Cronologia da franquia Alien

17

Alien, é uma franquia cinematográfica, que ultrapassou as telas de cinema e chegou a diferentes tipos de mídia. Aqui um guia cronológico de lançamento de cada filme e onde eles se encaixam na cronologia da própria cinessérie. No fim, a ordem cronológica (e não de lançamento) para assistir os filmes:


 

Alien – O Oitavo Passageiro (Alien) – (1979) (crítica)

Anúncios

Direção: Ridley Scott

Escritores: Dan O’Bannon (história e roteiro), Ronald Shusett (história)

Elenco: Sigourney Weaver, Tom Skerritt, John Hurt, Veronica Cartwright, Harry Dean Stanton, Ian Holm, Yaphet Kotto e Bolaji Badejo

Sinopse: No ano de 2122, a nave espacial cargueira Nostromo, ao retornar para Terra, recebe estranhos sinais vindos de um planetóide. Enquanto a equipe investiga o local, um dos tripulantes é atacado por uma misteriosa criatura. O que parecia ser um ataque isolado se transforma em um terror constante, pois o tripulante atacada levou para dentro da nave o embrião de um alienígena, que não para de crescer e tem como meta matar toda a tripulação. Resta a angustia de tentar fugir pra não ser a próxima vítima…

 

 

Aliens – O Resgate (Aliens) – (1986)

Direção: James Cameron

Escritores: James Cameron (história e roteiro), David Giler (história), Walter Hill (história)

Elenco: Sigourney Weaver, Michael Biehn, Carrie Henn, Paul Reiser, Lance Henriksen, Bill Paxton

Sinopse: No ano 2179, depois de uma hibernação de mais de 50 anos, a única sobrevivente da tragédia espacial anterior, Helen Ripley, descobre que o planetóide onde os problemas com sua nave aconteceram foi colonizado e, apesar das pressões, decide retornar para salvar as setenta famílias lá existentes. Mas mesmo com todo o armamento mais recente à disposição, a equipe de busca não é páreo para as centenas de alienígenas que invadiram a colônia.

 

 

Alien 3 (1992) (crítica)

Direção: David Fincher

Escritores: Vincent Ward (história), David Giler (roteiro), Walter Hill (roteiro), Larry Ferguson (roteiro)

Elenco: Sigourney Weaver, Charles S. Dutton, Charles Dance, Lance Henriksen, Paul McGann

Sinopse: No ano de 2180, Ripley é novamente a única sobrevivente quando sua nave de fuga avariada cai em Fiorina 161, um planeta inóspito habitado por ex-condenados de uma prisão de segurança máxima. Mas um alien estava a bordo de sua espaçonave… e logo o número de cadáveres começa a crescer e o terror a se espalhar dentro do planeta prisão. Ripley então tem que tomar uma decisão drástica em sua vida.

 

 

Alien Ressurreição (Alien 4: Resurrection) (1997)

Direção: Jean-Pierre Jeunet

Escritores: Joss Whedon (história e roteiro)

Elenco: Sigourney Weaver, Winona Ryder, Dominique Pinon, Ron Perlman

Sinopse: No ano de 2380, dois séculos depois de sua morte, a tenente Ripley é clonada por cientistas a bordo de uma espaçonave, a qual é também um laboratório, porém, o clone vem com um toque de DNA alien na sua composição. Criaturas xenomórficas são recriadas geneticamente, mas os cientistas perdem o controle sobre elas e o terror se espalha ao mesmo tempo que um grupo terroristas planeja sabotar a estação.

 

 

Prometheus (2011)

Direção: Ridley Scott

Escritores: Jon Spaihts (história e roteiro), Damon Lindelof (roteiro)

Elenco: Noomi Rapace, Logan Marshall-Green, Michael Fassbender, Charlize Theron, Idris Elba, Guy Pearce

Sinopse: Este prelúdio do filme Alien, se passa em 2093 e conta a história de uma equipe de cientistas que embarca na nave Prometheus em uma jornada espacial para descobrir a verdade sobre a origem da raça humana. No planeta de destino da missão, eles encontram criaturas poderosas e revelações assustadoras, ligadas aos xenomorfos.

 

 

Alien: Covenant (2015) (crítica)

Direção: Ridley Scott

Escritores: Jack Paglen (história), Michael Green (história), John Logan (roteiro), Dante Harper (roteiro)

Elenco: Michael Fassbender, Katherine Waterston, Billy Crudup, Danny McBride, James Franco

Sinopse: Continuação de Prometheus. No ano de 2103, a tripulação da nave-colônia Covenant, ligada a um remoto planeta no lado distante da galáxia, descobre o que eles acreditam ser um paraíso inexplorado, mas na verdade trata-se de um mundo sombrio e perigoso. É quando eles encontram um velho androide remanescente de uma antiga missão exploratória que os leva a uma estranha jornada na qual criaturas mortais estarão esperando para destruir a todos.

 

Depois do péssimo resultado de Covenant (e Prometheus já não era lá grande coisa…), a última notícia é a de que não haverá mais continuações e a franquia poderia ser rebootada.

 

Ordem para assistir a toda saga em ordem cronológica passada na série

alienchronologico Cronologia da franquia Alien

 

printfriendly-pdf-email-button-notext Cronologia da franquia Alien
The following two tabs change content below.
AvatarRicardo-150x150 Cronologia da franquia Alien

Ricardo Melo

Profissional de TI com mais de 10 anos de vivência em informática. Tem como hobby assistir seriados de TV, ir ao cinema e namorar!!! Fã de rock'n'roll, música eletrônica setentista, ficção-científica e estudos relacionados a astronáutica. Quis ser astronauta, mas moro no Brasil... Os anos 80 foram meu playground!

17 thoughts on “Cronologia da franquia Alien

  1. A série Alien “original” oscila muito, os dois primeiros são filmes excelentes, o 3 é bom, o 4 ressurreição cai um pouco mas ainda é bom. Depois os filmes novos são horríveis, na verdade Prometheus é horrível, o Covenant é muito pior que isso!!! O cara se perdeu totalmente!

    1. minha nossa como o mundo ta chato, tudo vcs criticam e reclamam, nao gostam de mais nada, eu adoro o Prometheus e o Covenant, pra mim sao filmes otimos, vcs nao gostam de cinema nao é possível

    2. ih pronto nao pode criticar que as nerdolada vem defender produto ruim

    1. Sim, foi antes da venda da Fox pra Disney, mas apesar de insistência de Ridley Scott com o alto comando da “Casa do Mickey”, eles não estão dispostos a produzir mais esta sequência. No momento estão produzindo uma série de TV que estreia em 2023/2024 e um novo filme para o streaming do Star+, sem ligação com os filmes que Scott dirigiu (breve um novo artigo)

    2. e o que o roteiro indicava pra conclusao da trilogia nova?

    3. Em setembro de 2015, Ridley Scott disse que estava planejando duas sequências de Prometheus que levariam ao primeiro filme Alien, acrescentando: “Talvez [haverá] até mesmo um quarto filme antes de voltarmos para a franquia Alien” (o que significa não haveria duas, mas três sequências de Prometheus). Scott confirmou mais tarde em novembro que Alien: Covenant seria o primeiro de três filmes adicionais na série prequel Alien antes de se unir ao Alien original, e afirmou que as sequências de Prometheus revelariam quem criou os alienígenas xenomorfos. O roteiro do terceiro filme prequel foi escrito durante a produção de Alien: Covenant e finalizado em 2017, com a produção originalmente programada para começar em 2018.Em março de 2017, Scott disse: “Se você realmente quer uma franquia, posso continuar aumentando por mais seis. Não vou fechá-la novamente. De jeito nenhum”.Em entrevista posterior, ele disse que teria participado como produtor, mas a 20th Century Fox decidiu não prosseguir com o projeto.

  2. Eu acho que faltou a franquia explicar o que aconteceu com o David depois de Allen Covenant. E também achei muito pouco provável que uma raça, milhões de anos mais evoluída do que a nossa (os engenheiros) pudesse ter sido destruída tão facilmente por um andróide criado por nós.

    1. Houve boatos em maio do ano passado que Ridley Scott estaria tentando produzir o terceiro prequel, mas nenhuma informação concreta foi dita a respeito, visto que a Disney controla tudo agora.

  3. AVP é um tiro no escuro, Ridley Scott quando fez Prometheus, refez o passado da série Alien, com videos virais, mostrando o passado do Sr.Weyland . Ignorou tudo que foi passado na AVP.

    Também os filmes Predadores 3 e 4, ignoram os eventos de AVP. Mesmo porque AVP, ignora um dos principais pontos desde o primeiro filme Predador. As criaturas, gostam de clima quente, e atuam nos trópicos…portanto, dificilmente se arriscariam na Antártida !!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *