Avatar – Fogo e Cinzas…saga chega ao terceiro filme…
Avatar é uma saga criada pelo cineasta James Cameron (Exterminador do Futuro, Titanic) lançado em 2009, que revolucionou os efeitos especiais, colocando no patamar das grandes space operas do cinema ao lado de Star Wars, Star Trek ou Aliens. Em uma estória se passando no futuro de 2154, uma corporação terrestre chamada RDA explora um raríssimo minério em Pandora, uma das luas de Polifemo, um dos três gigantes gasosos fictícios orbitando Alpha Centauri, a 4,4 anos-luz da Terra. Os humanos usam uma operação mineradora, empregando ex-soldados e ex-fuzileiros como mercenários, para ajudar a combater os seres nativos locais, os Na’vis. Pra interagir com estes seres, os humanos desenvolvem corpos a partir de clonagem e transferem a consciência dos humanos para eles na tentativa de infiltrar na comunidade Na’vi como forma de descobrir os melhores meios de destrui-los. Então um conflito entre humanos e Na’vis acabam sendo inevitável. O filme que Cameron escreveu, produziu e dirigiu começou a ser escrito em 1995, e levou vários anos até que os efeitos especiais estivessem no nível necessário para que Cameron tivesse a confiança de filma-lo, gastando mais de U$ 230 milhões na produção tirando o marketing…o resultado foi um efeito avassalador de fãs e um estouro de bilheterias, tendo até hoje o feito de ser a maior bilheteria da história do cinema (sem reajuste da inflação), arrecadando U$ 2,9 bilhões. Nos anos seguintes, Cameron expandiu a franquia para games, revistas, quadrinhos, livros, brinquedos etc…mas só retornou uma continuação em 2022, com Avatar: O Caminho da Água, que arrecadou U$ 2,3 bilhões. Com um plano para 5 filmes (uma penalogia), Cameron prepara o terceiro filme da saga: Avatar: Fogo e Cinzas para o final de 2025.
A Disney, que agora detêm os direitos da franquia, após a compra da Fox, viu que o retorno do Avatar: O Caminho da Água, e passou a investir muita grana no restante da saga. Dentro da Disney, Avatar: Fogo e Cinzas é uma grande aposta segura para as férias em dezembro próximo, sendo que Bob Iger, e CEO do estúdio diz estar deslumbrado com continuação para os cinemas. Em março de 2025 ao citar especificamente a franquia bilionária, Iger revelou estar “absolutamente maravilhado” com o que viu até o momento do terceiro filme, embora não tenha revelado maiores detalhes. Mas finalmente em novembro de 2025, falando ao podcast The Town, do jornalista Matt Belloni, James Cameron revelou a opinião do CEO da Walt Disney Company, Bob Iger, sobre Avatar: Fogo e Cinzas. O cineasta exibiu uma versão preliminar do longa-metragem (cerca de 18 minutos mais longa em comparação ao corte final), e recebeu elogios contundentes. Segundo Cameron: “Ele é interessante. Ele não opina até que eu tenha algo para mostrar. O comentário dele quando assistiu pela primeira vez, mesmo com 3 horas e 23 minutos, sem incluir os créditos naquele ponto — então ficou uns 18 minutos mais curto desde então — foi: ‘Sim, sei que você vai continuar cortando, mas está magnífico.’ Ele basicamente disse: ‘Eu amo este filme.’” Cameron apontou que, enquanto outros executivos davam sugestões, Iger saiu em defesa do corte apresentado. “Foi interessante porque havia outros chefes na reunião trazendo observações. E ele disse: ‘É… não tive problema com isso.’ E basicamente derrubou as notas deles. E eu pensei: ‘Ok, terminamos aqui.’”
James Cameron confirmou que, por enquanto, quer continuar no comando de Avatar 4 e Avatar 5. “Não há motivo para não fazer. Estou com saúde. Estou pronto para continuar,” afirmou Cameron, que completa 71 anos no próximo mês, à revista Empire. Caso continue à frente de Avatar 5, ele terá 77 anos na época do lançamento. Mesmo assim, ele está disposto a seguir em frente com os novos capítulos, desde que se sinta preparado física e mentalmente para o trabalho exigido. O diretor espera até expandir o universo para uma animação. Cameron revelou que tem planos de explorar Pandora por meio de animações, com histórias que não caberiam nas produções principais. A ideia seria criar uma série antológica animada ambientada no universo de Avatar, com episódios independentes que aprofundem o mundo dos Na’vi a partir de ângulos diferentes. A franquia Avatar já se expandiu além dos filmes. Jogos como Avatar: The Game e Frontiers of Pandora permitiram que o público explorasse o planeta em experiências interativas. No mundo real, a atração Pandora – The World of Avatar, no Walt Disney World, transporta visitantes para o ambiente da lua fictícia. Agora, James Cameron quer dar um novo passo. Em entrevista à Empire, ele contou que já conversou com a Disney sobre a ideia. “Eu disse: ‘Quero fazer uma série antológica animada ambientada nesse mundo, mas com histórias que ninguém esperaria ver nesse universo’”, afirmou. Segundo ele, o projeto pode incluir até mesmo um longa animado, seja para o streaming ou para os cinemas. A proposta é se inspirar em outras antologias animadas, como Love, Death + Robots e The Animatrix. Cameron mencionou o interesse em abordar conteúdos paralelos aos filmes principais. “Você poderia mostrar quem foi o primeiro a chegar em Pandora, a primeira expedição. Pode ir para onde quiser”, explicou.
Essas produções poderiam explorar histórias de personagens que não tiveram tanto destaque nos filmes, além de eventos que aconteceram nos bastidores ou em momentos não mostrados na tela. O foco seria enriquecer o universo de Avatar, expandindo seus detalhes e possibilidades. Por enquanto, tudo ainda está nos estágios iniciais. “Não fizemos muita coisa ainda”, admitiu Cameron. “Estamos reunindo histórias e procurando os animadores certos, diretores mais autorais que queiram participar”.
Sobre o novo filme: Após a devastadora guerra contra a RDA e a trágica perda de seu filho mais velho, Jake Sully e Neytiri enfrentam uma nova ameaça em Pandora: o Povo das Cinzas, uma tribo Na’vi violenta e ambiciosa liderada pela implacável Varang.A família Sully precisará lutar pela própria sobrevivência e também pelo futuro de Pandora, em uma batalha intensa que vai testar seus limites emocionais e físicos.
Trailer final
O elenco principal terá o retorno de Sam Worthington (À Beira do Abismo), Zoe Saldaña (Guardiões da Galáxia), Sigourney Weaver (Aliens: O Resgate), Cliff Curtis (Heróis), Kate Winslet (Mare of Easttown), Stephen Lang (O Homem nas Trevas), e David Thewlis (Mulher-Maravilha).
As estimativas iniciais são boas para o lançamento do terceiro filme da saga. Nos Estados Unidos, estima-se uma abertura entre US$ 110-130 milhões, isto o coloca como a melhor do ano…
Avatar: Fogo e Cinzas estreará em 18 de dezembro.
[RM – Variety – The Town – Empire – Disney]
Ricardo Melo
Latest posts by Ricardo Melo (see all)
- Avatar – Fogo e Cinzas…saga chega ao terceiro filme… - 01/12/2025
- Atualizações do Mundo Geek – Novembro 2025 - 20/11/2025
- James Bond: Amazon compra franquia e anuncia novo filme com diretor e roteirista - 02/11/2025
- Perfil: Rod Serling (1924 – 1975) – Um dos mais criativos produtores da TV - 19/10/2025
- Atualizações do Mundo Geek – Outubro 2025 - 05/10/2025




