Os Caça-Fantasmas – Ghostbusters – completa 40 anos
Uma das comédias mais divertidas e lembradas – com um toque de humor e ao mesmo tempo de terror – dos anos 80, Os Caça-Fantasmas (Ghostbusters), foi um sucesso de bilheterias do ano de 1984, um ano marcado por grandes produções como Indiana Jones e o Templo da Perdição, Gremlins, Exterminador do Futuro e tantos outros.
Era impossível ficar em casa e não ir aos cinemas com tantos filmes marcantes e bons que surgiram naquele período. Os Caça-Fantasmas foi um sucesso enorme, atemporal, embalado pela música tema contagiante de Ray Parker Jr. (primeiro lugar nas paradas dos Estados Unidos e em várias partes do mundo e até hoje bastante lembrada).
Mas como uma história que envolve comédia e sobrenatural se tornou um fenômeno de bilheterias a ponto de criar uma franquia lucrativa em games, desenhos e novos filmes? É o que iremos explorar neste artigo… porque se tudo der errado, “Quem você deve chamar?… Os Caça-fantasmas!”.
Desenvolvimento e elenco
O ator canadense Dan Aykroyd é conhecido no meio artístico como um dos membros originais do lendário e popular programa de comédia da TV americana Saturday Night Live (SNL) e um dos criadores dos Blues Brothers (com John Belushi), banda que saiu do SNL e ganhou as telas do cinema em 1980.
Em seu currículo constam atuações em filmes como 1941 – Uma Guerra Muito Louca (1979) de Steven Spielberg, No Limite da Realidade (Twilght Zone: The Movie) de 1983, uma ponta rápida em Indiana Jones e o Templo da Perdição (1984) entre outras produções.
Desde jovem, Aykroyd sempre foi fascinado pelo sobrenatural, na qual é um seguidor da doutrina espírita e também ligado a ufologia (na qual chegou a apresentar um programa de rádio). Por conta desta fascinação pelos temas sobrenaturais, ele tentou desenvolver por um tempo, um filme na qual atuaria ao lado do amigo e companheiro de SNL, John Belushi. Ele começou a escrever um roteiro, que a princípio seria bastante diferente do que veríamos nas telas depois, já que em sua história inicial, os caça-fantasmas viajariam pelo espaço, pelo tempo e para outras dimensões atrás de enormes fantasmas (sendo que Stay-Puft, o Homem Marshmallow seria apenas um deles). Além disso, os caça-fantasmas seriam um time parecido como uma “SWAT” usando as mochilas de prótons para lutar contra os fantasmas e o sobrenatural. No roteiro original, eles ainda usariam capacetes removíveis com visores transparentes.
Aykroyd mostrou sua ideia ao diretor e produtor Ivan Reitman, que gostou do roteiro, mas achou que algumas coisas eram exageradas. Por sugestão de Reitman, o ator e roteirista Harold Ramis foi contratado para ajudar a reescrever o roteiro e ambientá-lo na cidade de Nova York e torná-lo mais realista. Inicialmente, eles escreveram o roteiro com os papéis já definidos especialmente para ter os atores John Belushi, Eddie Murphy e John Candy. Entretanto, como Belushi faleceu de overdose em 1982, enquanto o roteiro era escrito, e nem Eddie Murphy nem Candy estavam disponíveis na época devido a outros projetos, Aykroyd e Ramis reescreveram algumas coisas dando uma “polida” no básico, mantendo a ideia de ficção científica.
Para o lugar de John Belushi, chamaram o ator Bill Murray, que também era colega do SNL, devido a sua grande habilidade na improvisação. Com a recusa de Candy, seu personagem foi entregue a Rick Moranis, que transformou o personagem em um nerd contador. E com a recusa de Eddie Murphy, envolvido no filme Um Tira da Pesada, foi chamado o ator Ernie Hudson.
Assim os 4 caça-fantasmas seriam: Dr. Peter Venkman (Bill Murray), Dr. Raymond Stantz (Dan Aykroyd), Dr. Egon Spengler (Harold Ramis) e Winston Zeddmore (Ernie Hudson). Completam o elenco a atriz Sigourney Weaver (Alien), como Dana Barrett, interesse romântico do Dr. Venkman; Annie Potts como a secretária Janine Melnitz e William Atherton como o jornalista antagonista Walter Peck.
Custo
O diretor Ivan Reitman apresentou o roteiro do filme ao executivo da Columbia Pictures, Frank Price, em março de 1983. Price achou o conceito engraçado, mas não tinha certeza do projeto, já que as comédias eram vistas como tendo lucratividade limitada. Reitman disse que o custo do filme deveria ser alto devido aos efeitos especiais e elenco popular e esperava trabalhar com um orçamento na casa dos US$ 25-30 milhões, valores de produções considerados altos naquele período. Apesar das desconfianças, a Columbia deu sinal verde.
Problemas com o título do filme
Com a produção em desenvolvimento com o título escolhido de Ghostbusters, foi descoberto que ele já era um título usado na produção The Ghost Busters, de 1975, com Larry Storch e Forrest Tucker, de propriedade da Universal Studios. A Columbia Pictures deu uma lista com vários outros nomes de sugestão para o filme: “Ghoststoppers”, “Ghostbreakers” e “Ghostsmashers”, para desagrado dos produtores que queriam usar o nome “original” assim mesmo.
Esta questão foi resolvida quando o executivo Frank Price saiu da Columbia e foi para Universal e lá, ajudou o antigo estúdio a fazer um acordo na qual a Universal vendeu o título à Columbia por US$ 500.000,00 e mais 1% dos lucros do filme, além de alterar o nome para “Ghostbusters”, com as palavras “ghost” (fantasma) e “buster” (caçador) unidas, diferenciando do outro filme e tendo esse nome devidamente registrado.
Enredo
Em Nova York, Peter Venkman (Bill Murray), Ray Stantz (Dan Aykroyd) e Egon Spengler (Harold Ramis) são três cientistas do departamento de psicologia da Columbia University, que se dedicam ao estudo de casos paranormais. Quando a verba termina eles são despedidos e Venkman sugere que abram um negócio próprio de exterminadores de fantasmas, ou seja, “Ghostbusters”. Inicialmente eles só têm despesas e nenhum cliente, mas eis que surge Dana Barrett (Sigourney Weaver), uma violoncelista que teve uma experiência assustadora e aparentemente paranormal em seu apartamento…
O início das filmagens aconteceu em 28 de outubro de 1983 na cidade de Nova York, EUA. A cidade serviu de cenário externo de várias cenas, pois a história praticamente acontecia toda nela. Reitman tinha consciência que tinham que terminar as filmagens na cidade antes da chegada do inverno e elas duraram aproximadamente seis semanas, terminando pouco antes do Natal.
Na época, escolher filmar em Nova York era considerado arriscado. No início da década de 1980, muitos viam a cidade como sinônimo de desastre fiscal e violência, e Los Angeles era vista como o centro da indústria do entretenimento. Em uma entrevista de 2014, Reitman disse que escolheu Nova York porque “eu queria que o filme fosse… meu filme de Nova York”.
Algumas filmagens de guerrilha ocorreram, capturando cenas espontâneas em locais icônicos da cidade, incluindo uma filmagem no Rockefeller Center, onde os atores foram perseguidos por um segurança de verdade. Uma cena foi filmada no Central Park West com figurantes gritando “Ghostbusters” antes que o nome fosse oficializado.
Entre os cenários externos usados no filme temos o edifício 55 Central Park West, que serviu de apartamento da personagem Dana Barrett (Sigourney Weaver) e onde também aconteceu a batalha final com Gozer, o vilão. Durante a filmagem da cena final no prédio, as autoridades municipais permitiram o fechamento das ruas adjacentes durante a hora do rush, afetando o tráfego em uma grande parte da cidade.
Outros locais incluíam a Prefeitura de Nova York, a filial principal da Biblioteca Pública de Nova York, o Lincoln Center for the Performing Arts,o Columbus Circle, o Irving Trust Bank na Quinta Avenida, e Tavern na Green. A Firehouse, Hook & Ladder Company 8, a antiga sede do corpo de bombeiros fundada em 1903 no bairro de Tribeca foi usada como sede dos Caça-Fantasmas. A Universidade de Columbia permitiu que seu Havemeyer Hall substituísse o fictício Weaver Hall, com a condição de que a universidade não fosse identificada pelo nome.
Depois, as filmagens foram transferidas para Los Angeles e reiniciadas entre o Natal e o Ano Novo.
Devido ao uso de efeitos práticos no filme, eram necessários técnicos qualificados que residissem principalmente na cidade e estúdios de som que não existiam em Nova York. Apesar do cenário, a maior parte de Caça-Fantasmas foi filmada em locações em Los Angeles ou nos sets do Burbank Studios.
Os exploradores de locações procuraram edifícios que pudessem replicar os interiores dos edifícios filmados em Nova York. Reitman tentou usar o interior do Hook & Ladder 8, mas não conseguiu controlá-lo por tempo suficiente porque era uma estação de corpo de bombeiros ativa. Em vez disso, fotos do interior do corpo de bombeiros foram tiradas no Fire House No. 23 desativado, no centro de Los Angeles. O projeto do edifício, embora comum em Nova York, era uma raridade em Los Angeles. Uma fotografia de arquivo de uma equipe ativa no Corpo de Bombeiros nº 23 de 1915 foi pendurada no fundo do escritório dos Caça-Fantasmas.
As filmagens na sala de leitura principal da Biblioteca Pública de Nova York só eram permitidas no início da manhã e deveriam ser concluídas até as 10h. As estantes da biblioteca do porão foram representadas pela Biblioteca Central de Los Angeles, pois Reitman disse que eram intercambiáveis. O Millennium Biltmore Hotel substituiu as cenas ambientadas no fictício Sedgewick Hotel.
A fotografia principal foi concluída no final de janeiro de 1984, após 55 a 62 dias de filmagens.
Pós-produção
O curto cronograma de produção e a data de lançamento iminente significam que Reitman editava o filme enquanto ele estava sendo filmado.
Muitas vezes só havia tempo para algumas tomadas.
Reitman às vezes achava frustrante fazer um filme carregado de efeitos, já que os efeitos especiais tinham que ser planejados e filmados com antecedência; não havia opção de voltar atrás e produzir novas cenas. Uma cena excluída envolveu um segmento em “Fort Detmerring”, onde Ray tem um encontro sexual com uma mulher fantasma. A cena pretendia apresentar um interesse amoroso para Aykroyd. Ramis acreditava que era estranho à trama rápida, entretanto, Reitman usou a filmagem como uma sequência de sonho durante a montagem do meio do filme.
O editor Sheldon Kahn enviou a Reitman rolos de sequências em preto e branco durante as filmagens. Eles não apenas permitiram que ele fizesse alterações, mas ele considerou que também o ajudaram a entender como definir melhor o ritmo do filme.
Kahn finalizou a primeira versão completa três semanas após o término das filmagens.
A versão final dura 105 minutos.
Efeitos Especiais
Sem poder contar com a ILM que estava ocupada com Indiana Jones e o Templo da Perdição, o diretor Ivan Reitman contactou o ex-ILM, Richard Edlund e a empresa Boss Films, que reuniu uma grande equipe, incluindo técnicos que trabalharam em Poltergeist e O Retorno de Jedi.
O orçamento de efeitos para o filme foi de cerca de US$ 5 milhões, embora tenham acabado com cerca de US$ 700 mil quando o filme foi lançado.
O próprio Reitman também trouxe algum conhecimento especializado para a mesa. Ele estava familiarizado com muitos dos truques visuais em que os Caça-Fantasmas se apoiariam. Entre eles estava o giro de 360 graus, que foi utilizado na cena icônica em que Dana Barrett (interpretada, é claro, por Sigourney Weaver), possuída pelo demônio Zuul, flutua e gira vários metros no ar. Notavelmente, tudo isso foi feito ao vivo, sem efeitos ópticos. Foi necessário que Weaver usasse um gesso de corpo inteiro para suportar seu peso quando ela começou a se levantar. Para fazê-la girar, ela foi presa a um braço de aço que gira, escondido na cortina.
Dan Aykroyd encarregou seu amigo, conhecido como Viking, de projetar o Homem Marshmallow, pedindo uma combinação de “Boneco da Michelin” e do Pillsbury Doughboy com um chapéu de marinheiro. A roupa do Homem Marshmallow foi construída e retratada pelo ator e artista de efeitos especiais Bill Bryan, que baseou sua caminhada em Godzilla.
Havia dezoito trajes de espuma, cada um custando entre US$ 25 mil e US$ 30 mil; dezessete deles, usados pelo dublê Tommy Cesar, foram queimados durante as filmagens. Bryan usou um suprimento de ar separado devido à toxicidade da espuma.
A equipe de efeitos conseguiu encontrar apenas um modelo de carro de polícia na escala correta e comprou vários, modificando-os para representar veículos diferentes. A água de um hidrante estourado atingido por um carro controlado remotamente era na verdade areia, pois a água não diminuiu.
O “marshmallow” que choveu sobre a multidão depois da destruição do Homem Marshmallow era creme de barbear. Depois de ver os 68 kg de creme de barbear pretendidos, Atherton insistiu em testá-lo. O peso derrubou um dublê e eles acabaram usando apenas 34 kg. O creme agiu como irritante para a pele após horas de filmagem, causando algumas erupções cutâneas. Como o CGI ainda não era usado em filmes, aqueles fantasmas que apareciam na tela e que não eram fantoches precisavam ser animados quadro a quadro. Isso significava que um segundo de filmagem fantasmagórica demorava três semanas para serem concluídas.
Música
A trilha sonora de Ghostbusters foi composta por Elmer Bernstein e interpretada pela orquestra sinfônica do Hollywood Studio Symphony, de 72 membros, no The Village, em West Los Angeles, Califórnia. Elmer Bernstein já havia composto em vários filmes de Reitman e se juntou ao projeto logo no início, antes de todo o elenco ter sido contratado.
Reitman queria uma trilha sonora realista e fundamentada e não queria que a música contasse ao público quando algo era engraçado.
No início, Reitman e Bernstein discutiram a ideia de que Ghostbusters apresentaria música popular em pontos específicos para complementar a trilha sonora original de Bernstein. Isso inclui “Magic”, de Mick Smiley, que toca durante a cena em que os fantasmas são libertados da sede dos Caça-Fantasmas.
O tema principal de Bernstein para os Caça-Fantasmas foi mais tarde substituído por “Ghostbusters” de Ray Parker Jr. Bernstein pessoalmente não gostou do uso dessas músicas, especialmente “Magic”, mas disse: “é muito difícil argumentar contra algo como [“Ghostbusters”], quando está entre os dez primeiros nas paradas”.
A música foi necessária para uma montagem no meio do filme, e “I Want a New Drug“, de Huey Lewis and the News, foi usada como espaço temporário devido ao seu ritmo apropriado. Reitman foi mais tarde apresentado a Parker Jr., que desenvolveu “Ghostbusters” com um riff semelhante para combinar com a montagem.
Havia aproximadamente 50 a 60 músicas-tema diferentes desenvolvidas para Ghostbusters por diferentes artistas antes do envolvimento de Parker Jr., embora nenhuma tenha sido considerada adequada. Huey Lewis foi procurado para compor o tema do filme, mas já estava empenhado em trabalhar em De Volta para o Futuro.
Pouco depois do lançamento do filme, Huey Lewis processou Ray Parker Jr. por plágio, alegando que Parker havia copiado a melodia (principalmente a linha de baixo) da canção de Lewis de 1983, “I Want a New Drug“. O caso foi resolvido fora do tribunal em 1985 por uma quantia não revelada e um acordo de confidencialidade que proibia a discussão do caso. De acordo com Parker, houve vários processos judiciais na época, porque “quando você vende tantos discos, acho que todo mundo quer dizer que escreveu a música”.
Mais tarde, Parker processou Lewis por quebrar o acordo de confidencialidade em um episódio de 2001 de Behind the Music da VH1, reafirmando que Parker roubou a música.
Lançamento e recepção
O filme Ghostbusters, chamado no Brasil de Os Caça-Fantasmas, foi lançado oficialmente em 8 de Junho de 1984, aproveitando o início das férias de verão norte-americano, e no Brasil em 20 de Dezembro de 1984, na época de Natal.
Para promover o filme antes do lançamento, o diretor Ivan Reitman deixou circular um trailer com o mesmo comercial que aparece no filme visto por Dana Barrett, mas no lugar dos números iniciais 555, era 1-800 (número de ligações grátis nos EUA, semelhante ao 0800 do Brasil). Então, Bill Murray e Dan Aykroyd gravaram uma mensagem para quem ligasse ouvir em que eles falavam “estamos caçando fantasmas agora mesmo”. Eles receberam cerca de 1000 chamadas por hora, 24 horas por dia durante seis semanas.
Amparado por uma grande campanha de marketing que incluía o vídeo-clip da música tema do filme de Ray Parker Jr, brinquedos, capas de revistas, etc, o longa teve uma recepção bastante positiva. Durante seu fim de semana de estreia nos EUA e Canadá, o filme arrecadou US$ 13,6 milhões – uma média de US$ 10.040 por cinema. Terminou como o filme número um do fim de semana, à frente da estreia da comédia de terror Gremlins (US$ 12,5 milhões), e o filme de aventura Indiana Jones e o Templo da Perdição (US$ 12 milhões), em sua terceira semana de lançamento.
Ao fim de seu circuito, o filme havia arrecadado U$295,2 milhóes, quase 10 vezes o valor da produção, se tornando a maior bilheteria do ano em 1984 do estúdio Columbia, e o terceiro filme mais visto no mundo, perdendo apenas para Indiana Jones e o Templo da Perdição e Um Tira da Pesada. Uma grande aceitação para o público e um retorno garantido para seus produtores.
Legado
Como sucesso de verão em 1984, e consequentemente uma ótima recepção nas bilheterias, não demorou muito para o filme se tornar uma referência cultural nos anos 80, sendo muitas vezes homenageado em outros filme e séries, como Simpsons ou mais recentemente no seriado do Netflix, Stranger Things.
Em 2000, os leitores da revista Total Film elegeram Os Caça-Fantasmas como o 44° melhor filme de comédia de todos os tempos. O American Film Institute o ranqueou como o 28° em sua lista de 100 melhores comédias de todos os tempos. Em 2005, o IGN (Imagine Games Network) elegeu Os Caça-Fantasmas como a melhor comédia de todos os tempos. E em 2006, o canal de televisão estadunidense Bravo elegeu o filme como o 76° mais divertido de todos os tempos.
O filme nunca perdeu a relevância e sempre é reprisado na TV.
Sequências e spin-offs
Em setembro de 1986, a Sony Pictures Television/Columbia, lançou uma série animada chamada The Real Ghostbusters (no Brasil Os Caça-Fantasmas), que continuava as histórias de fantasmas com os personagens principais. Fez bastante sucesso mundialmente, com 147 episódios e durou 7 temporadas, entre 1986 a 1991. O personagem Geléia ganhou inclusive uma série animada spin off, Slimer! (Geléia!) que era uma subsérie dentro da série principal, com 13 episódios.
Em 1997, a Sony lançou outra série animada, Extreme Ghostbusters (no Brasil Os Novos Caça-Fantasmas), na qual conta a história de um grupo de jovens universitários que se tornam caça-fantasmas liderados pelo veterano Egon Spengler. Foram 40 episódios produzidos, com apenas uma temporada.
Com o grande sucesso do filme, era claro que uma sequência seria inevitável, só que os três atores principais Aykroyd, Ramis e Murray, colocaram outros projetos na frente e ficaram 3 anos negando qualquer novo filme, que só foi lançado em 1989, com o nome de Ghostbusters II (Os Caça-Fantasmas 2), mas ao contrário do primeiro filme, teve uma recepção abaixo do esperado, com críticas de fãs reclamando de uma história fraca, quase uma cópia do primeiro filme.
Um terceiro filme ficou por anos em processo de desenvolvimento e volte e meia retornava à estaca zero pela falta de interesse de Bill Murray e posteriormente a morte de Harold Ramis em 2014 fez enterrar qualquer novo retorno.
Vários livros e quadrinhos foram lançados usado os personagens dos filmes e séries animadas, popularizando os personagens ainda mais.
Com o cancelamento em definitivo de um terceiro filme, a Sony Pictures partiu então para um reboot, com os protagonistas sendo agora do sexo feminino. Ghostbusters (As Caça-Fantasmas) lançado em 2016 e dirigido por Paul Feig, simplesmente ignora todo o canon dos filmes originais, apesar de ter a participação especial dos atores Bill Murray, Dan Aykroyd, Ernie Hudson, Annie Potts e Sigourney Weaver interpretando… outros personagens em pontas de luxo. A recepção não poderia ter sido pior, e muitos fãs se sentiram lesados com o roteiro abertamente “panfletário”.
Com isso, o novo longa teve uma arrecadação muito baixa e as sequências planejadas com a nova equipe foram canceladas.
Mas, ao mesmo tempo que a Sony Pictures fazia o reboot, ela também tinha uma outra história, que foi desenvolvida em paralelo sem que a produção e equipe do filme de Paul Feig soubesse. O filme Ghostbusters – Mais Além (Ghostbusters – Afterlife) recebeu sinal verde em 2019 e foi lançado em 2022, com a direção sendo entregue a Jason Reitman, filho de Ivan, que ficou na produção executiva.
A história continua anos depois dos originais caça-fantasmas, mostrando um dos seus descendentes descobrindo algo que se revelará uma oportunidade para que os velhos personagens retornem de suas aposentadorias. Bill Murray, Dan Aykroyd, Ernie Hudson, Annie Potts e Sigourney Weaver, retornaram aos seus papeis depois de 30 anos.
O filme teve uma bilheteria média, suficiente pra o estúdio pensar em ampliar a franquia com novos desenhos e um novo filme anunciados em 2023.
Assim, em 22 de março de 2024 tivemos a estreia de Ghostbusters: Apocalipse de Gelo (Ghostbuster – Frozen Empire) com o elenco do filme anterior retornando, mas sem Sigourney Weaver desta vez. Com o falecimento de Ivan Reitman, seu filho, Jason, está na produção executiva, mas deixou a direção para Gil Kenan. A recepção foi morna, com críticas mistas e bilheteria abaixo do esperado.
Sobre as novas animações, apesar de serem anunciadas pela Sony Studios, ainda não foram divulgadas mais detalhes.
Após todos estes anos, Caça-Fantamas (Ghostbusters) continuará seu legado por muito tempo e será sempre lembrado com carinho pelos seus fãs para as próximas gerações. E vocês sabem.. “a quem devemos ligar ???… Chamem os Caça-fantasmas!”.
Ricardo Melo
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Filme maravilhoso, merece uma reportagem maravilhosa dessas! Incrível as informações que vcs conseguem!
filmaço, destruido na “versão das minas” e tem critico que elogia aquela coisa
Estive no cinema pra ver, pois tinha mito hype na época, principalmente por causa do música do Ray Parker Jr, que não saia das rádios. O filme então foi aquele estouro.
qd finalmente assisti esse filme na Globo (nao lembro de Tela Quente ou Super Cine) foi um extase… bons velhos tempos!