13ª Dica p/ Novos Jogadores – Conheça os Jogos 18xx
Esse é o décimo terceiro texto (13ª Dica p/ Novos Jogadores – Conheça os Jogos 18xx), da série, que aborda dos jogos 18xx. Quem tiver o interesse em ler os textos anteriores, basta acessar os links abaixo:
1ª Dica P/ Novos Jogadores – Conheça Melhor o Hobby
2ª Dica P/ Novos Jogadores – Conheça os Tipos de Caixas
3ª Dica P/ Novos Jogadores – 7 Cuidados ao Iniciar nos BGs
https://maxiverso.com.br/blog/2022/12/27/3a-dica-p-novos-jogadores-7-cuidados-ao-iniciar-nos-bg/
4ª Dica p/ Novos Jogadores – Conheça a Arte/Design dos Jogos
https://maxiverso.com.br/blog/2023/01/06/4a-dica-p-novos-jogadores-conheca-a-arte-design-dos-jogos/
5ª Dica P/ Novos Jogadores – Conheça os Tipos de Peças
https://maxiverso.com.br/blog/2023/02/26/conheca-os-tipos-de-pecas/
6ª Dica p/ Novos Jogadores – Conheça os Tipos de Tabuleiro
https://maxiverso.com.br/blog/2023/03/10/conheca-os-tipos-de-tabuleiros/
7ª Dica p/ Novos Jogadores – Elementos Abstratos dos BGs – parte 1
https://maxiverso.com.br/blog/2023/04/18/elementos-abstratos-dos-jogos/
8ª Dica p/ Novos Jogadores – Elementos Abstratos dos BGs – parte 2
https://maxiverso.com.br/blog/2023/05/12/elementos-abstratos-dos-bgs-2/
9ª Dica p/ Novos Jogadores – Conheça os Tipos de Jogos
https://maxiverso.com.br/blog/2023/07/12/9a-dica-p-novos-jogadores-conheca-os-tipos-de-jogos/
10ª Dica p/ Novos Jogadores – Conheça Dungeon Crawlers e Coop
https://maxiverso.com.br/blog/2023/07/15/conheca-dungeon-crawlers-e-coop/
11ª Dica p/ Novos Jogadores – Conheça os Jogos CIV e 4x
https://maxiverso.com.br/blog/2023/07/21/11a-dica-p-novos-jogadores-conheca-os-jogos-civ-e-4x/
12ª Dica p/ Novos Jogadores – Conheça Wargames e Warhammer
12ª Dica p/ Novos Jogadores – Conheça os Wargames e Warhammer
Nesse décimo terceiro texto o assunto são os jogos 18xx, que são jogos ainda mais específicos, e para uma parte da comunidade board gamer, na verdade são um hobby à parte. Esses tipos de jogos acabam representando subcategorias em relação às demais categorias mais tradicionais de board games. Isso não implica que eles sejam jogos inferiores em absoluto, mas apenas categorias muito mais específicas que as demais. Além do BGG, e do Wikipedia, que fornecem boa parte do material de pesquisa, o universo 18xx são tema de diversos outros sites especializados. Assim, mesmo sendo muito complexos os jogos 18xx também são muito interessantes e valem no mínimo uma conferida.
Imagem Ludopedia: 1890 Plano Nacional de Viação, e 1852 Ferrovias da Bahia, os 18xx brasileiro
De todo modo, o importante é notar que essas subcategorias, representam “o nicho dentro do nicho”. Mesmo se aproximando, ora dos euros ora dos ameritrash, esses tipos de jogos também possuem características muito próprias. Isso os diferencia significativamente das categorias mais abrangentes (euros, ameritrash, jogos familiares, festivos e abstratos).
Para compreender melhor, basta dizer que tanto “Russian Railroads” e “1830: Railways & Robber Barons” envolvem a temática ferroviária, e podem ser encaixados na categoria euro, muito mais do que nas demais. Isso, evidentemente, se jogos 18xx, como é o caso do “1830”, não forem considerados como uma categoria independente. Porém, apesar desses dois jogos apresentarem alguma similitude em relação ao tema, na verdade eles são completamente diferentes entre si, especialmente nas mecânicas.
Uma das principais características que dá coesão a essa categoria de jogos é o tema, porque, salvo duas exceções, que serão apontadas a seguir, os jogos 18xx envolvem o gerenciamento, expansão e exploração de companhias ferroviárias do séc. XIX. É interessante notar, que ocorre com wargames e jogos de temática bélica, o mesmo que com jogos 18xx e com temática ferroviária. Nem todos os jogos envolvendo combates militares são wargames, e da mesma maneira, nem todos os jogos envolvendo trens são 18xx. O Ticket to Ride é o primeiro jogo moderno que vem à mente quando se pensa em trens, mas de forma alguma é um 18xx.
Assim como os wargames, os jogos 18xx também possuem características próprias, que os diferencia dos demais jogos com essa temática ferroviária (Ticket to Ride, Russian Railroads, North American Railways, Colt Express, etc).
Imagem BGG: 1830 Railways & Robber Barons
Antes de qualquer coisa vale explicar que 18xx não é um jogo em si, mas está mais para um sistema de regras básicas. Esse sistema deu origem a diversos outros jogos, que mantém o mesmo “esqueleto”, mas adotam algumas regras e variantes, conforme cada jogo. Assim os jogos 18xx têm uma estrutura comum, mas cada um apresenta características específicas que os torna singulares em relação aos demais títulos da categoria.
Para visualizar melhor basta imaginar uma série de característica de jogos “A, B, C, D, E”. A característica “A” é comum a todos os jogos da categoria, e as demais “B, C, D, E” são características específicas. Dessa maneira um jogo fictício “18RJ” terá os elementos ABCD (menos o elemento E). O jogo “18SP” terá os elementos ABDE (menos o elemento C). Já o jogo “1854: Baronesa” terá os elementos ACDE (menos o elemento B). Todos tem um conjunto próprio de características, entretanto, a característica “A” é comum a todos.
Dentre as características específicas presentes nos jogos 18xx, e que os diferencia entre si, algumas merecem um maior destaque. Um exemplo disso são as regras específicas que determinam quando, ou como, podem acontecer as fusões e cisões entre as companhias. Outras características determinam em que momento, ou em que condições, os jogadores podem receber o dinheiro gerado pelas ações, das companhias que possuírem. Alguns jogos fazem uso de companhias ferroviárias com natureza diferentes das empresas comuns. Estas seriam as “companhias privadas” e as “companhias menores”, que funcionam de forma diferente, tanto entre si, quanto em relação às companhias regulares. O mesmo ocorre em relação ao desenvolvimento tecnológico dos diversos tipos de trem. Isso porque, em alguns jogos, os trens ficam obsoletos mais rápidos e em outros mais lentamente.
Imagem Ludopedia: Ticket to Ride Original
Em outros títulos, para disponibilizar trens mais modernos e mais rentáveis, é necessário que as rotas cheguem a determinado tamanho. Já em outros jogos é necessário que as companhias atinjam um determinado volume de capital ou de ações, antes dos trens modernos estarem disponíveis. Existem diversos outros conjuntos de regras ou características próprias, que envolvem o financiamento das companhias, os diversos tipos de empresas. Em alguns jogos 18xx existe a possibilidade das próprias empresas possuírem ações de outras companhias (independentemente dos jogadores). Há também regras regendo a questão da falência e eliminação de jogadores, que ocorrem em alguns jogos e em outros não. O mesmo ocorre com o sistema de compra de ações que é totalmente livre em alguns jogos e restrita em outros. Essas são algumas das características mais comuns, que variam de um jogo 18xx para outro.
Essa grande quantidade de conjuntos de regras possíveis faz com que o sistema 18xx tenha uma quantidade enorme de jogos disponíveis. Isso possibilita que cada jogo 18xx proporcione uma experiência lúdica única, apesar do tema central ser o mesmo em todos eles. Um dos pontos mais interessantes, que demonstra a genialidade da proposta 18xx, é que a divergência das regras está limitada a detalhes e pontos específicos.
Isso ameniza o efeito dessa verdadeira miríade de regras diferentes, porque o funcionamento básico de todos os jogos 18xx é basicamente o mesmo. E mesmo assim, os jogos 18xx ainda são suficientemente diferentes para não dar a sensação de se jogar sempre o mesmo jogo, com outra roupagem. Assim sendo, para jogar títulos diferentes, não é necessário aprender absolutamente todas as novas regras novamente. Se uma pessoa já jogou algum título 18xx na vida, então ela já sabe, mais ou menos, como todos os outros jogos da série funcionam.
Imagem Ludopedia: Ticket to Ride Europa
Isso é o que ocorre com uma série muito conhecida de jogos modernos que são os jogos Ticket to Ride, ou TTR. Claro que essa é uma simplificação absurda, e deve ser entendida guardadas as devidas proporções. Considerando isso, é possível dizer que a diversidade das regras dos 18xx funciona mais ou menos como a diferenças das versões do Ticket to Ride. Há o Ticket to Ride Original, o Ticket to Ride Europa, o Ticket to Ride Pensilvânia, e o Ticket to Ride Ásia. Todos eles funcionam da mesma forma básica, com a compra de cartas coloridas, para completar e reivindicar uma determinada rota ferroviária, da mesma cor. Quanto maior a rota entre uma cidade e outra, maior a quantidade de pontos, obtidos pelo jogador que conquistou esse rota.
O TTR Original e o TTR Europa dão uma pontuação extra para o jogador com a maior rota ininterrupta. No caso do TTR Pensilvânia, essa pontuação extra, vai para o jogador que completar a maior quantidade de rotas, e não para a rota maior. O TTR Europa, por sua vez, possui rotas com túneis, que exigem que o jogador eventualmente gaste uma carta extra, para completar aquela rota. Essa característica não existe nem no TTR Original, nem no TTR Pensilvânia.
Já no TTR Pensilvânia quando completa uma rota, o jogador ganha uma carta de ação da companhia associada àquela rota. No final da partida, os jogadores ganham pontos extras, conforme a quantidade de ações de cada companhia que possuírem. Essa é uma característica que não existe, nem no TTR Original, e nem no TTR Europa.
Imagem Ludopedia: Ticket to Ride Reino Unido e Pensilvânia
Diferente de todos esses três o TTR Ásia tem a possibilidade do jogo em dupla e não individual, como ocorre nos demais títulos da franquia. Nesse caso os quatro jogos possuem regras novas a serem aprendidas, mas o funcionamento geral é o mesmo. Isso é mais ou menos o que ocorre com os jogos 18xx, só que em um nível de complexidade absurdamente maior.
Apesar da sua complexidade alta, e grande variedade de regras, é preciso considerar também que alguns jogos 18xx são baseados em jogos anteriores. Desse modo, eles acabam mantendo muitos elementos já conhecidos, aos quais vão sendo adicionadas novas características ou regras. Por isso, mesmo que cada jogo da série seja único, e com regras próprias, a base do jogo permanece a mesma, o que facilita bastante o entendimento de como ele funciona. Em termos gerais, há que se considerar também, que mesmo tendo características próprias, de um modo geral, todos os jogos 18xx mantém o esquema de duas fases (compra de ações e de operação).
Existe um excelente vídeo no Youtube, do famoso canal “Game Night”, explicando de forma bem didática como se joga o “1830”. Apesar do vídeo estar com o áudio em inglês, ele tem legendas e por isso vale uma olhada a que tiver interesse nesse tipo de jogo. O canal é o seguinte: https://www.youtube.com/watch?v=uLTFo-xb7ts.
Imagem BGG: 1829
Os jogos 18xx surgiram com o lançamento do jogo 1829 criado pelo designer Francis Tresham, em 1974. Mas o que transformou os 18xx no que eles são e representam foi sem dúvida o 1830. Esse jogo, também de Francis Tresham, saiu mais de uma década após o 1829, pela Avalon Hill com melhor qualidade de produção, regras mais refinadas, a ponto de parecer que o 1829 era apenas um rascunho. Acima de tudo, o 1830 teve uma campanha de propaganda e uma distribuição muito melhores e mais amplas, que o jogo anterior. Isso tornou o 1830 muito mais acessível, para os consumidores.
Assim sendo, o 1829 pode ser visto como uma espécie de “embrião”, e por isso o padrão base da categoria é o seu sucessor 1830. Francis Tresham também criou outra categoria muito importante que são os jogos CIV, ao lançar o jogo Civilization em 1980. Aqui é preciso cuidado para não confundir o board game Civilization com o jogo de computador “Sid Meier’s Civilization”, lançado 10 anos depois.
Em relação ao nome desse tipo de jogo (18xx), isso se deve ao fato de cada jogo estar relacionado a um determinado ano (dentro do séc. XIX), correspondente a um momento importante da história ferroviária de um determinado país. Como esses jogos ficaram muito populares nos anos 70/80, e muitos títulos surgiam nessa época. Em pouco tempo aconteceu o inevitável, com o esgotamento dos anos do século XIX, disponíveis para novos jogos do mesmo estilo. Além disso, geralmente acontecia também de um designer querer lançar um jogo com uma data que já havia sido utilizada anteriormente, para representar uma situação diferente, em um local diferente.
Imagem BGG: 1837 Saxonia e 1837 Rail Building in the Austro-Hungarian Empir
Para solucionar o problema, primeiro se utilizou o numeral “18”, seguido de duas letras, sinalizando o local retratado no jogo. Um exemplo disso é o jogo “1837: Saxonia”, lançado em 2003, que ficou conhecido no meio como “18SX”. Isso porque anteriormente, desde 1994, já existia o jogo “1837: Rail Building in the Austro-Hungarian Empire”.
Outra solução foi adotar subtítulos, que especificassem qual era o cenário daquele determinado jogo 18xx, quando já existia outro jogo anterior com o mesmo ano. Esse é o caso do “1865: Midwest”, lançado em 2008, e o “1865: Sardinia”, lançado em 2011. Outro exemplos são os jogos “1883: Building Roads in Northern Italy” de 2019 e o “1883: Express d’Orient” de 2020, e os jogos “1869: The Golden Spike” de 1998, e o “1869: USA West” de 2000.
Imagem BGG: 1883: Building Roads in Northern Italy / 1883: Express d’Orient
Mesmo os jogos 18xx sendo limitados historicamente ao sec. XIX, por definição, apesar disso, existem algumas variantes tanto no passado, quanto no futuro. Esse é o caso do jogo Ur 1830 B.C., que se passa na milenar metrópole mesopotâmica. Ao invés de companhias de trens, o jogo tem reinos e canais de irrigação, mas que funcionam da mesma forma. Há também o 2038: Tycoons of the Asteroid Belt, que envolve ficção científica e a exploração econômica de um asteroide.
Mantendo ainda o tema das variantes, um jogo digno de nota é o Poseidon 1800 B.C. de 2010, que utiliza os elementos dos jogos 18xx, mas de forma mais simples. Isso faz com que as partidas desse jogo tenham uma duração muito menor, do que os demais jogos 18xx. Por tal motivo, o Poseidon 1800 B.C. é uma excelente opção de “jogo de entrada”, tanto para quem quer iniciar nesse universo de jogos 18xx, quanto para apresentar aos amigos que já jogam board games, mas que ainda não tenham experimentado nenhum jogo desse tipo.
No entanto, não se recomenda esse jogo para amigos não-jogadores. Isso porque mesmo sendo um 18xx bastante simplificado, ainda assim, ele é bem mais complexo que a maioria dos board games, especialmente os jogos família. No BGG, o tempo de partida indicado é de aproximadamente 2 horas o seu peso é 3.53. Infelizmente o Poseidon 1800 B.C. é um jogo difícil de encontrar, e quando se consegue essa façanha, o preço costuma ser bem alto.
Imagem BGG: Ur 1830 BC / POSEIDON
Outro título que pode ser considerado um jogo de entrada dentro no universo 18xx é o jogo 1846: The Race for de Midwest, que possui regras mais simples. Ele também possui um sistema de mercado de ações, aparentemente menos punitivo e não tão cruel. Com isso, o 1846: The Race for de Midwest é um 18xx cujas partidas costumam demorar menos que a média dos demais jogos da categoria. Porém, é sempre bom lembrar que mesmo os 18xx considerados “jogos de entrada”, representam um verdadeiro desafio em termos de complexidade. E isso mesmo para aqueles que já estão familiarizados, com euros pesados, e que querem experimentar os jogos 18xx.
Além do alto grau de complexidade, outra dificuldade em relação aos 18xx, é que a grande maioria dos jogos encontra-se fora de catálogo, há anos. Isso faz com que as cópias usadas sejam vendidas a peso de ouro (de um vagão de trem real, e não no peso da caixa do jogo), e isso quando são vendidas. Para equilibrar um pouco a balança, é possível jogar alguns protótipos de jogos no estilo 18xx on-line, através do site “https://18xx.games”.
Existem alguns protótipos, em andamento, de jogos 18xx nacionais, dentre os quais o projeto mais avançado é o 1852: Ferrovias da Bahia. Há também o primeiro jogo 18xx nacional a ser comercializado, que é o 1890: Plano Nacional de Viação. Esse não deve ser confundido com o bem mais antigo 1890, ambientado na cidade de Osaka, no Japão, lançado em 1999.
Se alguns jogos 18xx são bem antigos (anos 70/80), por outro lado, diversos títulos desse estilo são jogos mais recentes de 2.000 em diante. Isso também ajuda a equilibrar a questão dos jogos 18xx fora de catálogo.
Imagem Ludopedia: 2038 Tycoons of the Asteroid Belt
Os lançamentos recentes demonstram que mesmo sendo jogos de nicho, os 18xx continuam firme e fortes, com títulos novos surgindo quase que anualmente. Merece destaque também, que os 18xx têm uma base de fãs, que apesar de pequena, é muito fiel e muito entusiasmada.
Esse mesmo espírito de renovação já não se verifica no caso dos wargames, cuja base de fãs vem envelhecendo cada vez mais com o passar dos anos. Essa é uma séria ameaça para a longevidade esse tipo de jogo. Se no futuro não houver pessoas interessadas em jogar wargames, eles simplesmente perdem a razão de existir. Com os 18xx isso é pouco provável de acontecer, pelo menos em um futuro próximo, dada a renovação da base de fãs, e novos lançamentos.
Há uma grande ironia envolvendo os jogos 18xx, em termos de mercado de jogos, que também se aplica aos wargames. Esses tipos de jogos são relativamente simples de produzir, e o seu material é barato. Na verdade, tanto jogos 18xx, quanto wargames tradicionais, salvo um ou outro componente, são basicamente um tabuleiro, tiles, marcadores cartonados, e fichas de dinheiro ou papel representando cédulas, em alguns casos. Portanto, a princípio, não há nenhum impeditivo para produzir esses jogos nacionalmente, evitando-se o frete da China, os impostos de importação, algumas tarifas alfandegárias e todo o trabalho de desenlace aduaneiro.
Assim sendo, em tese os jogos 18xx poderiam ser bons (isso certamente), bonitos (isso é discutível) e possivelmente baratos. Mas infelizmente há um problema. Se os board games em geral já possuem um mercado consumidor muito diminuto, no caso, tanto dos 18xx, quanto dos wargames, esse público é ainda menor.
Imagem Ludopedia: 1846: The Race for de Midwest, tabuleiro
Isso não é de espantar, porque jogos 18xx são muito complexos, e destinado a jogadores já acostumados com board games muito pesados. Esses jogadores são minoria na comunidade boardgamer, o que naturalmente, gera dúvidas nas editoras sobre a existência de público para jogos 18xx. Pouca demanda se traduz em uma tiragem pequena de unidades, que por sua vez se traduz em um preço alto do jogo. Por isso, essas duas iniciativas corajosas, o “1890: Plano Nacional de Viação” e “1852: Ferrovias da Bahia”, da MeepleBR e da Grok, são muito importantes. Isso certamente abre mais espaço dentro do nicho, e dá uma opção a mais no mercado nacional de board games.
Outra particularidade dos jogos 18xx, é que, em alguns casos, existe a questão da eliminação de jogadores. Isso ocorre quando um jogador acaba falindo as suas companhias, e, consequentemente, sai do jogo. Esse fato não é nada estranho, considerando que os jogos 18xx surgiram, vinte anos antes do Catan e do Era dos Jogos Modernos. Só nessa época a eliminação de jogadores passou a ser tão malvista e encarada como o tabu que é hoje, junto à comunidade boardgamer. No entanto, apesar disso ser uma possibilidade, não é tão comum, a menos que o jogador ainda esteja aprendendo e não conheça totalmente as regras, ou que ele tome decisões absurdamente equivocadas.
Analisando e comparando os wargames e os jogos 18xx é possível verificar algumas semelhanças, o que indicaria uma influência dos primeiros sobre os segundos. Isso porque os wargames são bem mais antigos que os jogos 18xx, tendo sido lançados vinte anos antes. O primeiro wargame, o “Tactics” de Charles Roberts é de 1954, enquanto que os jogos 18xx surgiram em 1974, com o lançamento do “1829” de Francis Tresham.
Imagem BGG: Tactics
Acresce ainda, que quando os jogos 18xx foram lançados, os wargames já eram muito difundidos e influentes. Eles estavam entrando na sua “Era de Ouro” (75-80), de grande sucesso tanto de crítica quanto de público. Isso para não falar que jogos 18xx adotam a grade hexagonal e que a Avalon Hill, a editora do “1830” (uma referência de jogos 18xx), também era a maior editora de wargames da época.
Seguindo esse raciocínio (com muita boa vontade e forçando muito a barra), os jogos 18xx poderiam ser considerados como uma “variante pacifista”, e mais voltada para a questão econômica do que os wargames. Mas mesmo nesse ambiente “não militar” dos jogos 18xx, o conflito também está muito presente. Ele ocorre, tanto em relação à luta pela aquisição das ações das companhias, quanto à disputa pelas rotas e melhores trens. Nesses casos, o conflito entre jogadores pode ser muito mais violento e cruel do que até os mais “sangrentos” dos wargames.
Por outro lado, alguns entusiastas defendem que essa influência não é tão forte. Ela decorreria apenas do fato da Avalon Hill que lançou o 1830, já ter uma larga experiência no lançamento de wargames. Com isso a empresa apenas aproveitou a grade hexagonal, um formato de tabuleiro muito conhecido e sucesso de vendas. Tanto assim é que até hoje diversos jogos modernos utilizam a grade hexagonal.
Alguns os entusiastas mais radicais defendem a inexistência ou irrelevância da influência dos wargames sobre os 18xx. O argumento é que mesmo que os dois tipos de jogos tenham tabuleiros muito semelhantes, ainda assim são muito diferentes. Para começar, nos jogos 18xx, as rotas são compartilhadas pelas companhias ferroviárias. Elas podem trocar de mãos ao longo da partida, conforme varia a sua composição societária (quem tem mais ações assume o controle da empresa).
Imagem BGG: D-Day / Stalingrad / 1830 / 1846
Isso é algo que não acontece nos wargames porque um jogador não “muda de lado” e passa para o exército inimigo, ou consegue temporariamente o controle de algumas das unidades do adversário. Nos wargames os marcadores de papelão representam unidades militares móveis, que mudam de lugar conforme o decorrer da partida. Já nos jogos 18xx, uma vez que se adiciona um tile hexagonal ao tabuleiro, para compor uma rota, ele fica lá até o final do jogo. A própria forma de colocar os tiles no tabuleiro é diferente. Nos wargames as unidades (os marcadores) ocupam os hexágonos livremente, enquanto que nos 18xx, cada peça tem uma linha negra, que representa a linha férrea.
Por conta disso, para que uma peça seja colocada no tabuleiro, é preciso que suas linhas negras encaixem com as linhas das peças que já estejam devidamente alocadas (como acontece com o Carcassonne). Há que se considerar também que enquanto nos wargames é comum encontrar alguma aleatoriedade, nos jogos 18xx a aleatoriedade é praticamente inexistente. Além disso, o próprio Francis Tresham disse textualmente que não se inspirou nos wargames, dos quais ele alega nem ter conhecimento. Segundo ele, o formato hexagonal do tabuleiro dos 18xx, teve como inspiração a configuração de um composto químico.
Certamente a importância e genialidade de Francis Tresham merecem todo o respeito, mas é difícil de acreditar que ele nunca tivesse, nem ouvido falar em wargames. Isso porque esse desconhecimento não envolve apenas um único jogo mas toda uma categoria de jogos e ainda por cima uma muito importante e influente. Além disso, quando Francis Tresham criou os jogos 18xx em 1974, os wargames estavam atingindo o auge da sua popularidade. Assim, fica difícil acreditar que Francis Tresham não teria sofrido nenhuma influência nesse sentido.
Imagem BGG: Civilization de Tresham e Sid Meier’s Civilization
Isso para não dizer que o próprio Francis Tresham defendeu o argumento justamente contrário, no caso do Sid Meier’s Civilization, de 1991. Nesse caso, ele acusou, inclusive judicialmente, Sid Meier, de ter se apropriado indevidamente de diversos elementos fundamentais, criados no seu board game Civilization, de 1980. Só que nesse caso, o que se discute é o desconhecimento de um único jogo, que Francis Tresham defendeu ser impossível dada a sua popularidade. Já no caso dos wargames esse desconhecimento envolveria uma categoria inteira de jogos. Não há nenhuma dúvida que a primeira situação é muito mais plausível, que a segunda.
Como se pode ver há argumentos fortes, tanto para um lado, quanto para o outro. Portanto, essa questão a respeito dos wargames terem, ou não, influenciado os jogos 18xx, de forma alguma está definida, e as opiniões variam bastante. Mas, independente do que se possa pensar a respeito dessa polêmica o fato é que tanto jogos 18xx quanto wargames são categorias de jogos excelentes. Seus respectivos criadores, Charles Roberts e Francis Tresham, são verdadeiros gigantes dentro do universo dos jogos de tabuleiro.
Imagem BGG: Sid Meier’s Civilization Board Game
Normalmente 0s jogos 18xx têm duas fases distintas : a fase de compra de ações e a fase de operação das empresas. Na fase de compra das ações cada jogador tentará obter o controle das empresas, se tornando o seu presidente, por possuir mais ações daquela companhia. Na fase de operação, o presidente de cada companhia vai gerenciá-la, podendo expandir suas rotas de trem, colocar novos tiles no tabuleiro, reter os lucros para melhorar a sua companhia, comprando trens mais modernos, eficientes e rentáveis, ou pagar dividendos aos acionistas, aumentando o valor das ações. No decorrer do jogo é possível comprar ações de outras companhias e se um outro jogador adquirir mais ações do que seu atual presidente, esse novo sócio majoritário é que passa a ser o presidente e a gerir a companhia.
Como existem diversos jogos 18xx, e cada um tem regras próprias, o fim da partida varia conforme a regra de cada um. Porém o objetivo no geral é quase sempre o mesmo, ou seja, terminar sendo o jogador com a maior fortuna pessoal. É bom frisar que o objetivo é ser o jogador com maior fortuna pessoal, e não o presidente das companhias mais ricas. Por isso, teoricamente é possível, embora pouco provável, que um jogador ganhe a partida mesmo sem ser o presidente de nenhuma das companhias. Basta que esse jogador termine o jogo com mais dinheiro que os demais jogadores.
Imagem BGG: 1882 Assiniboia
Os jogos 18xx são jogos muito complexos, com grande densidade, e fortemente estratégicos, e as partidas serem de longa duração. Esse jogos exigem do jogador uma boa “leitura de mesa” (antecipação das mais prováveis estratégias e ações dos demais jogadores). Isso é fundamental para avaliar as melhores ações e seu respectivo preço, na primeira fase. Também é importante para saber o melhor momento de expandir e desenvolver ou de monetizar a sua companhia. Ele também envolve muito cálculo matemático, de modo que não é nada incomum que alguns jogadores utilizem notebooks e planilhas eletrônicas para auxiliá-los nas jogatinas.
Esse elevado grau de complexidade e exigências gerenciais dão origem a uma das principais críticas aos jogos 18xx. Isso porque eles são muito realistas, ao retratar o gerenciamento de uma empresa. Com isso, algumas pessoas (principalmente os profissionais de administração) ficam com a nítida sensação de que estão realmente trabalhando, ao invés de se divertindo. Naturalmente, a última coisa que alguém quer, nos seus momentos de lazer, é sentir que retornou ao escritório.
Imagem Google: tabuleiro de 1822 The Railways of Great Britain e uma partida de 18xx – detalhe da calculadora científica (acima) e do notebook (abaixo)
Do mesmo modo como ocorre com os wargames, os jogos 18xx representam uma categoria à parte do hobby de board games. Eles possuem uma base de fãs grande o suficiente, capaz de tornar os jogos 18xx um hobby independente. Algumas pessoas inclusive, não jogam board games em geral, mas apenas jogos 18xx. Até porque como esse jogos são normalmente demorados, é possível que os seus jogadores regulares, talvez acabem ficando sem tempo, para jogar outra coisa. Outra semelhança com os wargames é que os jogos 18xx também contam com a realização de eventos e convenções internacionais exclusivas.
Alguns exemplos de jogos 18xx: 1829, 1830 Railways & Robber Barons, Ur 1830 BC, 1822: The Railways of Great Britain, 1856: Railroading in Upper Canada from 1856, 18EU, 1846: The Race for the Midwest, 2038: Tycoons of the Asteroid Belt, Poseidon, 18Lilliput, 1883: Express d’Orient, 1861: The Railways of the Russian Empire, 1880: China, 18CZ, 1889: History of Shikoku Railways, 1860: Railways on the Isle of Wight.
Por fim, esses são os jogos 18xx, apresentados no sentido de auxiliar os novos jogadores a compreender, um pouco melhor, esse maravilhoso hobby, dos jogos de tabuleiro modernos.
Um abraço e boas jogatinas.
Iuri Buscácio
Iuri Buscácio
Latest posts by Iuri Buscácio (see all)
- Desenvolvimento Tecnológico, Ansiedade e Board Games - 18/09/2024
- Do Crime de Pirataria Aplicado aos BGs - 04/06/2024
- Star Wars Destiny, Uma Lição Sobre os Riscos de Inovar - 12/04/2024
- Star Wars Unlimited, Outro “Magic” da Fantasy Fligth - 30/03/2024
- Jogos Narrativos e IAs Avançadas, Uma Mistura Interessante - 07/03/2024
sempre achei que wargames tinha muito mais fãs e futuro que 18xx… cada dia uma surpresa nesse hobby
Caro Cesinha
Nisso você tem toda a razão.
Um forte abraço e boas jogatinas!
Iuri Buscácio