Análise: Filmes com temática de história espacial

10

Aproveitando o lançamento do filme Primeiro Homem (First man), produção da Universal /Dreamworks que conta a história do lendário Neil Armostrong, o primeiro homem a pisar na Lua, iremos discutir outras obras que conta histórias e biografias dos eventos que levaram a conquista do espaço, seja no cinema ou na TV.

Desde o início da Era Espacial, com o lançamento do primeiro satélite artificial Sputnik I pela URSS em 1957, e logo em seguida com a Corrida Espacial, culminando com a chegada do homem à lua em 1969, pelos americanos, existe um fascínio muito grande do público por estas conquistas espaciais. Isto é visto na mídia o tempo inteiro, e ajudou a alavancar os filmes de ficção científica voltados à space opera, como Star Trek, Star Wars, Abismo Negro, Galactica, Buck Rodgers, Starlost, entre outros, além de diversas obras sci-fi clássicas como Planeta Proibido, Alien, etc.

Anúncios

(veja aqui um especial com as 10 maiores obras de ficção científica de todos os tempos)

Mas os eventos históricos reais, que ajudaram a inspirar tudo isto, têm também sido alvo de adaptações cinematográficas ou para a TV. Geralmente em dramas ambientados no clima da Guerra Fria entre EUA x URSS e no desejo do público de saber mais sobre o que realmente aconteceu nas missões espaciais, que não eram de caráter publico, já que a própria mídia ajudava a encobrir fracassos e apenas enaltecer os sucessos.

Existem diversas obras de filmes de cinema e TV sobre o assunto e novos que estão saindo a cada ano. Algumas produções, recheadas de atores de primeira grandeza e com os melhores efeitos especiais, acabam se tornando campeões de bilheterias e indicadas a vários prêmios. Muitas destas produções ganham inclusive o apoio das agencias espaciais envolvidas, que permitem que seus símbolos ou instalações sejam usados em filmagens.

Aqui está uma lista das principais produções de cinema e TV que valem muito à pena serem vistas, com essa temática:

Os Eleitos – Onde o Futuro Começa (The Right Stuff) – Warner Bros –  1983

Superprodução da Warner Bros, baseado no livro The Right Stuff (1979) do escritor e jornalista Tom Wolfe. Contou com um time de atores e atrizes top de Hollywood como Sam Shepard, Scott Glenn, Ed Harris, Dennis Quaid, Lance Henriksen, Barbara Hershey, entre outros e foi dirigido com maestria por Philip Kaufman. O filme conta a história real dos pilotos que se arriscaram no inicio do programa espacial americano. Primeiro focando a carreira de Chuck Yeager, o primeiro homem a quebrar a barreira do som e seguindo a escolha e os vôos do projeto Mercury da NASA, que colocou os primeiros americanos no espaço, em resposta ao programa da antiga URSS. O filme acabou sendo indicado a 8 Oscars e ganhou apenas 4 prêmios técnicos da Academia. Nas bilheterias também fez feio, não chegando a pagar o custo de produção considerado até caro para a época. O filme se tornou cult com o tempo e hoje integra a Biblioteca do Congresso Americano por sua relevância histórica. O filme foca bem os dramas familiares dos astronautas e também a alta exposição da mídia dos anos 60, na qual se transformavam em heróis nacionais da noite para o dia para depois serem esquecidos. Filme obrigatório, para quem quiser entender o começo da NASA e dos primeiros voos no espaço feito pelo homem.

Indicações e Prêmios ao Oscar de 1984: Melhor Filme (Irwin Winkler, Robert Chartoff), Melhor Ator Coadjuvante (Sam Shepard), Melhor Direção de Arte (Geoffrey Kirkland, Richard J. Lawrence, George Nelson), Melhor Fotografia (Caleb Deschanel). Foi vencedor em 4 categorias: Melhor Montagem (Glenn Farr, Lisa Fruchtman, Douglas Stewart, Tom Rolf), Melhor Trilha Sonora Original (Bill Conti), Melhor Som e Melhor Efeitos Sonoros.

Apollo 13 – Do Desastre ao Triunfo (Apollo 13) – Universal Studios  – 1995

O diretor Ron Howard (Cocoon, Splash, Código DaVinci) produziu e dirigiu este filme, na qual teve assessoria técnica da própria NASA, sobre a quase tragédia de um dos vôos à Lua em 1970. Com roteiro baseado no livro Lost Moon: The Perilous Voyage of Apollo 13, de Jim Lovell e Jeffrey Kluger, o filme narra a história verídica da desastrosa missão Apollo 13, a única nave do programa Apollo que não conseguiu descer na Lua, devido a uma explosão no módulo de serviço algumas horas antes do pouso. Toda drama é minuciosamente detalhado no filme, mostrando a tensão não só dentro da cabine de comando com os astronautas Jim Lovell ‎(Tom Hanks)‎, Jack Swigert (‎Kevin Bacon‎) e Fred Haise (‎Bill Paxton), bem como no centro de controle da missão em Houston, liderado por Gene Kranz (Ed Harris) com ajuda do também astronauta Ken Mattingly (Gary Sinise). O drama real fez o mundo inteiro parar para torcer pela tripulação.

O filme concorreu a 9 Oscars em 1996: melhor filme, melhor ator coadjuvante (Ed Harris), melhor atriz coadjuvante (Kathleen Quinlan), melhor roteiro adaptado, melhor trilha sonora, melhor direção de arte, melhores efeitos e ganhou dois de ordem técnica , Melhor Edição e Melhor Som, rendendo mais de U$ 355 milhões em bilheterias.

From the Earth to Moon – Minissérie HBO – 1998

Produzido pelos responsáveis pelo filme Apollo 13 – Do Desatre ao Triunfo, o diretor Ron Howard e o ator Tom Hanks e o canal a cabo HBO. A minissérie é toda dedicada ao programa Apollo, que levou o homem à Lua no final da década de 60 e inicio dos 70. Foram 12 episódios ao todo.

A ideia de produzir uma minissérie retratando o programa espacial norte-americano na época das viagens à Lua surgiu após o sucesso do filme Apollo 13 (da mesma forma, o sucesso conseguido com o filme O Resgate do Soldado Ryan levou Tom Hanks e Steven Spielberg a produzirem a minissérie Band of Brothers, em 2001). Contudo, a proposta de From the Earth to the Moon era distanciar-se de outros filmes previamente produzidos a respeito de viagens espaciais. Desta forma, o Projeto Mercury, satisfatoriamente explorado no filme Os Eleitos, do início da década de 1980, é brevemente resumido apenas no primeiro episódio. Este episódio acabou mais focado no Projeto Gemini (até então nunca explorado por nenhum filme de renome) e na escolha dos astronautas que um dia caminhariam na Lua. Os produtores da séria já haviam trabalhado na criação do filme Apollo 13, que aborda a quase tragédia desta missão. Assim, o voo da nave Apollo 13 foi abordado por um episódio chamado We Interrupt This Program, mostrando a missão apenas do ponto de vista da mídia, praticamente sem exibir cenas dos astronautas durante a missão.

A minissérie, ganhou vários prêmios importantes da TV: 3 Emmy Awards, de Melhor minissérie, Melhor elenco de Minissérie e Melhor penteado além de ganhar um Golden Globe de Melhor minissérie ou filme para a TV.

Challenger (The Challenger Disaster) – Telefilme do History Channell –  2013

Um telefilme produzido pelo History Channell, estrelado por William Hurt sobre a investigação de Richard Feynman referente ao desastre do ônibus espacial Challenger em 1986. Sua explosão, 73 segundos depois do seu lançamento, foi um dos acontecimentos mais chocantes da história espacial americana. A Comissão Presidencial foi imediatamente convocada para investigar, mas devido à complexidade do ônibus espacial e tantos interesses envolvidos, descobrir a verdade tornou-se um desafio quase impossível. Richard Feynman era, então, um membro independente na investigação. Um dos cientistas mais talentosos de sua geração, que trabalhou no Projeto Manhattan construindo a primeira bomba atômica e ganhou o Prêmio Nobel por suas descobertas na física quântica, Feynman usou de uma integridade excepcional e uma lógica científica implacável para investigar os segredos do desastre e ajudou assim a tornar o programa espacial dos Estados Unidos mais seguro.

The Astronaut Wives Clubb – Minissérie da ABC TV – 2015

Uma minissérie em 10 capítulos, produzida pela rede ABC . Drama baseada no livro de Lily Koppel, que conta a história de sete mulheres que estiveram por trás de alguns dos maiores eventos da história americana. Enquanto astronautas americanos eram lançados em missões que desafiavam a morte, as vidas de suas jovens esposas se transformavam, quase do dia para a noite, de esposas de militares à realeza americana. Com status de celebridades e com tragédias tocando suas vidas, essas esposas uniram suas forças. A trama é quase semelhante ao filme Os Eleitos, já que se trata realmente dos  sete primeiros astronautas do projeto Mercury, mas aqui é focado no universo feminino de suas esposas, que tinham que passar para a opinião pública muitas vezes uma imagem diferente do que realmente eram.

 

Estrelas Além do Tempo (Hidden Figures) – 20th Century Fox – 2016

Filme drama biográfico americano de 2016 que conta a história de três matemáticas afro-descendentes da NASA: Katherine Johnson, Dorothy Vaughn e Mary Jackson, que enfrentaram todas as diversidades e preconceitos no sul segregado americano nos anos 60 para ajudar os Estados Unidos na corrida espacial. O filme foi dirigido e escrito por Theodore Melfi, baseado no livro homônimo de Margot Lee Shetterly. Estrelado por Taraji P. Henson, Octavia Spencer, Janelle Monáe, Kevin Costner, Kirsten Dunst e Jim Parsons. Em plena Guerra Fria, Estados Unidos e União Soviética disputam a supremacia na corrida espacial ao mesmo tempo em que a sociedade norte-americana lida com uma profunda cisão racial, entre brancos e negros. Tal situação é refletida também na NASA, onde um grupo de matemáticas negras é obrigado a trabalhar separadamente dos demais. O filme foca os primeiros anos da NASA, em 1961 até 1962, com o voo de John Glenn.  Teve um custo de produção considerado baixo, mas rendeu razoavelmente bem.

Foi nomeado e ganhou vários prêmios internacionais, incluindo três indicações ao OSCAR 2017: Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Atriz Coadjuvante (Octavia Spencer).


Nos últimos anos, com a melhora das produções vindas da Rússia, começaram a aparecer produções baseadas nas grandes conquistas espaciais da antiga União Soviética.

Gagarin – O Primeiro no Espaço (Gagarin: Pervyj v kosmose) – Rússia – 2013

Produção russa muito caprichada, sobre um dos heróis nacionais soviéticos, o Cosmonauta Yuri Gagarin (Yaroslav Zhalnin) e seu voo ao espaço, se tornando o primeiro homem na história da humanidade a conseguir este feito em 12 de abril de 1961. É praticamente uma biografia que acompanha a história de Gagarin, desde a infância em uma área da URSS ocupada por nazistas, sua entrada na força aérea soviética, sua seleção junto com o 1° grupo de cosmonautas, escolhidos a dedo pelo chefe do programa espacial soviético, Sergei Korolev, e seu histórico voo de 108 minutos, tempo alias da duração do filme. Mesmo que seja uma produção “chapa branca” russa, podemos ver todos os percalços, incluindo a infância difícil, as brigas internas do grupo de cosmonautas e a tensão causada pelo governo soviético de Nikita Khrushchov para mostrar ao mundo a supremacia russa frente aos americanos. Descobrimos até detalhes que não haviam sido revelados na época do lançamento inclusive.

A produção é muito bem feita, as cenas de “espaço” tem bons efeitos especiais e toda equipe de filmagem caprichou neste filme. Sobre a questão ideológica do filme, um ponto positivo pois não defende ou ataca o regime comunista, abordando o assunto apenas quando é relevante ao biografado. O programa espacial soviético é exibido em toda a sua precariedade técnica, tornando o heroísmo do cosmonauta quase suicida. Ambientada nos dias da Corrida Espacial entre o Mundo Livre e a Cortina de Ferro, a produção evita pintar os americanos como vilões.

 

Um detalhe interessante é que a produção já se encontra disponível no Netflix do Brasil.

Primeira Vez (Vremya Pervykh) – Rússia – 2017

O sucesso do filme Gagarin levou à produção de um novo filme sobre outro herói soviético do espaço, Alexey Leonov, que se tornou o primeiro homem a sair de sua nave e fazer uma atividade extra-veicular (EVA), a primeira “caminhada espacial”, realizada na missão da nave Volkshod 2 em 18 de março de 1965. Direção de Dmitry Kiselyov com Yevgeny Mironov  no papel  principal.

Na trama, ambientada no início dos anos 60, durante a Guerra Fria, conhecemos o piloto do exército russo Alexey Leonov (Evgeniy Mironov) que acaba sendo selecionado para o programa espacial soviético que planeja, antes dos norte americanos, fazer um voo sobre a órbita da Terra e pela primeira vez um dos tripulantes sair da nave e explorar as condições do espaço. Ao lado do experiente e também piloto Pavel Belyayev (Konstantin Khabenskiy), Leonov enfrentará muitos obstáculos em uma missão até certo ponto quase suicida pois tudo foi resolvido em pouco tempo, deixando poucas margens para testes.

 

Salyut 7 (Салют 7) – Rússia – 2017

Neste filme de drama histórico russo lançado em 2017 e dirigido por Klim Shipenko, a história é baseada na missão Soyuz T-13 de 1985, parte do programa Salyut soviético de estações espaciais.

A Salyut 7 foi uma estação espacial que em 1985 perdeu contato com o controle de Terra, sendo necessário então uma missão de resgate . Os cosmonautas Vladimir Dzhanibekov (Vladimir Vdovichenkov ) e Viktor Savinykh(Pavel Derevyanko) acoplam sua nave Soyus com a estação espacial vazia e congelada, onde tentam trazer a mesma de volta a ativa. Uma das histórias pouco conhecidas do programa espacial soviético, que quase terminou em tragédia.

 


Veja aqui um especial sobre bons filmes de ficção científica de antigamente, e aqui um especial sobre bons filmes de ficção científica não tão conhecidos.

printfriendly-pdf-email-button-notext Análise: Filmes com temática de história espacial
The following two tabs change content below.
AvatarRicardo-150x150 Análise: Filmes com temática de história espacial

Ricardo Melo

Profissional de TI com mais de 10 anos de vivência em informática. Tem como hobby assistir seriados de TV, ir ao cinema e namorar!!! Fã de rock'n'roll, música eletrônica setentista, ficção-científica e estudos relacionados a astronáutica. Quis ser astronauta, mas moro no Brasil... Os anos 80 foram meu playground!

10 thoughts on “Análise: Filmes com temática de história espacial

  1. esse artigo foi favoritado aqui e só será desfavoritado qd eu assistir todos esses filmes hahaha

    1. Reorganizei os Trailers novamente, pois os links estavam expirados.

  2. legal essa lista heim, eu citaria a atual serie Away da Netflix, muito boa, sobre uma missao a marte

  3. Oi Lucila, sim, só dramas históricos, sobre os eventos verdadeiros que aconteceram, então não entraria ai filmes como “Gravidade”, “Interestelar” ou “Perdido em Marte”, que apesar de ser ótimos filmes sobre astronáutica, são acima de tudo, ficção-científica.
    Sobre documentários, eu posso complementar aqui uma lista com 3 documentários importantes que estão disponíveis no NETFLIX:

    “O último homem na lua” (The Last Man on the Moon) , documentário sobre Gene Cerman, da missão Apollo 17, a última que foi a lua em 1972.

    “Controle de Missão” (Mission Control: The Unsung Heroes of Apollo) , documentário sobre o centro de controle de missão tripulada em Houston, Texas e como estes homens anônimos conseguiram fazer os homens descerem na lua ou se arriscarem na missão Apollo 13.

    “Mercury 13” , sobre as mulheres pilotos que foram queriam se tornar astronautas, como os homens, mas foram impedidas pelo congresso americano, pois achavam que elas não dariam conta da função, mesmo muita delas terem desempenho em testes muito superiores aos dos homens.

    Procure estes três importantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *