Primeiras Impressões: Temporada de Animes OUT/2016

2

O outono japonês começou agora em outubro e, com ele, uma nova temporada de animes, a última do ano. Me parece que o pessoal não está tão entusiasmado, mas alguns títulos de animes se destacam. Primeiramente, temos algumas temporadas de continuações, como a 2ª temporada de Bungou Stray Dogs, que tem sido a mais assistida até o momento; a 3ª de Haikyuu!!, que muita gente também está assistindo; e as relativamente populares 2ªs temporadas de Ajin, Hibike! Euphonium e Mobile Suit Gundam: Iron-Blooded Orphans.

Menos assistidas, mas que estão sendo lançadas: 2ª temporada de Bishoujo Yuugi Unit Crane Game Girls, 4ªs temporadas de Cardfight!! Vanguard G e de Kaitou Joker. O curta Mahou Shoujo Nante Mou Ii Desukara ganha uma nova, assim como Teekyuu, que já está na sua 8ª temporada. Também já está de volta 12-sai.: Chicchana Mune no Tokimeki, com sua 2ª temporada, e cerca de um ano depois também temos a 2ª de Anitore! e a 4ª de UtaPri. Para os fãs de Working!!, temos o spin-off WWW.Working!!

Anúncios

Fora os animes que estão há tempos sendo lançados — Naruto, One Piece, Detective Conan, Yu-Gi-Oh! Arc-V –, um que está sendo bastante assistido é Sousei no Onmyouji, que será finalizado com 50 episódios. Dragon Ball Super também está entre os mais assistidos. Days irá terminar com 24 episódios e Saiki Kusuo no Ψ-nan continuará por mais um tempo, pois estão previstos 85 episódios no total.

Passando para as adaptações novas, temos Occultic;Nine (o mais popular até o momento) e Mahou Shoujo Ikusei Keikaku, ambos baseados em light novels. O pessoal parece estar apostando em algumas adaptações de mangás também, como Drifters (do mesmo autor de Hellsing), que tem sido um dos maiores destaques da temporada atual, assim como Trickster: Edogawa Ranpo “Shounen Tanteidan” yori e Keijo!!!!!!!!. Dentre os animes originais, Shuumatsu no Izetta está sendo o mais assistido, e Yuri!!! on Ice também vem despertando o interesse do pessoal, principalmente do público feminino.

• • •

Selecionei 10 animes da temporada atual para acompanhar, baseados no meu gosto pessoal (que é meio variado, por sinal), mas também levando em consideração a popularidade de alguns deles. Confiram as impressões a seguir, que contêm: nome do anime e dados + uma captura de tela + minhas impressões sobre os episódios 1 e 2 de cada anime + um comentário engraçado sobre o anime.

1. Trickster: Edogawa Ranpo “Shounen Tanteidan” yoriimg1_trickster Primeiras Impressões: Temporada de Animes OUT/2016

Episódios: 24 | Estúdio: TMS Entertainment, Shin-Ei Animation | Gênero: mistério | Diretor: Masahiro Mukai | Origem: mangá

O anime começa lançando a história sem muitas explicações, de modo que o espectador descubra por si só o que está ocorrendo. Vários personagens que parecem ser importantes são mostrados logo no começo, e já é possível compreender mais ou menos a situação. No segundo episódio, as coisas vão ficando mais claras. Como o próprio título indica, alguns elementos da trama se baseiam na obra Shounen Tanteidan, de um dos mais famosos escritores japoneses do século XX, Edogawa Ranpo. Lembrando que o anime é uma adaptação do mangá de mesmo nome que começou a ser serializado em meados desse ano.

O anime se passa num futuro não tão distante e mostra as atividades do Shounen Tanteidan, o clube de detetives composto por alguns garotos, um adulto e até uma menina. Kensuke Hanasaki, um dos protagonistas, é um jovem com bastante disposição para as missões do clube e, um dia, topa por acaso com Yoshio Kobayashi, um menino que vive sozinho vagando pela cidade e se escondendo de todos. Hanasaki se interessa por Kobayashi pelo fato de ele não ser um simples garoto de rua, mas alguém que tem um misterioso poder que impede que seja ferido ou morra. Um poder que muitos gostariam de ter, mas que para Kobayashi é uma infelicidade, já que o que ele mais quer é morrer.

img2_trickster Primeiras Impressões: Temporada de Animes OUT/2016

Trickster não é o único a se basear nas obras de Edogawa Ranpo, existem outros animes e mangás (mas não só isso) que também se inspiram nas obras do autor. Um dos que primeiro me veio à memória foi Shounen Gakuen Tanteidan, mangá do grupo CLAMP. O tema “detetive x criminoso misterioso” também me lembrou 20 Mensou ni Onegai!!, outro mangá do CLAMP, que também tem um “Homem de 20 Faces”. Outro personagem que também foi influenciado pelo personagem Kaijin Nijū Mensō de Edogawa Ranpo é Tuxedo Mask, de Sailor Moon. Só para citar alguns.

Muitos aspectos do anime, como visual, cores e ângulos me lembraram K-Project. Os cenários caprichados chamam a atenção. Em relação ao gênero da história, apesar de ter sido classificada apenas como mistério, é bem provável que o drama será um elemento presente no decorrer da trama.

cmmt_1 Primeiras Impressões: Temporada de Animes OUT/2016

• • •

img3_kiss_him_not_me Primeiras Impressões: Temporada de Animes OUT/20162. Watashi ga Motete Dousunda

Episódios: ? | Estúdio: Brain’s Base | Gênero: comédia, harém, romance, escolar, shoujo | Diretor: Hiroshi Ishiodori | Origem: mangá

Na temporada passada tivemos Fudanshi Koukou Seikatsu, um anime com um protagonista fudanshi (garoto que gosta de boys love), desta vez, temos um com uma protagonista fujoshi (garota que gosta de boys love). Kae Serinuma, além de ser otaku (fã de animes/mangás) é uma fujoshi que fica shippando seus colegas de classe, ou seja, imaginando-os como um par romântico. Um dia, seu personagem favorito de anime morre e Serinuma fica tão abalada que passa dias trancafiada em seu quarto, sem nem ir à escola ou comer direito, e isso faz com que ela perca bastante peso. Quando ela se olha no espelho, está incrivelmente magra e, pelas reações das pessoas, muito mais atraente, chamando a atenção de colegas que antes mal prestavam atenção nela, se tornando alvo do interesse de quatro garotos em especial. O grande problema é o fato de ela não ter nenhum interesse romântico neles que não seja shippá-los um com o outro.

É interessante notar como animes envolvendo boys love estão ganhando mais espaço nesses últimos anos. Sem saber muito a respeito de Watashi ga Motete Dousunda, identifiquei o estilo da mangaka Junko (mais conhecida pelas suas obras BL) assim que comecei a assisti-lo — não subestimem a percepção de uma fujoshi quando o assunto é esse —, sendo esta uma história dela que eu ainda não tinha lido. Acredito que os fãs do estilo da autora ficarão contentes com a semelhança na animação.

img4_kiss_him_not_me Primeiras Impressões: Temporada de Animes OUT/2016

O anime é uma comédia romântica (mais comédia do que romântica, pelo menos até agora) em que a protagonista, alvo da atenção de quatro rapazes, está mais interessada em shippá-los do que qualquer outra coisa. Fujoshis e fudanshis irão se identificar com muitas atitudes da protagonista, mas por não ter sido classificado como yaoi ou shounen-ai (contendo relacionamento homossexual entre homens), imagino que qualquer conteúdo deste tipo ficará apenas na insinuação. Até mesmo pessoas que não são fãs de BL talvez gostem desse anime, que pode agradar tanto fãs de yaoi como quem gosta de reverse harem (uma menina como alvo de interesse de vários meninos).

Aguardo um desenvolvimento com alguns clichês do gênero reverse harem, mas a personalidade da protagonista e a comédia com toques yaoi será um diferencial nesse anime.

cmmt_2 Primeiras Impressões: Temporada de Animes OUT/2016

• • •

img5_drifters Primeiras Impressões: Temporada de Animes OUT/20163. Drifters

Episódios: ? | Estúdio: Hoods Drifters Studio | Gênero: ação, aventura, comédia, fantasia, histórico, samurai, seinen | Diretor: Kenichi Suzuki | Origem: mangá

Drifters já começa cheio de ação, com os episódios 1 e 2 cobrindo o OVA lançado em junho desse ano. O anime abrange uma quantidade relativamente grande de gêneros que têm dado certo, já que muitas pessoas têm gostado de como a história está caminhando. Drifters é uma das grandes apostas da temporada atual por ser adaptação do mangá de mesmo nome, que vem sendo lançado há alguns anos, e por ser da autoria de Kouta Hirano (autor de Hellsing).

A história começa no ano 1600, no Japão. De cara, muita coisa já deixa evidente que se trata do período Sengoku, principalmente do final dele, já que é mencionada a batalha de Sekigahara e o protagonista se identifica como Shimazu Toyohisa, um samurai que realmente existiu e que morreu no ano em que começa a história. Após sua morte, ele aparece num lugar estranho, com um homem que parece um atendente à sua espera. Sem entender nada, Toyohisa é enviado para um mundo diferente, onde não só existem elfos, mas também outras personalidades históricas iguais a ele, como Oda NobunagaYoichi Suketaka Nasu. Nesse mundo, esses enviados são chamados de Drifters.

O anime tem muito sangue e mortes, mas um toque de comédia em certos momentos, sendo que algumas pessoas que assistiram reclamaram que as cenas de comédia parecem deslocadas. De fato, o alívio cômico contrasta bastante com a violência. Em relação aos personagens, os principais são guerreiros bastante destemidos (a propósito, eu só não caí na trap porque achei que era o Mori Ranmaru) e Toyohisa só seria mais overpower… se não tivesse morrido. Logo no começo, a trilha sonora agitada e incluindo até músicas eletrônicas chama a atenção, e o design dos personagens realmente lembra o do autor do mangá.

img6_drifters Primeiras Impressões: Temporada de Animes OUT/2016

Não esperem muito realismo em relação aos acontecimentos e personagens históricos, afinal, é um anime de fantasia, que mistura figuras históricas de períodos diferentes. Aliás, há muitas referências sobre a história do Japão do período, por isso, quem não conhece ou não chegou a assistir outros animes que tratam do tema pode se sentir um pouco perdido nas passagens em que nomes e acontecimentos são comentados.

cmmt_3 Primeiras Impressões: Temporada de Animes OUT/2016

• • •

img7_gakuen_handsome Primeiras Impressões: Temporada de Animes OUT/20164. Gakuen Handsome

Episódios: 12 | Estúdio: Team YokkyuFuman | Gênero: comédia, paródia, escolar, shounen-ai | Diretor: Toneso Kiashi | Origem: jogo

Animes curtos são sempre uma alternativa para quem não tem muito tempo e, por serem comédias na maioria das vezes, procuro estar sempre assistido algum desses. Gakuen Handsome, baseado no jogo de mesmo nome, é uma paródia que especialmente fujoshis e fudanshis* com senso de humor irão gostar. Trata-se de um anime que, através de uma animação propositalmente mal feita, inclui clichês das histórias boys love (contendo relacionamento homossexual entre homens). Temos o típico estudante de ensino médio que entra numa escola só para garotos, o Colégio Baramon (nome bem sugestivo), e lá reencontra seu amigo de infância, além de outros personagens incrivelmente sedutores (só que não), como o líder do clube de futebol e até um professor que logo de cara parece ter algum interesse no nosso protagonista.

É obviamente um anime que não deve ser levado a sério, o que ficou evidente nos PVs que já haviam sido lançados. Nesses primeiros episódios, temos o esperado: uma animação bem simples casando com o character design zoado dos personagens, uma referência ao padrão de beleza bishounen (garoto bonito, em japonês) que os fãs de yaoi bem conhecem. Essas paródias me agradam tanto que sempre acho uma pena o fato de algumas serem tão curtas: Gakuen Handsome tem apenas 3 minutos por episódio.

img8_gakuen_handsome Primeiras Impressões: Temporada de Animes OUT/2016

O objetivo do anime é ser ridículo e isso ele consegue muito bem, fazendo uso de uma animação hilária e clichês típicos de mangás BL ou de romance em geral. É um anime que vou ter que começar a assistir durante o dia porque nas altas horas da madrugada está sendo difícil segurar o riso e não acordar quem está dormindo. Os dois episódios me fizeram rir do começo ao fim, mas ressalto que esse anime provavelmente não é do tipo que agrade a todos, pelo menos quem não está acostumado com o gênero de mangá/anime do qual Gakuen Hadsome faz paródia.

*Fujoshi (fem.) e fudanshi (masc.): fã de histórias envolvendo conteúdo homossexual entre homens.

cmmt_4 Primeiras Impressões: Temporada de Animes OUT/2016

• • •

img9_all_out Primeiras Impressões: Temporada de Animes OUT/20165. All Out!!

Episódios: 25 | Estúdio: Madhouse | Gênero: escolar, seinen, esporte | Diretor: Kenichi Shimizu | Origem: mangá

All Out!! é um anime sobre rugby. Temos o estudante Gion, que se apaixona pelo esporte assim que vê uma partida pela primeira vez em sua escola, e depois convence o relutante Iwashimizu — que parou de jogar rugby — a entrar com ele no clube da escola. Gion, que não tem nenhuma experiência prévia, começa a aprender o esporte do zero com muito entusiasmo, ao mesmo tempo em que conhece melhor os outros membros do clube. O anime é baseado no mangá de mesmo nome e o diretor é o mesmo do aclamado Kiseijuu (Parasyte).

O anime começou como outros animes de esportes, mas mesmo assim foi um começo divertido. Os personagens são apresentados de maneira bem descontraída, especialmente pelo fato de Gion ser um baixinho de temperamento forte, o oposto do seu novo amigo Iwashimizu, que apesar da altura surpreendente, é um garoto tímido. Como era de se esperar do estúdio Madhouse, a animação está bonita, e eu já imaginava que seria parecida com a de Diamond no Ace em relação à qualidade. O character design está igualmente bom e notei que a estilização parece um pouco menos exagerada que a do mangá que originou o anime.

img10_all_out Primeiras Impressões: Temporada de Animes OUT/2016

Os amantes de rugby gostaram de como o anime começou, pela fidelidade em relação ao esporte, e as fangirls também gostaram, especialmente pelo eye candy, já que o anime dá um bom destaque para as formas do corpo masculino. Também conta a expectativa em relação à fórmula que histórias de esportes costumam seguir, sem ter muito onde errar. Se All Out!! seguir o mesmo caminho de outras histórias do gênero, provavelmente teremos fortes vínculos de amizade e competições cada vez mais desafiadores ao mesmo tempo em que as habilidades dos personagens principais, e do time como um todo, são aperfeiçoadas.

cmmt_5 Primeiras Impressões: Temporada de Animes OUT/2016

• • •

img11_yuri_on_ice Primeiras Impressões: Temporada de Animes OUT/20166. Yuri!!! On Ice

Episódios: ? | Estúdio: MAPPA | Gênero: esporte | Diretora: Sayo Yamamoto | Origem: original

Nessa temporada, dentre os anime de esporte, temos esse sobre patinação no gelo, esporte que pouco aparece em animes. Conta a história de Yuri, que após ficar em último lugar em competições importantes de patinação, volta para casa desmotivado e até mesmo acima do peso. De volta à sua cidade, um dia, Yuri resolve patinar no estabelecimento de uma amiga, cujas filhas pequenas gravam a coreografia do garoto (sem ele saber), coreografia idêntica à do seu ídolo de patinação no gelo, o russo Victor. O vídeo é upado na internet sem que Yuri saiba e acaba viralizando. Até mesmo Victor chega a assistir o vídeo e fica admirado com o talento do jovem. Para a surpresa de todos, principalmente de Yuri, Victor viaja até o Japão para conhecê-lo e se oferece para ser seu treinador.

O anime começou muito bem, com uma opening que rendeu elogios e uma bela animação. É notável o cuidado que tiveram ao animar as cenas de patinação, que me parecem ter sido feitas com a técnica de rotoscópia (desenhos a partir de uma gravação com atores reais), e que mesmo assim devem ter sido trabalhosas, dado o bom resultado. O character design agradou as fãs em especial, sendo que muitas já adotaram Victor como husbando (gíria para marido). Basta procurar a tag do anime no Twitter para notar o sucesso do personagem. Aliás, até a patinadora Evgenia Medvedeva — que já participou de várias competições internacionais — está acompanhando o anime e gostando.

img12_yuri_on_ice Primeiras Impressões: Temporada de Animes OUT/2016

O primeiro episódio já me pareceu muito promissor, com um toque de drama que caiu muito bem. Todos que já passaram por momentos de fracasso devem ter conseguido sentir empatia pelo protagonista logo no começo. A cena em que ele não consegue segurar as lágrimas ao falar com sua mãe no celular depois da competição foi muito tocante. Espero que continuem com esses toques de drama e realismo. Além disso, temos um fanservice leve para o público feminino. Para os que não curtem, mas também não se importam com esse detalhe, recomendo o anime pela história que está caminhando bem.

cmmt_6 Primeiras Impressões: Temporada de Animes OUT/2016

• • •

img13_occultic_nine Primeiras Impressões: Temporada de Animes OUT/20167. Occultic;Nine

Episódios: 12 | Estúdio: A-1 Pictures | Gênero: mistério, sci-fi | Diretor: Kyohei Ishiguro | Origem: light novel

Uma das grandes apostas da temporada, Occultic;Nine dividiu a opinião dos que assistiram o primeiro episódio, atendendo às expectativas de alguns e sendo criticado duramente por outros. O anime tem o andamento rápido e um visual chamativo, com muitos diálogos corridos (lembra Bakemonogatari nesse aspecto) e trilha sonora muito presente.

O primeiro episódio exigiu concentração total pra acompanhar, o que foi um pouco desgastante, mas me deixou ligada na história. Falando nisso, o anime trata de nove pessoas de idades e ocupações diferentes (algumas das quais não se conhecem) que têm ligação com fenômenos paranormais. Imagino que será parecido com Durarara!! em relação às conexões entre personagens. Ainda em relação ao primeiro episódio, muita coisa precisou ser explicada e muita gente não gostou do ritmo, o que fez com que alguns dropassem o anime logo de cara. No segundo episódio, o ritmo desacelera um pouco, mas continua mais rápido que os animes em geral. Achei esse andamento do segundo episódio ideal e gostaria que continuasse assim.

img14_occultic_nine Primeiras Impressões: Temporada de Animes OUT/2016

Enfim, apesar de alguns diálogos crípticos que nos deixam sem saber exatamente o que ocorre, o que pode ser um pouco irritante, fiquei com a impressão de que o anime tem potencial, pelas possibilidades de entrelaçamento de subtramas que ele demonstrou, e também gostei do clima sombrio que foi tomando conta da história, em especial a partir do segundo episódio. A trilha sonora me agradou bastante, assim como a música de encerramento. Espero que o anime tenha bons mistérios e plot twists interessantes.

cmmt_7 Primeiras Impressões: Temporada de Animes OUT/2016
Essa pessoa desvendou o maior mistério do anime e merece um prêmio.

• • •

img15_sengokuchojyugiga Primeiras Impressões: Temporada de Animes OUT/20168. SENGOKUCHOJYUGIGA

Episódios: 26 | Estúdio: ILCA | Gênero: demônios, histórico, sobrenatural | Diretor: Sumida Takashi | Origem: original

Como o próprio nome sugere, SENGOKUCHOJYUGIGA é um anime que conta pequenas histórias num estilo parecido com os antigos pergaminhos japoneses conhecidos como chōjū-giga, dos séculos XII e XIII. Assim como nos pergaminhos, os personagens são animais com comportamento humano, os quais representam figuras históricas do período Sengoku, como Oda Nobunaga, Toyotomi Hideyoshi, Tokugawa Ieyasu, etc. A animação é simples, mas cumpre o propósito de ficar parecida com os desenhos nos quais se inspira. A trilha sonora é quase ausente, e a dublagem não é tão cheia de vida quanto a da maioria dos animes, mas é interessante na sua normalidade.

As historietas contêm algumas referências históricas, mas não devem ser tão levadas a sério, por conterem situações improváveis, como por exemplo, os três generais citados acima reunidos enquanto Nobunaga testa uma matchlock nos outros dois. O encarregado pelo script do anime é Hiromu Kumamoto, que tem uma certa experiência com histórias de terror (Kagewani e Yamishibai, por exemplo), mas SENGOKUCHOJYUGIGA, apesar dos gêneros, é mais um curta histórico de comédia do que de terror.

img16_sengokuchojyugiga Primeiras Impressões: Temporada de Animes OUT/2016

Eu recomendaria o anime àqueles que se interessam ou já têm um pouco de conhecimento sobre história do Japão, já que alguns detalhes podem escapar. Por exemplo, a própria escolha dos animais ao representar as figuras históricas mencionadas foi feita com um propósito que passará despercebido àqueles que pouco sabem sobre elas. De qualquer forma, não custa nada conferir esse anime de apenas 3 minutos por episódio, que já tem uma segunda temporada confirmada.

cmmt_8 Primeiras Impressões: Temporada de Animes OUT/2016

• • •

img17_keijo Primeiras Impressões: Temporada de Animes OUT/20169. Keijo!!!!!!!!

Episódios: 12 | Estúdio: Xebec | Gênero: ecchi, shounen, esporte | Diretor: Takahashi Hideya | Origem: mangá

Quantas exclamações no título, não? Estou acostumada a ver uma ou duas nos animes, mas nessa quantidade é a primeira vez. Parece que usar exclamações está em alta. Falando nisso, o que está em alta também é o próprio anime de que vou falar agora: Keijo!!!!!!!!, que está sendo um dos mais assistidos no momento.

Trata-se de um anime de um esporte chamado “keijo”, esporte que não existe na realidade. Aparentemente, só mulheres praticam e consiste em usar os seios e o traseiro para derrubar a oponente de um ringue flutuante numa piscina. A história é focada na personagem Kaminashi Nozomi, uma ginasta que decide partir para esse esporte incomum com o objetivo de ganhar dinheiro. Nem preciso mencionar que um esporte desses é o pretexto perfeito para um fanservice bem descarado, que aliás, é a parte mais importante do anime para os que estão acompanhando e gostando. Alguns reclamaram, obviamente, e não foram só as mulheres que notaram a objetificação, mas também homens heterossexuais que prezam por uma boa história e odeiam fanservice exagerado.

img18_keijo Primeiras Impressões: Temporada de Animes OUT/2016

Quando o anime promete história e insiste em colocar fanservice desnecessário, isso acaba enchendo a paciência de quem não tolera isso muito bem, porque quebra o clima do anime. Não é o caso de Keijo, no entanto, que desde o começo deixou claro que se trata de um ecchi e que seu propósito é justamente mostrar as “lutas” apelativas deixando a importância do enredo, ao que parece, para o segundo plano.

A animação é bonita e tem alguns detalhes que gosto, como a lineart mais grossa quando o desenho está mais próximo, aumentando o efeito de perspectiva. As cenas de ação foram bem animadas e eu ficaria feliz se tivessem feito um anime de lutas de verdade com uma animação dessas, que cairia como uma luva. Há tempos espero por um anime com boas cenas de luta e é uma pena que o público pareça ter mais interesse em histórias como Keijo. Apesar das críticas, o anime tem personagens que apesar de não terem nada de muito especial, interagem de uma maneira divertida.

cmmt_9 Primeiras Impressões: Temporada de Animes OUT/2016

• • •

img19_bernard_jou_iwaku Primeiras Impressões: Temporada de Animes OUT/201610. Bernard-Jou Iwaku.

Episódios: ? | Estúdio: Creators in Pack | Gênero: comédia, escolar | Diretor: Hirasawa Hisayoshi | Origem: mangá

Um anime sobre um pequeno grupo de alunos que compartilham o gosto pela literatura, ainda que a protagonista seja uma preguiçosa que não lê os livros que fica citando ou falando sobre. Além dela, temos uma leitora ávida e fã de ficção científica; um garoto que também lê muito, principalmente obras relativamente desconhecidas; e uma garota responsável pela biblioteca onde se passam os eventos do anime. O diretor dessa adaptação é o mesmo de outros curtas de comédia, alguns deles recentes, como Ozmafia e Ojisan to Marshmellow.

Logo no começo do anime — cujo nome traduzido seria “A Senhorita Bernard Disse.” — a animação chama a atenção pelo capricho, algo meio incomum em animes curtos (cada episódio desse tem apenas 5 minutos). Ao que parece, o anime seguirá o modelo episódico, com interações cômicas entre os personagens sendo o foco principal da história. É um anime curto de comédia, afinal. Apesar de terem mencionado obras de literatura não muito conhecidas, algumas obras ocidentais famosas também são mencionadas.

img20_bernard_jou_iwaku Primeiras Impressões: Temporada de Animes OUT/2016

cmmt_10 Primeiras Impressões: Temporada de Animes OUT/2016

• • •

Para os que adoram um ranking, organizei os animes acima a partir do que mais me agradou:

1. Yuri!! On Ice
2. Occultic;Nine
3. Gakuen Handsome
4. All Out!!
5. Watashi ga Motete Dousunda
6. Drifters
7. Trickster
8. Bernard-Jou Iwaku.
9. Keijo!!!!!!!!
10. SENGOKUCHOJYUGIGA

Agora o ranking de acordo com a pontuação média (até o momento) dos usuários do MyAnimeList:

1. Yuri!! On Ice
2. Drifters
3. Watashi ga Motete Dousunda
4. Keijo!!!!!!!!
5. All Out!!
6. Trickster
7. Occultic;Nine
8. Gakuen Handsome
9. Bernard-Jou Iwaku.
10. SENGOKUCHOJYUGIGA

A temporada atual pode não ter animado muitas pessoas, mas estou satisfeita com os títulos que tenho acompanhado. Todos esses animes, com exceção de Trickster e Drifters, foram licenciados pela Crunchyroll, que também está transmitindo outros além dos que cobri nesse post. Postarei minhas impressões finais assim que a temporada acabar. Enquanto isso, fiquem à vontade para comentar o que estão achando dos animes!

printfriendly-pdf-email-button-notext Primeiras Impressões: Temporada de Animes OUT/2016
The following two tabs change content below.
AvatarKarina-1-150x150 Primeiras Impressões: Temporada de Animes OUT/2016

Karina Moreira

Formada em História, é membro do Grupo de Estudos de Histórias em Quadrinhos de Franca (GEHQ). Há anos não consegue viver sem sua dose diária de animes e mangás, o que aumentou seu interesse pela cultura japonesa, e espera conseguir dominar o complexo idioma dos kanji um dia... De vez em quando, gosta de desenhar e passar a madrugada rindo de vídeos de pegadinhas.
AvatarKarina-1-150x150 Primeiras Impressões: Temporada de Animes OUT/2016

Latest posts by Karina Moreira (see all)

2 thoughts on “Primeiras Impressões: Temporada de Animes OUT/2016

  1. melDels o que é esse guia??????????????????????????????????????????? coisa maravilhosa, favoritei aki pra consultar muitas vezes kkk

    1. Que bom que gostou, Dragon Girl. Depois nos diga quais você resolveu acompanhar 🙂 Abração!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *