A franquia Star Wars, famosa sci-fi de space opera criada em 1977 pelo cineasta George Lucas (que também criou Indiana Jones) inicialmente com o filme Guerra nas Estrelas (Star Wars), hoje rebatizado de Star Wars – Episódio IV: Uma Nova Esperança, mudou completamente o cinema de entretenimento, ajudando (junto com Tubarão, de Steven Spielberg) a criar os grandes blockbusters e as super franquias com uma indústria milionária por trás que ainda inclui brinquedos, roupas, histórias em quadrinhos, livros, games, música, etc.
O mega sucesso do primeiro filme obviamente viabilizou a produção da originalmente planejada saga de 9 filmes, dividida em três trilogias, agora conhecida como Saga Skywalker. A princípio, Lucas produziu os Episódios IV, V e VI entre 1977 a 1983, da hoje conhecida Trilogia Original (Classical Trilogy) e posteriormente, com a evolução e melhora dos efeitos especiais, produziu e dirigiu todos os três filmes da Trilogia Prequela (Prequel Trilogy), que conta com os episódios I, II e III, narrando a origem de Darth Vader, em filmes lançados entre os anos de 1999 a 2005.
Reticente em produzir uma nova trilogia que seria sequência da primeira, alegando que queria fazer outras coisas na vida além de Star Wars, e talvez influenciado pelas críticas dos fãs sobre as prequências, Lucas vendeu em 2012 sua produtora Lucasfilm e os direitos de Star Wars para a Disney, por US$ 4,5 bilhões, e o novo conglomerado então, passou a produzir entre 2015 a 2019 a esperada Trilogia Sequência (Sequel Trilogy) com os episódios VII, VIII e IX,  junto com novos filmes de antologia (Solo, Rogue One) e séries se passando em diferentes momentos da saga Star Wars.
Outro antigo sonho de Lucas, que também produziu séries de TV animadas como Clone Wars (se passando entre os episódios II e III), era produzir um seriado de TV live action contando novas histórias e expandido o universo dos filmes, mas acabou desistindo devido aos altos custos (falaremos deste projeto no futuro). Com a Disney proprietária da franquia, com muito mais dinheiro a investir, passou a planejar e produzir novas séries animadas como Rebels e seriados de TV como Mandalorian, além de abrir as portas para outros projetos vindouros para seu canal Disney +.
Aqui um guia para não se perder neste fantástico universo galáctico, onde conheceremos cada um dos filmes e séries e sua organização na franquia Star Wars em sua ordem cronológica de filmagem e lançamento. Alguns lançamentos acabaram sendo tirados do canon da franquia, se tornando parte do chamado Star Wars Legends (termo que a Disney criou para colocar as obras removidas do canon):Saga Skywalker

starwars-ordem Para entender a saga Star Wars


Trilogia Clássica (ou Original, ou do Meio)

Episodio IV – Uma Nova Esperança  (1977)Uma integrante importante da Aliança Rebelde, a Princesa Leia, é mantida refém pelas forças imperiais comandadas pelo terrível Darth Vader. Luke Skywalker, um jovem sonhador camponês, se junta ao mercenário Han Solo e ao misterioso ancião Ben Kenobi para libertá-la e ajudar a restaurar a liberdade e a justiça na galáxia. Ao mesmo tempo, uma arma mortal de destruição em massa, capaz de dizimar planetas inteiros, a Estrela da Morte, está sendo preparada pelo Império para sacramentar seu domínio de terror na galáxia e acabar com qualquer movimento insurgente.Episódio V – O Império Contra-Ataca (1980)Após o ataque do Império à sua base rebelde, em resposta aos eventos do filme IV, na qual todos tem que fugir desesperados, Luke Skywalker retoma seu treinamento com uma criatura chamada Yoda, para ser um cavaleiro Jedi, seguindo os ensinamentos do ex-mentor Ben Kenobi. Enquanto isso, Han Solo corteja a Princesa Leia durante a fuga de ambos de Darth Vader, que retorna para combater as forças rebeldes e reafirmar o poder do Império, agora tendo um aspirante a Jedi como novo inimigo.Episódio VI – O Retorno de Jedi (1983)Luke Skywalker e seus amigos viajam para Tatooine para salvar seu amigo Han Solo do gangster Jabba, o Hutt. O Império Galático começou a construção de uma segunda Estrela da Morte, visando aniquilar de uma vez por todas a Aliança Rebelde, mas seu término está comprometido pela Frota Rebelde, que insiste em dar um fim ao Império, na batalha final entre as duas frentes. Neste meio tempo, um Luke Skywalker evoluído nas artes Jedi, confronta Darth Vader e o Imperador.

Anúncios


Trilogia Prequela (ou inicial)

Episódio I  – A Ameaça Fantasma (1999)Os Jedi Obi-Wan Kenobi e seu mestre Qui-Gon Jinn embarcam em uma perigosa aventura na tentativa de salvar o planeta Nabu das garras da Federação de Comércio. Durante a viagem, eles conhecem um habilidoso menino chamado Anakin e decidem treiná-lo para se tornar um Jedi. Mas o tempo irá revelar que as coisas nem sempre são o que aparentam ser. Enquanto isso, um poderoso senador manipula os eventos políticos e militares para fortalecer a República Galática e enfraquecer a separatista Federação do Comércio.Episódio II – O Ataque dos Clones (2002)Dez anos se passaram e a galáxia sofreu várias mudanças, assim como Anakin Skywalker, Obi-Wan, e Padmé Amidala. Anakin cresceu como um aprendiz de Obi-Wan, que de aluno, tornou-se mestre, enquanto Padmé é agora uma Senadora. Anakin e Obi-Wan são designados para proteger Padmé, cuja vida é ameaçada pelo movimento separatista. Enquanto as forças da República e dos Separatistas preparam para se colidir em uma batalha épica, Anakin e Padmé encontram-se divididos entre o dever, a honra e o amor proibido. Estes heróis irão fazer escolhas que irão influenciar não apenas os seus destinos, mas também o destino da galáxia. Ao mesmo tempo, o senador Palpatine prepara-se para assumir como chancelar e tentar contornar a crise diplomática.Episódio III  – A Vingança do Sith (2005)Na conclusão dessa trilogia, s Guerras Clônicas estão em pleno andamento e as tensões entre o Conselho Jedi e o Chanceler Palpatine aumentam cada vez mais. Anakin Skywalker mantém um elo de lealdade com Palpatine, ao mesmo tempo em que luta para que seu casamento com Padmé Amidala não seja afetado por esta situação. Seduzido por promessas de poder, Anakin se aproxima cada vez mais de Darth Sidious até se tornar o temível Darth Vader. Juntos eles tramam um plano para aniquilar de uma vez por todas com os Cavaleiros Jedi e a República Galática.


Trilogia Sequela (ou Disney)

Episódio VII – O Despertar da Força (2015)A queda de Darth Vader e do Império levou ao surgimento, 30 anos depois, de uma nova força sombria que ameaça a Nova República: a força paramilitar Primeira Ordem. Para tentar derrubar a democracia novamente, a Primeira Ordem, comandada por seres com habilidades na Força, procura o legendário Jedi Luke Skywalker, “responsável pela destruição do Império” e atualmente desaparecido. A Resistência tenta desesperadamente encontrá-lo antes para salvar a galáxia de uma nova era de trevas.Episódio VIII – Os Últimos Jedi (2017)A tranquila e solitária vida de Luke Skywalker sofre uma reviravolta quando ele conhece Rey, uma jovem que mostra fortes ligações com a Força e é aliada de sua irmã Leia e da Resistência. O desejo dela de aprender a arte dos Jedi força Luke a tomar uma decisão que mudará sua vida para sempre. Enquanto isso, Snoke, Kylo Ren e o General Hux lideram a Primeira Ordem para um ataque total contra a Resistência, para tentar, enfim, aniquilá-la.Episódio IX  – A Ascensão Skywalker (2019)Com o retorno do Imperador Palpatine, a Primeira Ordem toma a frente da batalha, que pode ser a última da Galáxia. Treinando para ser uma completa Jedi, Rey se encontra em conflito com passado e futuro, e teme pelas respostas que pode conseguir com Kylo Ren. Toda a história recente de Star Wars se “reencontra” no capítulo final da saga.


Antologia SW:

Rogue One – Uma história Star Wars (2016)O filme é uma prequência à Uma Nova Esperança (Episódio IV). A Aliança Rebelde faz um movimento arriscado e rouba os planos de construção da Estrela da Morte, a arma definitiva de destruição do Império. Mas Darth Vader tentará impedir o sucesso da missão à qualquer custo.Solo – Uma história Star Wars (2018)Filme conta a origem do personagem Han Solo. Em dificuldade financeira, o jovem piloto Han e sua namorada Qi’ra buscam trabalho. Eles colocam as mãos em uma substância valiosa, mas perigosa, e que acaba levando à perseguição do Império e à separação entre os dois. Preocupado, Han usa toda a sua esperteza para se infiltrar em um plano arriscado, mas que pode render a oportunidade de voltar à terra natal e reencontrar a sua amada. No caminho, o piloto encontra parceiros importantes, como Chewbacca e Lando Calrissian.


 

Filmes e séries não canônicos:Star Wars Holiday Special (1978)Foi um programa especial de televisão de duas horas de duração que foi exibido uma única vez nas redes de televisão estadunidenses e canadenses em 17 de Novembro de 1978. A história gira em torno de Han Solo tentando levar Chewbacca para sua casa para encontrar sua esposa Malla, seu filho Lumpy e seu pai Itchy e comemorar o “Dia da Vida” (uma espécie de Dia de Ação de Graças no universo de Star Wars) porém a casa é invadida por Stormtroopers e os dois tem que salvá-los. O especial possui um segmento animado onde o personagem Boba Fett aparece pela primeira vez no universo de Star Wars, antes mesmo de sua aparição em O Império Contra-Ataca. O próprio George Lucas abomina este especial de TV.Caravana da Coragem – Uma Aventura Ewok (1984)Filme focado nos Eworks de Endor vistos no Retorno de Jedi (Episódio VI) , que se passa alguns anos antes do Episódio VI, sobre uma família que cai na lua de Endor . Uma família é separada quando os pais são sequestrados por um gigante e os filhos ficam vagando nos destroços da nave espacial deles. Os Ewoks encontram as crianças e juntos embarcam em uma jornada em busca dos pais delas.Ewoks: A Batalha por Endor (1985)Sequência de Caravana da Coragem, O exército dos marauders, liderados pelo rei Terak e pela bruxa Charal, ataca a aldeia dos Ewoks, matando os pais e o irmão de Cindel. Wicket e Cindel fogem para a floresta, onde conhecem Noa e Teek, que vão ajudá-los em sua vingança.Star Wars: Ewoks (1985-1986)Foi uma série de televisão animada que segue as aventuras dos Ewoks de Bright Tree Village antes da Batalha de Endor (Episódio VI). Os principais vilões recorrentes são Morag, a bruxa de Tulgah, e as espécies rivais dos Ewoks, os Duloks. As aventuras foram definidas alguns anos antes de Episódio VI.Star Wars: Droids – The Adventures of R2-D2 and C-3PO (1985)Foi uma série animada de televisão definida na galáxia de Star Wars. Ele apresentava as façanhas de R2-D2 e C-3PO – a dupla famosa de droides que apareceram em todos os filmes de Star Wars. Ao longo da série, os droides enfrentaram ameaças como gângsters, piratas, Boba Fett, IG-88 e agentes do Império Galáctico. Ao longo de suas aventuras, a dupla encontrava-se frequentemente na companhia de novos mestres e em novas situações difíceis e perigosas como resultado. As aventuras foram definidas como se passando alguns anos antes de Episódio IV.Star Wars: Clone Wars (2003)Série animada produzida pelo Cartoon Network Studios em parceria com a Lucasfilm e exibida pelo Cartoon Network entre 2003 e 2005. Foi concebida por Genndy Tartakovsky, criador de Samurai Jack, a pedido de George Lucas. Cronologicamente, os eventos da série situam-se entre os Episódios II e III. O seu sucesso levou George Lucas a desenvolver a série de animação CGI Star Wars: The Clone Wars. Depois da The Walt Disney Company ter adquirido a Lucasfilm em 2012, e por conseguinte os direitos da franquia Star Wars, a série animada foi declarada como não-canonica e colocada sob a marca Star Wars Legends, embora elementos da série tenham sido referenciados em obras canônicas.


Séries Animadas:Star Wars: The Clone Wars (2008-2020)Uma série de animação que durou 7 temporadas, um longa-metragem e 133 episódios, cujos eventos se passavam entre os episódios II e III da trilogia prequela, a fim de explorar as aventuras dos cavaleiros Jedi Obi-Wan Kenobi e Anakin Skywalker durante os eventos das Guerras Clônicas, além dos heróis, dos vilões e dos planetas que são pouco mostrados nos filmes dessa trilogia.Star Wars: Rebels (2014 – 2018)Uma série de animação que durou 4 temporadas e 75 episódios, cujos eventos se passam 14 anos depois de Episódio III  e cinco anos antes de Episódio IV, em que o Império Galáctico quer dominar a galáxia e caçar os últimos Cavaleiros Jedi mostrando o crescimento da Aliança, através de um grupo de rebeldes.Star Wars: Resistance (2018 – 2020)Uma série animada que durou 2 temporadas e 40 episódios, a série é uma prequela da nova trilogia sequência, iniciada com O Despertar da Força. Ela se passa três décadas depois dos acontecimentos do Episódio VI e seis meses antes do Episódio VII . Conta a história de um piloto que foi recrutado pela Nova República, para espiar a Primeira Ordem.Star Wars: The Bad Batch (2021 – Atual)Série animada ainda em desenvolvimento (atualmente na segunda temporada), é um spin off direto de SW: The Clone Wars. Membros de um esquadrão de elite de clones experimentais abrem caminho por uma galáxia em constante mudança após as Guerras Clônicas e início do Império.Star Wars Forces of Destiny (2017-2018)Foi uma série animada em 2D da Lucasfilm Animation lançada através do canal da Disney no YouTube. Passando por várias eras da franquia Star Wars, é uma coleção de curtas de dois a três minutos centrados em personagens femininas apresentadas em episódios anteriores de Star Wars. Duas temporadas.Star Wars: Visions (2021 – atual) – Não canônica !Serie anime de curta é uma antologia em que cada episódio conta uma história diferente em um estilo de animação diferente. Oferece a Star Wars a chance de experimentar coisas totalmente novas. É também o mais distante do resto do universo. Segundo o produtor Kanako Shirasaki e o produtor executivo James Waugh a série não faz parte do cânone da franquia.A Droid Story (Planejada)Nova série animada, na trama, R2-D2 e C-3PO vão embarcar em uma jornada épica que conta com um novo herói, que ainda não foi revelado. A Droid Story não tem data de lançamento anunciada, mas será lançada no Disney+.


Séries de  TV:Séries Live Actions Atuais:

The Mandalorian (2019 –  atual)Primeira série de TV de Star Wars, atualmente em produção e na terceira temporada. A ação se passa alguns anos após os eventos do Episódio VI, após a queda do Império, e fala sobre um caçador de recompensas mandaloriano que atua nos limites da Nova República. Atualmente na 2ª temporada, já tem confirmada uma 3ª para 2022. Foi um grande sucesso nas duas primeiras temporadas, inclusive pelo episódio final da segunda.The Book of Boba Fett (em produção – previsão dezembro de 2021)Spin off de Mandalorian, apresenta o caçador de recompensas Boba Fett em suas aventuras pela galáxia. Fett assume o cartel que era de Jabba, The Hutt, ao se livrar do sucessor, Bib Fortuna. Ainda sem um número definido de episódios.Séries Live Actions Planejadas :

series2021 Para entender a saga Star WarsObi-Wan Kenobi (Planejada 2022)Sem muitos detalhes revelados, a trama de Obi-Wan Kenobi se passa entre os eventos do Episódio III  e Episódio IV. A produção irá acompanhar o Mestre Jedi durante seu exílio em Tatooine. Definida apenas como uma minissérie de 6 episódios.Andor (Planejada 2022)Série focada no carismático espião rebelde Cassian Andor, em eventos anteriores aos filmes Rogue One – Uma história Star Wars e Episódio IV. Descrita como um thriller de espionagem que explorará os contos de missões desafiadores para restaurar a esperança na galáxia contra o Império. Planejada a 1ª temporada com 12 episódios.Ahsoka (Possivelmente 2023)Série focada na personagem Ahsoka Tano, que já havia feito umas aparições nas series animadas The Clone Wars e Rebels e pela primeira vez em carne e osso na série de TV Mandalorian. O sucesso do episódio de Mandalorian em que a personagem apareceu levou à criação desta série. Ainda existem poucas informações do que se tratará e o período… mas possivelmente será após Episódio VI.The Acolyte (sem previsão)Serie sobre a ascensão do Lado Sombrio após o fim da era da Alta República. Comandada por Leslye Headland, a produção ainda não tem data de estreia definida.Lando (sem previsão)A série focará na história de Lando Calrissian, ex-contrabandista que se torna líder da Cidade das Nuvens do Episódio V, possivelmente antes ou após os eventos de Han Solo – Uma história Star Wars (existem rumores fortes de que Donald Glover irá retornar ao papel). Justin Simien, criador da produção da Netflix Dear White People, está desenvolvendo o roteiro.Rangers of the New Republic (Indefinida)Anunciada no final de 2020, se passaria na mesma linha temporal de The Mandalorian, Andor, Ahsoka e The Book of Boba Fett. Se passará durante a Nova República, contando a história dos pilotos que patrulham a Orla Exterior da galáxia e promete interagir com histórias futuras de outras séries. A serie teria a volta da personagem Cara Dune, mas a atriz Gina Carano foi demitida da franquia após fazer posts ofensivos nas redes sociais. Rumores não confirmados indicam que a série poderia ter sido cancelada.


Filmes planejados e em aberto:Rogue Squadron (Indefinido)Filme foi anunciado pela Presidente da Lucasfilm, Kathleen Kennedy, durante a Disney Investor Day, na qual os chefes de estúdio anunciam as novidades. O filme estaria programado para ser lançado em 2023, e seria comandado pela diretora dos atuais filmes da Mulher Maravilha na DC, Patty Jenkin. Recentemente, contudo, a produção foi retirada do cronograma de lançamentos da empresa – e o motivo parece estar relacionado a divergências entre a cineasta e a Lucasfilm, possivelmente por conflitos criativos. Ainda há a possibilidade de Star Wars: Rogue Squadron ser produzido, mas nesse ponto, o envolvimento de Jenkins não é garantido. Os executivos da Lucasfilm não teriam conseguido resolver as divergências sobre o roteiro do filme Rogue Squadron, escrito por Matthew Robinson. A história giraria em torno do esquadrão de elite da Aliança Rebelde, o Rogue Squadron, que foi comandado por Wedge Antilles durante a trilogia clássica.Filme sem título dirigido por Taika Waititi (Indefinido)Em maio de 2020, o site oficial de Star Was confirmou o boato de que o diretor Taika Waititi (que dirigiu Thor – Ragnarok e alguns episódios de Mandalorian e deu voz ao droid IG-11 também no mesmo seriado) irá dirigir um filme na qual tem escrito o roteiro junto com Wilson-Cairns. Nenhum detalhe da trama, personagens ou onde se passará o filme foram revelados. Sem entregar grandes detalhes, o cineasta afirmou: “Estou realmente empolgado porque é bem eu. Eu gosto de mergulhar no beco da sinceridade em meus filmes. Gosto de enganar o espectador a pensar que sabem de tudo só para se surpreenderem quando os faço sentir alguma coisa “.Filme sem título  produzido por Kevin Feige, chefe do Marvel Studios (Indefinido)Em setembro de 2019, o copresidente do Walt Disney Studios, Alan Horn, disse ao The Hollywood Reporter que Kevin Feige (chefe do Marvel Studios) se uniu à presidente da Lucasfilm, Kathleen Kennedy, para ajudar a inaugurar uma nova era nas histórias da saga, com ideias para produzir um novo filme de Star Wars, da qual é um grande fã. Em Janeiro de 2021, o Deadline informou que a Disney e a Lucasfilm contrataram Michael Waldron (Loki, Doutor Estranho) para escrever o roteiro do novo filme. Em novembro de 2021, o site One Take News informou que a diretora Chloé Zhao (Os Eternos) seria a favorita de Feige para dirigir o novo filme. Ainda não existe uma confirmação oficial, e especula-se que este filme ainda demore alguns anos… ainda mais depois da recepção morna de Eternos.Nova Trilogia planejada por Rian Johnson (Indefinido)Projeto anunciado pela Lucasfilm em 2017,  na qual o diretor Rian Johnson (Episódio VIII – Os Últimos Jedi) foi confirmado como responsável por estruturar três novos filmes e deveria trabalhar com outro nome conhecido da franquia, Ram Bergman, para produzir o novo projeto. A nova trilogia seria separada da saga original e, além de introduzir novos personagens, prometia ser ambientada em “um canto da galáxia jamais explorado por Star Wars” e tinha carta branca da Presidente da Lucasfilm, Kathleen Kennedy:  “Ele é uma força criativa, e vê-lo fazer Os Últimos Jedi do início ao fim foi uma das grandes alegrias da minha carreira. Rian fará coisas incríveis com a tela em branco desta nova trilogia“. Em fevereiro de 2021, o jornal USA Today, conversou com Johnson, sobre alguma atualização do projeto, e afirmou na entrevista que os filmes ainda vão acontecer. “Sem datas ou prazos, porque ele tem outros projetos em andamento, mas está acontecendo. Isso é tudo o que sei sobre”. No final de 2021, surgiram rumores que o projeto teria sido engavetado devido às polêmicas com o Episódio VIII entre os fãs, mas nada oficialmente foi dito. Segue indefinido após 4 anos do seu anúncio, apesar de hoje em dia poucos acreditarem que a trilogia nova seja produzida, inclusive porque o Episódio IX “desmentiu” várias coisas que Johnson havia feito no VIII…Nova Trilogia comandada por DB Weiss e David Benioff (Cancelado)Em fevereiro de 2018, foi anunciado que os produtores de Games of Thrones, DB Weiss e David Benioff , estariam desenvolvendo uma nova trilogia separada da saga Skywalker. Em outubro de 2019, a dupla comunicou o desligamento do projeto devido a agenda apertada para desenvolver novas produções para outras produtoras. Kathleen Kennedy, presidente da Lucasfilm, elogiou o trabalho da dupla, afirmando que Weiss e Benioff são dois ótimos roteiristas e que espera ter a chance de incluí-los novamente no universo Star Wars caso o “calendário apertado” dos dois permita.

 


Timeline:

Com a expansão do Universo Star Wars nos últimos anos e a finalização da Saga Skywalker nas três trilogias de cinema, foi definido dentro do canon a divisão temporal das histórias em “Eras”. A cronologia do universo de Star Wars se divide em três grandes eras:

República — antes da ascensão de Darth Vader ao Império;

Rebelião — aquela que conhecemos no primeiro filme lançado, com a Aliança Rebelde combatendo o Império de Darth Vader;

Resistência — a era pela qual os filmes se encontram agora, com a tentativa de restabelecimento da República.

timeline Para entender a saga Star Wars

No universo de Star Wars, os anos são contados a partir da Batalha de Yavin, o evento decisivo do Episódio IV – Uma Nova Esperança, que resulta na destruição da primeira Estrela da Morte. A partir desse ponto, as datas são contadas como BBY (“before the Battle of Yavin”) e ABY (“after the Battle of Yavin”). É como o nosso “antes de Cristo” (a.C.) e “depois de Cristo” (d.C.). Anos anteriores à batalha contam regressivamente, enquanto as datas seguintes avançam progressivamente.

 


[RM-RS – Star Wars/Lucasfilm/Disney / The Hollywood Reporter / Collider / Deadline / One Take News / USA Today / Star Wars Wiki]

printfriendly-pdf-email-button-notext Para entender a saga Star Wars
The following two tabs change content below.
AvatarRicardo-150x150 Para entender a saga Star Wars

Ricardo Melo

Profissional de TI com mais de 10 anos de vivência em informática. Tem como hobby assistir seriados de TV, ir ao cinema e namorar!!! Fã de rock'n'roll, música eletrônica setentista, ficção-científica e estudos relacionados a astronáutica. Quis ser astronauta, mas moro no Brasil... Os anos 80 foram meu playground!

13 thoughts on “Para entender a saga Star Wars

  1. muito legal esse guia, eu so conheço os filmes antigos e tb o vingança dos sit nao assisti os outros e nem vi as series, mas deu vontade de assistir tudo

    1. Pra entender o Legends, segundo a Disney, só vale os filmes das duas trilogias (a terceira eles iriam produzir) e o seriado The Clone Wars, tudo o que foi feito para universo expandido seja games, quadrinhos, livros, etc, não foi mais aceito como canon, e se tornou Legends. O que será aceito no canon, será o que foi feito após 2012, ou tudo que a Disney autorizar.

    2. mas e os jogos lançados desde 2021 sao canon entao, certo?

    3. Sim, Jessica. Como são produzidos após a Disney comprar a Lucasfilm, eles fazem parte do canon, a menos que a Disney coloque o selo Legend neles. Isto as vezes acontece em alguns casos.

  2. O novo presidente da Disney já anunciou que a Kennedy continua na Lucasfilm mas agora os acionistas terão mais poder e se um presidente de estúdio continuar a gerar problema com os fãs, sairá.

    1. Contrato dela foi estendido por 3 anos, ela ainda deve o Indy 5…depois irão ver quem poderá esquentar cadeira depois dela.

  3. Ao contrário do autor, acho Force Awakens excelente. Os problemas começaram depois. Parabéns pelo guia.

  4. belo guia esse, da um bom norte pra entender o que ta rolando em SW… a Ketlin Kennedy por enquanto continua, o que da margem a mais bobagens que ela vai definir… estragou a trilogia nova permitindo o Ryan Johnson fazer aquelas barbeiragens com o Luke e depois ao tentar consertar no episodio 9

    1. A Disney deu um tiro no pé. Ela só pensou no dinheiro a curto e médio prazo, pediu um filme em cima da hora, pra montar uma nova trilogia que foi pífia, com lançamentos com prazos pequenos , problemas gerais de roteiros e organização, na qual ao invés de sentarem na mesa e definirem como seriam os 3 filmes e outros, simplesmente, contratou diretores diferentes, na qual cada um deu sua visão da saga. Resultado…Bagunça… Só Rogue One, que se safou, mesmo assim, foi refilmado.
      Mas temos as séries animadas que são muito boas e o Mandalorian, que surpreendeu bastante. E assim esperamos que pelo menos na TV, a equipe acerte e que os próximos filmes sejam melhores planejados.

    1. Star Wars: Clone Wars (2003-2005) – Criada por Genndy Tartakovsky, criador de Samurai Jack, a pedido de George Lucas

      Star Wars: The Clone Wars (2008 – 2020) – Desenvolvida por Dave Filoni, a pedido de George Lucas.

      A única diferença no título é o “The”, mas são séries que apesar de se tratar a mesma coisa, as Guerras Clônicas, se passando entre os episódios II e III, tem formatos animados diferentes e com traços diferentes, além de episódios mais longos. Tartakovsky, não tem qualquer envolvimento com a nova série. Quando a nova série de Filoni, começou a passar, ficou estabelecido dentro da Lucasfilm, que a ela teria a preferência de canonicidade dentro do Universo Expandido de Star Wars, mas vários elementos da primeira série, também foram usados na nova série. Algo que se tornou novo foi a personagem Ahsoka Tano, que se tornou a aprendiz de Anakin Skywalker pouco depois que ele se tornou Mestre Jedi.

      Em 2012, quando a Disney comprou a Lucasfilm, eles resolveram mexer em todo o Universo Expandido, redefinido o que seria canon ou não. Ficou estabelecido que “The” Clone Wars seria canônico, mas a série de Tartakovsky, não. Foi criado o selo “Legend” (lendas) para definir todo lançamento não canônico. A própria série de Filoni, chegou a ser cancelada pela Disney, pra trabalhar em sua própria série, Rebels, mas o movimento de fãs fizeram com que a Disney produzisse mais temporada e acabou gerando um novo spin off Star Wars: The Bad Batch.

      A série do Genndy Tartakovsky, foi lançada aqui em DVD em dois volumes pela Fox a algum tempo.

      Portanto apenas THE CLONE WARS é a canônica. A outra é Legend.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *