Saiba mais sobre Thanos e as Jóias do Infinito dos filmes da Marvel

3

Você curte os filmes de heróis da Marvel no cinema e quer saber o que são as tais Jóias do Infinito que sempre aparecem ou são citadas? Quer saber afinal, o que elas são, o que fazem, como surgiram e o principal: porque são tão importantes e tão cobiçadas por Thanos, o maior vilão do universo cinematográfico Marvel? Ou já entendeu o que são elas, mas gostaria de saber mais a respeito, principalmente sobre sua origem nos quadrinhos? Então você vai apreciar esse artigo!

ThanosJoiasInfinitoManopla Saiba mais sobre Thanos e as Jóias do Infinito dos filmes da MarvelResumidamente é o seguinte (possíveis spoilers em todo o texto): reunidas, essas seis gemas concedem ao seu portador um poder que o permite controlar todos os aspectos da existência (espaço, mente, alma, realidade, tempo e poder), tornando-o praticamente um deus de carne e osso. O poder agregado é tamanho que pode ser considerado “infinito”, o que explica o nome das jóias. Thanos, portanto, nos filmes, quer reunir as pedras em uma manopla e utilizar-se dela para tornar-se um ser onipotente, onisciente e onipresente (que foi o que aconteceu nos quadrinhos).

Anúncios

Com tanto poder concentrado, o vilão chama a atenção dos heróis da Terra e de outros planetas, que se juntam para tentar impedir Thanos de unir todas as jóias, o que o tornaria praticamente o dono do universo. No terceiro filme dos Vingadores, a história gira em torno exatamente do momento em que o vilão vem à Terra em busca das jóias que estão em nosso planeta.

ThanosDesafioInfinito-300x141 Saiba mais sobre Thanos e as Jóias do Infinito dos filmes da MarvelO que os filmes da Marvel fazem é justamente retratar, com as devidas adaptações, os episódios dos quadrinhos onde o vilão conseguiu juntar as gemas na manopla e se tornou tudo o que podia – e queria ser – incorporando em si a maior ameaça à liberdade existente em toda a existência.

Nas HQs, o embate entre Thanos e os heróis deu-se na saga cósmica conhecida como Trilogia do Infinito, criada por Jim Starlin, dividida em três trilogias menores (Desafio Infinito, Guerra Infinita e Cruzada Infinita). A Marvel deve levar um apanhado de todo esse material para as telas dos cinemas nos próximos anos, condensando essa saga de modo que caiba nos prováveis dois novos filmes dos Vingadores. No cinema, o combate se inicia em Vingadores 3 – Guerra Infinita.

Veja abaixo um resumo cronológico, tendo como base essas revistas, explicando quem é Thanos e como e porque ele conseguiu reunir as Jóias do Infinito, e o que aconteceu depois (no fim do artigo, um apanhado das jóias nos filmes já lançados):

  • Thanos – o titã insano:

SagadeThanos-300x249 Saiba mais sobre Thanos e as Jóias do Infinito dos filmes da MarvelO vilão é um ser originário de Titan, a lua de Saturno. Totalmente desprovido de valores como compaixão, justiça e moralidade, Thanos torna-se criminoso e passa a vagar pelo cosmos em busca de vingança, poder e conquista. Sua epopéia pode ser conhecida na maxi-série A Saga de Thanos.

Quando o titã passa a almejar ainda mais poder para conseguir conquistar planetas, sua primeira tentativa de levar a cabo seu plano ocorre ao se apoderar de um artefato extremamente poderoso, o Cubo Cósmico. Com ele, Thanos chegou a se aproximar de conquistar a Terra, mas foi vencido e exilado no espaço. Posteriormente, envolveu-se em outras batalhas até que acabou morto em combate. Seus maiores inimigos são o herói Kree Mar-Vell (Capitão Marvel) e Adam Warlock.

Mais tarde, foi revivido pela Morte (que na Marvel, é uma entidade do nível de um semideus) para ser seu arauto e restaurar o equilíbrio existencial entre vida e morte, já que a entidade descobre que existem mais seres vivos atualmente do que todos os que já morreram anteriormente. Revivido, e ainda remoendo suas derrotas anteriores, o titã tornou-se niilista e apaixonou-se pela sua senhora. Mais “louco” que de costume, por conta do amor, decidiu que deveria cumprir sua missão de exterminar metade da população viva do Universo como um tributo a sua amada, para ver se então receberia correspondência desse afeto.

  • As jóias e a manopla:

ThanosEmBuscadoPoder-300x225 Saiba mais sobre Thanos e as Jóias do Infinito dos filmes da MarvelEstudando o assunto o vilão decide que, para obliterar metade da vida atual do universo, ele precisa combinar um poder que jamais havia sido usado em uníssono antes. Assim, Thanos parte em busca das Jóias do Infinito (também chamadas Jóias da Alma ou Jóias Espirituais), que já havia usado anteriormente, e descobre estarem sob posse de entidades cósmicas espalhadas por todo o Universo, em uma história chamada Thanos em Busca do Poder.

As jóias são artefatos místicos de poder incomensurável, criadas em tempos remotos. Na sua busca, o Titã Insano enfrenta batalhas com criaturas poderosíssimas e as vence, apropriando-se das gemas, colocando-as em uma manopla construída especialmente para esse fim (conhecida como a Manopla do Infinito).

  • Desafio Infinito:

MarvelUniverseDesafioInfinito-300x225 Saiba mais sobre Thanos e as Jóias do Infinito dos filmes da MarvelDe posse do poder combinado das jóias, Thanos torna-se o ser mais poderoso da existência, controlando o espaço, a mente, a alma, a realidade, o tempo e o poder. Seus pensamentos tornam-se realidade de forma instantânea. Ele então cumpre seu objetivo, simplesmente estalando os dedos e fazendo sumir metade da população de criaturas vivas do universo. Seu ato no entanto não resulta em admiração da Morte, o que frustra o titã.

Ele então é aconselhado por Mefisto (claro, tentando aproveitar-se da situação) a permitir, de certo modo, que os heróis e vilões da Terra (principalmente os Vingadores) e seus aliados, como o Surfista Prateado, que formavam uma força-tarefa cósmica para enfrentá-lo, não fossem simplesmente exterminados com um pensamento, mas que lhes fossem permitido lutar, para que, diante de uma batalha, a Morte talvez passasse a admirar o titã.

Ele gosta da idéia de Mefisto e “deixa” que os heróis cheguem até seu altar cósmico e o enfrentem, ainda que a batalha seja uma carnificina cometida por Thanos, que vai destroçando os heróis, um a um, pois com a Manopla, mesmo sem usar o máximo de suas capacidades, é praticamente invencível. Dentre outros exemplos, ele transforma Thor em vidro e o estilhaça; transforma Wolverine em borracha; arranca os circuitos do Visão; ajuda a decapitar o Homem-de-Ferro; sufoca Ciclope até a morte; explode as mãos de Quasar; deixa o Hulk do tamanho de um polegar, e por aí vai.

ThanosEternidade-198x300 Saiba mais sobre Thanos e as Jóias do Infinito dos filmes da MarvelCom os heróis “normais” fora de cena, é a vez de Thanos massacrar as entidades mais poderosas do universo Marvel, como os Celestiais, Galactus, Mestre Ordem e Lorde Caos, e até mesmo Eternidade, a “personificação de tudo o que existe”. Depois de tomar o lugar de Eternidade e passar a ser o ser supremo da existência, a história passa por reviravoltas incríveis e Thanos sofre uma derrota impressionante (mas, no argumento sensacional de Jim Starlin, de forma maravilhosamente plausível) e é vencido pela combinação de força dos heróis da Terra e das entidades cósmicas.

Uma cena emblemática ocorre quando Nebulosa, sobrinha de Thanos (e sua inimiga), desejando desfazer o genocídio universal do tio, consegue a posse da manopla e deseja “que tudo volte a ser como 24 horas antes, com exceção da sua posse da manopla”, o que faz o tempo voltar e ressuscita tanto os heróis mortos em batalha quanto o resto das criaturas obliteradas da existência por Thanos em sua busca pela admiração da Morte.

  • Guerra Infinita e Cruzada Infinita:

TribunalVivo-300x231 Saiba mais sobre Thanos e as Jóias do Infinito dos filmes da MarvelDepois de Desafio Infinito, que termina com Thanos derrotado e as jóias separadas e colocadas sob uma guarda especial (o Tribunal Vivo, entidade cósmicas que está acima de questões “carnais”, decide que elas não podem mais funcionar em uníssono), temos ainda as duas outras minisséries que compõem a Trilogia do Infinito (cuja qualidade ficou muito aquém da primeira parte). Nelas, primeiro Magus e depois Deusa conseguem fazer uso das Jóias do Infinito e, em ambos os casos, também são derrotados pelos poderes combinados dos heróis da Terra e outras entidades cósmicas.

A Trilogia do Infinito teve desdobramentos como Abismo Infinito, escrito anos mais tarde, em uma tentativa de revitalizar Thanos e suas odisséias cósmicas, mas não chegaram aos pés de Desafio Infinito. Essas outras sagas posteriores terão poucos elementos incorporados nos filmes, que devem se aproveitar, basicamente, das premissas de Desafio infinito.

  • As jóias no cinema:

JoiasdoInfinito Saiba mais sobre Thanos e as Jóias do Infinito dos filmes da MarvelLembrando que nos filmes já lançados, 5 das 6 jóias já foram mostradas até Thor 3, restando a jóia da Alma ser revelada. Confira o status das demais jóias no Universo Cinematográfico Marvel:

Tesseract (Cubo Cósmico) ou Jóia do Espaço: apresentado em Capitão América: O Primeiro Vingador, esteve nas mãos de Odin (até 965), o vigia da igreja (1942), Caveira Vermelha e a Hidra (1942-1945), S.H.I.E.L.D. (1945-2012) e Loki (2012) e estava sob a guarda de Heimdall em Asgard, até os eventos de Thor 3 – Ragnarok.

Jóia da Mente: apresentada em Os Vingadores, esteve nas mãos de Thanos (até 2012), depois foi dada a Loki (2012) que a usou em um cetro, caiu em poder da S.H.I.E.L.D. (2012-2014), depois Hidra (2014-2015), depois Vingadores (2015) e foi roubada por Ultron (2015). Finalmente, foi usada para dar vida ao sintozóide Visão, com quem está até hoje.

Éter ou Jóia da Realidade: apresentada em Thor: O Mundo Sombrio, passou pelas mãos de Malekith (até 2987 a.C.), Bor (2987 a.C.), Jane Foster (2013) e Malekith (2013). Foi guardada em Asgard (2013) mas atualmente está nas mãos do Colecionador.

Orbe ou Jóia do Poder: apresentada em Guardiões da Galáxia, esteve no Planeta Morag (até 2014), caindo nas mãos de Peter Quill (2014) e dos Guardiões da Galáxia (2014), além de Ronan, o Acusador (2014). Atualmente está sob a guarda das Tropas Nova (em Xandar).

Olho de Agamotto ou Jóia do Tempo: apresentada em Doutor Estranho, está sob guarda do mago Stephen Strange desde então (2016). Foi a última jóia revelada nos filmes do MCU.

Jóia da Alma: ainda não apareceu nos filmes, de modo que não se conhece seu “nome” e paradeiro.

JoiasInfinito2018 Saiba mais sobre Thanos e as Jóias do Infinito dos filmes da Marvel

printfriendly-pdf-email-button-notext Saiba mais sobre Thanos e as Jóias do Infinito dos filmes da Marvel
The following two tabs change content below.
AvatarRalph-150x150 Saiba mais sobre Thanos e as Jóias do Infinito dos filmes da Marvel

Ralph Luiz Solera

Escritor e quadrinhista, pai de uma linda padawan, aprecia tanto Marvel quanto DC, tanto Star Wars quanto Star Trek, tanto o Coyote quanto o Papaléguas. Tem fé na escrita, pois a considera a maior invenção do Homem... depois do hot roll e do Van Halen, claro.

3 thoughts on “Saiba mais sobre Thanos e as Jóias do Infinito dos filmes da Marvel

  1. nossa, mudaram bastante no cinema em relação às histórias em quadrinhos heim… se bem que ficou bom tb

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *