Quer saber mais sobre os uniformes usados pelo Capitão América nos filmes da Marvel? Quer saber quais são suas fontes de inspiração e ‘referência’ (não resisti) nas Histórias em Quadrinhos? Então confira esse especial do NósBlogamos sobre o Sentinela da Liberdade nas telonas!

1- Uniformes do filme ‘Capitão América – O Primeiro Vingador’

Anúncios

Cap2-300x195 Saiba mais sobre os uniformes do Capitão América no cinemaNeste filme, Steve Rogers passa pelas etapas mostradas nos quadrinhos que contam a origem do herói (claro, com algumas mudanças em relação às HQs). No filme, primeiro ele usa uma fantasia publicitária que é basicamente uma cópia do seu uniforme tradicional nos quadrinhos, popularizado principalmente por Stan Lee e Jack Kirby. Esse primeiro uniforme em sí é bem ‘ridículo’, no contexto de realidade em que o filme nos insere, mas serviu justamente pra que os fãs vissem que, não, não fica verossímel uma fantasia espalhafatosa e mega-colorida vestida por um adulto que a usa em combate. Ponto. Deste modo, a Marvel conseguiu fazer uma belíssima homenagem à origem dos herói nas HQs (incluindo o escudo triangular, de ferro) e ao mesmo tempo já mostrar, de cara, que ‘no mundo real’ essa roupa fica bem estranha. Lembrando que é o traje espetaculoso que justifica a alcunha de ‘Capitão América’ ao homem que o veste (usado como uma propaganda de alistamento e engajamento dos americanos contra o nazismo na Segunda Guerra, além de angariar fundos para o financiamento da guerra), pois, do contrário, Steve Rogers seria apenas um supersoldado qualquer, sem esse nome patriótico.

Cap3-300x195 Saiba mais sobre os uniformes do Capitão América no cinemaNo mesmo filme, mais tarde, quando Rogers finalmente vira um ‘herói’ e passa a agir de forma oficial, ele passa a usar um traje feito por Howard Stark e que se insere no contexto de guerra na qual se passa a história. Esse uniforme mesclou elementos da clássica vestimenta do Capitão América com a versão Ultimate dos anos 2000 (a versão alternativa mais aclamada do personagem, criada pelo sensacional Mark Millar), justamente pelas características que lhe conferem um ar mais ‘soldado’ do que ‘herói’, além de ser mais factível do ponto de vista da praticidade, já que usa um capacete ao invés de máscara, e no lugar das listras tem um suspensório vermelho que faz esse papel, além das cartucheiras no cinto. Esse uniforme, diga-se de passagem, ficou perfeito no contexto do filme e já tinha a companhia do escudo de vibranium.

2- Uniforme do filme ‘Os Vingadores’

Cap4-300x195 Saiba mais sobre os uniformes do Capitão América no cinemaNo filme dos Vingadores, que encerrou a ‘Fase 1’ do UCM (Universo Cinematográfico Marvel), o Capitão América usa um uniforme que é basicamente uma adaptação de sua vestimenta clássica nas HQs, com leves modificações. Dentre as mudanças, a que mais chama a atenção é a ausência da microcota de malha (aquelas coisas que parecem escamas no peito do uniforme tradicional). No filme, faz todo o sentido, já que ninguém, no mundo da Marvel, usaria uma proteção contra lâminas, já que basicamente todos os inimigos possuem armas avançadíssimas, tecnologicamente falando (nos quadrinhos, a microcota é um resquício do uniforme da Segunda Guerra Mundial, que visava proteção principalmente contra as baionetas alemãs).

No filme ‘Capitão América – O Primeiro Vingador’, quando Steve e Howard conversam sobre o novo uniforme do Capitão, o diálogo tem uma referência a ausência desse acessório – e uma piadinha – que, portanto, mostra como a inexistência da microcota vem desde o primeiro filme do herói. E faz sentido. Quanto ao uniforme em sí, neste filme, é o ‘pior’ de todos, pois é o que mais parece uma fantasia. Mas agradou os fãs, justamente pela invocação do traje clássico, que o Sentinela da Liberdade ostentou por décadas nas revistas.

3- Uniforme do filme ‘Capitão América 2 – O Soldado Invernal’

Cap41-300x195 Saiba mais sobre os uniformes do Capitão América no cinemaAquele que para muitos é o melhor filme de heróis da Marvel nos cinemas, trouxe o Bandeiroso vestindo um traje nada tradicional, que pouco lembra suas vestimentas que fazem parte da imagem que o eternizou nas mentes das pessoas desde os anos 40 do Século passado, tornando-o um ícone da cultura pop ocidental.

O uniforme principal desse filme (já que no final ele usa basicamente o mesmo de ‘Capitão América – O Primeiro Vingador’, que estava em um museu), chamado de “Stealth”, é praticamente – com mínimas modificações – a reprodução de um traje que Steve usou durante sua fase ‘Comandante Rogers’ nos quadrinhos, na qual ele voltou da sua morte ocorrida após Guerra Civil (ah… as HQs e suas mortes que não são mortes) e, como Bucky havia assumido o manto de Capitão América, Steve optou por adotar a alcunha de Supersoldado e criar os Vingadores Secretos. O uniforme é mais obscuro e discreto que o clássico, pois é pra ser usado em missões secretas. Também foi usado por Nick Fury e outros operativos da S.H.I.E.L.D. nos quadrinhos. Na minha opinião, é o que ficou mais interessante na transposição para as telonas… melhor até que o original das HQs, sem a dissonante faixa vermelha lateral nas pernas. O design é sensacional.

4- Uniforme do filme ‘Os Vingadores 2 – A Era de Ultron’

Cap5-300x195 Saiba mais sobre os uniformes do Capitão América no cinemaVemos aqui a vestimenta da segunda aventura da equipe de heróis da Marvel, que é basicamente uma mescla dos uniformes de ‘Capitão América – O Primeiro Vingador’ e ‘Os Vingadores’, usando tons mais escuros (continuando a puxar inspiração da versão Ultimate).

Ou seja, neste filme, o traje do Bandeiroso é uma repaginação da versão clássica somada aos elementos da versão Ultimate, de Mark Millar, resultando numa ‘evolução’ dos uniformes vistos nos filmes anteriores, sem uma referência exclusiva nos quadrinhos, como ocorreu nos outros casos.

Apesar da estrela no peito ter fugido ao tradicional, com uma espécie de borda vermelha que ‘estoura’ o espaço ocupado pelo símbolo, de modo que temos aqui um conceito totalmente original em relação às versões das HQs, ainda assim o uniforme ficou bastante tradicional e evocou o visual clássico do personagem de forma mais verossímel que o filme ‘Os Vingadores’ havia feito, quando o traje havia ficado mais com cara de fantasia que uniforme.

5- Uniforme do filme ‘Capitão América 3 – Guerra Civil’

Cap6-300x195 Saiba mais sobre os uniformes do Capitão América no cinemaO filme vindouro da Lenda Viva mostra que Steve Rogers está mais propenso a manter as linhas gerais do seu uniforme, conforme o tempo passa (e a ameaça de Thanos se aproxima… e para quem não faz idéia do que estamos falando, clique aqui e saiba mais sobre isso).

Como, nos quadrinhos, o Capitão usa um uniforme ‘normal’ na saga Guerra Civil (transposta para as telonas nesse filme), a Marvel fez o mesmo com o traje do Cap em seu terceiro longa no UCM, apenas fazendo pequenas modificações no uniforme usado em ‘Os Vingadores 2 – A Era de Ultron’, como menos detalhes brancos nas mangas e o fim dos detalhes vermelhos que serviam de ‘borda’ para a estrela do peito. O resultado é o melhor uniforme do Capitão América nos cinemas, até o momento, visto que retrata – como nenhum outro anteriormente – a versão clássica do traje, da forma mais factível possível que esta teria ‘na vida real’. Ficou quase perfeito (faltou apenas um detalhe branco nas mangas). Esse é o uniforme real do Capitão América das HQs.

6- Uniforme do filme ‘Vingadores 3’

Vamos aguardar para ver o que o UCM nos reserva para a terceira aventura dos ‘Heróis Mais Poderosos da Terra’, quando finalmente deveremos ter o embate entre os Vingadores e seus aliados (como os Guardiões da Galáxia) contra o ser supremo do Universo, Thanos – o Titã Insano. 🙂


Obs:

No filme ‘Capitão América – O Primeiro Vingador’, Steve Rogers usa um outro uniforme, quando parte em resgate de Bucky e outros soldados, que estão atrás das linhas inimigas. Aquela vestimenta não foi citada no artigo porque é, na verdade, a fantasia com o qual ele se apresentava, coberta por uma jaqueta dos soldados americanos, e com um capacete que ele pegou de uma de suas ‘capitãzetes’.

Cap7 Saiba mais sobre os uniformes do Capitão América no cinema

printfriendly-pdf-email-button-notext Saiba mais sobre os uniformes do Capitão América no cinema
The following two tabs change content below.
AvatarRalph-150x150 Saiba mais sobre os uniformes do Capitão América no cinema

Ralph Luiz Solera

Escritor e quadrinhista, pai de uma linda padawan, aprecia tanto Marvel quanto DC, tanto Star Wars quanto Star Trek, tanto o Coyote quanto o Papaléguas. Tem fé na escrita, pois a considera a maior invenção do Homem... depois do hot roll e do Van Halen, claro.

5 thoughts on “Saiba mais sobre os uniformes do Capitão América no cinema

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *