Maxiverso
Otaku15º Ribeirão Preto AnimeFest
capa_animefest

15º Ribeirão Preto AnimeFest

No final de julho, estive no evento AnimeFest, em Ribeirão Preto (interior de SP), pela primeira vez. Se você é da região e gosta de eventos voltados para o público otaku, confira nesse post uma review sobre esse evento que poderá agradar também os fãs de k-pop e games.

AnimeFest

Era o 15º AnimeFest da cidade de Ribeirão Preto, que ocorreu em dois dias (fui no segundo). O evento também ocorre em Campinas, Piracicaba, Limeira e Jundiaí. O preço do ingresso é acessível, bem mais em comparação a eventos como o AnimeFriends e ComicCon. Crianças até 5 anos e idosos acima de 60 não pagam entrada. Um ponto positivo para os que não pagam meia — por não serem estudantes, professores, portadores de necessidades especiais ou menores de 18 — é a possibilidade de levar 1kg de alimento não perecível no dia do evento para validar a meia entrada, de forma similar ao que ocorre no AnimeFriends. Assim, mais um incentivo para ninguém ficar de fora.

Localização

A cidade de Ribeirão Preto pode não ter o clima dos mais agradáveis por fazer mais calor que outras cidades da região, mas já que o evento foi realizado no final de julho, término de uma época mais fria do ano, o clima não foi um problema. Mais importante que isso é o local onde o AnimeFest foi sediado, a Unaerp, que possui uma grande área aberta e até os locais cobertos são arejados.

A infraestrutura estava muito boa, eu diria até melhor que a do AnimeFriends quando compareci em 2015 no Campo de Marte. Para começar, no Ribeirão AnimeFest havia bancos espalhados pelo campus, cadeiras colocadas para os espectadores das partidas de games, além de a praça de alimentação possuir várias mesas e cadeiras para lanchar ou almoçar, e esse detalhe fez uma boa diferença.

animefest3 15º Ribeirão Preto AnimeFest

Lojas de acessórios, comida, jogos transmitidos ao vivo e mangás.

Numa outra parte da faculdade, ficavam os mangás, dos quais havia uma boa variedade, além de outros tipos de produtos à venda como revistas de HQ e até Nendoroids. Nesse mesmo prédio ficam originalmente salas de aula, as quais foram transformadas em salas temáticas ou de atividades diversas, como estúdio fotográfico, café, lojinha, etc. No mesmo prédio, num corredor amplo, os participantes da Artist Alley exibiam seus trabalhos em mesas próprias.

Além disso, num outro canto da Unaerp (o campus é grande!), numa das quadras de esportes, um bom número de lojinhas de produtos variados; noutra, o palco para apresentações do circuito k-pop, shows e youtubers. Num local fechado e próximo dali estavam ocorrendo as sword plays numa simulação de arena de lutas medievais. Perambulando pelo campus, os cosplayers tiravam fotos entre si e com o público não caracterizado também. Todos muito simpáticos e dispostos a fazer poses para quem quisesse uma foto deles ou com eles.

animefest2 15º Ribeirão Preto AnimeFest

Cosplayers posando juntos para fotos e convidados especiais.

O público

Algo interessante é que o evento não se restringia apenas aos otakus. Como deu para perceber, fãs de k-pop e gamers também poderiam aproveitar bastante. Na verdade, é bem provável que uma boa parcela que estava lá seja fã de uma combinação dessas coisas. Eu, por exemplo, amo animes e mangás, mas também gosto de k-pop e alguns tipos de jogos. Os organizadores do evento com certeza são cientes dessa combinação de gostos do público e o planejaram para agradar a todos.

Para os otakus, mangás à venda, lojinhas com uma série de produtos (camisetas, chaveiros, colares, gorros, etc), apresentações, concursos de cosplay e entrevista com youtubers. Para os fãs de k-pop, um circuito exclusivo de k-pop com vários covers feitos por grupos, sejam de meninos ou meninas. As danças estavam ótimas e atraíram vários espectadores que cantavam juntos diante do palco e filmavam ou tiravam fotos.

animefest4 15º Ribeirão Preto AnimeFest

Convidados especiais e circuito k-pop.

Os gamers tinham um prédio onde podiam jogar ou ver outras pessoas jogando. Além de várias cadeiras, havia um baita telão para que os fãs de LoL e CS pudessem assistir às aguardadas partidas oficiais. Havia também PCs com TVs transmitindo as partidas para quem quisesse se divertir, naquele esquema: quem perde a partida, passa a vez para o próximo. Simples e efetivo, os jogadores se revezavam e todo mundo pôde jogar um pouco. Um amigo me chamou, mas eu, depois de tanto tempo sem jogar CS, preferi não passar vergonha.

Como algumas dessas atrações ocorriam ao mesmo tempo, é bom que as pessoas se atentem aos horários das suas atividades favoritas para não as perderem. Eu, por exemplo, acabei perdendo as entrevistas com youtubers porque estava no prédio dos mangás e salas temáticas enquanto as entrevistas ocorriam no palco das quadras.

Algo mais?

Sim, é bom falar sobre a importância de levar um dinheiro extra para poder comer lá. Como foi dito, havia uma praça de alimentação no evento. Não vou dizer que os preços estavam muito bons, mas talvez não estivessem um absurdo. Como o evento vai das 11h às 19h, talvez seja necessário almoçar por lá, ou pelo menos lanchar alguma coisa. Havia uma gama de opões: comida caseira, yakisoba, hambúrguer, hot dog, cup noodles, churros, refrigerante, salgados, e outros.

Depois do evento, vale a pena ficar ligado no grupo que o AnimeFest tem no Facebook, principalmente para aqueles que fazem cosplay, já que as pessoas costumam postar fotos no grupo. Também é interessante conferir a página oficial no Facebook já que, além de informar sobre os próximos eventos, várias fotos tiradas pela equipe são postadas lá, como as das competições, dos concursos de cosplay, do circuito k-pop, dos convidados especiais. Esse momento posterior ao evento, de conferir as fotos e até interagir com quem participou, também é legal. Depois de tudo o que acabei de dizer sobre o 15º Ribeirão Preto AnimeFest, não resta dúvida: valeu a pena.

animefest1 15º Ribeirão Preto AnimeFest

Youtubers, apresentações do circuito k-pop e The Kira Justice.

As fotos utilizadas pertencem a © 2017 Ribeirão Preto Anime Fest

No votes yet.
Please wait...
Avaliação
The following two tabs change content below.
AvatarKarina-150x150 15º Ribeirão Preto AnimeFest

Karina Moreira

Formada em História, é membro do Grupo de Estudos de Histórias em Quadrinhos de Franca (GEHQ). Há anos não consegue viver sem sua dose diária de animes e mangás, o que aumentou seu interesse pela cultura japonesa, e espera conseguir dominar o complexo idioma dos kanji um dia... De vez em quando, gosta de desenhar e passar a madrugada rindo de vídeos de pegadinhas.

1 comment

  • Saitan:

    Após um ano sem o evento em Ribeirão Preto, o Anime Fest voltou em grande estilo, trazendo um final de semana memorável aos visitantes apaixonados por esse universo tão incrível da cultura Geek. Parabens pela cobertura!

leave a reply

Contate-nos

Contate-nos por email ou nos procure nas redes sociais

soleblog.brasil@gmail.com

  • Top 7 personagens icônicos de séries
  • Top 7 Filmes diferentes do convencional
  • Top 7 Maiores Compositores de Trilhas Sonoras do Cinema
  • Top 7 robôs mais importantes da ficção II
Back to Top