Fim do mundo: veja outras previsões que falharam e saiba que é impossível definir data

1

Se você está lendo essa postagem, isso significa que o mundo não acabou nesta Quarta-Feira como haviam previsto os charlatães da seita cristã online eBible Fellowship (clique aqui para ler a notícia, se ainda não sabe do que estamos falando).

Da mesma maneira, é evidente que o mundo não acabou em 2012, 2000, 1999… e outros anos anteriores em que outros alegados visionários/profetas/videntes apregoaram o fim do mundo terráqueo e fizeram com que milhões (!) de pessoas realmente dessem atenção à essas idiotices. Aliás, a última havia sido uma previsão esotérico/cristã de que 28 de Setembro último também seria o fim do mundo por conta provavelmente do impacto de algum corpo celeste. Aham…

Anúncios

eBibleFellowship Fim do mundo: veja outras previsões que falharam e saiba que é impossível definir dataPois se você é uma dessas pessoas que acredita realmente que alguém consegue prever uma data específica para uma catástrofe cósmica inesperada (para os pragmáticos) ou um evento bíblico apocalíptico (para os religiosos), então chegou a hora de entender que isso é impossível e parar de dar crédito e audiência – e em alguns casos, dinheiro – para essas pessoas mentirosas e/ou ignorantes (no sentido literal).

Afinal, como se não bastasse a falta de lógica em acreditar nessas previsões, resta a vergonha de ter esperado mais um fim do mundo baseado em “interpretações” da Bíblia ou de “provas” que nunca provam nada, como a do líder dessa tal seita, que havia originalmente previsto o apocalipse para Maio de 2011 mas, por motivos óbvios, precisou inventar uma teoria para o atraso do cumprimento de sua profecia, movendo a data fatídica para 2015. E mais uma vez – claro – falhou.

Mas, afinal, porque não é possível prever o fim do mundo? Porque existem basicamente duas maneiras de se crer que o mundo pode acabar e em ambas as situações, o estabelecimento de datas é uma impossibilidade total. Confira:

1) Fim do mundo por catástrofe cósmica:

hercolubus-300x246 Fim do mundo: veja outras previsões que falharam e saiba que é impossível definir dataPara os que acreditam que o nosso fim se dará por colisão com outro planeta, com asteróides, cometas, etc, tenho uma má notícia: não há sequer uma única confirmação de que isso pode ocorrer nos próximos milênios. Epa, como assim “confirmação”? Simples: todos os corpos celestes possuem caminhos traçados em sua movimentação pelo universo, e os cientistas da Terra não constataram a existência de algum desses objetos a caminho do nosso planeta, em uma época próxima, com risco de colisão. Pelo menos não de objetos grandes o bastante para causarem algum estrago que possa obliterar nosso lar.

Ah, mas podem estar a caminho da Terra asteróides ou planetas ainda desconhecidos“. Sim, isso é verdade. Mas se esses corpos, cuja trajetória têm nosso planeta como alvo existem realmente, eles estão tão longe que ainda não puderam ser observados por nossos instrumentos (que já nos possibilitaram achar planetas em outras galáxias). Consequentemente, não pode ser atribuída uma data para que um desses prováveis esbarrões aconteça. Pelo menos ainda.

E não, não existe a chance de corpos que se encaixem nas ridículas teorias pseudocientíficas de Hercólubus ou Nibiru poderem ser os causadores de tal fato, simplesmente porque esses planetas “transcedentais” não existem. Ou, se existem, são invisíveis e não possuem massa nem campo gravitacional, porque mesmo com toda tecnologia moderna (que permite mapear até energia escura) ninguém até hoje foi capaz de observá-los, mesmo eles sendo alegadamente tão imensos e estando já dentro do sistema solar. E em todos os sites onde alguém escreve sobre ambos e afirma que “já foi comprovadamente confirmada sua existência“, só falta explicar e mostrar onde estão as comprovações, já que nunca ninguém as vê. Tudo o que eles oferecem é teoria conspiracionista aliada a crendices. Nada de concreto.

2) Fim do mundo por evento bíblico apocalíptico:

apocalipse-300x200 Fim do mundo: veja outras previsões que falharam e saiba que é impossível definir dataO Apocalipse cristão, previsto nas escrituras sagradas, precisa ser interpretado e estudado conforme as próprias escrituras. Não há como se tratar do assunto com base em outro tipo de fonte, visto que trata-se de fé em informações divinas.

Assim, uma pesquisa nos evangelhos nos traz informações a respeito desse evento final. E, para o desespero dos que acreditam nos charlatães, a própria Bíblia informa que não é possível se definir a data em que o Apocalipse ocorrerá. Em Matheus 24:36 (e seu análogo em Marcos 13:32) podemos ver a seguinte informação, que desmente os charlatães:

“Quanto ao dia e à hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão somente o Pai.”

Em outros versículos da Bíblia encontramos mais citações ao fim dos tempos, mas sempre com a observação de que apenas o Senhor sabe quando ele ocorrerá.

Não acredite, portanto, em qualquer pessoa (padre, pastor, apóstolo, guru, profeta, etc.) que de algum jeito tente lhe convencer de que ele sabe o dia do Juízo Final. Ele não sabe, e quem garante isso é a Bíblia. Ponto.

>>> Extra: 2015 não foi a primeira vez

O caro leitor se lembra vivamente do suposto fim do mundo que os maias teriam previsto para 2012. E como estamos todos aqui vivinhos da silva, isso significa que aquela profecia também estava equivocada, certo? (Ou não, já que eles não previram nenhum fim do mundo). Vamos nos lembrar de algumas outras vezes em que os profetas do apocalipse, os supostos homens que teriam sido contatados por Deus, acabaram deixando todo mundo saber que eles não eram nada além de uma fraude bisonha:

a) A galinha profeta:

Na Inglaterra, por volta de 1800, a maneira como uma galinha botava os ovos passou a ser considerado um sinal de Deus sobre a volta iminente (na época) de Jesus e o Fim dos Tempos. Sim, todos que acreditaram naquilo passaram vergonha o resto da vida, depois de verem o absurdo com o qual estavam lidando. Mais ou menos como quem fica acreditando que “tal dia o mundo vai acabar”…

b) Os adventistas e sua profecia:

Um estudioso da Bíblia nos EUA também nos anos 1800 juntou seguidores e concluiu que o mundo iria acabar em 23 de Abril de 1834. Passado o prazo de validade da profecia do sr. William Miller, seus ex-seguidores fundaram a Igreja Adventista. Talvez em seus estudos, o ex-fazendeiro e seus seguidores tenham pulado alguns versículos bíblicos importantes sobre esse assunto…

c) Os mórmons e sua profecia:

Mais um falso profeta… o fundador da religião mórmon (Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias) afirmou que Deus lhe falara pessoalmente em 1835, informando que o Apocalipse ocorreria 56 anos depois. Meus parabéns, Joseph Smith. Se você mentiu sobre isso quando disse que Deus falou com você, sobre o que mais terá mentido?

d) A pop Coalizão Cristã também errou:

Em 1980, a celebridade midiática estadunidense chamada Marion “Pat” Robertson, que era também – coincidentemente – pastor fundador da seita Coalizão Cristã, afirmou em seu programa de televisão, assim mesmo, na maior cara-de-pau, que sabia o dia do Juízo Final e que ele ocorreria em 1982. Seu charlatanismo se juntou a outras acusações de negócios obscuros e ilícitos que permearam sua vida.

e) Os assassinatos da Heaven’s Gate:

O suicídio em massa de 39 seguidores da seita Heaven’s Gate pode ser considerado um assassinato premeditado, levado a cabo por falsos profetas enganadores e mentirosos, cujos estudos na tal seita levaram seus seguidores a acreditar que o cometa Hale-Bopp (que em 1997 passava pelo nosso sistema solar) trazia consigo uma nave (!) com aliens que iriam roubar nossas almas (!!!).

f) Nostradamus e o fim do mundo em 1999:

Apesar de suas centúrias propiciarem um sem-número de interpretações, moldando-as conforme a conveniência dos acontecimentos, elas fizeram muitos pesquisadores acreditarem que a tradução de uma de suas profecias seria “No ano 1999, sétimo mês / Do céu virá o grande rei do terror”, o que foi o suficiente para muitos crédulos predizerem o fim do mundo naquele ano, com pessoas se desfazendo de suas propriedades e até um delegado brasileiro libertando os presos antes do fim de tudo…

g) O gelado 5 de Maio de 2000:

Antes da virada do milênio, um sujeito muito esperto chamado Richard Noone lançou um livro com uma previsão de que o mundo acabaria em 5 de Maio de 2000, por conta de – acredite – uma catástrofe relacionada ao aumento do gelo no planeta, que extinguiria a vida na Terra. A idéia esdrúxula vendeu mais que “A Terra Oca” ou “Hercólubus”, mas como tinha data fixada (vacilo do Richard), então a mentira foi exposta. Mas ele ficou rico às custas de centenas de milhares de cidadãos inteligentes.

h) A Igreja de Deus e sua reputação:

Mais um pastor afirmando que falou com Deus: Ronald Weinland, da Igreja de Deus nos EUA, lançou um livro em 2006 afirmando que a partir daquele ano milhares de pessoas começariam a morrer devido ao Fim do Mundo que começaria em 2008, findo o qual os Estados Unidos sequer existiria como nação. O reverendo chegou a colocar no livro que “sua reputação e seu papel como profeta de Deus estavam em jogo” com tal afirmação. Weinland deve ser jardineiro nos dias atuais, portanto.

i) O 21 de Dezembro de 2012 “previsto” pelos maias:

O mais mercadológico dos apocalipses foi o de 2012, quando interpretações incrivelmente forçadas e distorcidas do calendário maia propagaram o fim do mundo em 21 de Dezembro daquele ano. Sim, uma simples datação de épocas teve o final de um período grande convenientemente interpretado como o Juízo Final. Hoje parece ridículo, mas na época uma porcentagem enorme da população mundial (mesmo os mais céticos) temia, no mínimo, que “algo aconteceria” naquele dia 21.

j) O recente 28 de Setembro de 2015:

Milhares de sites conspiracionistas e de pseudociência propagaram que um asteróide causaria o fim do mundo em Setembro último. As “provas” seriam um treinamento militar massivo nos EUA que ocorreria em Junho e uma suposta preparação do governo do Tio Sam para o evento cataclísmico que incluiria fabricação de bunkers subterrâneos. Religiosos de diversas vertentes entraram na onda e propagaram arrebatamentos em massa e o Apocalipse bíblico na mesma data. Pois é.

printfriendly-pdf-email-button-notext Fim do mundo: veja outras previsões que falharam e saiba que é impossível definir data
The following two tabs change content below.
AvatarRalph-150x150 Fim do mundo: veja outras previsões que falharam e saiba que é impossível definir data

Ralph Luiz Solera

Escritor e quadrinhista, pai de uma linda padawan, aprecia tanto Marvel quanto DC, tanto Star Wars quanto Star Trek, tanto o Coyote quanto o Papaléguas. Tem fé na escrita, pois a considera a maior invenção do Homem... depois do hot roll e do Van Halen, claro.

1 thought on “Fim do mundo: veja outras previsões que falharam e saiba que é impossível definir data

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *