Análise: 40 anos de Caçadores da Arca Perdida… a jornada do herói Indiana Jones – Parte 2

14

Depois da Parte 1 do nosso artigo especial, seguimos com mais fatos relevantes sobre Indiana Jones e o “maior filme de aventura já feito”:

Curiosidades sobre as filmagens

Anúncios

cena Análise: 40 anos de Caçadores da Arca Perdida… a jornada do herói Indiana Jones – Parte 2
Spielberg e Ford. Primeira cena filmada…Indy estava de nazista !!!

As filmagens começaram em 23 de junho de 1980, no histórico resort francês de La Rochelle, localizado 160 quilômetros ao norte de Bordeaux, com as cenas relativas às partes do filme que se passavam no mar.

O produtor Robert Watts encontrou lá um submarino alemão da Segunda Guerra Mundial construído para o filme alemão Das Boot do diretor Wolfgang Petersen (citado pelo Maxiverso aqui nesse artigo). O contrato que os produtores haviam feito com os alemães donos do submarino dizia que eles não podiam levar o submarino para o mar se as águas tivessem mais de um metro de altura. Assim, eles enviaram um engenheiro de Munique que construiu o submarino porque Watts insistiu que eles tinham alguém com autoridade para dizer que eles podiam ou não ir para o mar.

O submarino estava em um antigo bunker de submarinos nazistas que havia sido construída durante a Segunda Guerra Mundial. Os muitos ataques diretos marcados pelos bombardeiros aliados, evidenciados por crateras marcadas em seus exteriores, estes lugares continuam a ser lembretes pungentes da segunda grande guerra.

A base de submarinos, que mostrou ser de valor inestimável para a produção, era composta de cavernas enormes construídas para abrigar seis submarinos cada. Consistindo em paredes de 3,6 metros de espessura e dois telhados de 1,80 metros de espessura, a caverna usada pela produção tinha um interior cinza austero. O impacto visual da caverna foi reforçado por uma entrada para o mar em forma de rocha, construída pelo departamento de arte da produção do filme. O interior da caverna do submarino também era perfeito para a sequência de bases nazistas e era uma construção alemã genuína que continha até mesmo escritos alemães da época.

Antes do início das filmagens em La Rochelle, a produção enfrentou o desafio de encontrar um navio da década de 1930 para servir como o Bantu Wind, o navio pirata onde Indiana Jones e Marion levariam a Arca para Londres. Uma réplica construída no Bavária Studios em Munique não foi considerada em condições de navegar. Felizmente, um navio egípcio adaptável foi localizado em um porto irlandês, encomendado por um mês e reformado pelo departamento de arte, e acabou sendo usado no filme.

bantu Análise: 40 anos de Caçadores da Arca Perdida… a jornada do herói Indiana Jones – Parte 2
Ford (Indy) e o diretor Spielberg ao lado do navio pirata ‘Bantu Wind’

No primeiro dia em que a equipe de produção chegou ao local das filmagens com os barcos, estava chovendo e o mar não parecia muito atrativo… na verdade era impossível filmar. O mesmo aconteceu no segundo dia. No terceiro dia, o mar tinha se acalmado e eles conseguiram passar o dia todo trabalhando. Todas as manhãs, enquanto duraram as filmagens, todos foram transportados para o navio que havia ancorado em mar aberto a cinco quilômetros da costa.

Com todas as cenas dos navios e as tomadas das docas prontas, a produção mudou-se para Elstree Studios. Lá, em 30 de junho, o primeiro dia de filmagem interna foi passado na casa de Imam, o astrônomo-sacerdote-estudioso que ajuda Indy a encontrar a Arca traduzindo a inscrição no medalhão. Ele mora em uma casa em uma colina nos arredores do Cairo. A casa é exótica e romântica, encantadora e decorada no tradicional clima de Casablanca, com um enorme ventilador giratório no teto e elementos vazados na parede que proporcionava um local maravilhoso para ver o Cairo à noite.

Em seguida, ocorreu a filmagem do templo sul-americano no estágio quatro. O set foi uma criação maravilhosa de Norman Reynolds que capturou o sentimento dos seriados dos anos 40 com uma atmosfera de Tarzan. Lá, Indy encontra um engenhoso sistema de armadilhas inventadas por algum arquiteto antigo para proteger o ídolo dourado que ele buscava. Dardos venenosos voam da boca de faces de pedras grotescas, lanças são arremessadas do nada para empalar suas presas e tarântulas aguardam na escuridão da caverna, repleta de teias de aranha. 50 espécimes vivas foram recrutadas por Spielberg e jogadas nas roupas de Ford e Alfred Molina, que fez sua estreia no cinema com Caçadores e depois teve uma carreira de sucesso e reconhecimento.

templo Análise: 40 anos de Caçadores da Arca Perdida… a jornada do herói Indiana Jones – Parte 2
Equipe filmando a famosa cena do ídolo de ouro

Quando Indy retira o ídolo de seu santuário, todo o lugar começa a tremer e desmoronar. Em sua saída, Indy é perseguido por uma pedra gigante. Sua única maneira de sobreviver é ultrapassando a rocha para chegar à saída do templo. Ford acreditava que seria mais eficaz se o público pudesse realmente ver que era ele quem estava fugindo da rocha e queria ultrapassá-la sozinho, sem a ajuda de um dublê. Glen Randall sentiu que Ford realmente conseguiria e sugeriu que Spielberg o deixasse tentar. A rocha de 3,6 metros era feita de gesso, madeira e fibra de vidro pesando 300 libras e poderia ter causado danos corporais a qualquer pessoa que caísse debaixo dela… A cena foi filmada de cinco ângulos diferentes, cada um feito separadamente, cada um feito duas vezes, então Ford teve que correr e ultrapassar a pedra dez vezes, e conseguiu em todas! Quando a sequência foi concluída, Spielberg admitiu: “Ele ganhou dez vezes e bateu todas as probabilidades. Ele teve sorte e eu fui um idiota por deixá-lo tentar”.

bola-roland Análise: 40 anos de Caçadores da Arca Perdida… a jornada do herói Indiana Jones – Parte 2

No dia 14 de julho começaram as filmagens da sequência do Poço das Almas na tumba egípcia na fase três de Elstree, que durou duas semanas. De acordo com o roteiro, o Poço das Almas é uma câmara escondida sob a areia onde a Arca da Aliança deveria estar. Quando Indy encontra o Poço, ele descobre que todo o lugar é habitado por cobras. Spielberg não ficou satisfeito com o número de cobras que eles tinham no set (cerca de 2.000) e encomendou mais 4.500 da Dinamarca para atingir o horror tão bem descrito no roteiro. O conjunto foi projetado como o interior de uma pirâmide dominada por três estátuas de chacal com mais de 35 metros de altura. Indy seria baixado na cova do topo das estátuas e de repente cairia apenas para ficar cara a cara com uma cobra.

Para segurança dos atores, eles não poderiam fazer nada sem um soro antiofídico à disposição. O “homem do soro”, como Frank Marshall o chamava, não conseguia passar pelas autoridades com o soro e era o único no país. A produção foi para um hospital, mas o soro estava desatualizado. Finalmente, o soro chegou da França com uma pequena ajuda da embaixada americana, do Hospital da Força Aérea e do Hospital Naval. Durante as filmagens da cena no Poço, as portas do palco foram abertas permanentemente, e uma ambulância entrou com as portas abertas. De pé em cada lado estavam dois homens enormes em jalecos brancos, com uma seringa em cada mão. Cada membro da unidade usava roupas de proteção, botas de borracha e calças e jaquetas de lona reforçada. Dia a dia o elenco e a equipe técnica se acostumaram com as cobras, a tensão foi embora… e voltou com uma cobra que chegou a matar outra cobra, que tentava morder pessoas.

John Baxter em seu livro Steven Spielberg An Unauthorized Biography menciona outro problema que a equipe de produção enfrentou quando Vivian Kubrick, filha do famoso diretor Stanley Kubrick, reclamou da forma como as cobras eram tratadas. Ela afirmou que muitas cobras caíram dos pés do elenco e da equipe técnica. Ela até subiu no palco e disse: “Steven, isso é tão cruel“. Spielberg, por sua vez, ficou terrivelmente envergonhado e garantiu a ela que os animais seriam bem cuidados, mas ela não gostou disso, então ligou para a RSPCA para reclamar. Todo o filme parou e foi suspenso por um dia inteiro. Para continuar filmando, Spielberg ordenou que fossem tomadas medidas de adequação às questões de proteção dos animais. Então, instalaram uma fileira de latas de lixo de plástico até onde a vista alcançava ao redor do palco, e no fundo de cada uma havia um pouco de palha e uma folha de alface, e cada uma tinha cerca de três cobras-liga.

marion Análise: 40 anos de Caçadores da Arca Perdida… a jornada do herói Indiana Jones – Parte 2
A atriz Karen Allen (Marion), e cobras…

Ford e Allen tiveram que ficar no centro do set com mais de 6.000 cobras emaranhadas fervilhando ao redor. Mesmo que as cobras sejam o pior pesadelo de Indy, elas não incomodavam Harrison Ford, já que quando adolescente ele adorava cobras e até mesmo as coletava para exibi-las.

Já a pobre Allen teve que usar apenas um vestido de noite branco com os braços e as pernas nus. Quando as coisas começaram a ficar difíceis, Wendy Leach, a dublê de Allen continuava suas cenas e quando as coisas ficaram realmente desagradáveis, o tratador de animais, Steve Edge, colocava o vestido de Marion, raspava as pernas e terminava suas filmagens.

As cenas do Poço das Almas ficaram marcadas como uma das piores experiências de Allen porque ela sabia que as pítons não eram venenosas, mas elas mordem e seguram. Isso a assustou muito, e toda vez que uma cobra se aproximava de seus pés descalços, ela se virava e saía do set. E tem mais: Spielberg, por achar que ela não estava gritando de verdade, fez com que passasse por várias “torturas“, como jogar tarântulas em sua perna ou jogar cobras em sua cabeça. “Sempre que ela me via, ela olhava para cima“, disse Spielberg mais tarde.

Bem ao lado do set do Poço das Almas estava o set das Catacumbas de onde Indy e Marion escapariam. O cenário era estreito, delicadamente desenhado, com espaço insuficiente para o pessoal essencial. Dentro das catacumbas, Marion e Indy encontram os resultados assustadores da arte de Tom Smith, o maquiador-chefe de Caçadores. Ao criar a cena das catacumbas, seguindo depois de toda a atividade e movimento do Poço das Almas com suas cobras e fogo e estátuas caindo, e figuras inimigas condenando Marion e Indy a sufocar e apodrecer, George Lucas, Steven Spielberg e Lawrence Kasdan introduziram um visual enorme de horror no filme. Dentro do conjunto estreito havia crânios e muitos corpos apodrecendo – as múmias que aterrorizariam Marion Ravenwood e a fariam dizer: “Este é o pior lugar em que já estive.”

Tom Smith criou essas múmias mofadas. Para garantir que os modelos fossem o mais precisos possível, ele começou escrevendo ao London College of Surgeons para obter crânios reais como exemplos, para poder medir as dimensões corretas. Por estágios, usando uma variedade de materiais de modelagem, de produtos químicos primitivos a avançados, ele começou a fazer cadáveres completos em vários estágios de decomposição: cadáveres em decomposição horrivelmente reais, tão reais que você poderia acreditar não só que eles estavam mortos, mas também que eles já estiveram vivos!

Karen Allen passou oito ou nove dias sozinha, tendo esses cadáveres e esqueletos caindo sobre ela. “Grandes quantidades de poeira caindo em meus olhos e boca. Antes, tínhamos passado duas semanas na cova das cobras. Às vezes era difícil descobrir o que eu estava fazendo, com cobras por todo lado. Foi difícil e insatisfatório de certa forma. Tenho feito filmes assim desde então, como A Tempestade Perfeita, onde as vezes você passa um dia inteiro apenas bebendo muita água, lutando pela vida e gritando. Mas na época (durante as filmagens de Caçadores), não consegui descobrir o que isso tinha a ver com atuar.”. A verdade é que Allen não estava particularmente feliz com a maneira como Spielberg estava trabalhando, porque ela queria ensaiar e sentia que era frustrante não ter sido capaz de explorar seu personagem e torná-lo mais profundo. Durante o filme, ela sempre falava sobre como iria usar o dinheiro para voltar “para casa” e montar uma companhia de teatro. Sua raiva havia aumentado durante toda esta sequência nas catacumbas. Embora os dublês a tenham substituído quando Marion se pendurou no poço e a estátua desabou sobre ela, havia ansiedade mais do que suficiente quando ela enfrentou as cobras.

Depois, a cena do Bar Raven começou a ser filmada no estágio dois, enquanto o dublê Martin Grace realizava a cena da queda da estátua no Poço das Almas. Localizado no Himalaia, o Raven foi outra criação maravilhosa de Norman Reynolds. Os móveis, as bebidas nas prateleiras, a lareira maravilhosamente tratada com jato de areia e de aparência antiga, tudo de época. E a aura geral do lugar é “montanhas” e isso parece certo para o momento do filme. E esta é uma das cenas mais dramáticas do longa, que introduziu a personagem de Marion Ravenwood, mas também estabeleceu a relação entre ela e Indy. Infelizmente, no corte final do filme, a maior parte do diálogo nessa cena foi cortada, causando a frustração de Lawrence Kasdan. “Algumas das melhores composições que já fiz foram nessa cena, mas tudo o que resta é o início e o fim.”

Em 14 de agosto, Spielberg e companhia visitaram a Escola Maçônica Rickmansworth na Inglaterra, uma antiga instituição fundada em 1788 por Chevalier Bartholomiew Ruspin, para filmagens no local. A escola, situada em 400 acres de parque, era perfeita como faculdade de ensino de Indy e como escritório do governo de Washington D.C. De repente, Robert Watts foi levado ao hospital, no dia 18 de agosto, para a retirada de apêndice, ficando as funções nas mãos de Frank Marshall. Felizmente, Watts se recuperou logo e voltou ao set um mês depois.

Com as filmagens do interior concluídas, a produção foi para o Norte da África para filmar o local de escavação alemã da cidade perdida de Tanis. Localizado no deserto tunisiano de Sedala, perto da cidade de Tozeur, os 70 acres perfeitamente projetados por Norman Reynolds capturaram a visão de George Lucas e Steven Spielberg. Filmar sob o sol da Tunísia com temperatura de 50°C foi um pesadelo, especialmente para os 600 figurantes árabes, que começaram a reclamar quando surgiram problemas de abastecimento de água.

Sob essas condições, Spielberg estava trabalhando em um ritmo frenético para fazer o filme dentro do prazo, com uma média de 35 montagens por dia, um número impensável para um filme de Hollywood, mas Caçadores foi inspirado nos filmes B dos anos 1930 e foi assim que Spielberg imaginou esse filme. “Em Caçadores eu aprendi a gostar em vez de amar. Se gostei de uma cena depois de filmá-la, imprimi-a. Não voltei a filmar dezessete vezes até conseguir uma que amei”, disse Spielberg.

George Lucas visitou o set na Tunísia por duas semanas e até dirigiu algumas cenas. Logo no primeiro dia, ele sofreu uma forte queimadura de sol e foi forçado a cobrir o rosto e as orelhas com lenços de papel. Isso fez com que a equipe lhe desse o apelido de “Howard Huge”. Mas sua pele estava permanentemente danificada e desde quando ele se expunha ao sol, seu rosto ficava vermelho brilhante.

Apesar de seu argumento para terminar a tempo, Spielberg conseguiu improvisar muitas cenas durante as filmagens, como a cena da barraca, a cena da aluna de Indy que havia escrito em suas pálpebras “eu te amo” e a cena na cabine do navio Bantu Wind. Pequenas cenas que geraram risos e deram ao público a chance de aliviar a adrenalina depois de toda a corrida e luta ocorridas antes e depois desses pequenos interlúdios.

Ford continuou a fazer a maioria de suas acrobacias, arriscando a existência da produção e até mesmo sua própria segurança mais de uma vez. Houve momentos em que ele se machucou diariamente. “É verdade, você pode fazer um monte de coisas sozinho. E eu fico feliz se a proeza for coordenada de forma que haja uma vantagem para o filme em eu mesmo fazer isso. Não quero fazer pela glória. Mas às vezes começo a me sentir mais como um jogador de futebol, um jogador de futebol maltratado, do que um ator de cinema” disse ele uma vez.

Tendo escapado do Poço das Almas, Indy e Marion observam os movimentos dos alemães. Indy tenta pegar um avião, que iria viajar com a Arca para a Alemanha, e é visto por um mecânico que o desafia para uma luta. A luta ocorre em torno das hélices de uma Asa Voadora Nazi com Indy tentando evitar o alemão. O artista Ron Cobb projetou um protótipo da Asa Voadora que, com suas asas finais inclinadas para baixo, era mais parecido com um aeroplano americano desenvolvido nos anos 40. O avião final, em tamanho real, foi construído pela Vickers Aircraft Company, na Inglaterra, e pintado nos estúdios da Elstree. Depois de concluída, a aeronave foi desmontada e enviada para a Tunísia, onde foi reconstruída no local.

Posteriormente, em um de seus esforços contra o mecânico, Indy é derrubado no caminho da roda do avião e dá um super salto para trás para evitar ser esmagado. A cena foi ensaiada com sucesso várias vezes, mas quando a câmera começou a rolar, o pé direito de Ford lançado na areia virou de lado. Ele prendeu o dedo do pé sob o pneu da asa voadora que avançava e começou a rastejar por sua tíbia. Felizmente, os freios funcionaram centímetros antes de seu joelho ser esmagado, mas ele ficou preso na areia. Graças ao sol escaldante, os pneus ficaram moles, então quando a roda pegou o pé de Ford “ele não sofreu nada pior do que um par de pulmões gastos com o grito que soltou“, disse Spielberg ao The New York Times.

O filme incluiu depois uma grande sequência de perseguições envolvendo um caminhão, um jipe, uma motocicleta e um cavalo, equivalente às perseguições de diligências dos antigos seriados. Como na Asa Voadora Nazi, a equipe de produção criou todos os veículos necessários. Indy, a cavalo, anda ao lado de um caminhão que carrega a Arca, arranca um passageiro do caminhão e o joga na estrada. Então ele briga com o motorista e ele mesmo passa a dirigir o caminhão. Um sargento alemão sobe de volta pelo telhado e desce na cabine. Ele entra pela janela e acerta Indy, mandando-o para fora do para-brisa. Indy disparou pela frente do caminhão, se pendura, mas acaba perdendo o equilíbrio e caiu por baixo. Indy fica pendurado embaixo, pega seu chicote, amarra-o sob o caminhão e é arrastado pela estrada, em uma das cenas mais emblemáticas daquele filme em termos de efeitos especiais, na época. Eventualmente, ele puxa-se de volta para o caminhão, sobe por um grande buraco na lateral, entra de volta na cabine, pega a carreta do motorista e dirige o caminhão para o Cairo.

equipe Análise: 40 anos de Caçadores da Arca Perdida… a jornada do herói Indiana Jones – Parte 2
Karen Allen, George Lucas, Steven Spielberg e Harrison Ford

Spielberg, que nunca havia usado um segundo diretor de unidade antes, concordou em fazer isso apenas para a perseguição de caminhão, porque era uma perseguição muito extensa e cobria muitos locais diferentes. A segunda unidade começou a filmar a perseguição de caminhão uma semana antes de a produção ser transferida para a Tunísia, então eles estavam bem envolvidos quando Spielberg chegou a Nefta (na Tunísia). Ele dirigiu todas as cenas envolvendo Ford. Para sua própria proteção, quando Ford foi filmado pendurado na frente do caminhão, ele estava sentado em um assento de bicicleta preso ao chassi do veículo. Mickey Moore (diretor de segunda unidade) filmou tudo que envolveu arremessos mais amplos usando câmeras duplas. Mesmo que Moore seguisse todos os storyboards de Spielberg ao pé da letra, ele também deu a ele uma ou duas tomadas extras para cada storyboard, “e às vezes as tomadas bônus eram melhores do que os storyboards“, admitiu Spielberg. Posteriormente Moore foi convidado para ser diretor de segunda unidade dos próximos filmes do Indy até Indiana Jones e a Última Cruzada.

A próxima parada da produção foi a cidade de Kairouan, no Nordeste da Tunísia, que serviu como Cairo dos anos 1936. Um dia inteiro foi perdido porque 350 antenas de TV tiveram que ser removidas das casas ao redor do prédio que servia como residência de Sallah.

Durante uma caminhada pelas ruas do Cairo, Marion é sequestrada e Indy está correndo tentando encontrá-la. Enquanto a procura, ele confronta um árabe vestido de preto com uma grande espada na mão, em mais uma cena emblemática do longa. De acordo com o roteiro, Indy usa seu chicote para bater no espadachim. O árabe se exibe com sua espada. Indy faz o seu próprio “show” com o chicote e a grande batalha começa. Essa cena foi inclusive filmada e pode ser vista abaixo. Ridiculamente, a maior parte da equipe, durante as filmagens na Tunísia, sofreu de disenteria. Todos, exceto Spielberg, que trouxera sua própria comida, em lata. Então, Ford não estava de bom humor para uma cena tão grande e difícil, embora a tivessem ensaiado, já que ele tinha que ir ao banheiro a toda hora. Ele se aproximou de Spielberg e disse: “Steven, não posso mais fazer isso, vamos atirar no filho da puta!” A resposta de Spielberg foi “Eu estava pensando em fazer a mesma coisa” e então eles filmaram também essa sugestão, obtendo uma das melhores risadas do filme.

Cena deletada de Indy enfrentando o espadachim árabe

No dia 29 de setembro, a produção chegou a Kauai, no Havaí, para a cena de abertura do filme. No dia seguinte, as filmagens começaram em um local que servia como exterior do templo sul-americano. Era uma cova, como um mini-canyon e incluía uma piscina e uma cachoeira. A localização era ótima, mas era de difícil acesso. Eles tiveram que construir escadas para baixo de um penhasco quase íngreme para entrar nele, e todo o equipamento pesado teve que ser colocado com um guindaste por cima. Mas o pior de tudo, a piscina era o viveiro de milhares de mosquitos e eles precisavam de um homem com um nebulizador de mosquitos todas as manhãs e ficavam cobertos com óleo anti-picada de insetos, mas mesmo assim foram picados.

Depois de uma busca exaustiva pelo avião de fuga de Indiana Jones para a América do Sul, este biplano Waco dos anos 1930 foi finalmente localizado em Junction City, Oregon. Pertencente a Henry e Alice Strauch, o avião foi o único encontrado que atendia a todos os requisitos do filme – monomotor, cabine aberta e os flutuadores originais que permitiam pousar e decolar na água. O desenhista de produção Norman Reynolds pintou o avião para combinar com a aeronave da época e acrescentou um pequeno toque de humor também – observe o uso dos dois personagens de Star Wars OB (como em Obi-Wan Kenobi) e 3PO como a identificação do avião.

Este valioso avião antigo finalmente voltou para casa, para Oregon e sua rotina regular – Henry Strauch voava com ele para o trabalho e voltava todos os dias. Foi lá que ocorreu outro acidente. A cena pedia que Indy corresse até a margem do rio, perseguido pelos nativos, pulasse na água, nadasse em direção ao avião, subisse, entrasse e voasse para longe. Tudo em uma cena. Enquanto Ford subia no avião, suas pernas pendiam do flap direito e dificultavam a pilotagem. Então, quando o avião atingiu uma altitude de seis metros, ele desapareceu atrás de um afloramento de árvores e caiu. Milagrosamente, Ford e o piloto escaparam sem arranhões e voltaram para fazer a cena novamente.

Depois, no sábado, em Kauai, eles escalaram o que deveriam ser as montanhas sul-americanas.

O último local a ter filmagens foi a costa do Nepal, que só poderia ser alcançada por helicóptero. Eles tiveram que levar tudo de helicóptero, incluindo dois burros. Eles tinham dois burros que usaram para todas essas caminhadas em Kauai, tanto para a primeira quanto para a segunda unidade – e os burros ficaram mancos. Durante todo o domingo, eles tentaram encontrar burros na ilha de Kauai porque precisavam dar continuidade às filmagens. Eles não encontraram nenhum no domingo; Segunda de manhã eles encontraram dois burros. Eles eram da cor errada, então a produção o pintou de marrom com spray de cabelo. Mas o local não só era acessível apenas de helicóptero, como agora a produção tinha dois burros que haviam pintado de cinza a marrom, e também precisava colocá-los no helicóptero. Então, eles compraram uma caixa, conseguiram um gancho para este helicóptero, prenderam os burros e, um de cada vez, foram enganchados sob o helicóptero e levados ao local.

Continua no próximo capítulo deste especial

[RM – The Raider.net]

printfriendly-pdf-email-button-notext Análise: 40 anos de Caçadores da Arca Perdida… a jornada do herói Indiana Jones – Parte 2
The following two tabs change content below.
AvatarRicardo-150x150 Análise: 40 anos de Caçadores da Arca Perdida… a jornada do herói Indiana Jones – Parte 2

Ricardo Melo

Profissional de TI com mais de 10 anos de vivência em informática. Tem como hobby assistir seriados de TV, ir ao cinema e namorar!!! Fã de rock'n'roll, música eletrônica setentista, ficção-científica e estudos relacionados a astronáutica. Quis ser astronauta, mas moro no Brasil... Os anos 80 foram meu playground!

14 thoughts on “Análise: 40 anos de Caçadores da Arca Perdida… a jornada do herói Indiana Jones – Parte 2

    1. Obrigado Patrícia, nossa terceira parte já está no ar, a quarta e última está pronta e será postada na próxima semana.

  1. achei até toscona a cena do Indy enfrentando o cara com o chicote, mesmo tendo uma arma kkk nadaver, ficou muito melhor a cena que o Ford sugeriu, agora, nao deixa de ser no minimo estranho que ele mate alguem assim a sangue frio ne hehehehe mas passa

  2. hj em dia ia ser um escandalo essa historia do Spielberg levar a Allen ao limite heim… geracao mimimi ia ficar horrorizada

    1. Sim, filmaram alguns ensaios, mas não estava saindo da forma que o Spielberg queria.

    1. Obrigado, e ainda não finalizamos…aguardem mais artigos.

    1. Minha fonte é o melhor site de Indiana Jones que existe, o The Raider.net

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *