Atualizações do Mundo Geek – Abril 2025

Tron: Ares libera primeiro teaser e poster e diretor compara personagem a Pinóquio.
Após 15 anos, finalmente a franquia Tron, da Disney, irá ganhar um novo filme, Tron: Ares! O mês de Abril de 2025 trouxe algumas novidades da produção que verá a luz do dia em outubro deste ano.
Em 5 de abril, a Walt Disney Productions liberou ao público o primeiro teaser do filme e o seu poster oficial. Nas primeiras imagens do novo longa, motos de luz aparecem em alta velocidade em um cenário de conflito entre o mundo real e o digital. A trilha sonora do trailer é composta por Nine Inch Nails, grupo liderado por Trent Reznor. Embora Jeff Bridges, o personagem Flynn da saga não apareça no trailer, ele é ouvido na narração dizendo: “Pronto? Porque não há como voltar atrás.”
Em 7 de abril, a revista britânica Empire entrevistou o diretor Joachim Rønning (Malévola) onde ele fez um paralelo entre o clássico garoto de madeira das fábulas, Pinóquio e o protagonista de Tron:
“Não querendo ser muito clichê, mas sempre pensei nele um pouco como Pinóquio. Ares quer ser um garoto real. Conversamos muito sobre ele ser quase uma criança, descobrindo o mundo pela primeira vez, e como queremos que o público veja o mundo pelos olhos dele. As pequenas coisas que damos por garantidas ou as que não vemos mais. Isso foi importante. E então um tema maior para o filme é o que é preciso para – e o que significa – ser humano. Especialmente neste caso, porque ele é um programa de computador.”
A Empire também revelou uma nova imagem de Tron: Ares, da Disney, agora com foco em Jared Leto, o protagonista principal.
A sinopse do filme divulgada pela Disney: “Tron: Ares companha um programa altamente sofisticado, Ares, que é enviado do mundo digital para o mundo real em uma missão perigosa, marcando o primeiro encontro da humanidade com seres de IA”.
Tron: Ares tem no elenco Gillian Anderson (Arquivo X), Evan Peters (X-Men), Greta Lee (Vidas Passadas) e estreia prevista para 9 de outubro de 2025.
The Ghost in the Shell – Nova série animada ganha poster e teaser
A nova série agora é oficialmente chamada no Japão de Koukaku Kidoutai: The Ghost in the Shell — basicamente o título japonês original seguido pelo “nome internacional”, com ênfase no “the”, que faz parte da arte do mangá onde tudo começou. A direção principal fica a cargo de Moko-chan (Dan Da Dan), o roteirista Toh Enjou (mais reconhecido no Japão como romancista de ficção-científica), que estruturou o texto do animê Godzilla Ponto Singular e o desenhista de personagens Shuhei Handa (Little Witch Academia, Scott Pilgrim), que também assina a direção geral de animação.
O primeiro teaser da produção não mostra muita coisa, apenas os nomes já mencionados e esboços de desenhos e produção.
Um novo pôster promocional, desenhado por Shuhei Handa, foi revelado também.
O autor Masamune Shirow também aproveitou o momento para deixar um comentário, onde encara a produção como o que seria o primeiro título de uma “segunda geração”. Confira, em tradução livre:
“Falando especificamente das adaptações animadas, este novo Ghost in the Shell pode ser considerado o quarto grande projeto da franquia, sucedendo as versões dirigidas por Mamoru Oshii, Kenji Kamiyama e Kazuchika Kise. Se separarmos Ghost in the Shell e Innocence, considerarmos a série S.A.C. (Stand Alone Complex) com suas duas temporadas e o filme Solid State Society, além das séries Arise, New Movie e SAC_2045 com suas duas temporadas, este novo projeto se torna o décimo título da franquia como um todo.
Pensando no ponto de vista de uma mudança completa na equipe de produção, talvez possamos encarar esta nova obra como o primeiro título da ‘segunda geração’. O mangá original já é um tanto antigo — peço desde já desculpas por isso (risos) — mas espero sinceramente que este novo projeto se torne uma animação de qualidade, e que o público possa aproveitá-la de alguma forma.”
The Ghost in the Shell foi anunciado em maio do ano passado pelo Science Saru, que à época estava prestes a se tornar parte da Toho. O estúdio criado por Masaaki Iwasa (que deixou o comando há pouco tempo) é famoso pelo seu estilo único e detalhado de animação, com séries de destaque como Devilman Crybaby e Keep Your Hands Off Eizouken!
O lançamento da nova série está marcado para 2026.
Ghost in the Shell – Diretor quer fazer terceiro filme animado.
