramo de estúdio, a Columbia Pictures passou a fazer a produção entre 2006 a 2015. O último filme, o 25° lançado em 2021, foi distribuído internacionalmente pela Universal com um join venture com a MGM, através do selo estúdio United Artists Releasing (UAR).

Em março de 2022, a Amazon, empresa do bilionário Jeff Bezos, após um ano de análise burocrática, conseguiu adquirir Metro-Goldwyn-Mayer, o MGM, criando uma nova empresa, a Amazon MGM Studios com todo o seu acervo cinematográfico e IPs (propriedade intelectual) produzidos ao longo das décadas desde o começo do século XX,com um catálogo de mais de 4 000 filmes para engrossar a plataforma de streaming Prime Video, entre eles franquias populares, como James Bond e Rocky. Assim, todos os filmes oficiais da franquia James Bond passaram a fazer parte do canal. A Amazon, também será responsável por produzir junto com a EON, os próximos filmes da franquia, sendo que o futuro projeto do 26º título, ainda estava parado esperando uma definição. Lembrando que o ator Daniel Graig, anunciou sua aposentadoria do personagem após 007 – Sem Tempo para Morrer.

Persistia aqui um embate, entre a Amazon e a EON, pois a família de Albert Broccoli, os irmãos Barbara Broccoli e Michael G. Wilson, não queriam abrir mão do controle criativo dos filmes, sendo escolhendo o elenco e estória para as próximas aventuras, mas Jeff Bezos possui muitas ambições para esta poderosa franquia. Finalmente após muitas negociações e idas e vindas de advogados de ambos os lados, em 20 de fevereiro de 2025, a Variety informou que a Amazon MGM Studios, adquiriu por completo toda franquia James Bond junto com seu controle criativo, após um acordo com a EON. No comunicado a imprensa, Michael G. Wilson e Barbara Broccoli, produtores dos filmes, anunciando sua saída da nova fase para a saga: “Com minha carreira com 007 abrangendo quase 60 anos incríveis, estou oficialmente me afastando da produção dos filmes de James Bond para me concentrar em projetos paralelos. Portanto, Barbara e eu concordamos que é hora da nossa parceira de confiança, Amazon MGM Studios, liderar o futuro do nosso espião.” Broccoli e Wilson, apesar do afastamento no que diz respeito ao desenvolvimento de futuros projetos, ainda continuarão como coproprietários da franquia cinematográfica, recebendo porcentagens sobre as produções.

todos-jamesBonds James Bond: Amazon compra franquia e anuncia novo filme com diretor e roteirista

Em sua conta no X, antigo Twitter, o empresário Jeff Bezos se aproveitou do anúncio para perguntar ao público: “Quem vocês escolheriam como próximo James Bond?” — e recebeu mais de 11,8 milhões de impressões sendo que o ator Henry Cavill foi um dos mais pedidos. Mais nomes sugeridos por parte dos 6,8 milhões de seguidores de Bezos foram James McAvoy, Tom Hardy, Michael Fassbender, Sam Heughan e Nicholas Hoult, entre outros. A Amazon pode expandir o universo Bond para séries originais, como faz a Disney com as sagas Marvel e Star Wars. Segundo o analista Erick Handler, em entrevista à Variety, a Amazon pode “criar uma série sobre Moneypenny ou contar a história de origem da agente Q. Será que vão trazer a personagem de Ana de Armas de Sem Tempo Para Morrer de volta para um filme separado? Tudo é possível”.

Logo que a notícia saiu, a internet foi inundada de comentários de apoiadores e detratores. O ator Dainel Graig, que interpretou Bond da última vez, se pronunciou através da Variety: “Meu respeito, admiração e amor por Barbara e Michael permanecem constantes e inalterados. Desejo a Michael uma aposentadoria longa e relaxante (e merecida) e, quaisquer que sejam os empreendimentos que Barbara venha a fazer, sei que serão espetaculares e espero poder fazer parte deles.”

Já o ex-Bond, o ator Timothy Dalton, falando ao Radio Times disse: “Fiquei muito, muito surpreso e chocado. Barbara (Broccoli) é uma mulher fabulosa e uma produtora maravilhosa, assim como seu pai, Cubby Broccoli, com quem me dava muito bem e gostava muito. Ele era uma âncora muito poderoso e forte da franquia. Nada acontecia que ele não quisesse e é triste que não esteja mais conosco, isso é tudo o que posso dizer. Ele estava bem no comando do show, e isso não é mais assim. É uma franquia maravilhosa. Os filmes tomaram rumos diferentes ao longo dos anos, mas há algo de muito bom no original e espero que a Amazon se agarre a isso e nos dê o tipo de narrativa que trouxe tanta emoção e diversão para tantas pessoas… De qualquer forma, boa sorte para eles. Desejo-lhes tudo de bom. Eles farão o possível para ganhar muito dinheiro, então espero que façam bons filmes.”

Outro ator que interpretou James Bond nos cinemas, Pierce Brosnan, falando ao Sunday Telegraph, revelou que a mudança de mãos da franquia “vem com um certo lamento”. “Pensei que isso aconteceria há algum tempo, eu acho, mas creio que foi a decisão certa para Barbara e Michael. É preciso muita coragem para deixarem ir. Espero que [a Amazon] lide com o trabalho e o personagem com dignidade, imaginação e respeito”. O ator acrescentou que está “muito orgulhoso de ter feito parte da história e do legado de Bond e dos filmes”. “Você sabe, tudo muda, tudo desmorona, e eu desejo o melhor para eles”.

Em 26 de fevereiro, foi a vez do CEO da Amazon, Andy Jassy, se pronunciar oficialmente sobre a franquia de 007 e os próximos passos após assumir controle criativo. Falando ao site CNBC, garantiu aos fãs que a Amazon “terá muito cuidado” com a propriedade: “Ainda não temos um plano sobre qual será o próximo tema. Nós não… ninguém escreveu a história ainda. Mas, teremos muito cuidado. É uma franquia incrível com a qual nos importamos muito e que esperamos desenvolver por um longo período de tempo.”

A Amazon, também começou a procurar pessoas que possam comandar o desenvolvimento da franquia, já que Barbara Broccoli e Michael Wilson, não faziam mais parte do controle criativo. Um destes nomes era David Heyman, um dos produtores da bem sucedida franquia Harry Potter. O importante, na visão do estúdio, é que haja uma “visão coesa” na manutenção da franquia. Finalmente em 25/03, os rumores se tornaram reais e a Amazon MGM Studios divulgou uma nota de que não apenas David Heyman, mas também a produtora Amy Pascal que tem no currículo os filmes da Marvel produzidos pela Sony Pictures como Homem-Aranha, Venon, Morbius entre outros, seriam os escolhidos para gerenciar James Bond. O contrato fechado inclui apenas um filme. Outros projetos, como derivados ou continuações, não estão inclusos. Isso significa que se a Amazon quiser fazer mais projetos com a dupla, será preciso fazer outro acordo. Amy Pascal produzirá o filme por meio de sua empresa, Pascal Pictures, enquanto David Heyman fará o mesmo com a Heyday Films. “James Bond é um dos personagens mais icônicos da história do cinema”, disseram Amy Pascal e David Heyman. “Estamos honrados em seguir os passos de Barbara Broccoli e Michael Wilson, que fizeram tantos filmes extraordinários, e honrados e animados em manter o espírito de Bond muito vivo enquanto ele embarca em sua próxima aventura”, complementa a nota, citando os gerentes anteriores da produção.

Com o comando da franquia definido, os dois produtores ganharam então carta branca pra começar montar a equipe que irá produzir o 26º filme. Agora o interesse era contratar o diretor responsável para rodar a próxima aventura. Vários nomes começaram a ser analisados. Em 06 de abril, durante uma palestra em Paris, o diretor mexicano, Alfonso Cuarón (Gravidade, Filhos da Liberdade), confirmou que estavam negociações: “Há, de fato, este projeto em discussão, e tenho o desejo – se isso acontecer – de revisitar essa história à minha maneira”. Os outros nomes que estavam cotados eram Edward Berger (Conclave), Edgar Wright (Em Ritmo de Fuga), Jonathan Nolan (Fallout) e Paul King (Wonka)…

O impasse sobre a escolha do diretor chegou ao fim em 25 de junho, quando com o anuncio oficial da Amazon MGM Studios que Denis Villeneuve assinou para dirigir – e potencialmente roteirizar – a próxima iteração cinematográfica de 007. Conhecido por ser uma das grandes promessas cinematográficas dos últimos anos, o aclamado cineasta possui no currículo filmes como a A Chegada (2016),  Saga Duna(2021), Blade Runner 2049 (2017) e outros sucessos. O desejo de Villeneuve era antigo, em 2022, ele revelou: “Eu adoraria um filme de James Bond. É um personagem que acompanho desde a minha infância. Tenho uma grande afeição pela franquia. Seria um grande desafio tentar reiniciá-lo depois do que Daniel (Craig) fez. O que ele trouxe para o papel foi tão único, forte e, honestamente, incomparável. Ele é o James Bond definitivo…”. O pronunciamento oficial de Denis Villeneuve veio horas depois : “Algumas das minhas primeiras memórias de cinema estão ligadas ao 007. Eu cresci assistindo aos filmes de James Bond com meu pai, desde Dr. No com Sean Connery. Sou um fã fervoroso da franquia. Para mim, é um território sagrado. Pretendo honrar a tradição e abrir caminho para muitas novas missões que virão. Essa é uma responsabilidade enorme, mas também algo incrivelmente empolgante para mim e uma grande honra. Amy, David e eu estamos absolutamente entusiasmados em trazê-lo de volta às telas. Obrigado à Amazon MGM Studios pela confiança.” Os líderes criativos, Amy Pascal e David Heyman, acrescentaram: “Denis Villeneuve é apaixonado pelos filmes de James Bond desde que era um garotinho. Sempre foi o sonho dele trabalhar na franquia, e agora é o nosso também. Temos sorte de estar nas mãos desse cineasta extraordinário.”

Um fato interessante que pode ter pesado para os outros cineastas concorrentes ao cargo de diretor, Denis Villeneuve dirigirá o filme, mas não terá controle sobre o corte final. Seu contrato com a Amazon é para apenas um filme. O acordo, obviamente, pode ser estendido se o longa vir a ser um grande sucesso. Outro fato é que Villeneuve, não não terá a palavra final sobre quem interpretará James Bond. O martelo será batido por Amy Pascal e David Heyman, os novos chefes da franquia. Também não estava descartada a possibilidade do novo ator ser escolhido antes do roteiro ficar pronto. A escolha, entretanto, só deve acontecer após a contratação de um roteirista, a fonte da notícia foi dada pelo site Deadline em 27/06.

Alias a escolha de Denis Villeneuve, ganhou a benção também de Barbara Broccoli, ex-comandante da franquia. Falando ao poadcast Kermode on Film, em 17/07, ela revelou otimista: “Ele é um cineasta fantástico, estou muito feliz que ele vá fazer isso. Sabe, eu fiz isso por 44 anos e amei cada minuto, mas estou ficando mais velha agora e há muitas coisas que quero fazer.”

Edward Berger (de Conclave e Nada de Novo no Front), comentou publicamente ao World of Reel em 29 de outubro sobre ter perdido a oportunidade para o colega Villeneuve: “Sou fã de James Bond desde sempre, mas infelizmente Denis também é, e tudo bem. Se não dá para fazer um filme de Bond, então é melhor entregar o projeto para Denis. Ele provavelmente é o único cineasta capaz. Está em ótimas mãos.”

A busca pelo novo roteirista chegou ao fim em 31 de julho de 2025, a Amazon MGM Studios, anunciou que o roteirista britânico, Steven Knight (o criador da aclamada série Peaky Blinders) será responsável pelo roteiro, onde nos próximos meses estará focado na escrita, e ninguém será escalado até que ele termine um primeiro rascunho. Em 01 de agosto, Knight revelou a BBC que é fã de longa data das aventuras de James Bond, e que foi convidado repentinamente para uma reunião com produtores da Amazon MGM Studios: “Descobri rapidamente do que se tratava aquela conversa e fiquei muito animado e esperançoso. E então o processo é… você realiza algumas reuniões, discute algumas ideias e então descobre que conseguiu. Descobri há um tempo, mas foi anunciado apenas ontem, 31 de julho, o que é ótimo. Espero que, por ser fã de Bond por tantos anos, isso fique impregnado em mim e eu consiga produzir algo semelhante, mas diferente, e melhor. Com uma visão mais forte e ousada. [Quem será o próximo ator?] Bom, isso é uma pergunta realmente ótima, mas que não posso responder.”

No momento que o roteiro está sendo escrito por Steven Knight, a busca pelo ator que interpretará o novo James Bond está em andamento, mas de forma secreta. A ideia seria contratar alguém mais jovem, que pudesse ficar no papel por vários anos. Existem vários nomes cotados. Um destes nomes é o ator Aaron Taylor-Johnson, ator inglês de 35 anos, conhecido por filmes como Trem Bala, Extermínio: A Evolução e Kraven: O caçador. No período entre 2023 a 2024, a imprensa dava como certa e que os produtores da EON, estavam bastante satisfeitos com ele, mas agora com a nova chefia, outros nomes começam a ganhar peso como Jacob Elordi, australiano de 28 anos, que ganhou destaque em séries como Euphoria, Tom Holland, ator inglês de 29 anos, quase um veterano e que atualmente faz o Homem-Aranha em vários filmes e Harris Dickinson, também britânico de 29 anos que se notabilizou-se em filmes como Triângulo da Tristeza e King’s Man: A Origem.

Em 12 de outubro, o novo co-produtor da franquia, David Heyman comentou a BBC sobre o desafio de comandar os novos rumos ao lado de Amy Pascal: “Vai ser muito divertido e acho que faremos algo muito especial. Ainda estamos no começo. Acho que temos um diretor magnífico [Denis Villeneuve], um roteirista maravilhoso [Steven Knight]. E é ótimo trabalhar com Amy Pascal como parceira nesta odisseia. É uma tarefa difícil. Barbara Broccoli e Michael G. Wilson fizeram um trabalho extraordinário ao longo dos anos.”

Em 22 de outubro, foi revelado através de um relatório financeiro que a Amazon MGM Studios pagou para assumir controle criativo da franquia de James Bond da EON. De acordo com um documento fiscal da EON Productions: “Em 20 de fevereiro, a empresa celebrou um acordo para a venda de sua participação na franquia Bond, todos os ativos associados, bem como suas empresas subsidiárias, B24 Limited e B25 Limited. O valor total da venda foi de US$ 20 milhões (USD),” apontou.

Ainda no início de sua escrita, espera-se que em princípios de 2026, o nome do ator que usará o manto (ou a pistola)  de James Bond seja definido para os próximos anos e as filmagens ocorram a partir do segundo semestre de 2026 para possível lançamento entre 2027 ou 2028. Ficamos no aguardo.

[RM – The World of James Bond – Variety – VEJA – Radio Times – Sunday Telegraph – CNBC – Amazon MGM Studios Oficial – Deadline – BBC – World of Reel]

The following two tabs change content below.
AvatarRicardo-150x150 James Bond: Amazon compra franquia e anuncia novo filme com diretor e roteirista

Ricardo Melo

Profissional de TI com mais de 10 anos de vivência em informática. Tem como hobby assistir seriados de TV, ir ao cinema e namorar!!! Fã de rock'n'roll, música eletrônica setentista, ficção-científica e estudos relacionados a astronáutica. Quis ser astronauta, mas moro no Brasil... Os anos 80 foram meu playground!

1 thought on “James Bond: Amazon compra franquia e anuncia novo filme com diretor e roteirista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *