Maxiverso
LIVROS & HQsLivros: ResenhasResenha: Dias Perfeitos
maxresdefault-3

Resenha: Dias Perfeitos

Título: Dias Perfeitos

Autor: Raphael Montes

Editora: Companhia das Letras

Ano: 2014

Páginas: 280

Com os direitos de tradução vendidos para 13 países, Dias Perfeitos se tornou um grande marco da literatura contemporânea atual. Brasileiros e gringos já conhecem e já adoram um nome que tem ganhado destaque na literatura e também na área televisiva: Raphael Montes.

13671_gg1 Resenha: Dias Perfeitos

Capa do livro “Dias Perfeitos”. Companhia das Letras, 2014.

Mas o que separa sua escrita da de tantos outros autores brasileiros?

A maturidade é, ao meu ver, um ponto de importante destaque. Mesmo com seus vinte e poucos anos, Raphael já domina a língua, usando-a como seu instrumento de sedução. Flui e flui bem o que ele escreve.

Sobre o livro que o garantiu destaque internacional, no começo, o personagem retrata as características de um psicopata, lembrando um pouco o mais querido personagem do gênero nos anos 2.000: Dexter Morgan. O autor demonstra muito conhecimento técnico sobre as áreas das quais fala e escreve à medida que esbanja seu belo português.

A leitura, acredito, pode ser dividida em duas partes, sendo a segunda principiada com um passeio guiado pela luz de uma lamparina. Deste ponto para frente é, de fato, um livro brilhante, deixando muitos autores internacionais à deriva. Original, bem escrito, detalhado e com a dose certa de insanidade que abala a mente do leitor.

Téo, o personagem principal, bebe de sua própria megalomania à medida em que assombra a pobre e energética Clarice. É perturbador – muito – notar o quão seus atos às vezes não se afastam do que muitos julgam comum.

No mais, claro que Téo não é um rapaz de atos comuns. Se fosse, Montes não escreveria sobre ele.

A última frase do livro é muito instigante ao meu ver, porém, a ideia de que se fosse terminada algumas páginas antes teria um toque a mais é compartilhada por algumas pessoas (e eu não posso dizer que discordo; é um “win win”).

Em novembro sai um novo romance de sua autoria, o quarto: Jantar Secreto.

No votes yet.
Please wait...
Avaliação
The following two tabs change content below.
AvatarMatheus-150x150 Resenha: Dias Perfeitos

Matheus Mundim

Economista por formação e escritor por insistência. Acreditava que devíamos nos envolver com a ficção, pois as verdades da vida nos levariam à loucura. Enlouqueceu acreditando nisso.

6 comments

  • Robinho:

    Raphael Montes consegue nos levar a fundo em sua história e nos envolve de uma forma extraordinária. Dificilmente um livro me causa tantas sensações como esse fez… O que mais sobressaiu foi a perturbação. O protagonista do livro é extremamente cruel e não possui consciência das atrocidades que realiza, o que torna tudo ainda pior. Porém, é isso que faz de “Dias Perfeitos” um livro excelente. Pode não ser ideal para qualquer um, mas recomendo para quem procura uma leitura fora da sua zona de conforto.

    • Zé Léo:

      Dias Perfeitos não me agradou. Há algum tempo, comprei o livro de um autor que se promove pelo Facebook. Era um livro policial, e eu não esperava muito dele. Acabou se revelando um livro péssimo. Para mostrar como Dias Perfeitos acabou sendo uma decepção, eu esperava que o livro do autor do Facebook fosse um Dias Perfeitos um pouco melhor. É isso.

      Talvez eu leia um próximo livro de Raphael Montes, mas só se eu ler que ele amadureceu muito como escritor, e que seu novo livro é muito melhor que Dias Perfeitos. Mas ele é jovem, e tudo indica que tem um longo e alvissareiro caminho a percorrer como escritor de literatura policial, a despeito da minha desfavorável opinião.

    • Matheus Mundim
      Matheus Mundim:

      arrisque o “Suicidas”, primeiro dele! =D

    • Matheus Mundim
      Matheus Mundim:

      Concordo! Excelente!

  • Ariádne:

    adoro o Rapha… já peguei autógrafo dele uma vez e ele foi super simpático!

    • Matheus Mundim
      Matheus Mundim:

      Também! É um cara muito gentil.

leave a reply

Contate-nos

Contate-nos por email ou nos procure nas redes sociais

soleblog.brasil@gmail.com

  • Top 7 personagens icônicos de séries
  • Top 7 Filmes diferentes do convencional
  • Top 7 Maiores Compositores de Trilhas Sonoras do Cinema
  • Top 7 robôs mais importantes da ficção II
Back to Top