Predador retorna com novos projetos em 2025!

Lançado em 1987, o filme Predador se tornou um clássico cult dos filmes de ação, protagonizado pelo astro austríaco naturalizado norte-americano Arnold Schwarzenegger.
O longa mostra uma equipe de soldados yankees atrás de guerrilheiros na América Central, quando se deparam com algo ainda pior, algo que veio de outro mundo, um guerreiro interestelar da raça yautja.
O sucesso levou a várias sequências, sempre com outros personagens envolvidos, alguns filmes legais e outros nem tanto, além de criar uma franquia que se expandiu para quadrinhos, livros, games etc e teve uma interação “ruim” com outra franquia, gerando uma nova série spin off, Alien vs Predador (AVP), com dois filmes sofríveis.
Em 2018, parecia que a franquia havia caído no limbo, com o fracasso de O Predador (The Predator), o quarto filme e um verdadeiro flop comercial, mas no ano seguinte, o estúdio responsável pela franquia, Twenty Century Fox, foi comprado pela poderosa Walt Disney Co, se transformando apenas em Twenty Century Studios, na qual todo o seu cartel de filmes e IPs (Propriedade Intelectual) passaram para as mãos da ‘Companhia do Mickey Mouse’.
A Disney não perdeu tempo, e mesmo com o fracasso do filme anterior, desenvolveu durante a pandemia o projeto de Predador: A Caçada (Prey) lançado apenas no canal de streaming Star+ (hoje pertencente à Disney+) em 2022. Dirigido por Dan Trachtenberg, o filme levou a saga do Predador para o passado, na qual a criatura enfrenta uma nativa americana e seu irmão em uma época no início da colonização europeia da América. Mesmo não tendo sido lançado nos cinemas, o filme foi um grande sucesso no streaming, levando a Disney a partir para novos projetos tendo o diretor Trachtenberg, no comando.
Predador: Terras Selvagens (Predador: Badlands)
Em fevereiro de 2024, o Deadline anunciou que a Disney havia autorizado o desenvolvimento de um novo filme da franquia Predador, intitulado Badlands, com Dan Trachtenberg retornando como diretor com história co-escrita com o roteirista Patrick Aison retornando a parceria que deu certo em Predador: A Caçada (Prey). Em junho do mesmo ano, começaram as negociações para trazer a atriz Elle Fanning (Malevola, Super 8, Um Completo Desconhecido) para o papel principal, confirmada em 27 de agosto pelo site JoBlo. No mesmo dia, foi confirmado o início das filmagens na Nova Zelândia, com o título provisório de Backpack, sendo finalizadas no final de outubro daquele mesmo ano, segundo o The Hollywood Reporter.
Em 15 de novembro, em entrevista ao Empire Magazine, o diretor Dan Trachtenberg revelou que no filme Predador: Badlands, a criatura será o protagonista principal e ao contrário dos títulos anteriores da franquia, não mostrará um “herói” tentando sobreviver e derrotar a criatura alienígena: “A criatura está na frente e no centro, liderando o ataque. Ele ainda é durão, mas há algo ali que toca você emocionalmente também. Criar um personagem com o qual você se conecta, mas pelo qual também fica superintimidado, tem sido um desafio. Mas é emocionante. A ideia veio do desejo de encontrar outra peça essencial de cinema que faça o que Predador: A Caçada (2022) fez espiritualmente – ultrapassando os limites da franquia, nos deixando torcer por uma heroína pelo qual raramente torcemos – mas de uma maneira diferente. E isso se transformou nessa grande ideia de torcer pelo Predador.”
Outra informação relevante sobre Predador: Badlands revelado por Trachtenberg na Empire, é que a atriz principal, Elle Fanning, irá interpretar múltiplos personagens: “Ela enfrentou desafios intensos neste filme – dramaticamente, fisicamente, logisticamente!”
O primeiro teaser do novo filme, foi apresentado em 23 de abril:
Em entrevista ao site Bloody Disgusting, o diretor Dan Trachtenberg revelou que se inspirou no game Shadow of the Colossus: “Por mais que eu me inspire em filmes, também me inspirei muito em videogames como Shadow of the Colossus, onde você tem um protagonista emparelhado com outra pessoa que fornece cor e conexão. Há algo com um cavalo em Shadow of the Colossus que é devastador quando você joga. E então [Predador: Terras Selvagens] foi um pouco inspirado por isso em termos de querer ver o Predador com outra pessoa, esse personagem que é o oposto dele”.
Na mesma entrevista, Dan Trachtenberg revelou que quer enxergar o Predador como algo mais do que um personagem de slasher, e acredita que será mais interessante levar essa visão para as telas do que simplesmente repetir a mesma ideia do filme anterior sob um novo contexto: “Eu nunca pensei que [o Predador] fosse um Jason Voorhees ou um Freddy Krueger”, explica Trachtenberg. “[Os Predadores] têm um código [como] assassinos de aluguel ou a máfia de Os Bons Companheiros (1990). Eu sinto que há algo legal para explorar dentro dessa cultura que é diferente de apenas adicionar um monte de coisas por cima. Parecia que estávamos explorando [ideias] a fundo, em vez de apenas jogar [mais elementos] na franquia.”
A descrição de Predador: Badlands, estrelado por Elle Fanning e Dimitrius Schuster-Koloamatangi (que fará o guerreiro predador da raça yautja), se passa no futuro em um planeta remoto, onde um jovem predador (Schuster-Koloamatangi), excluído de seu clã, encontra uma aliada improvável em Thia (Fanning) e embarca em uma jornada traiçoeira em busca do adversário final. O filme é dirigido por Dan Trachtenberg e produzido por John Davis, Dan Trachtenberg, Marc Toberoff, Ben Rosenblatt e Brent O’Connor.
Predador: Badlands foi anunciado com o lançamento em 7 de novembro de 2025, herdando a janela liberada pela remoção de Blade do calendário do MCU.
Predador: Assassino de Assassinos (Predator: Killer of Killers)
Mas a surpresa da produção de um novo filme da saga Predador não parou apenas em Badlands! Em 24 de outubro de 2024, Steve Asbell, o chefe da 20th Century Studios, em entrevista para o Hollywood Reporter, anunciou que um “filme secreto” de Predador também estava em desenvolvimento, e ele seria lançado antes de Badlands… mas apenas para o canal de streaming Disney+ / Star+.
Dan Trachtenberg foi novamente confirmado como diretor do projeto, mesmo estando a frente de Badlands. No dia seguinte, o site Gizmodo revelou que este projeto secreto seria uma animação, e não um filme live action com atores.
O projeto é descrito como uma animação antológica com três histórias separadas, com cada uma delas mostrando batalhas contra predadores yautjas ao longo dos anos.
Este novo projeto “secreto” da franquia Predador ficou sem atualização até o dia 08 de Abril de 2025, quando o canal Disney+/HULU/Star+ revelou o primeiro trailer, ultraviolento, da animação: Predator: Killer of Killers (Predador: Assassino de Assassinos).
Na descrição, acompanhamos 3 histórias antológicas com o Predador lutando contra vikings, aamurais e pilotos da Segunda Guerra Mundial. A estreia está marcada para 6 de julho de 2025 no canal de streaming Disney+.
Nova ligação entre Alien vs Predador
As franquias Alien e Predador pertencem à antiga Twenty Century Fox, estúdio que hoje faz parte do conglomerado Walt Disney Co. Desde o final dos anos 80, as duas franquias saíram do mundo do cinema e passaram a fazer parte das histórias em quadrinhos (Comics ou HQs), através de acordos de licenciamento da editora Dark Horse. Esta editora, aproveitando a popularidade de ambas as franquias, desenvolveu quadrinhos crossovers com outros personagens de cinema ou dos próprios quadrinhos e uma destas séries foi Alien vs Predador, ou “AVP”.
A primeira estória AVP foi lançada em 1989 e devido a sua popularidade, dezenas de outras séries baseadas nela, foram publicadas entre 1989 a 2020. Obviamente, o que atraiu a atenção nos quadrinhos, também chamou a atenção dos executivos de Hollywood e em 2002 foi lançado nos cinemas pela Fox, com o título Alien vs Predador, com uma bilheteria modesta mas suficiente para uma continuação, Alien vs Predador: Réquiem em 2007. Um terceiro filme chegou a ser planejado, mas o retorno financeiro, a baixa receptividade entre os fãs e as críticas negativas simplesmente enterraram qualquer nova produção.
As reclamações em geral, geralmente falavam que conceitos tanto da franquia Alien, como da franquia Predador, foram ignorados, além da transformação dos filmes em ‘slashers’. A Fox simplesmente ignorou a existência destes filmes no canon da franquia Alien, quando os filmes seguintes a partir de Prometheus (2011), foram produzidos.
Em outubro de 2024, em entrevista ao The Hollywood Reporter, o presidente do estúdio, Steve Asbell, comentando as possibilidades de mais filmes de diferentes franquias, sinalizou um novo AVP no futuro: “Provavelmente faremos um novo Alien vs Predador. Não seria da maneira que você pensa. É isso. Não da maneira que será chamado apenas de Alien vs. Predador ou algo parecido com os filmes originais. Se fizermos isso, eles serão criados organicamente a partir dessas duas franquias que continuamos com personagens pelos quais nos apaixonamos e esses personagens se combinarão… talvez. Mas não chegamos a esse ponto. E não vamos simplesmente fazer isso.”
O novo filme Predador: Terras Selvagens (Predador: Badlands), pode trazer uma ligação com Alien, isto porque no trailer a personagem da atriz Elle Fanning, parece ser um androide (sintético) da empresa Weyland Yutani, pela imagem de seus olhos mostrando um logo da empresa. O logo também aparece rapidamente em um artefato espacial no chão. Se realmente confirmar, parece que os próximos filmes destas franquias poderão ter mais ligações até que um novo filme AVP seja realmente realizado. Mas isto teremos que aguardar pra saber…
[RM-RS – Deadline / JoBlo / The Hollywood Reporter / Disney Co/Twenty Century Studios / Gizmodo / Empire / Bloody Disgusting]

Ricardo Melo

Latest posts by Ricardo Melo (see all)
- Predador retorna com novos projetos em 2025! - 12/05/2025
- Atualizações do Mundo Geek – Abril 2025 - 23/04/2025
- Jurassic World: Recomeço – Novo filme promete novo reinício da franquia jurássica - 09/04/2025
- Atualizações do Mundo Geek – Março 2025 - 08/03/2025
- Obras de Arthur C. Clarke e Isaac Asimov são alvo de novas produções - 11/02/2025