Indiana Jones e o Grande Círculo ganha trailers, data e… versão Playstation!
Mas ao longo do ano, sentindo o termômetro das reclamações de fãs e a constante evolução do mercado de games, a Microsoft tomou uma nova decisão ao anunciar as novidades do jogo. Em 04 de Junho de 2024, Bethesda/MachineGames divulgou um trailer inédito de jogabilidade durante a Xbox Games Showcase. Nele Indy e sua companheira Gina fazem uma importante descoberta nos Himalaias, mas o nazis também estão atrás, e podemos sentir o clima dos 3 primeiros filmes do cinema neste trailer:
As novidades não pararam, pois ao longo dos dias, as produtoras começaram a liberar mais e mais matérias e informações importantes sobre o jogo, atiçando a curiosidade do público em geral. Em 17 de junho, foi divulgado um vídeo mostrando a jogabilidade furtiva. Nele Indy aparece pegando um tijolo e jogando-o para distrair um guarda, antes de se aproximar sorrateiramente de outro e eliminá-lo silenciosamente com alguns golpes de martelo.
“Fique atento aos arredores! Um item nas proximidades pode ser a ferramenta perfeita para te ajudar a sair de uma situação” #IndianaJones pic.twitter.com/A78emuaYYm
— Bethesda (@bethesda) June 17, 2024
Coloque ‘aventura ao redor do mundo para desvendar o mistério do Grande Círculo’ na sua agenda em 9 de dezembro!
Chefe da Xbox, Phil Spencer, no começo de 2024 disse que não lançariam o jogo para o formato Playstation 5, algo que mudou seu tom totalmente agora que o jogo foi confirmado:
“O que vejo agora é que nossas franquias estão ficando mais fortes, nossos jogadores de Xbox estão tão numerosos quanto em outros momentos. Então, olho para isso e digo: nossos números estão aumentando para a plataforma de console, nossas franquias estão tão fortes quanto já estiveram… e administramos um negócio. É definitivamente verdade dentro da Microsoft que a barra é alta para nós em termos da entrega, e aquilo que temos que dar de volta à empresa, porque recebemos um nível de suporte que é simplesmente incrível em termos do que somos capazes de fazer. Por isso, sempre pergunto como podemos tornar nossos jogos o mais fortes possível, e (garantir que) nossa plataforma continue a crescer tanto no console, PC e nuvem, e acho que será apenas uma estratégia que funcionará para nós.”
Spencer também mencionou a “pressão” enfrentada pela indústria de jogos, que viu milhares de perdas de empregos nos últimos meses.
“No momento, há muita pressão sobre a indústria. Ela vem crescendo há muito tempo e agora as pessoas estão procurando maneiras de crescer. Para nós, como fãs e jogadores, temos apenas que antecipar que haverá mais mudanças na forma como alguns dos métodos mais tradicionais de construção e distribuição – isso vai mudar para todos nós. O resultado final precisa ser jogos melhores que mais pessoas possam aproveitar. Se não estivermos focados nisso, estamos focados nas coisas erradas,” concluiu.
Edições Especiais:
Mas as novidades sobre o jogo não pararam na data de lançamento/trailer e futuro no Playstation 5, também foi revelada na Gamescom 2024, os formatos e as edições especiais de XBox que a MachineGames e Bethesda Softworks, lançaram o jogo.
Estas edições especiais serão:
Digital Premium Edition, que incluirá três dias de acesso antecipado, bem como uma expansão de história intitulada The Order of Giants (sem data definida). Por fim, trará um livro de arte digital e cosméticos baseados em Templo da Perdição e A Última Cruzada.
O pacote custará US$ 99,99.
A Collector’s Edition, custando US$ 189,99.
Além de todo conteúdo acima da Digital Premium Edition, ela também virá com uma réplica de Allmaker Relic, um diário de aventuras, um globo Great Circle de 11 polegadas com armazenamento oculto e uma caixa de exibição em aço jumbo.
Os bônus de pré-venda, válidos para qualquer edição (incluindo a Standard) serão Traje de Viagem e Chicote Lion Tamer, ambos baseados em A Última Cruzada.
Em 09 de outubro por meio do seu site oficial a Microsoft revelou que está trabalhando com uma edição especial do console Xbox Series X inspirado totalmente no jogo. Um console e um controle completamente personalizado e como foi dito pela empresa, essa edição levou mais de 350 horas de trabalho para ser criado. A parte negativa é que esse console não será comercializado e haverá apenas duas formas de você obtê-lo. A primeira é por meio de uma exibição no Microsoft Experience Centers em Londres, Sydney e Nova York. Enquanto a segunda será por meio de um sorteio nas redes sociais.
Através de comunicado no site: “Resolva o quebra-cabeça para participar de um sorteio e ter a chance de ganhar um console Xbox exclusivo e um controle personalizado no final da temporada de festas. Não se preocupe se você não puder ir a um Microsoft Experience Centers para tentar resolver o mistério por conta própria, haverá outra chance através dos canais sociais da Bethesda.”
Ao longo dos meses novas revelações começaram a aparecer através de seus produtores. O jogo trará Indiana Jones na perspectiva de primeira pessoa (isto é, o jogador terá a visão do herói ao controla-lo durante a partida). Haverá resolução de quebra-cabeças e combate corpo a corpo. No entanto, é um jogo de ação e aventura no seu cerne, com áreas mais lineares e outras abertas. Embora haja inúmeros segredos e coisas para descobrir, a equipe criativa confirmou que os jogadores podem revisitar áreas anteriores.
O diretor de design Jens Andersson declarou ao IGN: “Pelo fato de ser um jogo mais aberto, estamos pensando um pouco diferente em comparação, por exemplo, com os títulos Wolfenstein. Aqui, permitimos que você volte e revisite áreas anteriores para realmente explorar todo o conteúdo que existe lá.”
Uma execução completa envolve preencher a jornada de Indy, onde todas as notas e fotos são registradas. “A ideia é que quando isso estiver totalmente completo… é aí que você terá 100% do jogo e visto tudo o que ele oferece.”
Andersson também esclareceu que a capacidade de revisitar áreas anteriores é semelhante a um recurso de seleção de capítulo. Qualquer equipamento e habilidades desbloqueados podem ser trazidos de volta: “A história é realmente importante, e para as pessoas que só querem explorá-la, será mais curto. Mas, para aqueles que querem experimentar tudo, há muitas coisas opcionais e é um jogo realmente grande.”
Na PC Gamers, Andersson destacou sobre as áreas abertas no jogo que poderão serem exploradas: “Há também áreas mais abertas, quase na fronteira com o estilo de simulação imersiva, como se houvesse um campo inimigo, aqui você deve entrar no prédio principal, descobrir e explorar. Todo grande local tem vários disfarces para você descobrir. Isso ajuda você a se passar por alguém que pertence a esse lugar, dá acesso a áreas que de outra forma você teria muita dificuldade de passar.”
Jogo de Tiro?
Mas seria este novo lançamento um game “shooter” apenas? Isto é, o heroi vai ter que matar todos os inimigos a tiros e explosões para conseguir atingir seus objetivos como outros lançamentos da MachineGames como Wolfenstein?
Para responder esta pergunta, o site PC Gamer procurou Jens Andersson, diretor de design da produtora: “Indiana Jones não é um pistoleiro, certo? Ele não entra atirando em situações. Então, nunca poderia ser um shooter, nunca deveria ser um shooter. Mas, combate corpo a corpo, isso faz todo o sentido. Ao mesmo tempo, Indy não é um lutador, não é sua natureza, mesmo que ele acabe em brigas quase sempre. Ele é um herói improvável, sortudo… como podemos replicar isso? Te fazer sentir esse humor, como transmitimos isso? Em comparação até mesmo com Riddick, que tem um estilo diferente de combate corpo a corpo, (O Grande Círculo) é muito mais semi-caótico, com muitas coisas ao redor do ambiente que você pode pegar, como potes e panelas, para bater nas cabeças das pessoas.”
Para revista Edge Magazine, o diretor criativo da MachineGames, Axel Torvenius, afirmou que o novo jogo não encoraja a utilização de armas de fogo:“Nós não encorajamos tiroteios. Não é a principal forma de avançar. Na realidade, a principal forma de avançar é sempre tentar usar a inteligência de Indy e seu chicote. Indy não tem superpoderes. Muitas vezes, você pode perceber que não é fácil para ele estar em uma luta. Afinal, ele é um professor e um arqueólogo um tanto desajeitado, e apenas tem essa paixão que o coloca nessas situações estranhas constantemente com inimigos e armadilhas. Não seria fiel ao personagem deixá-lo constantemente atirando em acampamentos de inimigos. Ao mesmo tempo, nossa equipe da MachineGames quer enfatizar o nível de perigo. Temos tentado capturar essa sensação de que, se você precisar se envolver em combate, é muito perigoso ser baleado. É muito perigoso atirar nos inimigos, porque terão um sistema de alarme e reforços chegando.”
O problema para muitos gamers, era que jogo estava sendo anunciado como um jogo em 1° Pessoa, o que deixou muita gente triste e reclamando, mas segundo os próprios diretores: Jens Anderson, e Alex Torvenius, embora se passe na visão direta do personagem, o jogo não adotará a 1ª pessoa em 100% do tempo, e explicaram o motivo de desenvolverem o jogo sob o ponto de vista do arqueólogo titular:
“Você conseguirá ser o próprio Indiana Jones. A sensação é que as pessoas compreendam e vejam tudo nesta abordagem do próprio personagem. Vão sempre existir pessoas que preferem ver de uma forma diferente. Mas o nosso objetivo é entregar uma experiência completa do protagonista, na qual você basicamente, se torna ele. E penso que estamos obtendo muito sucesso nisso, tendo em conta o que estamos ouvindo das avaliações.”
No dia 17 de setembro, uma grande revelação foi feita por Jens Andersson durante entrevista ao jornal britânico The Guardian sobre dois consultores especiais para o jogo, nada mais nada menos que George Lucas e Steven Spielberg, os dois cineastas responsáveis pela aclamada franquia cinematográfica: “Eles estiveram constantemente envolvidos”, disse Andersson, sorrindo, ao The Guardian. “Nós fornecemos atualizações regulares durante toda a etapa de desenvolvimento.”
Em 26 de setembro, MachineGames e Bethesda Softworks, revelou novo trailer durante a transmissão da Xbox na Tokyo Game Show, no Japão, mostrando a jogabilidade do jogo, trazendo especialmente combate corpo a corpo:
Críticas
No início de mês de outubro de 2024, as produtoras responsáveis pelo jogo convidou youtubers, games e influencers e fã do Indiana Jones do mundo inteiro, pra conhecer e jogar pessoalmente algumas fases do jogo. Todas estas pessoas foram enviadas para San Francisco, na California, onde tiveram que assinar um documento se comprometendo a só revelar suas críticas e informações sobre o jogo após o dia 29/10. E após este dia, vários sites e canais de divulgação passaram para todo mundo suas impressões gerais sobre o esperado jogo.
As pessoas que estiveram presentes na apresentação do jogo, puderam jogar a primeira fase que se passa no Marshall College, a universidade onde o Prof. Henry “Indiana Jones” Jr, trabalha. Segundo quem jogou, os detalhes são impressionantes e o jogo ganha mais suspense a medida que a trama vai se desenrolando. A próxima fase liberada para jogar no evento se passa no Egito, em meio a pirâmides, tumbas e múmias, além de…nazIst@s ! Novamente, com detalhes incríveis.
Não demorou muito para as primeiras críticas elogiarem bastante o jogo, deixando o ‘hype’ dele muito alto nos dias seguintes. Entre elas podemos destacar:
O Vício: “… (O jogo) conta com uma riqueza de detalhes e elementos que recriam com maestria o universo das aventuras do arqueólogo. É um prato cheio para os fãs do herói. Cada local é construído com esmero para transportar o jogador para uma aventura cinematográfica.”
IGN: “Passei mais tempo do que deveria explorando outros caminhos e tirando fotos de Gizeh. Depois de algumas horas jogando, adorei o visual, o tom e o ritmo que a MachineGames conseguiu criar. É uma experiência que mistura aventura e exploração de uma maneira única.”
GameSpot : “O jogo combina muitos gêneros e parece estar no caminho certo para honrar o espírito de Indiana Jones. Em 90 minutos de jogo, deu para sentir um gostinho de um tipo de aventura e quebra-cabeça raramente visto nos grandes lançamentos, e a MachineGames parece ter acertado no desenvolvimento em torno do personagem e da história.”
GameRadar+: “Seja vendo a silhueta de seu chapéu em uma tenda enquanto ele tenta relutantemente alimentar uma cobra, ou se aventurando pelos corredores do Marshall Hall, eu saí da aventura sentindo que isso é o mais perto que eu poderia chegar de estar em um filme de Indiana Jones. Embora envolva muito mais furtividade do que eu esperava, serve ao tipo de personagem que Indy é – ele não é Nathan Drake cuspidor de balas – e eu achei muito satisfatório derrotar inimigos e atravessar o ambiente sem ser visto.”
Durante a divulgação do jogo em outubro, Jens Andersson conversou com vários meios de comuncação, entre eles “O Vício”, site brasileiro de cultura geek. Foi perguntando a desenvolvedor, se haveria muitas referências da franquia de filmes no jogo na qual Andersson respondeu: ” Com certeza. Haverá muitas referências a diferentes propriedades de Indiana Jones, incluindo séries de TV, alguns dos jogos e, claro, os filmes, o jogo traz muitos elementos para agradar os fãs do Indy. Ao mesmo tempo, é muito importante para nós que ele funcione como algo independente. Vamos lançar no Game Pass, então muita gente vai começar a jogar sem nunca ter visto um filme do Indiana Jones, e ele precisa funcionar para eles também. Mas, para nós, isso é quase como um bônus. Podemos apresentar o personagem ao público. Se tivermos sucesso, eles vão querer voltar e assistir aos filmes.”
Outros detalhes
Sobre a trilha sonora e seu uso no jogo, Andersson respondeu: “Sim, é uma regravação. Gordie Haab, quem tem escrito músicas originais. Ele tem trabalhado com a Lucasfilm por muito tempo, então ele realmente sabe como fazer uma música no estilo John-Williams, então ele escreveu horas de conteúdo original para este jogo. Mas também regravamos algumas das músicas clássicas de Indiana Jones, para que possamos aproveitar isso, porque faz parte do que é Indiana Jones.”
Falando ao Windows Central, o diretor criativo Axel Torvenius garantiu que estão focados em entregar uma experiência de 60 FPS, não apenas para o Xbox Series X, mas também para o Series S: “Pode ser que divulguemos ainda mais novidades em termos de detalhes técnicos à medida que nos aproximamos do lançamento, assim que virmos toda a telemetria sobre o desempenho, mas o que posso dizer é que a ambição é que o jogo rode a 60 FPS no Xbox Series X e no Xbox Series S, sem comprometer no visual ou na experiência do produto. Deve parecer coeso, funcionando sem problemas em 60 FPS em ambos [consoles].”
Em 30 de outubro, o produtor da Bethesda e autor da ideia do jogo, Todd Howard, foi entrevistado pela Revista Rolling Stone Magazine, e falou sobre todo o processo de criação e produção do jogo Indiana Jones e o Grande Círculo. Segundo Howard, tudo começou em 2008. Fallout 3, jogo que que Howard estava produzindo para a Bethesda, havia sido lançado e o início de conversações com a LucasArts para desenvolvimento de um jogo baseado no personagem Indiana Jones entraram em uma fase inicial de conversação, mas acabou que não deram prosseguimento. Segundo Howard: “A LucasArts, que era sua divisão de jogos, queria publicar [Indiana Jones], e a Bethesda estava saindo do Fallout 3. Estávamos nos tornando uma editora maior e queríamos publicá-lo. Então, nunca se concretizou por causa de quem iria publicá-lo, não [fazer] o jogo em si.”
Embora não esteja claro como seria essa visão original se tivesse se concretizado, O Grande Círculo aconteceria entre o primeiro e o terceiro filmes de cinemas, Caçadores da Arca Perdida (1981) e A Última Cruzada (1989). Howard disse que Caçadores não é apenas sua entrada favorita na série, mas seu filme favorito de todos os tempos. Então, a colocação de O Grande Círculo na linha do tempo de Indiana Jones como uma sequência do primeiro filme foi um sonho que se tornou realidade: “Eu gosto de quem o personagem é naquele ponto de sua vida, como ele se parece, mas também quais são suas motivações. Ele é um pouco mais um explorador mercenário. Muito além do foco e obcecado em extrair a verdade da história.”
Embora a imagem de Harrison Ford seja usada para Indiana Jones, a pessoa que o retrata por meio de captura de movimento no jogo é o veterano dublador Troy Baker. Um dos atores mais proeminentes da indústria de videogames, os fãs podem reconhecê-lo como a voz de Booker DeWitt em Bioshock Infinite (2013), Higgs Monaghan em Death Stranding (2019) ou Bruce Banner em Marvel’s Avengers (2020). De longe, seu maior papel até agora foi Joel Miller em The Last of Us (2013) e The Last of Us Part II (2020), o papel assumido por Pedro Pascal na premiada adaptação do jogo pela HBO.
Baker explica sua conexão com o personagem Indiana Jones. Ele tinha cinco anos quando assistiu no cinema: “Caçadores foi o primeiro filme que vi no cinema. A marca que deixou em mim foi indelével. Foi a primeira vez que me mostraram que nem todos os heróis usam capas. Indy me ensinou como dar um soco e como recebê-lo. Mas também que charme e intelecto eram as melhores maneiras de sair de uma enrascada. Fique tranquilo, peguei o chapéu e o chicote com a mão tremendo de respeito… e admito que com muito medo. Mas Todd, Jerk, Axel, Mitra, Tom e toda a equipe Lucas/Bethesda/MachineGames me receberam bem. Todos os dias, nos últimos três anos, a equipe, Ale, Marios, Tony, todo o nosso elenco e equipe, assim como eu, fomos lembrados do porquê Indy é tão importante para todos nós: em algum lugar dentro de cada um de nós, existe um aventureiro. A parte corajosa que percebe que não somos atormentados pelo mistério, somos atraídos por ele. Ele nos atrai para as profundezas da selva e nos faz escalar as montanhas mais altas. Mistérios são como tesouros enterrados na areia… apenas esperando para serem encontrados.”
E continuando na entrevista da Rolling Stone, Baker completa: “Eu nunca pensei que 40 anos depois eu estaria interpretando esse personagem, e isso é realmente alucinante.”
A primeira coisa que Baker fez quando conseguiu o papel foi comprar um chicote autêntico, parecido com o de Indiana Jones, e depois treinar com o ator dublê Doc Duhame (Django Livre, 2012) sobre como estalá-lo corretamente. Interpretar Indiana Jones é um papel fisicamente exigente, mas ele estava determinado a fazer direito para que os jogadores pudessem sentir a imersão de incorporar o personagem em primeira mão.
“É melhor eu saber pilotar uma motocicleta, montar um cavalo, estalar um chicote”, explica Baker. “Porque se você não acredita em mim quando estou ali parado segurando o chicote, provavelmente não vai acreditar quando for você quem está estalando o chicote.”
Mas se descobre a grande surpresa que inicialmente Todd Howard, não pensava em Troy Baker como Indiana Jones. Ambos casualmente se cruzaram durante eventos da indústria como E3 e D.I.C.E. Summit, mas nunca se conheceram formalmente. Ao ser apresentado pela primeira vez pelo Zoom, Baker confirma que Howard disse diretamente ao ator na cara dele que ele não era o que eles queriam — no começo. Mas não há ressentimentos para Baker, que entendeu a posição de Howard e considerou o sentimento como elogioso.
Mas, escalar o ator Harrison Ford para o papel que ele originou no jogo nunca foi totalmente considerado, dada a idade do personagem durante o jogo que se passa em 1937. “Sentimos que para este projeto e o período em que foi definido, lançamos uma rede bem ampla”, diz Howard. Depois de fazer testes com centenas de pessoas, Baker foi escolhido no final. Durante a chamada do Zoom, Howard disse a Baker: “Quero que você saiba, fizemos um teste de degustação às cegas, e as pessoas escolheram você todas as vezes”.
Há mais de três horas de cinemáticas em O Grande Círculo, e cada parte delas é esperada pelos fãs para refletir o que eles sabem sobre os filmes. Para Howard, o desafio remonta aos seus sentimentos sobre a série Fallout; é menos sobre precisão 1:1 do que sobre acertar o espírito. “Acho que em ambos os casos, você tem que ignorar a apresentação original e pensar sobre o mundo e os personagens”, ele diz
Embora Indiana Jones e a Relíquia do Destino (2023) tenha sido anunciado como o filme final da série, Baker não se opõe a ter um papel em futuras propriedades de Indiana Jones se tiver a chance: “Aprendi a nunca descartar nada. O fato de eu ter conseguido interpretar essa iteração de Indiana Jones é uma pena no meu boné ou um troféu na parede, como você quiser chamar. Pedro Pascal me ensinou que sou atraído por esses personagens que existem além de uma performance singular, e Indiana Jones já provou que você pode ter várias pessoas atuando em vários estágios de sua vida.”
Então é isto aventureiros, o jogo Indiana Jones e o Grande Círculo é uma produção da Bethesda/ MachineGames/LucasArts e chega para Xbox Series X|S e PC Windows em 9 de dezembro. O lançamento para Sony PlayStation 5 ocorrerá na primavera norte-americana do próximo ano. Assinantes do Game Pass poderão resgatá-lo sem custo adicional.
Lembrando que: Se aventura tem nome… seu nome é Indiana Jones!
OBS: Este texto é dedicado ao ator norte-americano, Tony Todd (1954-2024), que trabalhou no jogo como o personagem Locus, que aparece no começo do jogo.
[RM-RS – Microsoft XBox / Bethesda / MachineGames / LucasGames / IGN / PC Gamers / Edge Magazine / O Vicio / Windows Central / Rolling Stone Magazine / Troy Baker Instagram]
Ricardo Melo
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