Stranger Things chega em sua 5º e última temporada e prepara spin off…

Stranger Things, a série que conquistou o público jovem e adulto médio na Netflix, está chegando finalmente ao seu final na quinta temporada. A saga das crianças (e não tanto assim) de Hawking, que enfrentaram o governo e a verdade oculta do mundo invertido e seus monstros terá em sua quinta temporada, o seu capitulo final definitivo…ou quase isto. Considerada os Ovos de Ouro da Netflix, que investiu bastante na série, também fez aumentar seu número de fãs através dos anos com o lançamentos de revistas, quadrinhos, livros, exposições, eventos e até uma peça de teatro. Prepara para os próximos anos uma animação inédita e também um spin off a ser ainda anunciado.
Na série, passada na década de 1980, um grupo de amigos se envolve em uma série de eventos sobrenaturais na pacata cidade de Hawkins. Eles enfrentam criaturas monstruosas, agências secretas do governo e se aventuram em dimensões paralelas. Criado pela mente dos irmãos Duffer (Matt e Ross), conseguiu misturar na trama, terror, romance, ficção científica, mistério, aventura, sobrenatural, suspense, drama, vida adolescente e obra de época. Tudo começa quando um grupo de crianças amigas de uma pacata cidade norte-americana, conhecem uma menina perdida chamada apenas pelo apelido de “Eleven” (Millie Bobby Brown), assim as crianças Mike (Finn Wolfhard), Noah Schnapp (Will), Max (Sadie Sink), Lucas (Caleb McLaughlin) e Dustin (Gaten Matarazzo). Logo descobrem que ela fugiu de um experimento secreto do governo, que faz parte de uma conspiração para ocultar pesquisas sobre um mundo invertido, que ao ser aberto, desencadeia uma série de eventos sobrenaturais na pequena cidade. Ao longo das temporadas, passamos a vivenciar cada momento e novos personagens para elucidar estes mistérios.
A série também trouxe atores de décadas passadas, alguns já sumidos, na qual passaram a fazer parte do elenco enriquecendo ainda mais a trama como foi o caso de Winona Ryder, David Harbour, Matthew Modine, Paul Reiser, Sean Astin, Robert Englund e Linda Hamilton. A série também focou na nostalgia trazendo uma trilha sonora recheada de sucessos do passado e fazendo até velhas canções voltarem a moda como foi o caso de “Should I Stay or Should I Go” (do Clash), “Never Ending Story”(Limahl) e “Running up that hill” (Kate Bush).
Agora a espera para o encerramento do seriado está chegando ao fim, quando a quinta temporada, que já teve suas filmagens encerradas ser exibido ainda em 2025. A última temporada começou a ser filmada assim que a ultima greve dos roteirista chegou ao fim no final de 2023. Em setembro de 2023, falando à Total Film, Shawn Levy, o produtor e diretor de Stranger Things, falou sobre as expectativas para o final da série. Segundo ele, a produção será grandiosa como os maiores filmes que já vimos: “É uma grande narrativa cinematográfica que por acaso é chamada de série de TV. Stranger Things 5 é tão grande quanto qualquer um dos maiores filmes que vemos”.
A série irá contar com um membro de peso na sua última temporada, já que em junho de 2023, foi o Netflix anuncio que a veterana atriz, Linda Hamilton, conhecida pela mundo geek como a personagem emblemática, Sarah O’Connor dos filmes Exterminador do Futuro, foi confirmada no elenco. A surpresa foi muito grande já que o elenco principal foi pego de surpresa. Em entrevista ao NME, David Harbour em agosto daquele ano, o ator revelou: “Fiquei surpreso quando eles anunciaram isso, porque sei que essa greve dos roteiristas ainda não chegou a um acordo. E acho que eles estão comprometidos em não filmar até que cheguem a um acordo.”
https://x.com/NetflixGeeked/status/1670198387478614016?
Em fevereiro de 2024, a própria atriz comentou em entrevista ao Us Weekly, brincando que entrar para o elenco de Stranger Things “arruinou” a série para ela: “Eu assisti todas as temporadas com prazer. Eu simplesmente adorei… Então é uma espécie de síndrome do impostor, onde eu não [sinto que] me encaixo ali. É um mundo inteiro ambientado nos anos 80. Quando você realmente acredita em algo, você não se vê nele. Então eu acho que de certa forma, isso meio que arruinou a série para mim. Eu nunca assisto [um projeto], uma vez que estou em algo… Me veria completamente fora da realidade se me visse lá. Então, não assistirei à quinta temporada”. Em abril do mesmo ano, falando ao THR ela revelou estava quase aposentando, quando o convite chegou: “Eu literalmente me senti como alguém que consegue seu primeiro papel significativo ao ser escalada para a série. É engraçado, porque não é como se eu tivesse me sentido ‘esquecida’, mas eu lembro que estava considerando a aposentadoria, não porque não houvesse projetos suficientes pra fazer, mas porque estou cansada de ser interpretar uma personalidade durona. […] Depois de pensar em me aposentar, duas semanas depois recebi uma ligação dos representantes do show perguntando: ‘Ela está disponível?’, e meu agente disse ‘Sim’, sem nem precisar me perguntar.”
Em fevereiro de 2024, a Netflix anunciou as séries e filmes que seria lançados naquele ano, e Stranger Things não entrou na lista. Isso é porque, de acordo com o Deadline, os próximos episódios realmente só vão chegar em 2025. Ela estava prevista para 2024, mas as gravações tiveram uma série de atrasos.
Em15 de julho de 2024, o Netflix divulgou um vídeo dos bastidores da quinta temporada, com uma novidade, a presença do diretor Frank Darabont (Um Sonho de Liberdade, A Espera de um Milagre, Cine Majestic). Ele irá dirigir pelo menos um dos episódios. Darabont, tem realizado grandes filmes ao longo da carreira baseados nos contos de Stephen King, o mestre do terror e que alias, é uma das inspirações do seriado. Além disto os irmãos Duffer e Shawn Levy, dirigem outros.
Em janeiro de 2025, falando em um evento da Netflix, Matt e Ross Duffer relembraram o longo processo de produção do ano de encerramento da série, destacando que os 8 capítulos serão como “8 blockbusters”: “Passamos um ano inteiro filmando esta temporada. No final, havíamos acumulado mais de 650 horas de filmagens. Então, nem preciso dizer, esta é nossa maior e mais ambiciosa temporada até agora. São como oito blockbusters.”
Em 30 de janeiro de 2025, a Netflix lançou o primeiro cartaz oficial da 5ª e última temporada de Stranger Things, trazendo um número de telefone misterioso, que revela uma mensagem por trás da linha. No pôster, as autoridades afirmam que Jane Hopper (Eleven) está desaparecida, e ao ligarem para o número de contato, os fãs se depararam com detalhes inéditos sobre o atual status de Hawkins. Na mensagem do outro da linha, é dito o seguinte: “Obrigado por entrar em contato com o Departamento de Polícia de Hawkins. Devido ao recente terremoto de magnitude 7,4, a cidade está atualmente em lockdown. Para a segurança de nossos moradores, a Força-Tarefa de Emergência de Hawkins está trabalhando com o Departamento de Polícia local para rastrear pessoas desaparecidas, das quais Jane Hopper é uma prioridade. Pedimos que você, como um cidadão responsável, nos ajude enquanto buscamos para localizá-la.”
https://www.instagram.com/p/DFdFM8jJf1X/
Em 03 de fevereiro de 2025, falando a Variety, os criadores da série, os irmãos Irmãos Duffer, comentaram que não estavam preparados para dar adeus a série. “Foi definitivamente triste. Não vamos mais contar histórias com esses personagens, com aquela equipe ou com esses atores. Estávamos todos exaustos, mas, ao mesmo tempo, todos nós tivemos que tirar um tempo para processar a perda disso”. Em 20 de março de 2025, também falando a Variety, Ted Sarandos, o CEO do canal Netflix, que produz e exibe a série revelou grandes expectativas para o aguardado ano de encerramento da série de sucesso, dizendo: “A temporada final é uma viagem emocionante. Não haverá um olho seco. [E digo isso porque] eu sei como termina. Este é um grande universo. Você vê isso em novelizações da história e dos personagens e através de inúmeros produtos, por exemplo.”
Em 8 de abril, ao conceder uma entrevista para a Teen Vogue, a atriz Sadie Sink, que interpreta a garota Max, disse ter ficado surpreendida quando viu o conteúdo do roteiro do encerramento: “Sempre há uma enorme construção de mundo [temporada após temporada]… eles realmente ultrapassaram os limites disso e do que o público viu até agora.”
A história de Stranger Things vai acabar na quinta temporada, mas isso não significa o fim do universo de Eleven, Dustin e seus amigos. Em evento realizado para a imprensa, os irmãos Matt e Ross Duffer, criadores da série, confirmaram que estão trabalhando em novos projetos da franquia: “Embora este [quinto ano da série] possa ser o fim da história para Dustin, Lucas, Eleven e os outros, não é para Stranger Things. Há muitas outras histórias para contar”.
Em entrevista à Variety, o produtor Shawn Levy afirmou que o envelhecimento dos atores não chega a ser um grande problema. Afinal, o elenco cresceu e mudou mais rápido do que seus personagens desde a estreia da atração, em 2016. Mesmo assim, a equipe da série já está a postos para lidar com discrepâncias que possam surgir: “Já vimos o elenco da nossa série crescer aos olhos do público e, entre os 12 e os 22 anos, todo ser humano muda profundamente. Essa passagem de tempo definitivamente não está ajudando, mas, dito isto, nosso departamento de cabelo, maquiagem e guarda-roupa é bastante excepcional, usando fantasias, perucas e maquiagem para combater o envelhecimento”, disse Levy.
Em 31/05, o Netflix anunciou finalmente as novidades da estreia da última temporada, através de seu evento anual, TUDUM 2025. Primeiramente um teaser anunciando que a temporada terá 8 episódios e será dividida em 3 partes de acordo com o calendário abaixo:
Volume 1: 26 de novembro de 2025, às 22h
Volume 2: 25 de dezembro de 2025, às 22h
Episódio final: 31 de dezembro de 2025, às 22h
Segundo os próprios Irmãos Duffer, criadores da série, os episódiso devem ter grandes durações, sendo comparados a oito filmes.
Em 16/07, o Netflix liberou um novo teaser com várias cenas, pondo seus protagonistas em perigo e destacando o início da última grande guerra de Hawkins contra as forças do Mundo Invertido.
“The First Shadow” – Stranger Things vira teatro
E uma destas novidades, é que a série gerou uma peça de teatro, que conta o passado do vilão Vecna, atualmente encenada em West End, em Londres, e que também vai ganhar montagem na Broadway, nos Estados Unidos, intitulada “The First Shadow”. Ela ganhou em 05 de julho de 2023, seu primeiro teaser, que aquece para uma história prelúdio à série. No vídeo, que pode ser conferido abaixo, a Netflix indica que a peça pode revelar a origem dos eventos estranhos em Hawkins:
#StrangerThingsOnStage will take you right back to the beginning of the Stranger Things story – and it might hold the key to what comes next… 🔥 pic.twitter.com/3y9waLiG9j
— sƃuᴉɥʇ ɹǝƃuɐɹʇs (@Stranger_Things) July 5, 2023
A sinopse: “Hawkins, 1959, uma cidade normal com preocupações regulares. O carro do jovem Jim Hopper não pega, a irmã de Bob Newby não leva seu programa de rádio a sério e Joyce Maldonado só quer se formar e dar o fora da cidade. Quando o novo aluno Henry Creel chega, sua família descobre que um novo começo não é tão fácil… e as sombras do passado têm um alcance muito longo”.
A Variety, por sua vez, reportou que a produção teatral foi escrita pela escritora e co-produtora executiva da série, Kate Trefry, a partir de uma história original dos irmãos Duffer, Jack Thorne e Trefry. A produção será dirigida por Stephen Daldry (The Crown e Billy Elliott), com co-direção de Justin Martin (Together).
A peça teve sua estreia agendada para em 17 de novembro de 2023 no Phoenix Theatre, no West End de Londres. O elenco escolhido terá Oscar Lloyd como Jim Hopper, Christopher Buckley como Bob Newby, Isabella Pappas como Joyce Maldonado e Louis McCartney como Henry Creel.
https://www.instagram.com/p/CxaNT3JNnmZ/?utm_source=ig_web_copy_link
Em novembro, pouco antes da estreia da peça, foi divulgado um vídeo dos bastidores da montagem em Londres:
A estreia da peça foi um sucesso, levando a mesma ser montada em Nova Iorque, na Brodway com estreia em abril de 2025. Em março de 2025, um vídeo dos bastidores da produção americana foi liberado, o streaming apresentou o primeiro vislumbre da produção que trará um olhar por trás das cortinas do prelúdio desenvolvido para os palcos.
O sucesso da peça fez o canal Netflix, lançar um documentário sobre a mesma em 15 de Abril de 2025.
Novos derivados e uma nova série animada
Em janeiro de 2025, os irmãos Duffer em entrevista ao Entertainment Weekly, a dupla voltou à enfatizar que o ano de encerramento do show principal não é um “adeus” para a saga: “Há mais histórias de Stranger Things para contar e que estão em andamento. É um pouco cedo pra falar sobre elas, mas estamos profundamente envolvidos em todas. É muito importante para nós estarmos envolvidos em tudo desta franquia seja, e que seja da mais alta qualidade, e nada repetitiva. É importante [que novos derivados] tenham razão para existir e sempre abram novos caminhos. E também, precisam ser incríveis – ou precisamos pensar que são incríveis. E há muitas coisas que achamos sensacionais nesse mundo.”
Em 23 de Abril de 2025, o Netflix anunciou o título oficial da série animada derivada de Stranger Things, que se encontra atualmente em produção. Stranger Things: Tales From ’85 (Stranger Things: Contos de ’85, em livre tradução). Segundo os irmãos Duffer: “Sempre sonhamos com uma animação de Stranger Things no estilo dos desenhos animados de sábado de manhã que amávamos quando éramos crianças, e ver esse sonho realizado foi absolutamente emocionante”
A série animada é produzida pelos Irmãos Duffer, através de sua produtora Upside Down Pictures, em parceria com Shawn Levy e Dan Cohen via 21 Laps e Eric Robles via Flying Bark Productions.
Em 11 de junho de 2025, a Netflix apresentou materiais de Stranger Things: Tales of From ’85 no Festival de Annecy, na França. A série animada será lançada no ano que vem(2026). Sua trama é situada entre as temporadas 2 e 3, com personagens da série principal retornando, como Onze, Mike, Dustin, Lucas, Max e Will. A grande novidade fica por conta de Nikki, uma personagem inédita. No painel, foi revelado que a animação é feita em computação gráfica pela Flying Bark, empresa responsável por What If…?, da Marvel Studios. Meybis Ruiz Cruz é responsável pelo design dos personagens. Outro detalhe importante revelado foi o de que teremos novas criaturas sendo apresentadas. Espere por Zumbis Abóbora, Tubarão da Neve e Híbridos de Monstros Humanos. As inspirações da equipe são obras como Arcane e Aranhaverso, além dos Caça-Fantasmas.
A sinopse oficial diz: “Bem-vindos de volta a Hawkins, no rigoroso inverno de 1985, onde os personagens originais devem lutar contra novos monstros e desvendar um mistério paranormal que aterroriza sua cidade.”
[RM – Netflix – Deadline – The Hollywood Repórter(THR) – Variety – Teen Vogue – Entertainment Weekly – Us Weekly – NME ]

Ricardo Melo

Latest posts by Ricardo Melo (see all)
- Stranger Things chega em sua 5º e última temporada e prepara spin off… - 07/09/2025
- De Volta para o Futuro – 40 anos de um clássico de aventura temporal - 24/08/2025
- Atualizações do Mundo Geek – Agosto 2025 - 17/08/2025
- Alien: Earth – conheça os detalhes da primeira série de TV baseada da franquia espacial - 27/07/2025
- Tubarão – 50 anos do primeiro blockbuster do cinema - 01/07/2025