Maxiverso
ArtigosGamesMÚSICANERD + GEEKVídeos10 Grandes Trilhas Sonoras do PlayStation 1
ps1_codec

10 Grandes Trilhas Sonoras do PlayStation 1

Compor uma trilha sonora vai muito além da produção de uma música, é uma forma de contar histórias através de texturas sonoras, melodias e sentimentos em um roteiro musical. Sem a trilha correta, não há filme, série ou game que resista. Consciente ou inconscientemente, ela vai emocionar ou incomodar o espectador (e isso pode ser o detalhe crucial entre um clássico e o fracasso completo).

Para todos aqueles que vivenciaram a quinta geração de consoles, e o embate entre PlayStation 1 e Nintendo 64, com toda certeza ainda devem ter resquícios das músicas dos seus jogos favoritos rondando os porões da sua mente. Com intuito de relembrar ou, ainda, descobrir grandes composições da era 32 bits, vamos viajar através dessa playlist com 10 fantásticas trilhas sonoras originais criadas para jogos do primeiro console da Sony.

Se você era um daqueles que colocava os CDs dos jogos no aparelho de som só para escutar as músicas, esse artigo é para você!

bust 10 Grandes Trilhas Sonoras do PlayStation 1

Dance com o PS1 (ou não).

 

Destruction Derby 2

O jogo de corrida de demolição lançado em 1997 para PlayStation está longe de ser um obra-prima (bem longe pra ser sincero), mas deixou uma maravilhosa trilha sonora instrumental. Se você jogou na época, certamente lembrará dos pesados riffs de guitarra e bateria cadenciada, que passa do thrash metal ao hardcore. Com certeza, essa trilha é a grande responsável pelo jogo se tornar, no mínimo, divertido e, por isso, acaba sendo mais lembrada que o game em si. Produzida pela banda Jug, não há uma música para se destacar, é uma obra para ser escutada inteira, principalmente quando precisar de de alguma motivação.

 

Chrono Cross

A série Chrono carrega consigo uma legião de fãs e, só de mencionar o seu nome, já inicia o aguar de olhos para muitos. Além do ótimo jogo, Chrono Cross tem uma extensa e excelente trilha sonora, com faixas instrumentais e com vocais que despertam a lembrança imediata de diversos cenários da aventura. Composta pelo aclamado Yasunori Mitsuda, pode , e deve, ser apreciada integralmente, mas vale destacar as faixas Radical Dreamer, Dreams of the Shore Near Another World e Time’s Scar, música que abre a trilha sonora.

 

Soul Blade (ou Soul Edge na versão original)

O primeiro jogo da famosa série de luta, que é seguida por Soul Calibur, traz o impacto da sua trilha poderosa logo na sequência de abertura, deixando qualquer jogador agitado no sofá. E a qualidade da trilha sonora original do jogo não fica só no tema de Soul Edge, se estende aos icônicos temas de cada personagem, com melodias cuidadosamente escolhidas de acordo com as características e origens de cada lutador. Confira abaixo a empolgante abertura do game, com o seu belo tema, e clique aqui para escutar a trilha completa.

 

Driver

O jogo Driver trouxe grandes mudanças para o mundo dos games com sua possibilidade de explorar mundos abertos e decidir quando gostaria de estar a pé ou motorizado. Influenciada e ao mesmo tempo se tornando influência para GTA e outras séries, marcou seu tempo e ficou entre os mais vendidos. Deixou fãs e, também, fãs da sua urbana trilha sonora com fortes influências do funk, no melhor clima dos filmes policiais dos anos 70.

 

Resident Evil 2 (ou Biohazard 2 no Japão)

Difícil não lembrar do PS1 e não pensar imediatamente nos três primeiros jogos da série Resident Evil, despertando o medo e admiração de muitos jogadores. Definitivamente, não há filme ou game de terror sem um excelente cuidado com som. Entre o trágico e o belo, a trilha de Resident 2 foi a minha escolhida da série, flertando entre o clássico, temas de ação, música incidental e ritmos militares. Mais do que uma trilha para ser cantarolada, é destinada completamente à ambientação do jogador, entre os momentos de tensão e  aqueles de “tá tudo bem agora”. Se tem um jogo que a música dava a dica definitiva do que estava por vir, esse jogo era Resident Evil.

 

Running High

Running High está longe de ser um jogo famoso, tão pouco bem conhecido. Convencional ele também não é: uma mistura de F-Zero com atletismo, onde seres humanos com armaduras tecnológicas correm literalmente em uma disputa que estamos bem mais acostumados a ver no mundo automobilístico. Um jogo japonês que teve pouca repercussão por aqui e, felizmente, um dia acabou caindo nas minhas mãos. Incomum e visualmente bonito, tem uma ótima trilha sonora que brinca entre o eletrônico, o jazz e as trilhas sonoras dos consoles 16 bits. Rápida, animada e nostálgica, não é recomendada para ser escutada no trânsito (contenha-se, por favor).

 

Tekken 3

Existe uma certa tendência dos jogos de luta se destacarem por conta de suas trilhas sonoras. Basta pensar nas mais famosas dentre todos os consoles e logo algum game desse estilo virá à sua mente. Talvez, na trilha de Tekken não tenhamos um destaque em especial ou uma única obra emblemática, mas o estilo musical consolidado na franquia, sem dúvida, é digno de destaque. A variação de temas entre os personagens não destoa em relação ao todo e a harmonia entre o cenário e a sonoridade, entre o eletrônico e o orgânico, é produzida na medida. É uma trilha bem resolvida. Afinal, tente se lembrar das trilhas de Tekken… talvez nenhuma venha à mente de cara, mas ao escutar os primeiros segundos dos temas, logo virão rapidamente à memória. E mais, é uma trilha que também ganha vida fora dos games, seja para trabalhar, estudar, enfim… tente dar o seu uso por aí.

 

Parasite Eve

A série de RPG de horror protagonizada por Aya Brea tem espaço garantido no rol dos grandes jogos do PlayStation e sua trilha sonora também merece atenção. Composta por Yoko Shimomura, trabalha bem entre o erudito e o moderno, a ação e o horror, montando o cenário certo para a jornada. Destaque para os temas Somnia MemoriesPrimal Eyes, que abre o album.

 

Ace Combat 2

Sou suspeito em falar de Ace Combat, certamente foi uma das séries que mais passei horas jogando no PS1. Porém, não é injusto colocá-la entre as grandes trilhas do console, visto a sua grandiosidade, versatilidade e acerto com a temática do game. Não por acaso, em uma rápida busca pelo Youtube, encontramos videos de vários usuários fazendo cover dos temas da série. Destaque para as faixas Fire Youngman, Elemental Particle e Rising High, a qual segue abaixo. Abusando de solos de guitarra, baixo inspirado e sintetizadores em um clima de rock oitentista, é a coletânea certa para voar de caça nos finais de semana ou fazer uma missão de espionagem internacional. Fica a dica (e clique aqui para escutar o album completo).

 

Metal Gear Solid

A essa altura do campeonato já estou sendo jurado de morte por dezenas de milhares de fãs de consagradas séries que não contemplei aqui. Perdão, gente! Pelo menos com essa última trilha original ainda conseguirei me livrar do ódios de alguns, afinal Metal Gear acaba sempre indagando algum espaço em listas. Mas, ofensas a parte, a trilha sonora de Metal Gear Solid é sensacional. Entre o tecnológico minimalista, a espionagem oitentista (e seus sintetizadores) e o clássico grandioso, sabe encontrar a sonoridade certa para diversos momentos da jornada. Do toque do comunicador de Snake ao tema de VR Missions, o som é sempre levado a sério na obra e, por isso, merece o nosso carinho em especial. Destaque para o tema final, The Best Is Yet To Come, que é só invocado quando realmente se faz necessário durante a história.

Outros tantos jogos consagrados e amados também mereceriam espaço aqui, afinal o carinho desses artistas com as trilhas desses games merece nossa atenção e gratidão. Temas presentes em obras como Castlevania: Symphony of the Night, as séries Final Fantasy, Tomb Raider, Silent Hill, Crash e tantas outras poderiam facilmente estar aqui, porque nunca haverá uma lista definitiva. Mais do que validar uma opinião sobre o assunto, o ideal de listas assim é relembrar bons momentos, descobrir obras não exploradas e poder compartilhar grandes obras para compor nossas playlists do cotidiano…. até porque nossa vida também precisa de trilhas sonoras.

 

Menções honrosas:

Bust a Groove (ou Bust a Move na versão japonesa)

O curioso mix entre jogo de dança e luta foi lançado para PlayStation em 1998 e, por se tratar de um jogo em que a música é o principal, não seria estranho colocá-lo na lista. Com diversos temas passando pelos mais distintos estilos, com base na característica de cada personagem, forma uma animada trilha sonora para momentos em que a seriedade pode ficar de lado. Um ótimo registro da mistura de influências que foi os anos 90 você pode conferir abaixo (sim, são dois ETs lutando capoeira; e o album completo você escuta aqui).

 

Tony Hawk Pro Skater 2

Essa trilha sonora não deve, e nem poderia, estar na lista, pois não é uma trilha sonora oficial. Trata-se de uma trilha sonora licenciada, composta por músicas de diversos artistas consagrados compiladas. Mas como, danem-se as regras, deixamos aqui no cantinho para relembrar a nossa nostalgia jovem! Entre grandes bandas dos anos 90 como Bad Religion, Anthrax, Public Enemy, Rage Against The Machine e Fu Manchu, minha track favorita na época era When Stars Colide do Powerman 5000. E vocês?

Datada e perecível, segue a trilha.

Avaliação
The following two tabs change content below.
AvatarGael-150x150 10 Grandes Trilhas Sonoras do PlayStation 1
Vivendo entre o utópico e o distópico, o real e o imaginário, sempre encontra paralelos entre o sci-fi e o cotidiano. Cientista, redator e artista por acidente, acredita que o cyberpunk já chegou.

3 comments

  • Danillo Santo:

    Trilhas e games incríveis, adorei o post parabéns pela lista!

  • Gaballo Gabigusto:

    Mano muito bom seu post, mas e FIFA???

    • Gael Mota
      Gael Mota:

      Ser sincero que eu era do mundo do Winning Eleven, mas acho que isso valeria uma lista a parte… sempre dá pra fazer mais uma lista neh?

leave a reply

Contate-nos

Contate-nos por email ou nos procure nas redes sociais

soleblog.brasil@gmail.com

  • Top 7 personagens icônicos de séries
  • Top 7 Filmes diferentes do convencional
  • Top 7 Maiores Compositores de Trilhas Sonoras do Cinema
  • Top 7 robôs mais importantes da ficção II
Back to Top