Game of Thrones: O que esperar da nova temporada?

1

Fomos agraciados pela HBO no último dia 24 com a estreia da sexta temporada de Game of Thrones. Esse texto, entretanto, está sendo escrito antes do primeiro episódio ir ao ar, ou seja, estamos completamente no escuro, utilizando como base o que já aconteceu na série e alguns fatos dos livros.

Game of Thrones me deixa intrigado. Assim como várias pessoas, já falei mal da série. Já fui um daqueles que diz que “só os dois últimos episódios da temporada realmente importam”. Já tive épocas em que ficava animado demais com a história e criava teorias, pesquisava em sites e utilizava os próprios livros como referência para saber o que ia acontecer. O telespectador muitas vezes se sente manipulado por George Martin e a equipe de roteiristas da série, e tenta ao máximo buscar conhecimento (#somostodoslittlefinger) para sair dessa posição desfavorável.

Anúncios

game-of-thrones-6 Game of Thrones: O que esperar da nova temporada?A verdade é que Game of Thrones movimenta o público. Faz as pessoas amarem e odiarem um mesmo personagem num piscar de olhos. Mantém as pessoas interessadas mesmo quando um episódio não é tão movimentado – algo que outras séries que dependem das cenas de ação não tem a proeza de fazer. Desde a revolucionária morte do protagonista (que é mérito de Martin, e não da série em si) até a incógnita que isso representou, não tem como discordar da relevância de Game of Thrones para a televisão e para o mundo da cultura pop.

A paixão dos fãs pela série é tão grande que uma verdadeira rixa foi criada com o público de Senhor dos Anéis. Até então, os livros de Tolkien e as adaptações para o cinema de Peter Jackson eram consideradas as obras máximas do segmento medieval, sem competição. Hoje em dia, muitos veem o mesmo em Game of Thrones, ao passo de que outros odeiam fervorosamente a série por ter adquirido essa posição para algumas pessoas. Costumo dizer que, quando um produto consegue gerar amor e ódio tão intensos, é porque cumpriu seu papel. Não passou despercebido.

Com a nova temporada, a HBO tem a missão de dar continuidade a uma história que ainda não existe nos livros. Muita especulação já foi feita quanto a isso. Alguns acreditam que o próprio George Martin cedeu algumas informações sobre o sexto livro para os produtores da HBO se guiarem, logo a nova temporada conterá spoilers para quem já acompanha os livros. Outros desconsideram essa hipótese e preferem pensar que a série seguirá um rumo diferente dos livros. Me encaixo no segundo grupo e penso que, independente dos livros serem ou não usados como base, o que precisa ser contada é uma boa história. Independente da fonte, se a HBO conseguir produzir uma sexta temporada sólida e que dê prosseguimento satisfatório ao enredo que foi contado até aqui, a qualidade de Game of Thrones estará a salvo.

E, falando em prosseguimento, vamos logo ao que realmente interessa? Lembrando que, daqui para baixo, temos spoilers. Nada de reproduzirem o Casamento Vermelho com minha pessoa, ok? Ok!

A sexta temporada – causa e consequência.

Alguns arcos da série já encontraram seu fim nos livros, como é o caso de Daenerys, Jon Snow e Cersei. Outros ainda precisam ser desenvolvidos, como a história de Arya e Jaime. Para quem não sabe, os livros quatro e cinco de As Crônicas de Gelo e Fogo (que se chamam Festim dos Corvos e Dança dos Dragões, respectivamente) foram planejados para serem um livro só. Só depois de analisar o tamanho do produto final é que George Martin decidiu separá-los. Logo, alguns personagens que vemos em Festim dos Corvos sequer aparecem em Dança dos Dragões, e vice-versa. A série, por sua vez, seguiu por outro caminho, mesclando as histórias para nenhum personagem cair no esquecimento.

Logo, a sexta temporada de Game of Thrones chega para concluir as pontas soltas deixadas pela quinta temporada. Além disso, outras pontas soltas serão deixadas para uma eventual sétima – e possivelmente última – temporada. Para analisar como cada personagem foi afetado e o que esperar de sua história na próxima temporada, fiz uma separação pelas famílias. Em cada uma delas, inclui outros personagens que não fazem parte dos principais clãs de Game of Thrones, porém estão ligados direta ou indiretamente com algum membro do clã específico.

Vamos começar logo pra terminar de ler antes de escurecer, já que a noite é escura e cheia de horrores.

baratheon Game of Thrones: O que esperar da nova temporada?

OURS IS THE FURY. O último representante da família Baratheon (ao menos, é o que temos notícia) não teve um final muito feliz na quinta temporada. Depois de sacrificar a filha, perder a esposa e grande parte de seu exército (incluindo Melisandre), Stannis Baratheon tenta invadir Winterfell, mas acaba sendo massacrado pelas tropas dos Bolton. É encontrado por Brienne depois da batalha, que acaba eliminando-o após jurar matá-lo devido ao assassinato de Renly Baratheon. Para quem não se lembra, Renly foi assassinado na segunda temporada por uma sombra de Stannis, resultado de um dos feitiços de Melisandre.

Apesar de ficar claro que Brienne desferiu o golpe de misericórdia contra Stannis, não temos certeza de que ele morreu. Já estamos acostumados com o retorno de alguns personagens em Game of Thrones mesmo depois de morrerem – e, no caso de Stannis, nem um corpo pudemos ver para ter certeza. Quem ai imagina o retorno do último dos Baratheon? Eu não duvido de nada… Aliás, seria interessante ver a dinâmica de Brienne com um homem que jurou matar. Imagino algo similar com a dinâmica da personagem com Jaime Lannister na segunda temporada.

targaryen Game of Thrones: O que esperar da nova temporada?

FIRE AND BLOOD. Já que estamos falando de famílias com poucos sobreviventes, que tal focarmos agora no clã dos dragões? Daenerys Targaryen firmou uma aliança com Tyrion Lannister, que assumiu uma postura mais política no governo de Meereen. Após ser quase morta na arena da cidade, Dany acabou sendo levada por um de seus dragões, Drogon, para um local desolado e distante de quaisquer resquícios de civilização. Lá, é abordada por um khalasar. Nos livros, a história de Daenerys também é finalizada dessa maneira.

Foi divulgado que, na sexta temporada, Dany visitará um templo onde as viúvas de Khals vivem, orando, lamentando e trabalhando como oráculos. Naturalmente, espera-se que ela fique no local – mas sabemos que ela não ficará. Provavelmente, esse será um dos obstáculos na jornada de nossa obstinada khaleesi. Fico satisfeito ao saber disso, pois seria muito frustrante e repetitivo, como telespectador, ver a personagem tendo que conquistar o Khal do khalasar e a confiança de seus subordinados para se sobressair.

Outro ponto que questiono é a relação entre os personagens que Daenerys encontrará e seu dragão. Ela poderá assumir uma postura mais ameaçadora, mesmo estando sozinha. Além disso, o que Tyrion fará em Meereen, já que o governo cairá automaticamente em suas mãos?

lannisters Game of Thrones: O que esperar da nova temporada?HEAR ME ROAR. Admito que até coloquei “Rains of Castamere” para ouvir enquanto escrevo. Minha família favorita, os Lannisters finalmente começaram a ver a ruína diante da até então intocada glória do clã. Primeiramente, com a morte de Joffrey Baratheon no começo da temporada, vimos a dor de Cersei Lannister se transformar em oportunidade. Seu filho mais jovem assume o trono, e ela passa a controlar as ordens dadas por ele. O conselho é manipulado mais do que nunca pela rainha regente. Ela utiliza o poder legítimo do Alto Pardal para culpar Margaery pela morte de Joffrey. A divindade dos Sete, entretanto, descobre as reais intenções de Cersei, que é obrigada a assumir todos os seus crimes e pecados. O final disso nós pudemos acompanhar no último episódio da temporada, com a caminhada da personagem em Porto Real. Nua e sem os longos fios de cabelo, Cersei caminha lentamente pela população da cidade, acompanhada por gritos de “vergonha”. Até imaginei que a personagem encontraria sua redenção aí, mas sabemos que ela está prestes a saber que sua filha, Myrcella, foi vítima de envenenamento e acabou padecendo. Além disso, ela recebe o apoio de um renovado Montanha no final da temporada, que jura voto de silêncio e serventia inquestionável até todos os inimigos da rainha perecerem. Uma trama bem interessante aguarda Cersei na sexta temporada.

Antes em Dorne, Jaime Lannister finalmente recebe permissão para voltar para Porto Real com a filha. Prestes a revelar para Myrcella que era seu pai, o Matador de Reis é surpreendido pela garota, que revela já saber disso e estar feliz com a notícia. Tudo acabaria bem, se Myrcella não fosse vítima do beijo envenenado de Ellaria. A garota morre nos braços de Jaime, que agora deve contar o que aconteceu para Cersei. Será que ela irá culpá-lo por isso? Ela declarará guerra a Dorne? Como lidará com a ameaça dos Tyrell, cuja matriarca se aproxima cada vez mais de Baelish?

Por fim, temos um dos personagens mais queridos da série, Tyrion Lannister. Depois de matar o pai, o anão segue até Meereen, onde se encontra com Daenerys. Após assumir um papel mais político no governo de khaleesi, ele se vê com o comando da cidade nas mãos. Após a fuga de Daenerys, Tyrion terá de governar uma cidade composta por ladrões, enquanto Jorah segue em busca da Mãe dos Dragões. Como é que um estrategista como Tyrion lidará com pessoas tão diferentes e desprovidas de escrúpulos? Felizmente, ele terá a ajuda de Lord Varys nessa missão.

stark Game of Thrones: O que esperar da nova temporada?WINTER IS COMING. Deixei o melhor (ou mais difícil) para o final. Os Starks nunca estiveram numa situação muito favorável em Game of Thrones (ou talvez até tiveram brevemente, com Robb Stark vencendo as batalhas contra os inimigos do Norte na segunda temporada). e hoje vemos a família sendo carregada por quatro personagens.

A primeira delas, Sansa Stark, transformou-se diante de nossos olhos. Na quarta temporada, ela finalmente começou a jogar o “jogo dos tronos”, ao mentir sobre a morte de sua tia, Lysa Arryn. Desde então, manteve-se aliada de Baelish até retornar a Winterfell. Lá, viu-se prisioneira de em sua própria terra por Ramsay Bolton. Contava com a vitória de Stannis, mas o último sobrevivente dos Baratheon pereceu em batalha. Sua ultima esperança encontrou-se em Theon Greyjoy. Juntos, Sansa e Theon fogem de Winterfell. Na sexta temporada de Game of Thrones. veremos como a primogênita dos Starks lidará com sua situação atual e o que fará para sobreviver. Aliás, falando em Theon Greyjoy, esperamos uma participação mais ativa de sua família na sexta temporada. Algumas confirmações do casting indicam que os moradores das Ilhas de Ferro terão destaque nos capítulos que estão por vir.

Arya Stark, por sua vez, segue o caminho contrário de Sansa – não o da sobrevivência, mas o da vingança. Depois de ficar cega como punição por ver o que não devia e usar erroneamente o poder do Deus de Muitas Faces, Arya inicia seu treinamento para aprender as técnicas dos homens sem rosto da cidade de Braavos, para em seguida retornar a Westeros e se vingar das diversas pessoas que fizeram mal a ela e sua família (para quem não se lembra, Cersei Lannister, Ilyn Payne, Walder Frey, o Perdigueiro, o Montanha, Melisandre, Beric Dondarrion e Thoros of Myr).

Bran Stark retornará, depois de um breve sumiço na quinta temporada. Pouco se sabe sobre o personagem, além de seu encontro o corvo de três olhos e da maestria na habilidade de transportar sua mente para outros seres (como já fez com o próprio corvo, seu lobo e Hodor). O jovem warg continuará a desenvolver seus poderes e poderemos compreender melhor a extensão deles.

Para finalizar, nosso querido Jon Snow (sim, vou colocar ele no parágrafo dos Starks, por mais que Catelyn se chateie)… Sabemos que ele morreu, tanto em Game of Thrones como nas Crônicas de Gelo e Fogo (um dos momentos mais chocantes de toda a série, seja a televisiva ou o livro), vítima de seus próprios irmãos de armas. O que acontecerá com o personagem a seguir, porém, permanece uma incógnita. De um lado, temos George Martin, que afirma “não termos visto tudo de Jon Snow”, enquanto do outro, o próprio Kit Harington (ator que interpreta Jon Snow na série) afirma que ele não retornará. O interesse de Melisandre por Jon Snow, entretanto, deixa algumas dúvidas para os fãs mais atenciosos. Muitos acreditam que Jon Snow é filho de Lyanna Stark com Rhaegar Targaryen e, portanto, legítimo sucessor ao trono, já que o reinado de mais de trezentos anos dos Targaryen só foi interrompido porque nenhum descendente de Rhaegar clamou pelo trono após sua morte. Outros consideram a possibilidade de Jon Snow ser o Azor Ahai (escolhido que lutará contra as trevas que cobrem o mundo), e talvez isso justifique o interesse de Melisandre (que, aliás, tem tudo para ter destaque no primeiro episódio da sexta temporada, já que o nome do capítulo é The Red Woman). Outras teorias são debatidas, como a alma de Jon ter sido transportada para Fantasma antes de morrer (algo similar as habilidades de Bran) ou, enfim, sua inevitável morte. Em que você acredita?

A sexta temporada de Game of Thrones também terá espaço para alguns flashbacks. Acredita-se que finalmente seremos apresentados a Lyanna e, consequentemente, ao passado de Ned Stark e Jon Snow. Veremos a Patrulha enfrentando os mortos-vivos e talvez até presenciemos o inverno que, cada vez mais, se aproxima. Curiosos? Só um pouco? Pois é, eu também!

Já assistiu o primeiro episódio da sexta temporada de Game of Thrones? Alguma teoria desse texto já caiu por terra ou foi confirmada? Compartilha com a gente aí nos comentários!

printfriendly-pdf-email-button-notext Game of Thrones: O que esperar da nova temporada?
The following two tabs change content below.
AvatarMarcus-150x150 Game of Thrones: O que esperar da nova temporada?

Marcus Colz

Livreiro, gamer, aficcionado por filmes, séries e música, não necessariamente nessa ordem. Fã de black metal que simpatiza com a Katy Perry. Come junk food mais do que deveria e não suporta alho, apesar de não ser um vampiro. Na busca de seu próprio universo, se encontra no Maxiverso.

1 thought on “Game of Thrones: O que esperar da nova temporada?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *