Steven Spielberg e a Ufologia – Parte 2
Na primeira parte deste artigo falamos da relação do cineasta Steven Spielberg com a ufologia. Agradecemos todos os comentários que os leitores postaram sobre o mesmo. Acompanhem agora a segunda parte e divirtam-se!
Invasão Terra (1998)
Em 1998, Steven Spielberg convidou o produtor Harve Bennett (O Homem de 6 milhões de Dólares, O Homem Invisível e os filmes de cinema de Star Trek), para criarem e produzirem em conjunto a série de TV animada Invasion America (Invasão Terra) produzida pela Dreamworks Animation/Universal Studios, para ser exibida no Warner Channel. A série foi exibida no Brasil pela Rede Globo no programa TV Globinho.
A história de Invasion America começa no início dos anos 80, quando alienígenas humanóides do planeta Tyrus começam a iniciar seus planos para entrar em contato com a Terra. Cale-Oosha, o governante de Tyrus, examina o projeto de seu tio com a Terra. No entanto, seu tio, The Dragit, afirma que seu planeta moribundo deve invadir a Terra e apanhar seus recursos. Cale se recusa e uma guerra civil explode em Tyrus. Cale e Rafe, seu guarda-costas, treinador e amigo confiável, escapam para a Terra, disfarçando-se como seres humanos. Cale conhece Rita Carter, uma mulher humana.. ele se apaixona por ela, e eles se casam. Depois de um longo período fugindo das forças de Dragit na Terra, Cale volta a Tyrus para ajudar a fortalecer suas forças leais, o Ooshati, deixando Rita e seu filho, David, sob a proteção de Rafe. Nos dia de hoje, quando Dragit finalmente encontra a família, ele está determinado a matá-los, e a vida do adolescente David Carter é lançada em uma devastadora aventura para impedir Dragit, perder e ganhar amigos e descobrir quem ele é.
A série teve uma audiência mista e reviews não muito bem avaliados por parte da imprensa. Por fim, a produtora não recebeu sinal verde para uma próxima temporada e a mesma termina em aberto como “Fim do Livro Um”.
Invasão da Terra teve excelentes roteiros, mas infelizmente não teve mais temporadas aprovadas, apesar de ter ganhado muitos fãs. A série teve entre seus dubladores o ator Leonard Nimoy (1931-2015), o Sr.Spock de Star Trek, Ronny Cox (Robocop, Total Recall) e Lorenzo Lamas. A primeira temporada foi composta de apenas 13 episódios e termina em aberto, conforme já dissemos.
Evolução (2001)
O filme Evolution (Evolução) foi originalmente escrito como um filme de ficção-científica de horror. Steven Spielberg convidou o amigo Ivan Reitman (Caça Fantasmas) para a direção, e o mesmo reescreveu o roteiro dando a ele um tom de comédia. O filme foi lançado como uma co-produção entre os estúdios Dreamworks (de Spielberg) e Columbia Tristar. O filme também tenta aproveitar o sucesso do ator David Duchovny, famoso mundialmente devido ao seriado cult de grande sucesso, Arquivo X, do qual Spielberg era fã e cujo mote também tratava de ufologia. No filme, Duchovny, é um coronel da defesa americana que passa a investigar microrganismos extra-terrestres vindos de um meteorito que caiu no deserto do Arizona. Os microrganismos passam a se adaptar ao ambiente da Terra e a evoluir para novos seres, colocando em risco a vida na Terra. O filme conta também com a participação da atriz Julianne Moore.
O longa não teve o sucesso esperado, custando U$ 80 milhões e rendendo pouco menos de U$ 100 milhões, vindo a ter um desempenho melhor no mercado de home-vídeo. Para tentar alavancar uma franquia, uma série animada de TV foi criada , mas teve curta duração, sendo cancelada na primeira temporada por baixo interesse do público (talvez por ser bastante parecido com Homens de Preto).
Taken – minissérie – (2002)
Ousado projeto contado em forma de uma minissérie de ficção-científica em 10 capítulos, Taken é uma história ufológica que cruza o tempo, abrangendo cinco décadas e quatro gerações, tendo como centro três famílias: os Keys, os Crawfords, e os Clarkes. Na história, o veterano da Segunda Guerra Mundial Russell Keys é atormentado por pesadelos de sua abdução por extraterrestres durante a II Guerra Mundial (os chamados Foo Fighters); o incidente Roswell transforma Owen Crawford de um ambicioso capitão da força aérea para um conspirador secreto e sem escrúpulos do governo; Sally Clarke, infeliz no casamento, é engravidada por um visitante alien. À medida que passam as décadas, os herdeiros de cada um deles são afetados pelas maquinações dos alienígenas, culminando com o nascimento de Allie Keys, que é o produto final da “experiência” alienígena e carrega as chaves para o futuro da humanidade.
A minissérie foi produzida por Steven Spielberg, tendo como principal produtor e criador, Leslie Bohem, que já tinha no currículo produções como A Casa do Espanto III, A Hora do Pesadelo V, Daylight e Inferno de Dante. Taken mostra desde fenômenos de avistamento de OVNIS, o caso Roswell, a Área 51, passando por abduções, acobertamento e conspiração governamental, entre outros.
Na série existe também o ponto de vista dos céticos, que não acreditam e acham tudo uma grande besteira. Foi uma ideia de Spielberg incluir este grupo na história, pois ele sempre esteve intrigado pelas razões que levam os céticos a não aceitarem o fenômeno, e também devido ao fato de os mesmos terem sido pouco explorados, tanto no cinema como na TV. Apesar de ser uma obra de ficção, Taken vai a fundo ao mostrar eventos inspirados em fatos reais, em anos de pesquisas ufológicas.
Taken foi exibida pelo canal Sci-Fi Channel e filmado em Vancouver, Canadá, a mesma região onde a popular série ufológica, Arquivo X (1993-2002), havia sido filmada. Inclusive no episódio God’s Equation, o seriado de Mulder e Scully é mencionado por um dos personagens. No episódio Maintenance, é a vez da menção a Star Wars, criada pelo amigo de Spielberg, George Lucas. No episódio Charlie and Lisa, é exibido o surpreendente e famoso discurso do presidente Ronald Reagan na ONU, quando ele fez referência à questão extraterrestre.
Um dos destaques de Taken é a jovem atriz Dakota Fanning, que depois atuaria em outra produção ufológica de Spielberg, Guerra dos Mundos.
Quando a minissérie foi lançada, o Sci-Fi Channel fez uma parceria com organização Coalition for Freedom of Information em sua campanha de promoção. Tanto o Sci-Fi Channel quanto a Coalition for Freedom of Information são clientes da empresa de relações públicas PodestaMattoon de Washington, DC, e essa aparente cooperação de clientes foi criticada. A Coalition for Freedom of Information é um grupo que busca a abertura de arquivos ufológicos secretos governamentais, bem como credibilidade científica, parlamentar e de mídia para o estudo deste assunto.
Exibida no canal Sci-Fi Channel, Taken também foi transmitida no Brasil nos canais de TV a cabo FOX e HBO e na TV aberta pela Rede Bandeirantes.
Taken foi premiada como um Emmy Awards e um Golden Globe por “Melhor Minissérie”.
Aguardem o último artigo na próxima semana…
Fontes: Steven Spielberg Biography / Daily Mirror / Revista UFO / Wikipedia
Ricardo Melo
Latest posts by Ricardo Melo (see all)
- Indiana Jones e o Grande Círculo ganha trailers, data e… versão Playstation! - 14/11/2024
- O Exterminador do Futuro – 40 anos do alerta contra a I.A… - 22/10/2024
- Atualizações do Mundo Geek – Setembro 2024 - 30/09/2024
- Atualizações do Mundo Geek – Agosto 24 - 29/08/2024
- Gremlins – 40 anos dos “adoráveis” monstrinhos - 26/08/2024
nao é ele que afirmou que qd era jovem viu um alien?
muito interessante esses textos sobre o Spielberg e a Ufologia, podia fazer um artigo sobre ufologia em geral no cinema o que vc acha
Quem sabe…
A autoestrada a que vc se refere é a Rota 66, que se inicia em Chicago e termina em Sta. Mônica com quase 4.000 km – o número no boné nada tem a ver com ela, o mais provável é que seja um número ligado ao baseball.
Ricardo tem algum diretor ou ator que afirme que ja foi abduzido ou ja teve um contato imediato real?
No Brasil tem vários casos de famosos, mas não sei se estavam sob efeito de drogas 🙂
https://noticias.bol.uol.com.br/bol-listas/10-famosos-brasileiros-que-ja-viram-ovnis-ou-alienigenas.htm
Interessante que o proprio admite que nunca teve um contato ou avistamento, mas vcs tentam de algum jeito dar a entender que ele se envolve em questoes ufologicas
Sim, realmente, ele nunca viu. Mas ele é um grande divulgador de ufologia em seus filmes e séries.
nao sabia que o Spielberg tinha parte naquela aberração de Evolução… o filme que sepultou as chances do Duchovny no cinema…
Com certeza Chelsea, além de ser uma comédia boba e chata, o Duchovny não convence . Meio que uma versão carbono e babaca do Mulder. Ainda bem que ele voltou para a TV, fazendo outros seriados legais.
o que é o US 69 no boné dele na imagem do texto?
É referente a famosa Rota 69, uma autoestrada dos Estados Unidos. Faz a ligação do Sul para o Norte. A U.S. Route 69 foi construída em 1926 e tem 1 136 milhas (1 667,2 km). Famosa por filmes, livros, música…como se fosse nossa Via Anhanguera, ou Belem-Brasilia ou Dutra…