Rubinho Barrichello sempre foi bom piloto
No país onde o apenas os campeões são valorizados, e o vice é considerado “o primeiro dos últimos”; no país onde a informação e o conhecimento técnico sobre determinada modalidade são substituídas por “achismo” e frases feitas, é normal que Rubinho seja motivo de piada, considerado “lento” e sinônimo de fracasso. O título conquistado na Stock Car nacional no fim de 2014 foi motivo para mais piadas do que congratulações!
No resto do mundo, diferentemente, Rubinho é muito respeitado por tudo o que fez em sua carreira. Considerado um bom acertador de carros, Barrichello é o piloto que mais corridas disputou na história da Fórmula 1 (326), tendo sido vice-campeão mundial em duas oportunidades (2002 e 2004) e terceiro em outras duas (2001 e 2009). Foram 68 pódios, 11 vitórias (mesmo número de Felipe Massa) e 658 pontos. Nas outras categorias, tem títulos nas tradicionais Fórmula Opel e Fórmula 3, além do recente na Stock Car nacional, fora os diversos títulos no kart.
É evidente que Rubinho não teve uma carreira recheada de conquistas, principalmente pelo longo período em que ficou na Ferrari tendo Schumacher como primeiro piloto, mas suas estatísticas são consideradas boas entre os pilotos e é consenso que, se não fosse o alemão heptacampeão mundial, Barrichello poderia ter encerrado a carreira com pelo menos um título na Fórmula 1, o que mudaria totalmente sua imagem no Brasil.
O fato de Rubinho ter sido o principal piloto do país logo após a morte de Ayrton Senna; a ausência de um título mundial e a popularização de algumas tiradas satíricas de um obscuro programa da Rede TV – especialista em fazer humor denegrindo a imagem de personalidades do esporte e do entretenimento – criaram uma perfil totalmente injusto e inverídico do piloto brasileiro, comprado por grande parte da população acostumada à desvalorizar os feitos de seus atletas, considerando-os “lixo” quando estes não atendem às expectativas criadas.
Rubinho não foi campeão mundial, mas está longe de ser um mau piloto. Está na hora do brasileiro reconhecer esse fato. Você reconhece isso ou ainda acha que ele é mau piloto, lento… “um lixo”, como dizem seus detratores? Deixe seu comentário e explique sua visão sobre o assunto!
Ralph Luiz Solera
Latest posts by Ralph Luiz Solera (see all)
- Análise: a obra máxima do terror é The Thing? - 12/07/2022
- Na mesa: jogo de tabuleiro The Thing: The Boardgame - 11/07/2022
- Série do Obi-Wan expõe o verdadeiro problema dos SW da Disney - 02/06/2022
- Resenha: o box completo de Bone - 17/11/2021
- Piores Filmes do Mundo: Serpente Mortal (Silent Venom) - 06/11/2021
Ele nunca ganhou uma formula 1 porque sempre foi um tremendo de um mercenário, não tinha honra nenhuma, pouco importava ser tachado de panaca, e as piadinhas, o importante sempre foi obedecer os chefões e ganhar o dele, schummacher ganhou em cima dele porque muitas vezes ele mesmo desacelerava, vai saber quantas vezes ele não entregou o jogo só pra ganhar o seu nos bastidores
É uma vergonha nacional esse sujeito, ainda mais num país que carece de auto estima tendo um monte de oportunista mercenário igual a merda do atual presidente.
Boas ponderações… sempre me irritei com a constante zoeira em cima do Rubinho. 99,99% das pessoas que o criticam não são nem os melhores de sua cidade na sua profissão, e ficam zombando de um cara que foi duas vezes vice campeão do mundo. Mentalidade escrota do brasileiro. E aquele lixo do Pânico na TV (tão lixo quando sua audiência e seus fãs) ajudou nesse estigma.
o responsável por isso não foi o Pânico… quem começou a zoeira foi o programa Casseta & Planeta.