France Football revisa as Bolas de Ouro do Século XX e confirma: Pelé foi o maior

1

O principal prêmio individual do futebol é a Bola de Ouro da revista France Football, que completou 60 anos em 2015. A honraria é tão conceituada que em 2010 a FIFA unificou sua própria premiação com a Bola de Ouro, para dar mais prestígio ao vencedor e acabar com as duas premiações anuais.

Ocorre que quando foi criada, a premiação só incluía em suas listagens os jogadores que atuavam na Europa, o que deixava os craques sul-americanos – principalmente – de fora das brigas pela premiação. Tal regra absurda (mas compreensível por conta da época da criação do prêmio e da dificuldade em se acompanhar futebol fora do Velho Continente) fez com que grandes nomes da História do esporte bretão nunca fossem premiados.

Anúncios

BoladeOuro-248x300 France Football revisa as Bolas de Ouro do Século XX e confirma: Pelé foi o maiorMas agora a injustiça acabou: em comemoração aos 60 anos da láurea máxima do futebol, a France Football revisou as premiações do Século passado contabilizando os jogadores que também atuavam na América do Sul, e o resultado é o esperado: Pelé, o “Atleta do Século”, é o maior vencedor das Bolas de Ouro, com 7 troféus, deixando Messi para trás com suas 4 conquistas.

Segundo a France Football, Pelé foi o melhor do mundo nos anos de 1958, 1959, 1960, 1961, 1963, 1964 e 1970. Anteriormente, nesses anos, Di Stefano e Gerd Müller haviam sido os vencedores. Em 1962 ele ainda ficou em segundo, perdendo a premiação para Garricha por conta da sua atuação magistral na Copa do Mundo do Chile.

Além de Pelé, outros grandes nomes do continente, como Romário e Maradona, além do próprio Garrincha, por exemplo, também receberam Bolas de Ouro “pretéritas”.

A edição comemorativa da France Football revisa uma das maiores injustiças esportivas que se tem notícia e coloca o Rei do Futebol em um patamar mais condizente com sua performance nos campos, além de acabar com a ironia do “Atleta do Século” nunca ter vencido o principal prêmio de maior futebolista do mundo.

A revisão também comprova novamente como Pelé foi mesmo o maior da História: foram 7 Bolas de Ouro em 13 anos, o que dá mais de 50% de “títulos” na premiação em sua carreira… algo simplesmente fantástico (mesmo para os dias atuais) ainda mais se comparado àquele que muitos ousam mencionar como tendo sido melhor, Maradona, que novamente mostrou não ser sequer melhor que Messi.

Em uma época em que cada vez mais se desvaloriza os feitos passados e os haters cada vez mais tentam minimizar Pelé e tudo o que ele fez, essa revisão, vindo de um país europeu, é mais um balde de água fria no rage agora comum contra o Rei do Futebol.

Mais um reconhecimento histórico vindo da Europa (o que afasta a teoria do pachequismo) para coroar ainda mais o Atleta do Século.

Edit (2020): Messi tem tudo para igualar ou superar o Rei, já que tem pelo menos duas Bolas de Ouro não merecidas (2010 e 2019) e, com o nome e não com o desempenho, pode faturar mais algumas nos próximos anos.


https://www.santosfc.com.br/pele-80-o-maior-vencedor-da-bola-de-ouro/

https://veja.abril.com.br/placar/france-football-reve-lista-e-da-sete-bolas-de-ouro-a-pele/

http://www.espn.com.br/noticia/561597_revista-reve-premiacao-da-bola-de-ouro-pele-seria-o-lider-de-conquistas

https://ng.opera.news/ng/en/sports/c1a6f393b526ffa14aa0cfdea968ee2d

printfriendly-pdf-email-button-notext France Football revisa as Bolas de Ouro do Século XX e confirma: Pelé foi o maior
The following two tabs change content below.
AvatarRalph-150x150 France Football revisa as Bolas de Ouro do Século XX e confirma: Pelé foi o maior

Ralph Luiz Solera

Escritor e quadrinhista, pai de uma linda padawan, aprecia tanto Marvel quanto DC, tanto Star Wars quanto Star Trek, tanto o Coyote quanto o Papaléguas. Tem fé na escrita, pois a considera a maior invenção do Homem... depois do hot roll e do Van Halen, claro.

1 thought on “France Football revisa as Bolas de Ouro do Século XX e confirma: Pelé foi o maior

  1. Pelé merecia mais. E Messi merece menos do que ganhou. Em 2010 foi absurdo Sneijder nao ganhar. Em 2019, Van Dyjck. Em 2020 Lewandowski. E nas 3 ocasiões quem levou foi o amarelão argentino, com o nome apenas. Ridiculo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *