Palmeiras Século XXI: uma humilhação por ano desde 2000

5

O clube que se auto-intitula “Campeão do Século XX” (o que é totalmente contestável, conforme abordaremos em outra postagem), tem se especializado em sofrer pelo menos uma humilhação a cada ano desse novo Século.

A verdade é que o Palmeiras, desde o jejum de títulos dos anos 80, quebrado apenas pela parceria com a Parmalat, conquistou apenas 1 título por conta própria, sem a ajuda de parcerias e/ou co-gestões como a multinacional italiana (que protagonizou um escândalo de lavagem de dinheiro a nível mundial na década passada) ou a nebulosa empresa de marketing esportivo Traffic. O título que o Palmeiras conquistou exclusivamente por suas forças foi a Copa do Brasil de 2012 (ainda “enfraquecida” pela ausência dos principais times do país, que estavam participando da Libertadores).

Anúncios

Ou seja, nos últimos 39 (!) anos, o Palmeiras venceu apenas 1 torneio sem a ajuda de um parceiro em nível de co-gestão ou que tivesse a propriedade da esmagadora maioria dos seus jogadores nos elencos campeões, e foi uma competição de segunda grandeza. As demais conquistas desse período foram todas sob os auspícios das parcerias com a Parmalat e a Traffic. Isso já mostra o que, de fato, é o clube Sociedade Esportiva Palmeiras nas últimas 4 décadas. É muito tempo sem títulos relevantes por conta própria.

Palmeiras2-300x229 Palmeiras Século XXI: uma humilhação por ano desde 2000Pra piorar, desde 2000 que o Verdão vem sofrendo pelo menos uma humilhação por temporada (e mantendo a média de uma goleada sofrida por ano). Confira:

2000: No último ano do Século passado, o Palmeiras foi goleado pela Ponte Preta por 5×1. Era o começo do calvário, no ano seguinte após sua glória máxima, o título da Libertadores conquistado em 1999.

2001: Em pleno Parque Antarctica o Palmeiras é goleado pelo Fluminense por 6×2. A derrota em casa por goleada se tornaria comum nos anos seguintes.

2002: O ano mais humilhante do milênio, com o primeiro rebaixamento à Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro, em um campeonato que tinha 24 times e apenas 2 seriam rebaixados. Foi goleado pelo Atlético Mineiro por 4×0  em casa e pelo Paraná Clube por 5×1. Pra completar o ano, protagonizou a maior zebra da História da Copa do Brasil até hoje ao conseguir a proeza de ser eliminado pelo até então desconhecido ASA de Arapiraca, que não disputava nenhuma divisão do Campeonato Brasileiro na ocasião. Feito inédito e até hoje não igualado.

2003: Ano da maior goleada e símbolo da decadência do goleiro Marcos (autor de uma furada antológica na partida). Pra piorar, a surra ante o Vitória por 7×2 foi em pleno estádio palestrino.
PalmeirasVitoria7x2-300x146 Palmeiras Século XXI: uma humilhação por ano desde 2000

2004: O Palmeiras foi eliminado pelo Paulista de Jundiaí no Campeonato Paulista e eliminado pelo Santo André na Copa do Brasil.

2005: Um dos anos menos vexaminosos ainda propiciou goleadas sofridas pelo Atlético Paranaense por 4×0 e pelo América de Rio Preto por 4×1 (no Parque Antarctica).

2006: Nesta temporada foram 3 goleadas importantes (duas delas em clássicos): foi humilhado pelo Figueirense por 6×1, e goleado pelos rivais Santos por 5×1 e São Paulo por 4×1.

PalmeirasCruzeiro5x02007-227x300 Palmeiras Século XXI: uma humilhação por ano desde 20002007: No Brasileirão, o Palmeiras levou uma goleada do Cruzeiro por 5×0 e mais tarde, na Copa do Brasil, foi eliminado pelo pequeno Ipatinga.

2008: O ano teve o alento do título Paulista (no vergonhoso episódio do “Gás de Pimenta”, cujos laudos periciais depois mostraram ter sido aplicado pela torcida palmeirense), mas a goleada sofrida para o Flamengo por 5×2 no Brasileirão e a eliminação para o Sport na Copa do Brasil também com goleada por 4×1 acabaram fazendo o ano também ser ruim.

2009: O Palmeiras chegou a abrir 5 pontos na liderança da competição restando apenas 10 rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro, mas conseguiu não só perder o título (após ver a torcida gritar “é campeão” em alguns jogos) como sequer se classificou para a Libertadores. Essa é a maior perda de rendimento e vantagem de líder da História do Brasileirão (incluindo a era pré-pontos corridos).

2010: O Verdão foi goleado pelo São Caetano por 4×1 em pleno Parque Antarctica (os números mostram que virou rotina) e eliminado da Copa do Brasil pelo Atlético Goianiense e da Copa Sul-Americana pelo Goiás, tendo vencido os jogos de ida em ambas as oportunidades. Contra o Goiás, perdeu em casa, de virada, após sair na frente e jogar com a vantagem do empate.

PalmeirasCoritiba-300x169 Palmeiras Século XXI: uma humilhação por ano desde 20002011: O Palmeiras foi goleado pelo Coritiba por 6×0 em partida válida pela Copa do Brasil, na partida considerada “o maior domínio de um time sobre o adversário” na competição daquele ano.

2012: Conquistou seu único título nos últimos 39 anos sem ajuda de parcerias, a Copa do Brasil (que não contou com os 5 melhores times do Brasil, que jogavam a Libertadores), mas foi rebaixado para a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro pela segunda vez em sua História.

PalmeirasMirassol-300x225 Palmeiras Século XXI: uma humilhação por ano desde 20002013: Ano em que o Palestra foi humilhado pelo minúsculo Mirassol por 6×2 no Campeonato Paulista, maior vitória do time do interior em toda sua História na competição. Já sob o mecenato de Paulo Nobre.

2014: No Campeonato Paulista, o Palmeiras foi eliminado pelo Ituano e não disputou o título. Mais tarde, no Campeonato Brasileiro, foi goleado pelo Goiás por 6×0 no chamado “Massacre da Serra Dourada”.

2015: O Palmeiras é goleado pela Chapecoense por 5×1 pelo Campeonato Brasileiro em um ano em que o clube contratou 27 jogadores (alguns alardeados como craques).

2016: Em março, o clube estabelecido como “novo rico” graças ao segundo mecenato consecutivo, agora de Leila Pereira, sofre um dos maiores vexames de sua história ao tomar uma goleada do inexpressivo Água Santa: 4×1, fora o baile, e já com um dos melhores elencos da américa latina.

2017: O clube declarou por meio de Alexandre Mattos que o objetivo do ano era a Libertadores, mas caiu ante o fraco Barcelona (não o de Messi e sim o do Equador…). A contratação de Borja virou meme por conta da certeza de que a torcida teve de que um craque colossal estava aportando no Parque. Mas se a questão é resultado elástico, teve o 3×0 para a Ponte Preta de orçamento 21 vezes inferior que causou a eliminação no Paulista e fez o ano fechar sem títulos.

2019: Outro 3×0, dessa vez para o Flamengo. O placar pouco dilatado perto dos demais dessa lista esconde uma situação: o Flamengo humilhou o Palmeiras em campo, com uma atuação que merecia pelo menos um placar de mão cheia. De positivo dá pra afirmar que pelo menos nos desde 2017 o time não toma goleadas superiores a 3×0.

2024: A presidente do Palmeiras (e mecenas do clube) dá uma entrevista bombástica esmigalhando a instituição, alegando que sem ela o clube voltaria à época pré 2015, que antes dela aportar dinheiro em forma de patrocínio e empréstimos a maior emoção que o clube tinha era saber se ia cair pra segundona ou não… lamentável. Pelo lado bom, pelo menos não sofreu goleada em campo.

Palmeiras1-1024x576 Palmeiras Século XXI: uma humilhação por ano desde 2000

printfriendly-pdf-email-button-notext Palmeiras Século XXI: uma humilhação por ano desde 2000
The following two tabs change content below.
AvatarRalph-150x150 Palmeiras Século XXI: uma humilhação por ano desde 2000

Ralph Luiz Solera

Escritor e quadrinhista, pai de uma linda padawan, aprecia tanto Marvel quanto DC, tanto Star Wars quanto Star Trek, tanto o Coyote quanto o Papaléguas. Tem fé na escrita, pois a considera a maior invenção do Homem... depois do hot roll e do Van Halen, claro.

5 thoughts on “Palmeiras Século XXI: uma humilhação por ano desde 2000

  1. kkkkkk Seus ****** e mesmo com tanta eliminação e maior campeão do brasil
    Nao esquece de colococar em 2015 campeao da copa do brasil
    nao escquece tambem de colocar campeao do braisleirao 2016 com os “craques” seus ******

    1. Puxa “Respeita”, que falta de respeito é essa? rsrs… porque a ofensa? Não é maduro o suficiente para ler um relato de fatos que depoem contra seu clube? O texto relata as goleadas sofridas pelo clube, uma fato esportivo, mas não ofendeu ninguém, não tirou sarro, não desrespeitou… sei que é difícil mas acho que se vc tentar vc consegue entender 😉

  2. Também não entendo essa de ‘Campeão do Século’… o time ganha 1 Libertadores no último ano do Século, e fora ela tem 4 Campeonatos Brasileiros, e mesmo assim se auto-intitula o melhor do Século? Fala sério rsrs…

    1. 2 brasileiros 93 e 94
      3 paulistas 93,94 e 96
      1 torneio rio sao paulo 93
      1 copa do brasil 98
      1 copa mercosul 98
      1 libertadores 99

      tudo isso de 1993 ate 1999, qual clube brasileiro ganhou mais do que isso nesse periodo???

    2. O texto fala do Século XXI e fala de rebaixamentos e goleadas, não títulos. Abs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *