Links do dia – 31/03/2016 (Especial Mike Patton)

0

mikepatton Links do dia - 31/03/2016 (Especial Mike Patton)Já faz algum tempo que os “Links do Dia” não aparecem por aqui, mas o retorno se dá neste final de março, e de maneira triunfante; uniremos um dos maiores artistas da atualidade à nossa já tradicional seção de links para fazermos o especial Mike Patton.

E por que um especial do Mike Patton justo agora? Bem, o músico acaba de lançar um trabalho junto com o norueguês John Kaada intitulado Bateria Cult. Trata-se de um som experimental e atmosférico, daqueles que você não consegue definir num primeiro momento se acha genial ou estranho demais para continuar ouvindo.

Anúncios

Muitos conhecem o artista pelo seu trabalho no Faith no More, onde atua como vocalista e compositor. A banda, inclusive, lançou um CD no ano passado após dezoito anos de hiatus!

Mas o que poucos sabem é que Mike Patton é um dos ícones da música mais ecléticos que se tem notícia. Logo, nada mais justo do que celebrar sua versatilidade com um espaço aqui no Maxiverso, certo? Certo!

Vamos lá?

Fantômas – Vamos começar com um vídeo do Fantômas, supergrupo de metal experimental formado por Mike Patton, Buzz Osbourne do The Melvins, Trevor Dunn do Mr. Bungle e Dave Lombardo do Slayer em 1998. A apresentação que selecionamos é de uma performance rara realizada no ano de 2000, apenas com Mike Patton e Dave Lombardo. Para assistí-la, clique aqui!

Tomahawk – Projeto de 1999 realizado em parceria com Duane Denison, guitarrista do The Jesus Lizard. Aqui, temos um estilo mais bem definido do que a estranheza gerada pela ausência de forma do Fantômas, mas ainda assim vemos uma diferença enorme entre o Tomahawk e qualquer outra banda do segmento. Separamos um vídeo bem interessante onde Mike Patton canta através de uma máscara de gás! Isso mesmo! Clica aqui pra assistir essa loucura.

Peeping Tom – Fugimos do estilo mais extremo do Fantômas e do Tomahawk para algo mais digerível. Peeping Tom é um projeto eletrônico formulado unicamente por Mike Patton em 2000, mas cheio de participações especiais, como Norah Jones e Massive Attack. Na minha opinião, é um dos projetos mais interessantes de Mike Patton. Isso porque as músicas são extremamente produzidas, com elementos que não são facilmente reproduzidos ao vivo, mas nosso grande músico consegue fazê-lo. É Mike Patton, né? Não podemos duvidar da capacidade dele! Separamos uma apresentação do Peeping Tom em Cologne, no ano de 2006. Para assistí-la, clique aqui.

General Patton vs. The X-Ecutioners – Vemos um ritmo bem típico do hip-hop em vários projetos de Mike Patton, mas nenhum deles tem uma influência tão forte do estilo como o álbum General Patton vs. The X-Ecutioners. Para quem não conhece, The X-Ecutioners é um grupo formado por três DJs que já produziram material solo e trabalharam com diversos outros artistas, como Linkin Park. Separamos uma das músicas do CD lançado em 2005 chamada Fire In The Hole. Clique aqui para ouví-la!

Mondo Cane – Outro projeto bem interessante, onde temos uma mudança de foco. Toda a produção dos outros projetos é deixada de lado e nos concentramos na voz de Mike Patton. Em Mondo Cane, temos a participação de uma orquestra para reinterpretar clássicos da música pop italiana. Pois é, impossível imaginar o resultado disso, não é? Dá uma olhada aqui então! Trata-se de uma versão de Il Cielo In Una Stanza, da cantora italiana Mina (Mina Anna Maria Mazzini), lançada originalmente na década de 60.

The Place Beyond The Pines – Para representar o lado compositor/score de Mike Patton, que já colaborou com várias trilhas sonoras para filmes, selecionamos uma das músicas que fazem parte do filme The Place Beyond The Pines (O Lugar Onde Tudo Termina, em português). Fica a dica para quem gosta de cinema também… O filme é sensacional! Para ouvir a música, clique aqui!

Bacteria Cult – Finalmente, trazemos o link do Band Camp onde Mike Patton e John Kaada disponibilizaram o CD todo para streaming. Vale a pena acompanhar o resultado dessa colaboração – é só clicar aqui!

Existem diversos outros projetos de Mike Patton, como colaborações com a filandesa Bjork. Se você se interessou por algum dos projetos paralelos de Mike Patton, vale a pena ir atrás do material do artista.

Até a próxima! Ah, não deixe de compartilhar os seus links do dia com a gente! 😉

Links2 Links do dia - 31/03/2016 (Especial Mike Patton)

printfriendly-pdf-email-button-notext Links do dia - 31/03/2016 (Especial Mike Patton)
The following two tabs change content below.
AvatarMarcus-150x150 Links do dia - 31/03/2016 (Especial Mike Patton)

Marcus Colz

Livreiro, gamer, aficcionado por filmes, séries e música, não necessariamente nessa ordem. Fã de black metal que simpatiza com a Katy Perry. Come junk food mais do que deveria e não suporta alho, apesar de não ser um vampiro. Na busca de seu próprio universo, se encontra no Maxiverso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *