Podemos viciar em Realidade Virtual? Assista Uncanny Valley

8

A Realidade Virtual se tornou, finalmente, uma possibilidade. Muito se sonhou e imaginou sobre este momento, mas finalmente tudo indica que ela chegou para ficar, sendo uma das principais atrações nas grandes feiras de games e entretenimento pelo mundo. Sem dúvida, a inovação tecnológica do momento, despertando toda nossa admiração para o universo de possibilidades que se abre. Mas será que, com a sua democratização, podemos correr o risco de nos tornar dependentes? Um fantástico curta-metragem de ficção científica propõe o tema.

Y2ujwMI Podemos viciar em Realidade Virtual? Assista Uncanny Valley
Uncanny Valley e a realidade virtual.

Uncanny Valley é um falso documentário argentino que abusa dos efeitos visuais para nos apresentar um futuro distópico onde as tecnologias nos mantém sob controle, por nossa livre escolha. Dirigido por Frederico Heller e com um excelente trabalho de animação, edição/finalização e efeitos sonoros, conta com um roteiro que acompanha os depoimentos de dependentes da Realidade Virtual (VR), pessoas que, enquanto tem vidas fantásticas no mundo virtual, vivem em condições absolutamente precárias na realidade. A ideia das crackhouses foi atualizado para lugares abandonados que são utilizados por estes “usuários” da VR com o único e simples objetivo de suprimir suas necessidades básicas para a imersão virtual. Totalmente desconexos com a sociedade, sobrevivem para satisfazer prazeres e sensações, como profetizado em Admirável Mundo Novo de Aldous Huxley.

Anúncios

Bastante atual, deixa espaço para importantes discussões a respeito do uso da tecnologia em nossas vidas, seja em busca de prazer, diversão ou com intuitos de militares. Com o aperfeiçoamento das tecnologias, será que nossa mente está preparada para determinar o limite entre o real e o virtual? Será que estamos realmente no controle dos nossos sentimentos e vontades?

Para ajudar a refletir sobre o tema e fomentar o debate, assista à ficção científica, disponível em HD com legendas em português (basta clicar em ‘CC’ no canto direito inferior para ativá-las). Dica: clique no ícone do Vimeo para assistir em tela cheia.

E para você, quais são os limites e possibilidades para a Realidade Virtual?

printfriendly-pdf-email-button-notext Podemos viciar em Realidade Virtual? Assista Uncanny Valley
The following two tabs change content below.
AvatarGael-150x150 Podemos viciar em Realidade Virtual? Assista Uncanny Valley

Gael Mota

Vivendo entre o utópico e o distópico, o real e o imaginário, sempre encontra paralelos entre o sci-fi e o cotidiano. Cientista, redator e artista por acidente, acredita que o cyberpunk já chegou.

8 thoughts on “Podemos viciar em Realidade Virtual? Assista Uncanny Valley

  1. Sempre haverá espaço para a esperança e desperança em relação ao futuro. E o mesmo vale para as tecnologias que sempre poderão ser usadas para diversos fins, recreativos, militares ou contra as injustiças da sociedade. Hoje, o universo virtual já é uma ferramenta para a manifestação da democracia direta, basta usarmos com sabedoria.

  2. Debate interessantissimo

    Os temores q antes eram mera ficcao cientifica hoje sao reais… o documentario eh fantastico e Heller nao nos deixa em momento algum assistir aquilo como mera fantasia mas sim como um aviso real e palpavel de mais essa loucura wue a tecnologia moderna nos traz

    1. No fim, a lógica maior é que novas tecnologias sempre virão, se democratizarão e, finalmente, chegam ao acesso de todos. Como vamos utilizá-las, isso cabe a cada um de nós escolher, como tudo que já foi feito até hoje…

    2. Concordo… o problema é que a humanidade nao se mostra confiavel qd deixamos em sua mao alguma decisao importante hahahaha

  3. Acho meio exagerado isso… dificil crer nesse cenario apocaliptico que muitos pregam a respeito da tecnologia, realidade virtual, mundo virtual, etc… sou meio cetico com relacao a isso, acho que nunca avancaremos tanto nesse sentido de chegar a perder a nocao do que é real e do que é virtual

    1. Esse é o grande trunfo da ficção científica, questionar os caminhos que estamos caminhando. Por sorte, mesmo com tantas distopias na ficção, a realidade do nosso futuro parece bem menos apocalíptica.

    1. Com bom uso, a tecnologia sempre poderá ser usada para melhorar a nossa vida. Basta conhecermos suas limitações e potencialidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *