O São Paulo já foi rebaixado? – A resposta definitiva e incontestável
Torcedores rivais insistem em dizer que o São Paulo foi rebaixado no Campeonato Paulista de 1990. Como “provas”, mostram vídeos de Telê Santana e Zetti “confirmando” o fato, além de um suposto canhoto de entrada de jogo com o Marília e uma reportagem da Folha, da época. Afinal de contas, o São Paulo caiu ou não para a segunda divisão no Campeonato Paulista de 1990?
Vamos analisar os fatos inerentes ao caso:
(clique aqui caso prefira analisar a questão sob o prisma de um “julgamento”)
- A reportagem da Folha de São Paulo:
A matéria de jornal (à esquerda), de autoria de Fernando Santos, é a grande responsável por muitos afirmarem que o São Paulo jogou a segunda divisão paulista em 1991. Em uma época sem Internet, e na qual a informação “mais confiável” vinha dos jornais, foi natural que se desse crédito à reportagem de um dos maiores jornais do Brasil. Não só torcedores da época, mas também outros jornalistas, jogadores de futebol (incluindo do próprio São Paulo!) e dirigentes diversos propagaram a notícia como se ela fosse, de fato, verdade. Isso porque quase ninguém – incluindo o jornalista que redigiu a matéria – se lembrou de verificar o regulamento do campeonato, na época da veiculação da notícia. O regulamento, redigido antes do início do campeonato, já informava que não haveria rebaixamento. Você pode conferir aqui. Se preferir, pode assistir um programa da ESPN a respeito, clicando aqui. Se preferir, também pode ver aqui o renomado Paulo Vinícius Coelho – vulgo PVC – falando sobre o fato. Importante informar que, em contrapartida à Folha, o jornal O Estado de São Paulo, na mesma data, veiculou notícia apenas de que o São Paulo não havia conseguido se classificar para a Fase Final do Paulistão, nada falando sobre rebaixamento, conforme pode ser conferido aqui. Outro fato importantíssimo sobre a matéria equivocada da Folha, é que a mesma Folha de São Paulo publicou, antes do início do campeonato, notícia informando – aqui sim, com base no regulamento – que não haveria rebaixamento na Série A do Paulistão de 1990 (à direita). Em outra notícia, também de antes do início do certame, a Folha criticou o regulamento que não previa rebaixamento, conforme pode ser visto aqui. Além da Folha, a Placar também noticiou, antes do início do torneio, que não haveria rebaixamento (clique aqui e aqui para ver). Importante lembrar que por causa daquela matéria errônea da Folha, outros pequenos jornais de todo o país acabaram propagando o suposto rebaixamento do São Paulo, novamente pela credibilidade do jornal e pela inexistência de meios de se ler o regulamento, em uma era pré-Internet.
- As entrevistas de Telê e Zetti e a reportagem da TV Cultura
Como já dito, em um tempo na qual o clubismo ainda não estava em voga como hoje, onde a rivalidade não significava ódio e a ingenuidade dos envolvidos diretamente com o futebol os impedia de pensar como torcedores, a soma da “verdade” propagada pela Folha, aliada a um sentimento de fracasso por jogar o módulo mais fraco da primeira divisão em 1991 – o que na cabeça de gente como Telê, significava algo como um rebaixamento – propiciou declarações que podem ser encontradas no YouTube, onde tanto o técnico quanto o goleiro chegam a dizer que o São Paulo “estava na segunda divisão do Campeonato Paulista” quando ele chegou ao clube. Conforme o próprio Telê explicou anos depois, quando a Diretoria do Tricolor o contratou, informou a ele que o time jogaria “um tipo de segunda divisão” no estadual (por causa do módulo mais fraco que o time disputou em 1991). A reportagem da TV Cultura embarcou na onda da Folha (errando até no nome da Divisão, citando “Série B”, que no Paulista seria a quarta divisão da época) ao noticiar algo que o regulamento tinha deixado claro que não ocorreria, tendo que se retratar também, posteriormente, assim como a Federação Paulista, que divulgou um Guia do Campeonato Paulista em 2009, redigido por Rodolfo Kussarev, também com a informação equivocada (à esquerda). Kussarev informou que se baseou em um livro de André Fontenelle para dar a informação. Fontenelle, por sua vez, se baseou na tal citada reportagem equivocada da Folha e, quando confrontado sobre o caso, alegou que “na prática, o módulo que o São Paulo jogou em 1991 era uma segunda divisão“, ou seja, colocou a interpretação dele à frente da letra da lei (o regulamento) e dos fatos (os jornais de antes do torneio informaram não haver rebaixamento e o time do São Paulo saiu campeão em 1991). Aliás, a grande “prova” de que o São Paulo, ao contrário do que possa ser falado sobre o assunto, jamais jogou uma segunda divisão, é que no ano de 1991, na qual ele supostamente devia estar jogando a série A2, o clube saiu campeão paulista (à direita), quando a decisão teve uma das maiores atuações da carreira de Raí, autor dos 3 gols da primeira final, que terminou 3×0 para o Tricolor.
- Os fatos:
Os fatos e documentos comprovam: jornais e revistas publicaram em Janeiro, antes do início do Paulistão 1990, que não haveria rebaixamento no campeonato daquele ano. A informação se baseou o regulamento do campeonato, que informou que não haveria descenso naquele ano. Quando o São Paulo não se classificou na repescagem e foi eliminado e, consequentemente, cairia no módulo mais fraco no ano seguinte, a Folha de São Paulo publicou notícia equivocada informando um não previsto e jamais realizado rebaixamento do Tricolor (porém na mesma data o Estado de São Paulo publicou notícia apenas da “não classificação” do clube do Morumbi para a Fase Final). Com base na matéria errônea, jornalistas, jogadores e dirigentes passaram a se referir ao fato como se o São Paulo tivesse sido rebaixado. Telê Santana, Zetti e outros chegaram a dar entrevistas falando do rebaixamento, que era o sentimento que dominava o São Paulo pela campanha vexaminosa no Paulistão 1990 e o fato de ter que jogar o módulo mais fraco em 1991. Ocorre que o São Paulo disputou e venceu a Série A1 do Paulista de 1991, o que confirma que não houve rebaixamento em 1990 e o time nunca jogou a segunda divisão (A2) no ano seguinte.
Ralph Luiz Solera
Latest posts by Ralph Luiz Solera (see all)
- Análise: a obra máxima do terror é The Thing? - 12/07/2022
- Na mesa: jogo de tabuleiro The Thing: The Boardgame - 11/07/2022
- Série do Obi-Wan expõe o verdadeiro problema dos SW da Disney - 02/06/2022
- Resenha: o box completo de Bone - 17/11/2021
- Piores Filmes do Mundo: Serpente Mortal (Silent Venom) - 06/11/2021
Se o regulamento nao previa rebaixamento, nao teria como rebaixar. Fim de papo. Se pegam na entrevista do Telê e do Zetti pra tentar zoar isso, mas felizmente as provas documentais salvam.
tem um video do jogo SPFC x Inter de Limeira que o narrador fala que sao as melhores campanhas da Série B
Ato falho. Era “Grupo B”. A tal “Série B” do Paulista na época seria a quarta divisão!!! No Paulista, as divisões são A1, A2, A3, e B1, B2 e B3… (acho que hoje nem existem as duas últimas). Portanto, se alguém jogasse na Série B em 1991, seria a quarta divisão!
Clubista? E o que você está sendo aqui ,julgando em “causa própria” pro seu time de moças?
André Fontenele está certissimo!
Teve virada de mesa sim!
Esse regulamento não foi cumprido. Diante do rebaixamento do São Paulo, houve uma virada de mesa. Os times rebaixados em 1990 (não só o São Paulo, mas outros importantes, como a Ponte Preta) ganharam o direito de lutar por três vagas nas finais. Foi assim que o São Paulo conseguiu a façanha, inédita no futebol mundial, de ser rebaixado em um ano e campeão no ano seguinte!
O argumento dos são-paulinos, portanto – de que o acesso no mesmo ano “já estava previsto” é falso e errôneo.
Vergonha é ficar chorando e não reconhecer isso.
O regulamento publicado antes desmente essa falácia, ao dizer que não haveria rebaixamento 🙂 chora anti
Pra ter virada de mesa, o regulamento tem que ter sido descumprido. E não foi. O regulamento original não previa rebaixamento. Isso não é “chorar”, é constatar fatos e chegar a uma conclusão. Só pq um péssimo repórter escreveu uma matéria com a impressão pessoal dele (diferente do regulamento), isso não muda os fatos.
Eles querem rebaixar o spfc a qualquer custo, eu já ouvir pessoas dizerem que o grupo 2, era uma espécie de uma nova segunda divisão daquele campeonato, e a divisão especial era naquele momento a 3 divisão, ou seja, eles falam que quando a federação paulista disse que não haveria rebaixamento pra divisão especial, a federação estava se referindo a 3 divisão. Eu fico imaginando se isso fosse verdade, imagina a indignação dos jogadores ao saberem, que estavam disputando a terceira divisão e não mais a segunda divisão, isso no mínimo causaria um grande manifesto da parte dos jogadores e dirigentes, mas não foi o que aconteceu, todos os times jogaram numa boa naquele grupo B, porque eles sabiam que fazia parte da primeira divisão. Outro fato que comprova que isso é mais uma tentativa de rebaixar o tricolor, é o fato da federação paulista dá tanta importancia para explicar que não haveria rebaixamento pra divisão especial, ela jamais daria importância, se a divisão especial fosse naquele momento a terceira divisão, afinal que motivos a federação daria importância para explicar que não iria ter rebaixamento pra uma terceira divisão do campeonato paulista?
Boa tarde Ralph. Grato pelo retorno. Como vc citou o Fontenelle, eu corri na Estante Virtual, p/ procurar o “tal” livro de 1997, e achei.
Acabou de chegar e já fui checar, e realmente “ELE”, cita a ajuda do Regulamento, p/ favorecer o SP. Cita a tal virada de mesa (porem a virada, seria o NÃO cumprimento do Regulamento, pré estabelecido), como vc disse, pela interpretação (errada), ele passou à frente da LEI.
E …. há lá, tb, o msm “erro” cometido pelo Zetti.
Numa pagina ele, comenta o regulamento, onde 5 de Gr. Verde e 3 do Gr. Amarelo, iam para a 2ª fase.
Todavia …. na outra pagina, cita:- Assim DOIS (?) times da serie mais fraca e mais SEIS (?), etc …. (2 ou 3, 5 ou 6???, kk).
Um detalhe:- No quadrangular, SP e Palmeiras empataram em pts e saldo de gols. SPFC, foi p/ a final, por ter melhor campanha GERAL, é o q “dizia” o Regulamento. Então??? Havia regulamento, né?? Gde abç.
Leonardo, como vc viu, tudo começou com uma reportagem errada da Folha no dia seguinte ao fim da repescagem, e a partir daí isso foi usado por torcedores rivais, dirigentes e jornalistas ou por ignorância ou por má fé. O regulamento – sim, ele existia, confira aqui maxiverso.com.br/wp-content/uploads/2015/07/SPFC1990f.jpg – publicado antes do certame já dizia que não havia rebaixamento. Confrontado, o sr. Fontenelle justificou a “opinião” dele com argumentos do tipo “está claro que havia uma rebaixamento ali, de forma camuflada” ou algo assim, ou seja, ele interpretou de um jeito bem peculiar um artigo que dizia “No campeonato da primeira divisão de futebol profissional de 1990 não haverá descenso“. Um achismo em detrimento do texto expresso e claríssimo. A própria Federação, anos depois, notificada do erro, publicou uma nota informando que não considerava verdadeira a informação do Almanaque (publicado por demanda mas com liberdade editorial), confira aqui http://maxiverso.com.br/wp-content/uploads/2015/07/SPFC1990e.png ou seja, se alguém defende essa tese esdrúxula com base no livro, tem que levar em conta a nota da FPF que informa que a informação ali está errada.
Boa noite Ralph Luiz Solera (filho do gde radialista solera, TV Band?) e tb meus cumprimentos vai ao Antônio Carvalho.
Sou de Limeira, e sobre o histórico da Inter, o responsável se baseou, num livro de 2007, de um gde historiador da cidade (cujo “forte”, não é futebol) e sim, sobre as imigrações, sobre Senador Vergueiro, sobre a colonização da cidade, enfim, trata de assuntos pertinentes à historia da cidade. Este livro foi uma homenagem à Inter e deve ter recebido de alguém a informação do tal descenso. (tenho o livro).
Em 2013, o Narrador da radio local (agora migrou p/ a internet), Edmar Ferreira, escreveu um livro sobre os 100 anos da Inter (tenho o livro)
Lá contem tds os resultados dos jgs da Inter desde 1948 (ano q começou o acesso dos clubes do interior), e no ano de 1990, cita:- Campeonato Paulista A 1 (referindo à 1ª divisão), a participação da Inter. Então??
Seguindo:- Como a Inter foi “rebaixada”, junto com o SPFC, se haviam 24 clubes em 90, ELA foi a 19ª, e o SP o 15º? Rebaixou 10 clubes, então? E os 4 q subiram da DIVISÃO ESPECIAL, p/ a 1ª divisão (ESPECIAL era o nome da divisão, que ficava, entre a 1ª e a 2ª divisão), estes 4, não disputaram a 1ª em 91? Olímpia, Marilia (do ingresso falso), S. Carlos e Rio Branco. E daí?
Então se Inter., SPFC e outros 8 tivessem sido rebaixados, ELES estariam em 1991, disputando a Div. ESPECIAL, concordam? Vejam isso.
Em 1990, a FPF passou a organizar o Campeonato Paulista com os clubes divididos em dois grupos:
UM mais “forte” com os 12 melhores de 1989 e outro mais “fraco”, o SPFC, União S. João, S. José e a própria Inter, q eram do Grupo “forte” em 1990, e porque ficaram fora da repescagem deste ANO, foram p/ o GRUPO 2, “FRACO” de 1991, “DESCERAM”, e em contrapartida os clubes:-
EC XV de Novembro (Piracicaba)
EC XV de Novembro de Jaú (Jaú)
A Ferroviária E (Araraquara)
Ituano FC (Itu)
América FC (Sâo José do Rio Preto)
Botafogo FC (Ribeirão Preto
Que ao final da 3ª fase de 90, ficaram entre os 14 melhores q foram p/ a Fase Final de 90, “SUBIRAM”. O Botafogo entrou pela repescagem na frente do SPFC (ele foi o 14º classificado)
Então …. não houve Descenso (como previa o regulamento), tenho a revista Placar aqui, lançada UM dia antes de iniciar o Campeonato
Grupos 1 e 2, ou Grupos:- Verde e Amarelo,1991.
Para as finais, formou se 2 quadrangulares:- Com 5 do Grupo VERDE (1) e 3 do Grupo Amarelo (2). Sabe quem estava entre os 3 do Amarelo??? SIM, Inter de Limeira, q junto com SPFC e Sto André, foram “brigar” pelo Titulo, e o final tds já sabem (RAÌ = 3 vezes).
Na entrevista do ZETTI, ele disse q foram 6 de um grupo e 2 do outro. Viu como ELE tb, não sabia ou se lembrava?
Na repescagem de 1990, o Botafogo fez 14 pts com 4 Vitorias e 6 empates e 0 derrotas, o SPFC fez 13, com 5 vitorias e 3 empates, só q perdeu 2 jgs. Mais um Empate o tricolor se classificaria, pelo numero de Vitorias. (Valiam 2 pontos por vitória)
Na ultima rodada o Bota empatou em casa com a Inter e o SPFC ganhou por 6 x 1 do Noroeste, não deu mas …………….. deu toda esta polêmica.
Espero ter contribuído, msm alongando um pouco, e como diz Juca Kfouri, em um de seus blogs:- E .. não se fala mais nisso.
Porque ELE, era um dos q teimavam q o SPFC havia caído). Até q se lembrou, q na época era responsável pela Placar, e não havia atentado p/ esta Publicação do Regulamento de 90. Abçs.
Bom dia Leonardo. Eu não ia entrar no mérito da fonte do erro no site do Inter, mas vc está corretíssimo. A própria Federação Paulista chegou a publicar um almanaque na qual citava o SPFC como rebaixado em 90, baseada na reportagem da Folha de S.Paulo que saiu no dia seguinte ao fim da repescagem (no mesmo dia o Estado de S.Paulo publicou apenas uma notícia de não classificação do SPFC). Como se vê, muitos erraram na época a interpretação da situação, o que levou muita gente a errar posteriormente também. Telê, Zetti e outros profissionais que viveram em campo o acontecido tb se equivocam… mas se formos ver é uma questão muito simples: a) O regulamento não previa rebaixamento, logo, nenhuma equipe poderia terminar rebaixada. b) Em 91 nenhum time da elite de 90 jogou a segunda divisão, logo, não houve queda. Qt ao mestre Fernando Solera, decano da TV brasileira, é meu tio-avô 🙂 Abraço!
Um adendo: A Internacional de Limeira, em seu site, não faz polêmica nenhuma e afirma que caiu em 1990 (junto com o São Paulo).
“Em 1990, amargou seu primeiro descenso no Paulista e, também no Campeonato Brasileiro. ”
Fonte: https://www.interdelimeira.com.br/historia/
Uma conclusão de curso de dois joseenses também confirma o rebaixamento no Paulista de 1990, nas mesma situação que o São Paulo:
“O clube colecionou, ainda outros insucessos como o rebaixamento no campeonato paulista de 1991. ” Apesar de eles afirmarem que foi em 1991, na verdade, como o site RSSSF informa, foi em 1990.
Fonte: “http://biblioteca.univap.br/dados/000029/00002907.pdf
Não achei o site oficial do União São João.
Antônio, não adianta listar sites e outras fontes de informação que corroboram apenas a sua versão dos fatos. 🙂 Ainda mais quando esses “fatos” não se sustentam perante uma verificação simples, como o regulamento do Paulistão de 1990, que expressamente não previa rebaixamento. O Palmeiras pode colocar no site dele que foi campeão mundial em 1951, e ele continuará não tendo sido campeão mundial, simplesmente porque em 1951 não se disputou nenhum campeonato mundial. O site da FIFA pode dizer que o Brasil é “apenas” tetracampeão mundial de futsal, porque pra ela só “valem” os mundiais que ela organizou, mas o Brasil continua sendo hexacampeão mundial de futsal. Aposto que o site da federação espanhola segue o da FIFA e coloca o Brasil com “apenas” 4 títulos e nem por isso está correto. Alguns sites ignoram o regulamento do Paulista de 1990 e “acham” que havia rebaixamento no regulamento (e alguns o fazem de forma “dolosa”, por clubismo, como vc está fazendo, querendo forçar a barra porque é corinthiano, e pra vc é muito bom, clubisticamente, propagar essa inverdade).
aeeeee toma essa Antonio k k k nada como ver um anti vindo aqui achando que com esse papinho furado ia abafar e no fim tomar uma lacrada fenomenal dessas aqui é Tricolooor!
Boa essa do “não haverá rebaixamento” ou “o regulamento não previa rebaixamento”. Senhores, quando um clube é rebaixado, ele o é para alguma divisão. E para qual divisão não haveria rebaixamento? Para a Segunda Divisão. Então houve rebaixamento para qual divisão? Para o Grupo 2, intermediário, entre o Grupo 1 (Primeira Divisão) para o Grupo 2 e não para a Segunda divisão.
Em 1990, a FPF passou a organizar o Campeonato Paulista com os clubes divididos em dois grupos:
– O grupo 1, formado pelos times mais fortes: São Paulo, São José, Corinthians, Bragantino, Palmeiras, Portuguesa, Guarani, Santos, Internacional de Limeira, Mogi Mirim, União São João e Novorizontino (os doze primeiros colocados de 1989).
– O grupo 2, formado pelos times mais fracos: XV de Piracicaba, Noroeste, Santo André,
América, Catanduvense, Ferroviária, Juventus, Botafogo, XV de Jaú e São Bento (que terminaram do 13º ao 22º lugares em 1989) mais Ituano e Ponte Preta, vindos da Segunda Divisão. Ao final do campeonato, os piores colocados do Grupo 1 seriam rebaixados para o Grupo 2 do ano seguinte e os melhores colocados do Grupo 2 seriam promovidos para o Grupo 1 do ano seguinte. Essa estrutura durou até o campeonato de 1993.
Como o site internacional RSSSF diz “os piores colocados do Grupo 1 seriam rebaixados para o Grupo 2” E assim foi. Então ninguém caiu para a Segunda Divisão, mas do Grupo 1 para o Grupo 2. Nisso reside a falácia dos são paulinos. E para não deixar nenhum dúvida de que o São Paulo frequentou a Série B, a partir de 1994, este mesmo Grupo 2 passou a se chamar singelamente de Segunda Divisão, e o Grupo 1 e a Segunda Divisão (de 1993) passaram a se chamar Primeira Divisão e Terceira divisão numa única canetada. Nas palavras do site: “Em 1994, a FPF reestruturou o Campeonato Paulista. O antigo Grupo 1 passou a ser a nova Primeira Divisão (Série A-I), o antigo Grupo 2 passou a ser a nova Segunda Divisão (Série A-II) e a antiga Segunda Divisão passou a ser a nova Terceira Divisão (Série A-III).” Ou seja, depois que verificaram não haver mais riscos de um grande cair, a FPF escancarou o que todos sabiam: O Grupo 2 era mesmo a segunda Divisão!
Fonte: http://www.rsssfbrasil.com/tablessz/spacdesc.htm
Antônio, suas ilações só fariam sentido SE o regulamento publicado antes do Campeonato Paulista – 1ª DIvisão – de 1990 NÃO dissesse expressamente que NÃO estava previsto rebaixamento na 1ª Divisão. 😉 Confira aqui cópia do regulamento: http://www.rankingdeclubes.com.br/regulamento1990.jpg . E pegando seu próprio argumento:
a) “Senhores, quando um clube é rebaixado, ele o é para alguma divisão. E para qual divisão não haveria rebaixamento? Para a Segunda Divisão.” – Perfeito! Não haveria rebaixamento para a divisão seguinte, conforme regulamento! Logo, ninguém foi rebaixado ao fim do torneio!
b) “Em 1990, a FPF passou a organizar o Campeonato Paulista com os clubes divididos em dois grupos.” – Perfeito! A 1ª Divisão passou a ter 2 grupos!
Já a partte seguinte está distorcida:
c) “Ao final do campeonato, os piores colocados do Grupo 1 seriam rebaixados para o Grupo 2 do ano seguinte e os melhores colocados do Grupo 2 seriam promovidos para o Grupo 1 do ano seguinte.” – Errado! Os dois grupos eram da 1ª Divisão! Mas à partir de 1991 o Regulamento previa rebaixamento de Divisões (confira a cópia do regulamento da época linkada no início).
Em 1994 sim, o Grupo 1 passou a ser 1ª Divisão e o Grupo 2 passou a ser 2ª Divisão. O Grupo 2 não era 2ª Divisão (ela existia ao mesmo tempo, como 2ª Divisão!), o Grupo 2 passou a ser, anos depois, a 2ª Divisão.
Não é difícil de compreender – e aceitar.
Nunca caiu! 🙂
Fantástica explanação. Os “antis” não tem o que discutir e volta e meia falam nisso. Parabéns!
Espero que esse artigo continue valendo rs… pq do jeito que anda o SP, sei não heim…
Perfeito o texto. O post gêmeo com o “julgamento” tb ta otimo e ainda mais completo. Nao sei pq alguem tem duvida qt ao assunto: se estava no regulamento que nao teria rebaixamento, nao teve. Ponto.
Exato. Não tem o que discutir. O regulamento não previa rebaixamento. Fim.