Saiba mais sobre os filmes Sexta-Feira 13 e Jason Voorhees

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Hoje é Sexta-Feira 13, e a maior lembrança dessa data em termos de cinema é, claro, é a série (ou “franquia”) slasher que tem Jason Voorhees como protagonista (com exceção do primeiro filme, em que a assassina é sua mãe, como todos já devem saber).

Relembre nos tópicos abaixo a “saga” Voorhess no cinema, composta quase que completamente de filmes toscos e bisonhos, salvo duas exceções antigas e uma refilmagem, mas que garantiram a diversão de toda uma geração:

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Splash7SextaFeira13pt1-300x300 Saiba mais sobre os filmes Sexta-Feira 13 e Jason VoorheesSexta-Feira 13 (1980):

Tudo começa de forma meio despretenciosa nesse terror de baixo orçamento, dirigido, roteirizado e produzido por Sean S. Cunningham. É o melhor (ou menos pior) filme da franquia “original”, com uma história razoável, um clima de suspense também razoável e personagens que até conseguem despertar alguma simpatia. O filme, maior responsável pela popularização do terror slasher, criou paradigmas que viraram clichês obrigatórios em quase todas as produções do gênero desde então, como a “heroína” ser a “virgem” boazinha; as cenas de sexo entre as futuras vítimas; as mortes ocorrerem de forma espaçada ao longo do filme; a sequência em que alguém dá uma saída que era para ser breve e nunca mais aparece; os cadáveres dispostos pelo assassino para serem encontrados no final e; claro, a estupidez latente das futuras vítimas, que tomam decisões idiotas o filme inteiro, se colocando em perigo idiotamente ou dificultando a própria fuga quando tentam escapar do matador.

As cenas gore transformaram o maquiador Tom Savini em um verdadeiro mito dentro do gênero e o filme foi um sucesso de bilheteria para a época. O longa também é responsável pelo até então maior plot twist da história do gênero ao revelar, no final, que o assassino era a mãe de Jason. Dados não-oficiais dizem que no ano de estréia do filme, a taxa de inscritos para acampamentos de verão nos EUA caiu 69%.

Na trama, um grupo de monitores está preparando a reinauguração do acampamento Crystal Lake, fechado por conta da suposta morte de Jason Voorhess anos antes. Enquanto estão botando a casa em ordem, os monitores e o proprietário começam a ser mortos de forma cruel até que na parte final do filme a heroína começa a encontrar os cadáveres e se vê perseguida pela assassina, que considera todos ali responsáveis pela morte do filho e quer sua vingança.


Splash7SextaFeira13pt2-300x300 Saiba mais sobre os filmes Sexta-Feira 13 e Jason VoorheesSexta-Feira 13 – Parte II (1981):

O sucesso de bilheteria do filme original foi tão grande que ninguém perdeu tempo e já no ano seguinte uma continuação estreou para pegar carona na fama do predecessor. Essa parte 2 ficou marcada por – agora sim – ter a primeira aparição de Jason na telona, sendo que ele se transformaria, ao longo do tempo, num dos mais famosos e cultuados assassinos seriais da História do cinema. A curiosidade é que aqui, Jason ainda é uma “pessoa” e não a entidade sobrenatural e imortal que mais tarde o caracterizaria, e mora na floresta, mantendo um “altar” com a cabeça da mãe em uma cabana. Também não foi aqui que a tradicional e icônica máscara de hockey foi usada, já que Jason usa um saco para esconder o rosto. O longa começa cinco anos após o original, mostrando o assassino se vingando e matando a sobrevivente do filme anterior antes mesmo dos créditos iniciais. A partir de então, o filme volta aos arredores de Crystal Lake onde Jason perpetra mais um massacre em um outro acampamento, vizinho, e até tem – a exemplo do original – uma história razoável (que descambaria a partir do terceiro longa) ainda que rasa, mas onde nem todos são mortos e a gente não consegue adivinhar, ao bater os olhos nos personagens, quem vive e quem morre.


Splash7SextaFeira13pt3-300x300 Saiba mais sobre os filmes Sexta-Feira 13 e Jason VoorheesSexta-Feira 13 – Parte III (1982):

Com dois sucessos de público seguidos, mesmo com produções paupérrimas e atores ruins, os produtores perceberam que tinham ali uma galinha dos ovos de ouro e não perderam tempo, decidindo que continuariam a explorá-la enquanto pudessem. Uma pena que, ao invés de fazer a qualidade das obras subirem, fizeram o contrário. Essa terceira parte (passada no dia seguinte ao filme 2) marca o começo da piora na já baixa qualidade dos filmes da série, que nas duas primeiras obras eram pelo menos tentativas de se fazer algo “decente”. Nesta parte, os atores são ainda piores (destaque para a atuação patética da moça de azul quando “foge” e é empalada por Jason) e a história – que se passa em uma cabana nas cercanias de Crystal Lake – inexiste: são apenas pessoas sendo mortas em sequência. De destaque aqui temos duas coisas: a introdução da máscara de hockey e a caracterização de Jason como um ser não totalmente humano, algo que seria confirmado logo no início do próximo filme. Destaque para o visual do assassino que não bate exatamente com o visto no filme anterior. De resto, roteiro, direção e produção péssimos e uma incapacidade de gerar suspense – o filme descamba de cara pro terror explícito. Ainda assim bastante divertido (mas menos que os anteriores). E como é engraçado que os estadunidenses resolvem nadar pelados num lago a noite sozinhos quando ficam chateados!


Splash7SextaFeira13pt4-300x300 Saiba mais sobre os filmes Sexta-Feira 13 e Jason VoorheesSexta-Feira 13 – Parte IV: O Capítulo Final (1984):

Com o subtítulo que dava a entender que se tratava do fim da franquia (era a vontade dos produtores, assim com já tinha ocorrido no filme 3), esta parte da “saga” de Jason foi mais um sucesso comercial, rendendo mais de vinte vezes seu orçamento. Com alguns atores razoavelmente conhecidos (alô, George McFly!) e uma tentativa de novidade no roteiro – já que a história, ocorrida apenas dois dias depois do fim do filme anterior, mostra o irmão de uma da vítimas anteriores indo atrás de Jason em busca de vingança – este longa encerra a primeira “fase” da franquia, sendo o segundo melhor até então, ainda que isso não signifique que esta quarta parte seja nenhuma maravilha. Neste, temos a confirmação de algo que até então era apenas uma suspeita: Jason é uma “coisa” que, apesar de morta, continua viva! Ou que parece viva, mas já morreu e [re]viveu… enfim, neste Capítulo Final, Jason revive “do nada” após o fim do filme anterior, e novamente ataca os arredores de Crystal Lake, causando nova carnificina em quem estava por lá se divertindo e/ou fazendo as burradas de sempre. Interessante que o massacre se dá em uma cabana de locação para feriado e temporada, que tem uma residência vizinha com uma família morando lá e que apesar das recentes chacinas nas redondezas, nunca se preocupou com sua segurança. O filho mais novo dessa família, Tommy, viraria uma espécie de quase-nêmesis de Jason, participando de outras sequências – que nem deveriam existir, dada a maneira como o assassino é destroçado no fim desse filme.


Splash7SextaFeira13pt5-300x300 Saiba mais sobre os filmes Sexta-Feira 13 e Jason VoorheesSexta-Feira 13 – Parte V: Um Novo Começo (1985):

Com o sucesso da parte 4, ficou evidente para os produtores que novas continuações eram viáveis, comercialmente. Assim, essa retomada é o começo da era caça-níquel da série, marcada por produções cada vez piores (com exceção da parte 6), com o único objetivo de amealhar mais alguns milhares de dólares dos fãs da franquia – sim, eles já existiam. Temos aqui provavelmente um dos piores filmes de Sexta-Feira 13, em que o assassino do filme não é Jason e sim uma pessoa comum – e sem os dons sobrenaturais – pois na época houve uma tentativa de revitalizar a franquia com um novo personagem, ou com a possibilidade do assassino mudar ao longo dos filmes posteriores, mas esse conceito foi imediatamente rechaçado pelas plateias, com uma das piores bilheterias da franquia. Na história, vários anos após o filme anterior, um assassino elimina todos os que cruzam seu caminho em um instituto psiquiátrico e arredores, onde um agora adulto Tommy está passando por tratamento para se recuperar do trauma do que fez com Jason quando criança. Não há nada de bom pra falar do filme, com mortes sem graça e pouco gráficas, personagens mais estereotipados do que o normal, “pesadelos” em excesso, pouco gore e um final mal engendrado e que claramente foi ignorado na parte seguinte da “saga”. ALém disso, o filme tem uma das cenas mais sem noção do tipo “Jason estava atrás de mim mas mesmo eu correndo e ele andando calmamente o maldito apareceu na minha frente“, quando no final duas vítimas saem correndo de uma casa e encontram uma ambulância, e o assassino está atrás dela agachado. Para muita gente, essa parte 5 sequer pertence de fato ao legado do assassino da máscara de hockey.


Splash7SextaFeira13pt6-300x300 Saiba mais sobre os filmes Sexta-Feira 13 e Jason VoorheesSexta-Feira 13 – Parte VI: Jason Vive (1986):

Junto com o longa original de 1980, esta parte 6 é a melhor da série. Com produção digna e um tom de autoparódia, mas mantendo o clima de terror, vemos um filme diferente, com cenas de humor-negro e boas atuações. Aqui, Tommy vai até o cemitério onde está o corpo de Jason para “se certificar de que ele morreu mesmo”, tentando dar um fim aos seus pesadelos e traumas, tanto de infância (quanto “matou” Jason), quanto de adulto (quando passou pelos assassinatos do filme anterior, achando que Voorhees estava de volta, mas na verdade era uma pessoa comum usando a máscara de hockey). Só que uma trapalhada dele e um providencial raio que acerta em cheio o cadáver, garantem a volta do nosso assassino cinematográfico favorito! A partir de então, para desespero de Tommy, Jason volta ao acampamento original, reaberto novamente (… pois é), faz várias vítimas no caminho – com a perícia com armas brancas mais afiada do que nunca – e garante algumas das melhores cenas da série, como quando recebe um tiro de paintball ou então quando vê uma criança no alojamento de Crystal Lake. Destaque também para a cena em que um policial atira em Jason e constata sua natureza sobrenatural / zumbiênica / imortal, que tinha sido canonizada no filme 4. O tom diferenciado do longa ainda “explica” várias situações do filme, que aqui claramente estão sendo satirizadas em relação a todo o histórico da franquia. Sensacional.


Splash7SextaFeira13pt7-300x300 Saiba mais sobre os filmes Sexta-Feira 13 e Jason VoorheesSexta-Feira 13 – Parte VII: A Matança Continua (1988):

Depois da boa continuação número 6, a série voltou à bagaceira com esta bizarra sétima parte. Novamente com produção bisonha, e roteiro e direção toscos, esse A Matança Continua retomou a queda da franquia. Na história, um psiquiatra que trata de uma moça com poderes telecinéticos (!) a leva para Crystal Lake para continuar o tratamento – mas o que ele quer na verdade é fazer fama e fortuna com os poderes da moçoila. Só que ela, acidentalmente, reanima Jason, que estava no fundo do lago desde o final do filme anterior. Por que raios alguém em sã consciência escolheria um local com o histórico de Crystal Lake para se hospedar e/ou tratar um paciente psiquiátrico é um ponto que jamais elucidaremos, mas temos aqui o que de pior a franquia (e o gênero) apresenta: os estereótipos absolutos dos personagens que serão massacrados; diálogos que causam vergonha alheia; atuações idem; atitudes e decisões estúpidas de todos que estão em Crystal Lake; cenas de sexo que servem para mostrar as próximas vítimas; mortes espaçadas dentro de intervalos propositais; e a mocinha “virgem” que sairá viva no final. Tosco e divertido como as partes 2, 3 e 4, ainda que – obviamente – quanto mais se repete a fórmula e o formato, menos a gente consegue apreciar, de modo que a despeito da qualidade técnica baixa, ainda temos o fator “de novo isso?” contando contra e ajudando a dar a sensação de que a coisa já não está mais tão legal…


Splash7SextaFeira13pt8-300x300 Saiba mais sobre os filmes Sexta-Feira 13 e Jason VoorheesSexta-Feira 13 – Parte VIII: Jason Ataca em Nova Iorque (1989):

Para manter a média de quase um filme por ano e tentar dar um frescor de novidade na série, os produtores resolveram colocar Jason em uma grande metrópole (após uma introdução em Crystal Lake, claro) para ver a reação dos fãs, ou talvez para evitar o cada vez maior questionamento de por que raios o FBI não interditava aquele maldito acampamento e arredores em que já haviam sido debulhadas mais de 50 pessoas em um intervalo de menos de duas décadas. Novamente redivivo por uma descarga elétrica, Jason volta do lago para massacrar quem ver pela frente (já que suas motivações sumiram alguns filmes antes), embarcando como clandestino em um pequeno navio que ruma a Nova Iorque. Após, persegue os poucos sobreviventes do barco em plena cidade, indo de becos escuros a lajes de edifícios, com poucas testemunhas e quase nenhuma repercussão. E se nos outros filmes notamos a incapacidade das vítimas de fugirem do assassino sem se auto-sabotarem, aqui, em uma metrópole com literalmente inúmeras rotas de fuga é impensável ver como o pessoal se atrapalha na hora de lutar por suas vidas. Pensando bem, merecem morrer… assim não vão contribuir para a diminuição da média de QI da humanidade. Destaque para o momento que, perseguindo um dos sobreviventes do barco, Jason passa por uma molecada em plena Times Square de madrugada e, por motivos desconhecidos, não mata ninguém, mas as assusta tirando a máscara. Outra sequência digna de nota é a luta de boxe no telhado, que facilmente poderia ter entrado no filme 6, de tão engraçada e irônica.


Splash7SextaFeira13pt9-300x300 Saiba mais sobre os filmes Sexta-Feira 13 e Jason VoorheesSexta-Feira 13 – Jason Vai para o Inferno: A Última Sexta-Feira (1993):

Depois do filme anterior, que já não havia sido um sucesso comercial, tivemos um hiato de alguns anos até que a New Line (que havia comprado os direitos da franquia após a bilheteria ruim pregressa) soltou esta parte 9, que é de longe o pior filme da franquia, ainda que tenha uma das produções mais ricas e atores menos chinfrins. Para tentar retomar a série, aplicam uma nova explicação para os dons de Jason, praticamente ignorando tudo o que a mitologia do personagem havia fixado, mostrando que ele é na verdade uma espécie de “parasita” (com direito a uma forma carnal semelhante a uma cobra) que entra nas pessoas pela boca e assim assume o controle dos corpos. Ainda nos apresentam outros integrantes da família de Jason e uma regra imbecil na qual “apenas um Voorhees pode matar um Voorhees”, de modo que uma sobrinha nunca antes mencionada passa a ser a esperança de se acabar com o assassino. Na história, o FBI arma uma emboscada para Jason (finalmente!) lá, no local infame: Crystal Lake. Depois de trucidarem o assassino, ele revive no necrotério em uma sequência sem lógica e que inicia a tal explicação do parasita assassino. A partir daí, ele assume vários corpos nas cercanias do bendito lago cristal enquanto é perseguido por um caçador de recompensas e a tal sobrinha, que com uma “adaga mágica” (sério) consegue matar o imortal. Após as almas vitimadas por ele serem libertadas (sério), Jason é tragado para o inferno e o puxão final é feito por uma luva como a de outro assassino famoso no cinema: Freddy Krueger.


Os outros filmes de Jason

Jason-X: O filme 9 praticamente encerrou a “saga” de Jason no cinema, tamanha a decepção dos fãs com o que foi mostrado. Assim, em 2001, houve uma certa tentativa de trazer o assassino de volta, em um contexto diferente. Desse modo, Jason-X foi lançado mostrando um futuro na qual uma equipe de pesquisadores volta à Terra e encontra Jason congelado em uma câmara criogênica. Claro que ele é levado pelos pesquisadores, claro que ele acorda, claro que ele massacra todos eles. Claro que o filme é horrível. Claro que foi um fracasso. Claro que ajudou ainda mais a macular o mito de Jason.

Freddy vs. Jason: Apesar de péssimo, o filme “Jason Vai para o Inferno” causou certo rebuliço nos fãs por conta da citação a outro ícone dos filmes de terror dos anos 80, Freddy Krueger, de A Hora do Pesadelo. Assim, em 2003 foi lançado Freddy vs Jason, um crossover entre os dois slashers mais famosos, mas que se mostrou fraco e com apenas uma única boa sacada, a frase de espanto de Freddy ao constatar a imortalidade do rival: “Por que você não morre?!”. Apesar de aquém do esperado em termos qualitativos, o filme foi um sucesso comercial.

Sexta-Feira 13: Em 2009 a New Line (que havia comprado os direitos da franquia da Paramount) lançou esta mistura de remake com reboot da série, em uma produção de alto nível (para os padrões do gênero), mas cujo resultado foi um filme apenas morno, que não agradou como devia, ainda que – por conta da expectativa e da legião de fãs – bateu recordes de bilheteria para estréias de filmes de terror. Como destaque, uma explicação para as “aparições” de Jason em pontos diferentes de Crystal Lake com extrema rapidez: ele possuía uma rede de túneis no local. Uma seqüência ainda é prometida para um futuro breve.

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Ralph Luiz Solera

Escritor e quadrinhista, pai de uma linda padawan, aprecia tanto Marvel quanto DC, tanto Star Wars quanto Star Trek, tanto o Coyote quanto o Papaléguas. Tem fé na escrita, pois a considera a maior invenção do Homem... depois do hot roll e do Van Halen, claro.

4 thoughts on “Saiba mais sobre os filmes Sexta-Feira 13 e Jason Voorhees

  1. engraçado normalmente critico ou entendido de cinema odeia qualquer coisa que nao seja classica ou estritamente certinha nas regras do cinema, saiu um pouco já reclamam, ai venho nesse site e vejo essa coluna que é tipo um show de frescor nesse meio um cara que entende de cinema e gosta de Sexta Feira 13 que nem eu que curto comedia pastelao gosto kkkkkkkkkkkkkk

  2. “talvez para evitar o cada vez maior questionamento de por que raios o FBI não interditava aquele maldito acampamento em que já haviam sido debulhadas mais de 50 pessoas em um intervalo de poucos anos” kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk rachei o bico

    1. eu ri no “com a perícia com armas brancas mais afiada do que nunca” uahuhauahuahuahuahuah

  3. Cara, que delícia relembrar esses filmes (toscos) que marcaram minha juventude… como eu amava isso!!!

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