Maxiverso
AnimesMangásOtaku5 Animes/Mangás com Temas Inesperados
5ati_cover

5 Animes/Mangás com Temas Inesperados

Quem é otaku sabe que quando se trata de anime e mangá, o céu é o limite. Apesar dos vários clichês que encontramos na vastidão de animes/mangás existentes, muitos ainda conseguem nos surpreender com a originalidade de seus temas, alguns bem inesperados. É com isso em mente que trago a vocês uma lista com 5 animes/mangás, todos recentes, que falam sobre coisas que você talvez nunca imaginou que veria em algum deles.

dagashi_kashi 5 Animes/Mangás com Temas Inesperados1. Dagashi Kashi

Episódios: 12 | Estúdio: feel. | Gênero: slice of life, comédia, shounen | Diretor: Shigehito Takayanagi | Origem: mangá || Volumes: 6 (até o momento) | Autor: Kotoyama

Não existe tema que não possa ser transformado em mangá, até mesmo algo específico como doces japoneses baratos. Exatamente. Dagashi Kashi é um mangá (com versão em anime) que tem como tema os dagashi, doces japoneses — não só doces, mas crackers de arroz, suco em pó, pedaços de noodles e outros — que vinham em embalagens coloridas para chamar a atenção de crianças e custavam poucos ienes. Foram muito comuns até as décadas de 60 e 70, onde eram comumente vendidos em lojas exclusivas de dagashi, as dagashiya.

Hoje em dia estão mais esquecidos, mas ainda podem ser encontrados no Japão, trazendo boas lembranças para aqueles que viveram a época em que os dagashi eram mais populares. Apesar de o mangá e anime tratarem de um tema desconhecido do grande público ocidental (clique se quiser saber mais a respeito dos dagashi), a história é muito divertida, com muita comédia e personagens bem diferentes. Sem falar, é claro, na grande variedade de dagashi que aparecem, e as situações envolvendo os snacks, deixando o leitor, ou o espectador, com vontade de comer todos eles.

São três personagens principais: o garoto Kokonotsu, filho do dono de uma loja de dagashi, que não quer herdar o negócio do pai, mas se tornar um mangaká; a garota Hotaru, a excentricidade em pessoa — para quem duvidar, basta olhar para os olhos da menina — que tenta convencer Kokonotsu a herdar a loja; e a amiga de Kokonotsu, Saya, que trabalha num café na cidade e que frequentemente se junta aos outros dois personagens. O clima do anime varia entre inocentes cenas educativas a respeito dos dagashi e cenas com um quê malicioso envolvendo principalmente a extravagante Hotaru, que tem uma paixão e conhecimento fora do comum em relação aos dagashi.

cheer_boys 5 Animes/Mangás com Temas Inesperados2. Cheer Danshi!!

Episódios: 12 + 1 recap | Estúdio: Brain’s Base| Gênero: esporte, escolar | Diretor: Ai Yoshimura | Origem: mangá || Volumes: 2 | Autores: Ryou Asai (história); Kenichi Kondou (arte)

Pesquise no Google Imagens a palavra “cheerleaders” e você verá que quase todas apresentam belas moças uniformizadas. Estas imagens são basicamente o que nos vem à cabeça quando pensamos nessa palavra (ou em animadores de torcida), mesmo não sendo algo muito comum no Brasil, mas, se lembrarmos de cheerleaders dos filmes norte-americanos, é nisso que pensamos. É isso que os japoneses pensam também: um grupo de mulheres sorridentes e em boa forma segurando pompons enquanto fazem poses e dão saltos.

Agora, troque essas mulheres por garotos, e você terá o anime Cheer Danshi!!, adaptado do mangá de mesmo nome. Temos como personagens principais o judoca Haruki Bando, que deixou de praticar judô depois de machucar o braço, e seu amigo Kazuma Hashimoto, que compreende os problemas do amigo em relação ao judô e decide animá-lo convidando-o a se juntar a ele na criação dos BREAKERS, o primeiro grupo masculino de animadores de torcida da universidade onde estudam. Uma grande inspiração para o anime é o grupo real de rapazes cheerleaders da universidade de Waseda, os SHOCKERS, um dos raros grupos compostos inteiramente por homens.

Junto com outros integrantes que vão aparecendo pouco a pouco (cada um com sua personalidade peculiar), os garotos enfrentam o preconceito e os desafios nos treinos para que possam realizar o objetivo que têm em mente. Muito esforço e dedicação serão necessários para treinar o físico e conseguir realizar os saltos e elevações que o esporte exige. O anime e mangá mostram que, ao contrário do que muitos pensam, animação de torcida não é um esporte exclusivamente feminino, sendo que existem as categorias mista e também masculina, trazendo um novo olhar para o esporte.

anime_manga_de_wakaru_shinryounaika 5 Animes/Mangás com Temas Inesperados3. Comical Psychosomatic Medicine

Episódios: 20 | Estúdio: Shin-Ei Animation | Gênero: comédia, seinen | Diretor: Hirofumi Ogura | Origem: mangá || Volumes: 12 (até o momento) | Autores: Yuu Yuki (história); Sou (arte)

Enquanto alguns animes e mangás possuem personagens com doenças mentais evidentes, Comical Psychosomatic Medicine se dedica exclusivamente ao tema, apresentando uma doença por episódio (ou capítulo), apresentadas pelo psiquiatra Ryou e sua enfermeira assistente Asuna. O anime conta com episódios curtinhos de cerca de 5 minutos cada, e o mangá com capítulos também curtos, sendo que ambos são episódicos, não seguindo uma história propriamente.

Mesmo tratando de algo sério, o anime/mangá é cômico do começo ao fim. Enquanto o dedicado Ryou fala seriamente sobre alguma doença mental, sua assistente Asuna vive fazendo comentários engraçados envolvendo mal entendidos a respeito das explicações do médico, com piadas e trocadilhos, muitas vezes de teor sexual, o que já indica o público adulto ao qual o anime e mangá são destinados. Além dos dois, alguns episódios contam com a participação de outros personagens, e são contempladas doenças como depressão, fobia social, síndrome do pânico, parafilias, entre várias outras.

O anime frequentemente quebra a quarta parede, conversando diretamente com o espectador. Apesar das situações inusitadas, é um tanto educativo, pois as explicações realmente têm base na psicologia, citando até autores e o próprio DSM-IV, trazendo explicações sobre as doenças, seu surgimento, como são tratadas, etc. Os personagens são muito engraçados e excêntricos, até mesmo a enfermeira com sua mente poluída, e a suas irmãs. O psiquiatra é um dos poucos que encara as coisas com bom senso, evidenciando os absurdos das situações.

A propósito, o anime tem um andamento bem rápido e contém muitas informações escritas de uma vez em determinadas cenas, então prepare-se para pausá-lo frequentemente.

crane_game_girls 5 Animes/Mangás com Temas Inesperados4. Bishoujo Yuugi Unit Crane Game Girls

Episódios: 13 | Estúdio: Kyotoma | Gênero: comédia | Diretor: Tommy Hino | Origem: original

Como o próprio nome indica, esse é um anime focado em crane game (também conhecido como claw crane, claw machine, ou grua, aqui no Brasil), aquele tipo de máquina cheia de bichinhos de pelúcia que deixa todo mundo frustrado ao jogar. Alguns sortudos até conseguem pegar algum bichinho, mas a maioria não tem chance com aquela garra mecânica. Isso porque essas máquinas costumam ser programas para que o jogador perca na maioria das vezes.

Nesse anime, Asuka, Mirai e Kyouko são recrutadas para se tornar idols, mas antes, elas têm que dominar as técnicas do crane game. O que idol tem a ver com crane game? Isso é o que elas se perguntam, mas sua chefe, Saya (aka Gorila), vê nas garotas o potencial de salvar o mundo com isso. Isso porque meteoros estão prestes a se chocar com a Terra, e só o poder das garotas jogando crane game é capaz de desviá-los e evitar que colidam com nosso planeta.

A premissa parece absurda, e de fato é, estando aí a comédia leve do anime, com algumas pitadas de drama. A animação parece ter sido feita no Flash, mas é bem desenhada e colorida. Apesar de as dubladoras não serem tão conhecidas, com exceção de Sora Tokui, todas fizeram um ótimo trabalho. A trilha sonora não é nada incrível, mas é agradável e combina bem com o anime, que é curtinho, de apenas 4 minutos por episódio. E impossível não ficar com vontade de testar as técnicas de crane game apresentadas depois de assisti-lo. Só é uma pena que vencer contra as máquinas de verdade seja tão provável quanto conseguir alterar a rota de um meteoro.

cheating_craft 5 Animes/Mangás com Temas Inesperados5. Cheating Craft

Episódios: ? | Estúdio: Blade | Gênero: comédia, ação, escolar | Diretor: Keitarou Motonaga | Origem: light novel || Volumes: 11 – novel (até o momento) | Autores: Gemini Xin Luo

Lembro como se fosse ontem: eu, na 5ª série, puxando um pequeno papel sob a carteira durante uma prova de algarismos romanos. Aquela foi a primeira e última vez que colei numa prova. Foi um método simples, mas eficaz no momento. Felizmente, passei a desaprovar a prática depois de ficar com peso na consciência. Também foi bom pelo fato de que, noutras escolas em que estudei, os professores ficavam cada vez mais atentos com o passar dos anos, às vezes a ponto de fazermos provas com dois monitores vigiando a sala. Naturalmente, quem quisesse colar teria que fazer uso de métodos cada vez mais aprimorados. Cheating Craft gira em torno dessa prática de colar em provas (que os japoneses costumam chamar de cunning, fazendo um empréstimo do inglês), mas de modo nunca antes visto.

O ato de colar em provas é levado ao extremo nessa história, com dispositivos e técnicas inacreditáveis para esse fim. Os estudantes são categorizados como tipo-C (tipo cheater, ou seja, aqueles que colam em provas) e tipo-L (tipo learning, ou seja, estudantes que aprendem o conteúdo e tiram boas notas sem colar). Temos como protagonistas o personagem Mumei, que é um estudante tipo-C, e a personagem Koui, tipo-L. Uma dupla bem curiosa que se une nas trapaças com o nobre objetivo de libertar o pai de Mumei, preso injustamente. A comédia é muito presente nesse anime, com destaque para a personagem Koui, cuja personalidade não corresponde à sua aparência (com a inconfundível voz da mesma dubladora da Kagura, de Gintama), assim como as cenas de ação envolvendo as artimanhas durante as provas.

O anime é uma adaptação de uma light novel chinesa, que foi adaptada para manhua (“mangá” chinês) e, neste ano de 2016, adaptado para a versão anime pelos japoneses, com episódios de 12 minutos cada, pouco mais da metade da duração de um episódio normal. O tema abordado, ou seja, o ato de colar em exames, é um fenômeno comum no mundo todo — no Brasil, podemos destacar os casos do ENEM — ainda que não seja o mais correto a se fazer. Na China, os estudantes enfrentam anualmente o Gaokao, um exame tipo vestibular, conhecido pela sua dificuldade e importância, pois assim como os vestibulares do Japão, o exame chinês tem um peso muito grande na vida da maioria dos alunos ao definir as universidades nas quais poderão ingressar, praticamente determinando um futuro de sucesso ou não.

Estudantes chineses, no desespero de garantir uma boa nota, tentam colar nas provas mesmo diante do complexo monitoramento para descobrir trapaceiros, incluindo o uso de detectores de metal, câmeras nos corredores e até drones. Quem for pego colando no exame, a partir deste ano, pode pegar até 7 anos de prisão. Entendendo esse aspecto cultural dos dois países, o tema da light novel e suas adaptações se torna mais compreensível. Convém acrescentar aqui que o anime difere bastante da novel e do manhua desde o começo, além de adaptar os nomes chineses para nomes japoneses.

Avaliação
The following two tabs change content below.
AvatarKarina-150x150 5 Animes/Mangás com Temas Inesperados

Karina Moreira

Formada em História, é membro do Grupo de Estudos de Histórias em Quadrinhos de Franca (GEHQ). Há anos não consegue viver sem sua dose diária de animes e mangás, o que aumentou seu interesse pela cultura japonesa, e espera conseguir dominar o complexo idioma dos kanji um dia... De vez em quando, gosta de desenhar e passar a madrugada rindo de vídeos de pegadinhas.

2 comments

  • Maranguape:

    Onde estava essa Karina no ano passado qd eu resolvi assistir uns animes que não conhecia????????????? rsrsrs… tem tanta coisa boa nessa sua lista que vou parar o que tava vendo e começar a seguir suas dicas!

    • Karina Moreira
      Karina Moreira:

      Hehe, espero que goste dos que você resolver assistir. Esses são só alguns que têm animes mais recentes, um dia pretendo apresentar outros desse tipo, só que mais antigos ^^
      Obrigada pelo comentário!

leave a reply

Contate-nos

Contate-nos por email ou nos procure nas redes sociais

soleblog.brasil@gmail.com

  • Top 7 personagens icônicos de séries
  • Top 7 Filmes diferentes do convencional
  • Top 7 Maiores Compositores de Trilhas Sonoras do Cinema
  • Top 7 robôs mais importantes da ficção II
Back to Top