Maxiverso

O São Paulo já foi rebaixado? – A resposta definitiva e incontestável

Torcedores rivais insistem em dizer que o São Paulo foi rebaixado no Campeonato Paulista de 1990. Como “provas”, mostram vídeos de Telê Santana e Zetti “confirmando” o fato, além de um suposto canhoto de entrada de jogo com o Marília e uma reportagem da Folha, da época. Afinal de contas, o São Paulo caiu ou não para a segunda divisão no Campeonato Paulista de 1990?

Vamos analisar os fatos inerentes ao caso:

(clique aqui caso prefira analisar a questão sob o prisma de um “julgamento”)

  • A reportagem da Folha de São Paulo:

SPFC1990a-300x215 O São Paulo já foi rebaixado? - A resposta definitiva e incontestávelA matéria de jornal (à esquerda), de autoria de Fernando Santos, é a grande responsável por muitos afirmarem que o São Paulo jogou a segunda divisão paulista em 1991. Em uma época sem Internet, e na qual a informação “mais confiável” vinha dos jornais, foi natural que se desse crédito à reportagem de um dos maiores jornais do Brasil. Não só torcedores da época, mas também outros jornalistas, jogadores de futebol (incluindo do próprio São Paulo!) e dirigentes diversos propagaram a notícia como se ela fosse, de fato, verdade. Isso porque quase ninguém – incluindo o jornalista que redigiu a matéria – se lembrou de verificar o regulamento do campeonato, na época da veiculação da notícia. O regulamento, redigido antes do início do campeonato, já informava que não haveria rebaixamento. Você pode conferir aqui. SPFC1990d-300x300 O São Paulo já foi rebaixado? - A resposta definitiva e incontestávelSe preferir, pode assistir um programa da ESPN a respeito, clicando aqui. Se preferir, também pode ver aqui o renomado Paulo Vinícius Coelho – vulgo PVC – falando sobre o fato. Importante informar que, em contrapartida à Folha, o jornal O Estado de São Paulo, na mesma data, veiculou notícia apenas de que o São Paulo não havia conseguido se classificar para a Fase Final do Paulistão, nada falando sobre rebaixamento, conforme pode ser conferido aqui. Outro fato importantíssimo sobre a matéria equivocada da Folha, é que a mesma Folha de São Paulo publicou, antes do início do campeonato, notícia informando – aqui sim, com base no regulamento – que não haveria rebaixamento na Série A do Paulistão de 1990 (à direita). Em outra notícia, também de antes do início do certame, a Folha criticou o regulamento que não previa rebaixamento, conforme pode ser visto aqui. Além da Folha, a Placar também noticiou, antes do início do torneio, que não haveria rebaixamento (clique aqui e aqui para ver). Importante lembrar que por causa daquela matéria errônea da Folha, outros pequenos jornais de todo o país acabaram propagando o suposto rebaixamento do São Paulo, novamente pela credibilidade do jornal e pela inexistência de meios de se ler o regulamento, em uma era pré-Internet.

  • As entrevistas de Telê e Zetti e a reportagem da TV Cultura

SPFC1990e-300x150 O São Paulo já foi rebaixado? - A resposta definitiva e incontestávelComo já dito, em um tempo na qual o clubismo ainda não estava em voga como hoje, onde a rivalidade não significava ódio e a ingenuidade dos envolvidos diretamente com o futebol os impedia de pensar como torcedores, a soma da “verdade” propagada pela Folha, aliada a um sentimento de fracasso por jogar o módulo mais fraco da primeira divisão em 1991 – o que na cabeça de gente como Telê, significava algo como um rebaixamento – propiciou declarações que podem ser encontradas no YouTube, onde tanto o técnico quanto o goleiro chegam a dizer que o São Paulo “estava na segunda divisão do Campeonato Paulista” quando ele chegou ao clube. Conforme o próprio Telê explicou anos depois, quando a Diretoria do Tricolor o contratou, informou a ele que o time jogaria “um tipo de segunda divisão” no estadual (por causa do módulo mais fraco que o time disputou em 1991). A reportagem da TV Cultura embarcou na onda da Folha (errando até no nome da Divisão, citando “Série B”, que no Paulista seria a quarta divisão da época) ao noticiar algo que o regulamento tinha deixado claro que não ocorreria, tendo que se retratar também, posteriormente, assim como a Federação Paulista, que divulgou um Guia do Campeonato Paulista em 2009, redigido por Rodolfo Kussarev, também com a informação equivocada (à esquerda). SPFC1990o-300x225 O São Paulo já foi rebaixado? - A resposta definitiva e incontestávelKussarev informou que se baseou em um livro de André Fontenelle para dar a informação. Fontenelle, por sua vez, se baseou na tal citada reportagem equivocada da Folha e, quando confrontado sobre o caso, alegou que “na prática, o módulo que o São Paulo jogou em 1991 era uma segunda divisão“, ou seja, colocou a interpretação dele à frente da letra da lei (o regulamento) e dos fatos (os jornais de antes do torneio informaram não haver rebaixamento e o time do São Paulo saiu campeão em 1991). Aliás, a grande “prova” de que o São Paulo, ao contrário do que possa ser falado sobre o assunto, jamais jogou uma segunda divisão, é que no ano de 1991, na qual ele supostamente devia estar jogando a série A2, o clube saiu campeão paulista (à direita), quando a decisão teve uma das maiores atuações da carreira de Raí, autor dos 3 gols da primeira final, que terminou 3×0 para o Tricolor.

  • Os fatos:

Os fatos e documentos comprovam: jornais e revistas publicaram em Janeiro, antes do início do Paulistão 1990, que não haveria rebaixamento no campeonato daquele ano. A informação se baseou o regulamento do campeonato, que informou que não haveria descenso naquele ano. Quando o São Paulo não se classificou na repescagem e foi eliminado e, consequentemente, cairia no módulo mais fraco no ano seguinte, a Folha de São Paulo publicou notícia equivocada informando um não previsto e jamais realizado rebaixamento do Tricolor (porém na mesma data o Estado de São Paulo publicou notícia apenas da “não classificação” do clube do Morumbi para a Fase Final). Com base na matéria errônea, jornalistas, jogadores e dirigentes passaram a se referir ao fato como se o São Paulo tivesse sido rebaixado. Telê Santana, Zetti e outros chegaram a dar entrevistas falando do rebaixamento, que era o sentimento que dominava o São Paulo pela campanha vexaminosa no Paulistão 1990 e o fato de ter que jogar o módulo mais fraco em 1991. Ocorre que o São Paulo disputou e venceu a Série A1 do Paulista de 1991, o que confirma que não houve rebaixamento em 1990 e o time nunca jogou a segunda divisão (A2) no ano seguinte.

Avaliação
The following two tabs change content below.
AvatarRalph-150x150 O São Paulo já foi rebaixado? - A resposta definitiva e incontestável

Ralph Luiz Solera

Escritor e quadrinhista, pai de uma linda padawan, aprecia tanto Marvel quanto DC, tanto Star Wars quanto Star Trek, tanto o Coyote quanto o Papaléguas. Tem fé na escrita, pois a considera a maior invenção do Homem... depois do hot roll e do Van Halen, claro.

4 comments

  • Lucas Lira:

    Fantástica explanação. Os “antis” não tem o que discutir e volta e meia falam nisso. Parabéns!

    • Ralph Luiz Solera
      Ralph Luiz Solera:

      Espero que esse artigo continue valendo rs… pq do jeito que anda o SP, sei não heim…

  • Asus:

    Perfeito o texto. O post gêmeo com o “julgamento” tb ta otimo e ainda mais completo. Nao sei pq alguem tem duvida qt ao assunto: se estava no regulamento que nao teria rebaixamento, nao teve. Ponto.

    • Ralph Luiz Solera
      Ralph Luiz Solera:

      Exato. Não tem o que discutir. O regulamento não previa rebaixamento. Fim.

leave a reply

Contate-nos

Contate-nos por email ou nos procure nas redes sociais

soleblog.brasil@gmail.com

  • Top 7 personagens icônicos de séries
  • Top 7 Filmes diferentes do convencional
  • Top 7 Maiores Compositores de Trilhas Sonoras do Cinema
  • Top 7 robôs mais importantes da ficção II
Back to Top