A franquia Ghost in The Shell pode ainda ganhar seu terceiro longa metragem. Originalmente criado por Masamune Shirow como um mangá, a história cyberpunk de Ghost in the Shell entre 1989 e 1991, foi levado as telas de cinema no Japão em 1995 no fantástico filme O Fantasma do Futuro – Ghost in the Shell. O filme foi o primeiro a se utilizar das tecnicas avançadas do uso da animação tradicional como base junto com o uso da computação gráfica para cenas envolvendo desde painéis digitais, cenários, até efeitos de camuflagem dos personagens. O efeito do CGI nesse filme é bem orgânico, ao ponto de confundir alguns telespectadores que assistem o longa. O filme apesar de não fazer uma bilheteria boa, se tornou cult no mercado de home-video no mundo inteiro.
Em 2004 foi a vez do longa metragem animado Ghost in the Shell 2: Innocence, relançado com uma versão totalmente remasterizada, em 2008, chamado de Ghost in the Shell: 2.0. A partir daí séries foram lançadas e até uma versão live action, batizada no Brasil de A Vigilante do Amanha – Ghost in The Shell em 2017, que infelizmente não conseguiu atrair um público maior.
Agora, em um evento no começo de março de 2025, para celebrar os 20 anos do lançamento de Ghost in the Shell 2: Innocence, o diretor Mamoru Oshii fez algumas revelações interessantes: Primeiramente, ele disse que o terceiro filme quase aconteceu, mas o projeto acabou não seguindo em frente. E a segunda revelação é que ele gostaria de fazer o terceiro filme, desde que tivesse a chance de amarrar algumas pontas soltas.
Ghost in the Shell segue a Major Motoko Kusanagi, líder da Seção 9, uma força-tarefa que combate crimes tecnológicos e ciberterrorismo em nome da Comissão Nacional Japonesa de Segurança Pública, em um futuro cyberpunk onde quase todos os seres humanos tem uma certa quantidade de implantes cibernéticos. O próprio corpo de Kusanaki é inteiramente artificial.
Disclosure – Novo filme ufológico de Spielberg começa as filmagens, ganha nova título e lançamento é adiado…
O novo filme que o cineasta Steven Spielberg vai dirigir, chama-se agora Disclosure (sem título no Brasil). Inicialmente o projeto era chamado pelo título provisório de The Dish (O Prato), que é tido como a volta do diretor ao mundo da ufologia (Contatos Imediatos do 3° Grau, E.T. – O Extraterreste, A Guerra dos Mundos, etc.) e foi adiado, mas não por muito tempo segundo novo relatório do estúdio Universal Pictures, publicado no Deadline. O longa deixa a data de 15 de maio do próximo ano para assumir a de 12 de junho de 2026.
No dia 26/02, o site Red Panda Koala conseguiu fotos exclusivas do início das filmagens com o ator Wyatt Russell e a atriz Emily Blunt.
No próprio dia 26/02 mm celebração ao início da produção, a Universal Pictures disponibilizou a primeira foto oficial de bastidores do novo longa-metragem. A foto mostra Spielberg no estúdio, fazendo seu tradicional brinde a toda equipe.
Baseado em uma história original de Spielberg, o novo filme misterioso tem o colaborador de longa data do diretor, David Koepp (Jurassic Park), escrevendo o roteiro, com Kristie Macosko Krieger na produção. O elenco conta com Emily Blunt (O Diabo veste Prada), Josh O’Connor (The Crown), Colman Domingo (Sing, Sing), Colin Firth (O Discurso do Rei), Eve Hewson (A Ponte dos Espiões) e Wyatt Russell (Monarch).
Steven Spielberg é muito ligado a temática ufológica, confira nossa matéria sobre isto.
Ficamos no aguardo…
Warner oficializa os novos Goonies e Gremlins
Em janeiro de 2025, um relatório vazado da Warner Bros, publicado no Deadline, indicava que o estúdio Warner Bros considerava fazer novos filmes para as franquias desenvolvidas pela Amblin Entertainment (a produtora de Steven Spielberg), Goonies e Gremlins. Agora ao que parece a Warner está oficializando estas produções.
No dia 11 de Abril, a CEO da divisão de filmes da Warner Bros Studios, Pam Abdy, comentou para o Deadline sobre o projeto e o envolvendo de Chris Columbus nos longas: “…Somando-se a isso, Andy Serkis está no comando do filme Gollum, Drew Goddard está escrevendo um novo Matrix. Estamos super animados com o desenvolvimento da Amblin com Chris Columbus, novos filmes das franquias Gremlins e Goonies. Acabamos de ter uma conversa dinâmica com Philippa Boyens sobre Gollum, e acho que teremos o roteiro em maio. O Gato no Chapéu e a segunda adaptação do Dr. Seuss, com Jon M. Chu codirigindo… há coisas realmente ótimas no horizonte,” explicou a executiva.
Para o novo Goonies, o roteirista Potsy Ponciroli (O Retorno da Lenda) foi confirmado como a versão final do roteiro. Steven Spielberg e Chris Columbus serão produtores da sequência junto com Kristie Macosko Krieger e Holly Bario que produzirão para a Amblin Entertainment ao lado de Lauren Shuler Donner, viuva de Richard Donner (o diretor do primeiro filme), que será a produtora executiva. Um diretor ainda não foi anexado ao projeto.
Para Gremlins, a nova produção está sendo desenvolvida pelo estúdio, e o diretor dos dois primeiros filmes da franquia Harry Potter, Chris Columbus, que foi roteirista original do filme (dirigido por Joe Dante), será o diretor do novo filme.
Mais nenhuma informação sobre os filmes foram confirmados, nem prazo de filmagem ou lançamento ou mesmo se as estórias serão continuações ou reboots. Ficamos no aguardo.
O Messias de Duna recebe previsão de filmagem
Bem que o diretor Denis Villeneuve queria dar uma pausa nesta franquia, mas com o sucesso de Duna (2021) e sua continuação Duna – Parte 2 (2024), os estúdios querem logo um novo filme. Então o projeto de O Messias de Duna não só ganhou um sinal verde, como uma previsão de início de filmagens.
Segundo um relatório publicado no Deadline em 18 de fevereiro, a fotografia principal de O Messias de Duna começará a ser filmada no verão norte-americano (entre junho e agosto) de 2025. A equipe está em pré-produção e têm se preparado nos bastidores há algum tempo para tentar deixar tudo pronto.
Fontes consultadas pelo site apontam que junho é considerado “muito cedo”, mas não está descartado, desde que elementos-chave se encaixem (como disponibilidade do elenco). A atriz Zendaya, por exemplo, continuará muito ocupada no período. Sua agenda inclui A Odisseia (de Christopher Nolan), a terceira temporada de Euphoria e Homem-Aranha 4, da Marvel Studios.
Não há detalhes sobre as locações. Os filmes anteriores da aclamada franquia se estabeleceram na Hungria, Jordânia e Abu Dhabi. Já o compositor Hans Zimmer, falando ao site Screen Rant, reforça que Denis Villeneuve continua trabalhando no roteiro do terceiro longa, além de ainda não ter iniciado seus trabalhos com a trilha sonora: “O segundo filme foi escrito muito antes de Denis começar a filmar, porque não tivemos sinal verde por algum tempo. Já comecei a escrever para o terceiro? Não. Ainda não. Oh, Deus, é muito complicado, mas eu amo trabalhar com Denis, então vou realmente focar neste sentimento, nada mais, e realmente passar o tempo fazendo isso.”
Messias de Duna é situado doze anos desde a ascensão de Paul Atreides – ou Muad’Dib – ao trono. Arrakis tornou-se o centro do Imperium, a partir de onde os Fremen se propagam a fim de levar sua filosofia e sua forma de governar aos planetas por eles conquistados. Os inevitáveis conflitos gerados por essa expansão fazem com que importantes facções contrárias ao imperador reúnam forças para detê-lo.
O Messias de Duna segue com data de estreia indefinida até o momento no calendário da Warner Bros.
Duna 4 – Boatos dizem que diretor de Star Wars pode assumir no lugar de Villeneuve
A Warner Bros Studios está realmente eufórica com o sucesso da franquia Duna, e quer continuá-la com novos filmes, mesmo o diretor Denis Villeneuve dizendo que após o terceiro longa (o vindouro O Messias de Duna) não irá mais voltar a este universo. Em vista disto, o estúdio vem preparando em segredo a continuidade da saga e boatos indicam que Duna 4 poderá ser realizado em um futuro próximo.
De acordo com o insider Daniel RPK, o diretor Gareth Edwards (Resistência, Star Wars: Rogue One e Jurassic Park: O Recomeço) estaria na mira do estúdio para assumir a franquia. Edwards tinha garantido que iria se afastar de grandes franquias para focar em sua carreira autoral. O diretor, no entanto, assumiu Jurassic World: Recomeço (2025) logo depois de fazer essa declaração. Portanto, a possibilidade dele trabalhar em Duna 4 está em aberto. Por ora, é prudente tratar o relato de RPK como um rumor, pois nenhuma fonte oficial confirmou o assunto.
Não há detalhes adicionais sobre Duna 4, mas espera-se que Os Filhos de Duna sirva como base para a trama. A elogiada obra publicada por Frank Herbert em 1976 começa com Paul Atreides, um homem cego, caminhando no deserto e deixando seus filhos gêmeos, Leto II e Ghanima, aos cuidados dos Fremen, enquanto Alia governa como regente.
[RM-RS – Deadline / Universal / Otakupt – Screen Rant / Daniel RPK / Warner Bros / JBox (Brasil) / Walt Disney / The Ghost in the Shell (oficial site)]

Ricardo Melo

Latest posts by Ricardo Melo (see all)
- Atualizações do Mundo Geek – Abril 2025 - 23/04/2025
- Jurassic World: Recomeço – Novo filme promete novo reinício da franquia jurássica - 09/04/2025
- Atualizações do Mundo Geek – Março 2025 - 08/03/2025
- Obras de Arthur C. Clarke e Isaac Asimov são alvo de novas produções - 11/02/2025
- Atualizações do Mundo Geek – Janeiro 2025 - 28/01/2025