Cronologia da franquia Alien
Alien, é uma franquia cinematográfica, que ultrapassou as telas de cinema e chegou a diferentes tipos de mídia. Aqui um guia cronológico de lançamento de cada filme e onde eles se encaixam na cronologia da própria cinessérie. No fim, a ordem cronológica (e não de lançamento) para assistir os filmes:
Alien – O Oitavo Passageiro (Alien) – (1979) (crítica)
Direção: Ridley Scott
Escritores: Dan O’Bannon (história e roteiro), Ronald Shusett (história)
Elenco: Sigourney Weaver, Tom Skerritt, John Hurt, Veronica Cartwright, Harry Dean Stanton, Ian Holm, Yaphet Kotto e Bolaji Badejo
Sinopse: No ano de 2122, a nave espacial cargueira Nostromo, ao retornar para Terra, recebe estranhos sinais vindos de um planetóide. Enquanto a equipe investiga o local, um dos tripulantes é atacado por uma misteriosa criatura. O que parecia ser um ataque isolado se transforma em um terror constante, pois o tripulante atacada levou para dentro da nave o embrião de um alienígena, que não para de crescer e tem como meta matar toda a tripulação. Resta a angustia de tentar fugir pra não ser a próxima vítima…
Aliens – O Resgate (Aliens) – (1986)
Direção: James Cameron
Escritores: James Cameron (história e roteiro), David Giler (história), Walter Hill (história)
Elenco: Sigourney Weaver, Michael Biehn, Carrie Henn, Paul Reiser, Lance Henriksen, Bill Paxton
Sinopse: No ano 2179, depois de uma hibernação de mais de 50 anos, a única sobrevivente da tragédia espacial anterior, Helen Ripley, descobre que o planetóide onde os problemas com sua nave aconteceram foi colonizado e, apesar das pressões, decide retornar para salvar as setenta famílias lá existentes. Mas mesmo com todo o armamento mais recente à disposição, a equipe de busca não é páreo para as centenas de alienígenas que invadiram a colônia.
Alien 3 (1992) (crítica)
Direção: David Fincher
Escritores: Vincent Ward (história), David Giler (roteiro), Walter Hill (roteiro), Larry Ferguson (roteiro)
Elenco: Sigourney Weaver, Charles S. Dutton, Charles Dance, Lance Henriksen, Paul McGann
Sinopse: No ano de 2180, Ripley é novamente a única sobrevivente quando sua nave de fuga avariada cai em Fiorina 161, um planeta inóspito habitado por ex-condenados de uma prisão de segurança máxima. Mas um alien estava a bordo de sua espaçonave… e logo o número de cadáveres começa a crescer e o terror a se espalhar dentro do planeta prisão. Ripley então tem que tomar uma decisão drástica em sua vida.
Alien Ressurreição (Alien 4: Resurrection) (1997)
Direção: Jean-Pierre Jeunet
Escritores: Joss Whedon (história e roteiro)
Elenco: Sigourney Weaver, Winona Ryder, Dominique Pinon, Ron Perlman
Sinopse: No ano de 2380, dois séculos depois de sua morte, a tenente Ripley é clonada por cientistas a bordo de uma espaçonave, a qual é também um laboratório, porém, o clone vem com um toque de DNA alien na sua composição. Criaturas xenomórficas são recriadas geneticamente, mas os cientistas perdem o controle sobre elas e o terror se espalha ao mesmo tempo que um grupo terroristas planeja sabotar a estação.
Prometheus (2011)
Direção: Ridley Scott
Escritores: Jon Spaihts (história e roteiro), Damon Lindelof (roteiro)
Elenco: Noomi Rapace, Logan Marshall-Green, Michael Fassbender, Charlize Theron, Idris Elba, Guy Pearce
Sinopse: Este prelúdio do filme Alien, se passa em 2093 e conta a história de uma equipe de cientistas que embarca na nave Prometheus em uma jornada espacial para descobrir a verdade sobre a origem da raça humana. No planeta de destino da missão, eles encontram criaturas poderosas e revelações assustadoras, ligadas aos xenomorfos.
Alien: Covenant (2015) (crítica)
Direção: Ridley Scott
Escritores: Jack Paglen (história), Michael Green (história), John Logan (roteiro), Dante Harper (roteiro)
Elenco: Michael Fassbender, Katherine Waterston, Billy Crudup, Danny McBride, James Franco
Sinopse: Continuação de Prometheus. No ano de 2103, a tripulação da nave-colônia Covenant, ligada a um remoto planeta no lado distante da galáxia, descobre o que eles acreditam ser um paraíso inexplorado, mas na verdade trata-se de um mundo sombrio e perigoso. É quando eles encontram um velho androide remanescente de uma antiga missão exploratória que os leva a uma estranha jornada na qual criaturas mortais estarão esperando para destruir a todos.
Depois do péssimo resultado de Covenant (e Prometheus já não era lá grande coisa…), a última notícia é a de que não haverá mais continuações e a franquia poderia ser rebootada.
Ordem para assistir a toda saga em ordem cronológica passada na série
Ricardo Melo
Latest posts by Ricardo Melo (see all)
- Atualizações do Mundo Geek – Nov 2024 - 04/12/2024
- Indiana Jones e o Grande Círculo ganha trailers, data e… versão Playstation! - 14/11/2024
- O Exterminador do Futuro – 40 anos do alerta contra a I.A… - 22/10/2024
- Atualizações do Mundo Geek – Setembro 2024 - 30/09/2024
- Atualizações do Mundo Geek – Agosto 24 - 29/08/2024
A série Alien “original” oscila muito, os dois primeiros são filmes excelentes, o 3 é bom, o 4 ressurreição cai um pouco mas ainda é bom. Depois os filmes novos são horríveis, na verdade Prometheus é horrível, o Covenant é muito pior que isso!!! O cara se perdeu totalmente!
minha nossa como o mundo ta chato, tudo vcs criticam e reclamam, nao gostam de mais nada, eu adoro o Prometheus e o Covenant, pra mim sao filmes otimos, vcs nao gostam de cinema nao é possível
ih pronto nao pode criticar que as nerdolada vem defender produto ruim
os filmes novos sao ruins sim pode chorar a vontade
que da hora esse texto parabens
a continuação de Covenant chegou a ter roteiro escrito?
Sim, foi antes da venda da Fox pra Disney, mas apesar de insistência de Ridley Scott com o alto comando da “Casa do Mickey”, eles não estão dispostos a produzir mais esta sequência. No momento estão produzindo uma série de TV que estreia em 2023/2024 e um novo filme para o streaming do Star+, sem ligação com os filmes que Scott dirigiu (breve um novo artigo)
e o que o roteiro indicava pra conclusao da trilogia nova?
Em setembro de 2015, Ridley Scott disse que estava planejando duas sequências de Prometheus que levariam ao primeiro filme Alien, acrescentando: “Talvez [haverá] até mesmo um quarto filme antes de voltarmos para a franquia Alien” (o que significa não haveria duas, mas três sequências de Prometheus). Scott confirmou mais tarde em novembro que Alien: Covenant seria o primeiro de três filmes adicionais na série prequel Alien antes de se unir ao Alien original, e afirmou que as sequências de Prometheus revelariam quem criou os alienígenas xenomorfos. O roteiro do terceiro filme prequel foi escrito durante a produção de Alien: Covenant e finalizado em 2017, com a produção originalmente programada para começar em 2018.Em março de 2017, Scott disse: “Se você realmente quer uma franquia, posso continuar aumentando por mais seis. Não vou fechá-la novamente. De jeito nenhum”.Em entrevista posterior, ele disse que teria participado como produtor, mas a 20th Century Fox decidiu não prosseguir com o projeto.
espetacular esse artigo
Eu acho que faltou a franquia explicar o que aconteceu com o David depois de Allen Covenant. E também achei muito pouco provável que uma raça, milhões de anos mais evoluída do que a nossa (os engenheiros) pudesse ter sido destruída tão facilmente por um andróide criado por nós.
Houve boatos em maio do ano passado que Ridley Scott estaria tentando produzir o terceiro prequel, mas nenhuma informação concreta foi dita a respeito, visto que a Disney controla tudo agora.
O ator q fez o androide em Aliens o Resgate eh o mesmo q aparece no fim de Alien 3?
Sim, é o Lance Henriksen, ele foi o Bishop. Ele também aparece como Sr.Weyland em AVP 1.
AVP é um tiro no escuro, Ridley Scott quando fez Prometheus, refez o passado da série Alien, com videos virais, mostrando o passado do Sr.Weyland . Ignorou tudo que foi passado na AVP.
Também os filmes Predadores 3 e 4, ignoram os eventos de AVP. Mesmo porque AVP, ignora um dos principais pontos desde o primeiro filme Predador. As criaturas, gostam de clima quente, e atuam nos trópicos…portanto, dificilmente se arriscariam na Antártida !!!
resumindo AVP meio que pode ser desconsiderado entao?
e AVP pq nao entrou na lista???